Elon Musk tem agora uma opinião diferente dos carros da BYD. Terá ainda vontade de rir?
A BYD chegou e tomou de assalto muitos mercados onde Elon Musk e a Tesla tinham já uma posição forte ou até dominante. Não sendo uma marca nova, a BYD já esteve a competir com a Tesla e a mostrar o que vale. Elon Musk veio agora reconhecer a qualidade da marca.
Apesar de estar agora a entrar em força em Portugal e na Europa, a BYD é já uma marca conhecida e que está já no mercado. A sua relação com a Tesla mudou ao longo dos anos e são agora parceiros a é normal a compra de baterias e outros elementos para os seus carros elétricos.
Agora foi descoberta e repescada uma entrevista onde Elon Musk é questionado sobre o que pensa o criador da SpaceX. A resposta está muito longe do que poderia ser esperado, com o responsável da Tesla a rir de forma dirigida e pensada.
What do you think of BYD?
— Tesla Owners Silicon Valley (@teslaownersSV) May 27, 2023
Elon Musk starts laughing… have you seen their cars ?
pic.twitter.com/aSvcqmOAo8
A entrevistadora insiste nesta questão e pergunta até porque está Elon Musk a rir-se. Desta vez a resposta é ainda mais acutilante e revela bem a confiança com que o responsável da Tesla estava.
Tudo se resume à frase "já viu os carros deles?". Tudo segue tendo depois insistido para saber se a entrevistadora já tinha visto as propostas. Isso foi confirmado e a entrevista continuou como é normal, certamente com questões associadas à Tesla.
That was many years ago. Their cars are highly competitive these days.
— Elon Musk (@elonmusk) May 27, 2023
Agora que esta entrevista voltou a público, e dada a proximidade das duas marcas em várias áreas, foi o próprio Elon Musk que veio esclarecer alguns pontos. O mais importante é mesmo a sua opinião, que agora é diferente. Considera os elétricos da BYD são "carros são altamente competitivos hoje em dia".
É curioso vera postura de Elon Musk na entrevista partilhada no Twitter. Com a sua posição de domínio e a certeza de que a Tesla tem os produtos melhores no mercado leva a ser condescendente com a concorrência, o que nem sempre é claro, como se vê agora com a BYD.
Este artigo tem mais de um ano
Pois o melhor ou pior tudo depende do preço do carro, tenho um vizinho que conseguiu importar um Bajal de 4 lugares que é vendido na India por 3000€, e são vendidos aos milhares, de certeza que não é pela qualidade, é mesmo pelo preço.
Em 30 anos a China passou de produzir unicamente motas e tuktuks a entra na linha da frente dos carros elétricos. Como europeu é preocupante, mas na Realidade é sim impressionante o que a China evoluiu nos últimos 30 anos em todos os ramos, seja tecnologicamente, seja socialmente.
china preocupa-se com volume de negocio e daí tirar lucro.
“europa” preocupa-se com margens de lucro luxuosas e impostos sufocantes, estamos destinados ao fracasso.
a velha historia de “10 em 100 é diferente de 100 em 10”
@Jorge até que compreendo, mas comparar a Europa com a China não há comparação possível, prefiro ter de comer salchichas em lata e pagar impostos altos mas ter um passaporte na mão e liberdade de escolha e de pensamento do que viver sobre uma ditadura como é a China.
O que queres dizer é que na Europa optamos pelos serviços e não pela manufaturação e isso é um erro tremendo, principalmente porque na Europa não se fala a uma só voz, Portugal teve de acabar com a zona franca da Madeira, mas o Luxemburgo, Irlanda, Países Baixos têm acordos secretos com multinacionais.
A zona franca da Madeira é um antro de trafulhice, serve só para os capitalistas golpearem ainda mais o pouquíssimo IRC que pagariam. E ainda não acabou, quando acabar mesmo não vai deixar saudades.
Oh Barão, vc prefere comer salsichas e pagar impostos altos?
Vota PS, obviamente.
Está no sítio certo .
Tem liberdade de pensamento onde?
Hoje em dia qualquer coisa que se diga contra a narrativa dominante é logo cercado por tudo e todos.
Acorde que já é de dia e vá com essa conversa para outro lado.
Ganhe juízo…
Sim, porque socialmente possui um dos mais livres e transparentes sistemas políticos em todo o mundo…
deve ser o PS o sistema político mais transparente do mundo….
Sistema livre e transparente é cá mesmo lol…
Isto é com cada um que parecem dois…
+100 PONTOS SOCIAIS para ti.
Mas quem é que vai comprar um carro Chinês no ocidente que é uma cópia da Tesla?
Só um maluco está disposto a dar 40.000€ ou 70.000€ para que de um momento para o outro o carro fique a valer nada, porque com os problemas de Taiwan e Rússia a qualquer momento os produtos chineses podem ser sancionados ou banidos pelo ocidente, tal como aconteceu com a Rússia, depois nem peças nem garantias se podem obter.
Hmmm mas cópia em quê? Estamos com um em ensaio (o ATTO 3) e não vemos onde esteja a cópia. Não é por acaso que já se fala na Tesla a receber as baterias da BYD e não é por acaso que a melhor fábrica a produzir Teslas é a de Shangai.
O conceito de Cell To Chassis da Tesla ou structural battery que já está a ser implementado nos novos MY e M3 parece-me muito anti consumidor face ao Cell To Body da BYD. Mas temos de esperar uns anos para ver o que realmente valem e o quão caro fica a reparação da bateria de ambas as marcas!
Claro, e marcas “Europeias” por exemplo VW, BMW e outras fabricam carros na China. A china tem uma dúzia de marcas EV ja bem avançadas que chegaram ou em breve serao comercializadas aqui e noutros países. Acordem para a nova realidade.
Eu acho que a EU fez mal em abrir o mercado para os Americanos.
Em segundo lugar acho que fizemos mal abrir o mercado para a China entrar.
João Melo, resumindo, fazemos tudo mal.
Acho que a BYD sendo um carro chinês com base numa plataforma Toyota. Pena. Arranjaram um fornecedor de chassis. Caso das baterias todos já usaram nos Nokia 3210. E por causa do know how nas baterias e fiabilidade nipónica que as marcas europeias estão preocupados. Pior já tem produtos a venda. Os europeus pensaram que os teslas fabricados lá são sucata, mas vendem. Os europeus não tem hipótese a produção em escala, aumentando a fiabilidade dos produtos. Garantia de 10 anos em peças e poucos modelos.