Pick-ups Cybertruck da Tesla estão a ser “empilhadas” por dificuldades de venda
Este poderá ser o maior fiasco de Elon Musk. Há quem esteja a rejeitar a Cybertruck da Tesla não pelo preço, mas sim pelo facto deste elétrico vir diretamente de um descampado, como se fosse um carro abandonado. A Tesla continua a acumular stock da sua pick-up e está a tentar vendê-las a todo o custo.
Elétricos Tesla guardados como se estivessem abandonados
O caso de Reza Soltani é o melhor resumo do fracasso da Tesla com a Cybertruck. Um cliente texano devolveu o veículo apenas um dia depois de o comprar. A razão? Comprou a sua Cybertruck a 25 de abril e, poucas horas depois, o veículo já estava disponível para levantamento. Esta rapidez, ao contrário do que se poderia pensar, não é uma boa notícia.
Reza Soltani encomendou a Cybertruck a 25 de abril e ficou surpreendido quando recebeu, no próprio dia, o número VIN (número de identificação do chassis) e a notificação de que o carro estava pronto para entrega.
Intrigado, perguntou à Tesla de onde vinha o veículo e como era possível estar já disponível. O representante informou-o de que a viatura tinha saído da fábrica a 8 de janeiro.
Cybertruck e datas de entrega
Comprar um carro com vários meses desde a sua produção é sinal claro de excesso de stock. Isto é particularmente notório na Tesla, cujos modelos (como o Model 3) normalmente têm alta procura e ficam pouco tempo em stock.
Sabendo que há milhares de Cybertrucks acumuladas ao ar livre há meses, rejeitar um modelo com quatro meses torna-se compreensível.
Manter um veículo durante quatro meses num descampado não é benéfico. Para veículos elétricos, os riscos são ainda maiores: a temperatura de armazenamento, o nível de carga da bateria, a ventilação para evitar humidades e corrosão… tudo influencia.
Um fotógrafo das gigafábricas da Tesla publicou no X imagens de dezenas de Cybertrucks recém-fabricadas. Algumas prontas para entrega, outras à espera de comprador.
It’s a @cybertruck apocalypse today at Giga Texas! Somewhere around 350 -400 on both the E & W sides of the factory & more coming out of the factory! Good to see so many again! pic.twitter.com/eAtuJ6azfW
— Joe Tegtmeyer 🚀 🤠🛸😎 (@JoeTegtmeyer) March 19, 2025
Parques são um problema para a Tesla?
Já por várias vezes a Tesla foi apanhada a acumular centenas de veículos nestes parques. E sim, alguns compradores acabarão por receber um destes veículos que esteve exposto às intempéries durante meses.
Não é carro para arriscar. A maturidade que a Tesla alcançou com o Model 3 ou o Model Y está longe de se refletir na Cybertruck. Esta pick-up elétrica tem uma desvalorização acentuada, custos de reparação elevadíssimos, múltiplas chamadas à revisão e diversos problemas de fabrico.
É natural que um potencial comprador queira uma Cybertruck nova — algo que contrasta com o enorme número de veículos encalhados nas fábricas da Tesla.
O excesso de stock deve-se ao básico: a Tesla fabricou muito mais Cybertrucks do que aquelas que o mercado deseja. Tanta foi a produção que a marca começou a baixar drasticamente os preços e a explorar novos mercados, como a Arábia Saudita, para estabilizar as vendas.
Em abril, soube-se que a Tesla começou a reduzir a produção da Cybertruck e até cortou para metade algumas das suas equipas de fabrico, segundo o Business Insider.
Os EVs servem para muita gente, mas não para quem realmente necessita de uma pickup, apenas para quem quer mostrar uma.
Que me ofereça um de cada que fico todo feliz da minha vida
Chamar aquilo de pickup é um completo overstatement. Eu chamo-lhe um grande flop!
Em vez de se ter focado na produção de um EV de valor baixo e acessível, decidiu, na sua genialidade presumida, estourar dinheiro no mamarracho que é a cybertruck.
Agora bem as pode por a metade do preço que mesmo assim não as consegue escoar todas.
Têm de fazer saldos… e mesmo assim….
Por 500 euros cada eu compro algumas. No ferro velho deve dar para fazer mais que isso só no alumínio que trás.
25K fico com uma.
Também marchava, não sou o João Manzarra…
Pessoalmente acho que nem assim. Para mim não são apelativas. Por esse preço acho que comprava um Dacia Duster novo e ainda devia sobrar alguma coisa para um kit de barras de tejadilho e afins. Tenho um Duster da primeira geração e estou muito contente (tirando alguma manutenção cara, mas nos carros diesel há coisas que são comuns a todos). Se lançarem um elétrico, até era bem capaz de pensar nisso.
A cybertruck não é certamente para mim. Mas cada um com a sua.
25000 por um veículo que não pode circular na Europa, para mim seria mau negócio…
Tantas ali e a apodrecer e não dao a malta? O capitalismo e assim , produz muito so para alguns. A europa socialista divide por todos, eu com 38 anos nunca trabalhei porque não preciso de luxos mas ter um estado que me da casa, ensino e saude gratis é muito bom
@Joao Patinho
Só falaste bem sobre o que é o capitalismo!!!
De resto: vai mas é trabalhar, malandro… pára de viver à custa de outros. Julgas que esse dinheiro do “estado social” vem de onde??? Fizessem todos como tu e nem a água tinhas direito… -.-‘
Joao Patinho a tua atitude é positiva e poupa o planeta, estás a salvar vidas.
Desmantelem E transformem em matéria prima, o palhaço Trump n quer reduzir importações? pronto, tanta matëria prima ali
Notícias destas que se veem espalhadas por vários sites parecem ser apenas para espevitar os leitores anti-Musk ou anti-Tesla. Estacionamentos enormes como esses cheios de carros à espera de serem vendidos são algo que existe em grande abundância por esse mundo fora, acontece com todas as marcas. É só pesquisar, é algo de absolutamente normal.
Este tipo de “notícia” podia ser feita para atingir qualquer marca e fotografias destas não faltariam nem faltariam pessoas dispostas a irem a um desses muitos estacionamentos (onde apenas existem carros de uma só marca) fotografá-los como aconteceu aqui com essas fotografias.
Não tem a ver com um caso isolado de uma imagem. Isso é sacudir a água do capote, nem é honesto. Aqui e na experiência do comprador, trata-se de uma circunstância de vários acontecimentos. Os carros dão problemas, a Tesla até já fez um recall de todos, a marca tem dificuldade em vender a pick-up e por isso reduziu o fabrico, os carros não estão a chegar a outros mercados, como o Europeu e nos EUA há uma perda de confiança da marca.
O resultado está à mostra. No primeiro trimestre de 2025, a Tesla registou uma queda significativa nas vendas nos Estados Unidos, entregando aproximadamente 128.100 veículos, o que representa uma diminuição de 8,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
No caso concreto da Cybertruck, estamos a falar de perdas maiores nos EUA. Segundo os dados, no primeiro trimestre de 2024, a Tesla vendeu aproximadamente 2.800 unidades da Cybertruck no país. Este número aumentou para 8.755 unidades no segundo trimestre e atingiu um pico de 16.692 unidades no terceiro trimestre. No entanto, as vendas caíram para 12.991 unidades no quarto trimestre de 2024. Portanto, as 6.406 unidades vendidas no primeiro trimestre de 2025 indicam uma diminuição significativa em comparação com os trimestres anteriores. E por isso estão a ficar empilhadas nos parques e nos terrenos baldios, como é dito pela imprensa americana.
E não estamos a falar de outras marcas, estamos a falar de uma marca visada pelas atitudes do seu responsável máximo, que tomou posições radicais, às quais a sociedade parece não ter gostado e ter mesmo sentido que foi ofensivo. E isso já se afasta bastante das outras marcas.
Tens de olhar e ver com olhos abertos, pois estas coisas não estão dissociadas.
E tu dizes: Ai e tal, mas os seguidores da Tesla não gostam destas “notícias”….
Certo, estão no direito deles, mas contra factos… 😉
Eu não sou a favor nem contra a Tesla, é-me indiferente o que lhe acontece ou deixa de lhe acontecer mas vou lendo as notícias e vou sabendo que a Tesla desperta emoções para além do que me parece razoável (por vezes emoções negativas a que por vezes se juntam ainda actos negativos e nada condizentes com uma sociedade de respeito mútuo).
Compreendo que o Vítor se venha defender pela minha referência ao “espevitar” os leitores… julgo que tenha sido por isso (está no seu direito e fez muito bem) mas tal “espevitar”, do meu ponto de vista, é algo demasiado comum em todos os sites de notícias (já faz parte da norma), sejam assuntos da política, do futebol, ambiente, carros, apagões, famosos ou o que for.
Não me referia especifica e unicamente a este site (“vários sites”, foi o que escrevi).
Ou talvez tenha sido por colocar aspas em “notícia” mas, francamente, será que artigos assim são mesmo notícias ou são mais artigos de entretenimento? Não estou a desconsiderar, de maneira nenhuma, ambos têm o seu lugar e, como comprova a quantidade de comentários, ambos são necessários.
E o Vítor pode estar correctíssimo em 99% do que disse, pelo menos tem “obrigação” de estar muito mais informado sobre todos esses assuntos do que eu mas não me acuse de não ser honesto nas minhas intenções (aquele 1% em que o Vítor falha mas que é de extrema importância para mim). O que eu disse sobre a existência de muitos outros parques semelhantes mas com carros de outras marcas também é verdadeiro, independentemente de tudo o que se passe ou não com a Tesla.
Esses parques mais ou menos cheios de Teslas podem efectivamente dever-se a tudo o que diz mas há que ter em atenção que a existência de uma correlação não significa necessariamente causalidade. Haver outros parques semelhantes mas de outras marcas põe, pelo menos, em dúvida essa causalidade.
Estou de olhos bem abertos e tudo o que vejo é que diferimos nas conclusões a retirar dos factos observados, ou melhor, ao contrário do Vítor, eu não tenho ainda uma conclusão definitiva a retirar desses factos observados.
Terminando, se o Vítor tem direito à defesa da sua honra mesmo sem ter sido atacado (muito menos intencionalmente), também eu tenho direito à minha defesa (mesmo sendo eu um anónimo de e-mail falso e a usar Tor que podia mudar de “nome” num piscar de olhos, a honestidade continua a ser muito importante para mim).
Não mistures as coisas. Eu não me sinto nada atacado nem venho defender honra nenhuma. Apenas corrigi, do ponto de vista dos dados existentes, a tua ilação sobre o assunto. E não, não estamos a falar de qualquer marca, estamos a falar de uma marca responsável pela nova fase do mercado automóvel. Não queiramos de um momento para o outro, quando as coisas correm mal, tornar tudo transversal 😉 nem que seja por 1%.
O foco não está do lado de quem faz a notícias, nunca te esqueças isso, o foco está no alvo da notícia. Que neste caso é um cliente que devolveu o seu elétrico porque não estava satisfeito. E isso envolve, como referi, uma série de antecedentes e precedentes, como a queda das vendas e a fraca qualidade da Cybertruck.
Veio corrigir “do ponto de vista dos dados existentes, a [minha] ilação sobre o assunto”?! Soberba não lhe falta, caro Vítor!
Bom, quando lhe falta dados começa a divagar? Eu vim corrigir, sim, a sua ilação sem fundamento. Contrarie-me se acha que estou errado. Os números não mentem 😉 e fui o único a trazer para discussão. O caro cendosura apenas faliu de umas coisas e cenas e tal, mas sem factos. E não será isso Soberba de sua parte? 😉 eu acho que é e não é pouca!
É a chamada notícia anti-Tesla ou anti-Musk… enfim, mais do mesmo.
estas fotos são tiradas em parques da Fábrica, qualque fábrica que produz automóveis tem estes parques cheios….
1 cliente está descontente, generalizam logo…
Não não. Não é só o de um cliente, ou achas que a queda das vendas, a enorme taxa de defeitos do veículo tem a ver só com um cliente? Óh santa paciência!!!
Uma coisa é generalizar, outra, a que fazes, é fechar os olhos, enterrar a cabeça na areia. Vamos ser sério sff. Os dados são públicos, ou está em boa fase a Tesla? A marca está a passar por momentos difíceis e por culpa própria, ou Elon Musk não tem nada a ver com isso?
Mania de enterrarem a cabeça na areia. Quem está a destruir a marca é o próprio CEO. Não queiras desviar as atenções.
não são precisas notícias destas para “espevitar os leitores anti-musk”. as suas atitudes, por si só, mexem com qualquer ser humano minimamente decente
Vocês só me têm dado razão no que eu disse, é de facto uma marca que desperta emoções (o que se comprova nas vossas palavras) mas depois, vocês os antagonistas, ainda querem ser tidos como isentos. Haja pachorra!
Então mas as vendas da tesla estão a subir?
E uma coisa são alguns parques de estacionamento com carros à espera de “despacho”, outra coisa é carros no meio do pasto. Isso não é normal. Seja na tesla, seja noutra marca.
A tesla é conhecida por ser creativa com os números. Desde aumentar a produção “desnecessariamente” para fazer parecer que estão pujantes, a vendas fantasma (no Canadá tem sido um descalabro), entre outras coisas já habituais no universo musk. O homem pode ter muitos defeitos, mas é um ilusionista/malabarista nato (e não digo isto com conotação negativa nem positiva… acho que ele é mesmo bom nisso).
As cybertruck desde que saíram que estão a vender abaixo das expectativas do seu dono (pelo menos as expectativas “públicas”). Mas musk sendo musk, também sabemos que tem dificuldade em “aceitar” esse facto e a reduzir a produção, coisa que, por normal, acontece na maioria das marcas. Ajustam. Mas é uma estratégia que tem resultado com musk. Mostrar o seu bravado, a sua arrogância (não negativa) natural. Agora não resulta sempre, digo eu.
E por fim, a tesla é uma empresa altamente mediática. Mas é-o em grande parte por vontade do seu dono. Vemos outras empresas automóveis em que nunca vemos os donos nem há esta “aura” mediática e os carros vendem-se na mesma. Agora se é a própria empresa e o seu dono que se colocam no espetro do mediatismo, é normal que sejam mais falados que os outros. Aliás, é isso que querem. Falem mal ou falem bem, mas falem….
Aquilo também é algo diferente, as vendas eventualmente não será como outros modelos.
O que aconteceu às 2,5 milhões de reservas de Cybertruck’s?
Só o JL devia ter 500 reservas.
Muitos Youtubers e influenciadores de treta encomendaram mais de 50 só no gozo.
Claro!
A Tesla publica números falsos de vendas.
Não são só os Cybertrucks que se estão a amontoar em descampados. Há muitos Model 3/Y…
Cá em Portugal só se sabe criticar sem motivo!
A EU que legalize a cybertruck e permita a sua venda na Europa que logo veria a quantidade destes veículos nas estradas europeias…
Eu quero uma e não posso comprar porque não permitem!
Flop é esta Europa de velhos do Restelo que só sabe lamentar-se e queixar-se de ficar para trás!
A cybertruck será vendida na Europa se cumprir com os mesmos padrões que todos os outros veículos vendidos na Europa cumprem. Agora se não cumprem, temos pena. Os americanos também não deixam certos veículos ser vendidos no mercado deles pela mesma razão.
Mas tantos veículos americanos têm autorização de venda em PT e não se vê quase nenhum. Onde andam os Corvette, os Cadillac, os Mustang ou as F150? São veículos que pouco sentido fazem no nosso mercado.
Mas afinal quem é que anda a lamentar-se? É que eu só vejo a malta a queixar que “a Europa não deixa vender cybertrucks”. Ainda gostava de saber quantos desses que se queixam vão mesmo comprar uma.
Fiasco, são todos os elétricos, não há mercado de usados…
Todas as marcas têm stock dos seus modelos, não porque seria diferente com a tesla