Só em 2027 um carro elétrico vai custar tanto como um carro com motor a combustão
Uma das grandes queixas dos consumidores associadas aos carros elétricos é o seu elevado preço. As marcas têm lutado para combater este cenário, com resultados positivos, quer nas vendas, quer nos resultados financeiros. A boa notícia agora vem da Gartner e está associada ao equilíbrio de preços nos carros elétricos.
Carros elétricos têm preços equilibrados em 2027
Com cada vez mais marcas a migrar para os carros elétricos, as tabelas de preços começam a acompanhar a disparidade que ainda existe para os carros de motor a combustão. Isto leva a que estes sejam mais caros e que os consumidores tenham assim de pagar mais.
Uma análise da conhecida Gartner veio agora fazer um pouco de futurologia e apontar para 2027 como o ano em que os preços vão ficar equiparados. Esta previsão segue em linha com o que as grandes marcas estão já a conseguir fazer, com os preços a baixar de forma recorrente.
Os analistas do Gartner esperam que, até 2027, o preço médio de um BEV atinja a paridade com os veículos ICE de tamanho e configuração semelhantes, o que acelerará a adoção global de VEs. No entanto, até 2030, a produção de energia e a capacidade da rede terão o potencial de atuar como fatores inibidores da implantação em massa de VE, independentemente do preço.
Produção de energia pode ser limitação
Há, no entanto, um pormenor importante nesta informação. É apontado que até 2030 a produção de energia e a capacidade da rede vão ser um fator que podem limitar o aumento das vendas de carros elétricos, sem que o preço possa ser um fator preponderante.
Além de alcançar a paridade nos preços, a Gartner revelou ainda que espera que mais de 50% dos modelos das fabricantes automóveis sejam carros elétricos até 2030. Essa mudança acontecerá ao longo do tempo devido às mudanças nas regulamentações sobre a venda de carros novos.
15 milhões de carros elétricos vendidos em 2023
Remessas de 2022 | Remessas de 2023 | Remessas de 2024 | |
Carros | 11.128.805 | 14.975.296 | 17.855.428 |
Autocarros | 198.731 | 202.733 | 207.845 |
Carrinhas | 137.668 | 218.337 | 349.950 |
Camiões | 22.595 | 30.162 | 39.349 |
Total | 11.487.798 | 15.426.529 | 18.452.573 |
O mesmo relatório da Gartner foca-se também nas vendas de carros elétricos para o ano atual. A empresa de análise aponta que durante 2023 as vendas voltem a crescer, atingindo quase 15 milhões de carros elétricos e dando um novo salto em 2024.
Os desafios são ainda grandes para a indústria automóvel, em especial no campo dos carros elétricos. A adesão desta tecnologia cresce, mas deverá ser seguido um caminho de consolidação de preços para serem ainda mais atrativos.
Este artigo tem mais de um ano
tanto ou tão pouco ??? eis a questão …
O que me leva a recear é o estado de degradação da bateria quando acabar a garantia?
E não o preocupa o estado de degradação dos componentes de um veiculo a combustão quando acaba a garantia ?
Nem tem comparação. Um EV com 8 anos tem uma bateria com -25% capacidade ou pior.
Um carro a combustão aguenta décadas sem dar problemas se for mantido minimamente.
Elétricos não são o futuro.
Ao fim de 8 anos não tem 25 % de degradação, nem perto disso, no entanto há opções para bem mais em conta para o deixar novo.
Um a combustao é sempre velho.
@JL tenho um diesel com 7 anos e 120 000 Km, e o único problema é o pseudo-sistema anti poluição que não vale um chavo. Anulando o sistema, o veiculo consome menos, polui menos, e anda mais.
Mecanicamente, zero problemas!
E passado mais algum tempo é um clássico
Como compram carros para andar pouco, não admira.
Se o anular além de não passar a inspeção, é exatamente o contrário. Ele polui mais, gasta mais, e dá mais problemas, mas você fica descansado porque ele lhe diz que gasta menos, o que não é verdade, depois na bomba é que tira a conclusão.
@jl tenho um exemplo perfeito do que estás a dizer e mentira
Tenho um carro que anulei o filtro de partículas anda e bem
Bebe e pouco e passa na inspeção
Se bebe pouco é porque já o fazia.
Se passa na inspeção, é até quando começarem a verificar com rigor, porque a lei já existe, não é mentira nenhuma, é um facto.
O meu gasosas não passa enquanto o motor não aquece. Portanto o rigor existe.
Na próxima vou dar um volta a Alverca e depois é que vou ao centro.
O seu e todos os mais antigos, basta ir a inspeção e ver quanto tempo estão lá os mais velhotes a trabalhar para ver se passam. Bem me lembro disso.
Mas pronto, são aqueles que emitem 100 gramas por kms. Looooool
Bom natal tonho do Sarronco!!!!
É natal, é natal, é natal!!!!!
Bom Natal Sr Hugo.
Se não consegue perceber o que ele disse, já disse tudo, enfim mais um que não tem que fazer…
O que disse ?
O depósito de energia dos automóveis a combustão não avariam.
Não, as bombas de combustível duram toda a vida. LOOOL
Tem muito mais para avariar, o motor eléctrico também não avaria.
Não não avaria. Só o Tesla que está no “museu da fiabilidade” da marca levou 3 motores…looolooolool
Não foi o motor que avariou, foi o controlador, e nem sequer avaria, dá sim falha de isolamento devido a uma falha de um retentor, limpa motor, mete retentor e rolamentos e tá feito, o que não faltam são diy de como o fazer, mas em garantia substituem por recondicionados.
Conte-me “estórias” lol
Histórias ? Não entendi. Se não pesca nada do assunto não desvalorize.
Cá em Portugal significa apenas que vão elevar os preços dos automóveis a combustão.
Afinal de contas, as viagens inúteis dos nossos inúteis políticos não ficam baratas.
Estes têm estado a descer de preço.
50.000€, baratucho.
Até tem a 2 milhões. Esse nao é o mais barato como sabe.
Exacto. Mais depressa acredito q a paridade sera conseguida à custa do aumento do preço dos carros a combustão.
Então se o EuroVII for avante, isso é mais q certo
Aumento de uns e queda de outros, tal como o artigo diz e tal como tem acontecido.
Basta olhar para o mercado dos usados, e é muito fácil encontrar carros com muito poucos km’s à venda por menos de metade do preço de novo. Por exemplo teslas em que novos custam 100.000 euros, à venda por 50.000 euros e com relativamente poucos km’s.
Quais teslas custaram 100 000 euros novos ?
Basta ir ao site da tesla e procurar, não custa muito. Mas como eu sei que gosta de dar palpites de super conhecedor de carros, eu dou uma dica, alguns S, e outros X.
Então mas esse tesla na altura que foi comprado custou o mesmo que os de agora ? Óbvio que não.
Porque não mete aqui o link do carro, e eu digo-lhe quanto ele custou nessa altura.
A desvalorização de um eletrico é 5x maior que a de um a combustão. Carros da mesma gama, um carro eletrico com 3 ou 4 anos, chega a desvalorizar o mesmo que um a combustão com 10 anos.
Ah sim, então prove lá isso ?
Provas, então não sabes tudo, precisas de provas para quê troll???
Por não saber tudo é que faço perguntas…
Troll é você, ninguém lhe perguntou nada.
Já agora se é 5x mais mais então ao fim de 2 anos já desvalorizou tanto como o a combustão em 10 anos. Pois é, não pode ser.
Só para informação… mesmo uma bateria abaixo dos 70% … limite da garantia … com por exemplo 30kwh vale no mercado actual para baterias estacionária 400€ por kWh … Ora uma carro eléctrico no fim de vida ainda vale 16000€ só pela bateria …
E uma nova no fabricante já se encontra a 15000€ por uma a 60kWh … da Tesla ….
Eu diria … se calhar as coisas são diferentes…
Ou até menos, a tesla recondiciona baterias para os 85, 90 e 100 kwh a partir de 9400 euros.
12 000€????
Não pode ser. Por esse valor o @JL compra uma nova com 100 kWh.
Por 9400€ ainda compro um bom carro para andar.
O pessoal fala nestes valores de baterias, como se fosse barato! Para mim não é mais que um roubo!
Se me dissessem, por 2000€ ficas com uma bateria nova…ainda vá que não vá. Agora pedir o dinheiro de um carro por uma bateria é para rir.
Ninguém falou em nova, 12 mil custa uma nova para um model 3.
9400 gasta você em manutenções para fazer 80 mil kms num carro que entretanto está a arrebentar pelas costuras.
Na tesla até compro por menos, aqui tem o orçamento que foi dado para o meu e depois foi reparada por menos de 1/10 disso:
https://ibb.co/dpMMKw6
Então @JL, o @Hugo Sousa anda iludido
com os 400€ o kWh a pagar por baterias usadas looolooolool
Já agora pq não corrigiu o rapaz? Não se deve deixar que as pessoas andem iludidas. 😛
“9400 gasta você em manutenções para fazer 80 mil kms num carro que entretanto está a arrebentar pelas costuras.”
Acha? looolooolool
300€ long life 2 anos ou 30000 kms. Faça lá bem as contas. Nem a 900€ eheh
Quase isso gastou o boneco dos carrosEV na 2ª revisão ao 2⁰ ano no seu EV looolooolool
Mais um video para vc mandar apagar looolooolool
Como posso corrigir, não sei onde eles as compra. Não vê que até você conseguem carros a consumir 3.7 litros aos 100, e agora até conseguem fazer 30000 mil com 300 euros.
Portanto ele até pode ter exagerado nos números, mas você abusa mesmo. Looool
Então mas agora vai inventar o quê? No fim de ver o orçamento onde tem de comer e calar, vai desviar a conversa como ?
Aqui está conta:
900 / 1.75 = 514 litros
Portanto para fazer 30 000 kms o carro tem de gastar
514 / 30000 = 1.71 litros aos 100.
Parece me viável, já sabíamos que para efeito de poluição gastam todos 3.7, agora para serem comparados aos ve, até gastam uma fração disso.
Muito bom, afinal dizem que o combustão tá caro, tá caro é porque querem, comprem carros destes que nem 2 litros gastam por cada 100 kms.
“Aqui está conta:
900 / 1.75 = 514 litros”
@JL isso é o q vc chama manutenção?!looolooolool
Manutenções e combustível meu caro, pensava que isso era bastante evidente.
@JL já fiz essas contas. Não vale a pena investir num BEV para fazer 15000kms (não significa que os faça)ao ano. Isto para carros da mesma gama.
Menos se justifica se o potencial comprador já tiver um carro capaz de o levar do ponto A ao ponto B. Ainda por cima com maior versatilidade que um elektro.
Para carros pequenos talvez, para maiores não.
Portanto quando atingirem a paridade, já não há esse problema.
Versatilidade é uma questão particular, para mim são mais versáteis.
Lol
Tenho um diesel VW com 460000km cestá impecavel. Não fale um chavo mas para mim vale muito.
Quando comprar um eletrico mas daqui a alguns anos, (agora é para early adopters e carros de cempresa de serviço) será um VW.
Model S.
Quando ?
A questão será que o preço será o mesmo pela subida dos preços dos carros a combustão ou pela descida de preços dos carros elétricos.
Vai mesmo ser a primeira hipótese, em carros as descidas de preço não existem.
Então não era 2023? Estão sempre a adiar! Em 2027 dizem que é em 2035..
O carro elétrico não é o futuro. A farsa está a desmoronar.
Por acaso diziam que era em 2025, mas como o mundo sofre de crises e pandemias, algumas alteram as previsões.
Farsa é aquilo que você repete vezes sem conta secalharya.
a maior farsa continas a ser tu troll a andar aqui… ainda não percebeste que ninguém se rala com o que tu dizes…
Mas acha mesmo que andar a perseguir, mudando de nicks todos os dias , resulta em alguma coisa ?
na verdade o amigo @JL é que muda de nicks várias vezes para continuar a batalha dos electricos, começou com @Ricardo Gomes com direito a foto e tudo , depois mudou para @RC e agora @JL. a vontade de andar a defender aqui os electricos, para este senhor, é qualquer coisa…rsrsrsr
Errado, sempre fui o RC, e expliquei muito bem quando mudei é porque mudei. Não precisa de ser perseguidor.
Já mudou outra vez de nick Hugo ?
Este mercado é o típico empurrar com a barriga. Melhor q eles só os políticos cá do burgo.
O carro não é o futuro. Mas de entre os carros, o elétrico sempre vai durar bastantes mais anos.
Vai? Como?
Simples: electricidade vai haver sempre, postos de combustível não.
Pq não? É começar a produzir o biocombustível e os sintéticos em maior escala. Só com as ervas daninhas que são desperdiçadas todos o anos arranjavam-se umas boas toneladas de bio.
Então mas ainda há pouco não havia energia verde e agora já para estragar em motores a combustão ?
Isto é melhor que ir ao cinema.
Para electricidade só fala em carvão, mas se se for electricidade para queimar dentro de cilindros já não precisa de carvão para nada.
Porque não produz você? Alugue uns terrenos e toca a produzir.
É capaz de ser mais vantajoso do q andar a fabricar baterias e a minerar os elementos necessários para elas. Ambos os cenários consomem energia como se não houvesse amanhã.
Se é mais vantajoso estão à espera de quê?
Sabe quantos kWh precisa para produzir um litro ?
Cuidado com o vendedor de EVs! Ele anda aqui a dar “falsas informações”…
É caso para dizer que a Tesla já está em 2027.
Esperem que vou mesmo dar 20k por um carro novo e pagar mais de 500 € de selo
Andam e a sonhar MT alto
Que carro é esse que custa 20k e paga 500 € de selo ou IUC ?
Qualquer carro hoje em dia paga no mínimo 300 paus de selo
Mas em que pais ? em Portugal já nem existe selo.
Um eletrodoméstico? Já cá tenho os necessários em casa. E tenho ainda telemóveis com baterias viciadas para troca.
Deve ser porque os carros de combustão vão subir . Não acredito que hajam baixas de preços nos elétricos …
Em 2027? Não me parece, vão continuar mais caros.