Documentos revelam milhares de reclamações relativas à segurança do Autopilot da Tesla
Terão chegado a um jornal alemão, Handelsblatt, 100 GB com documentos internos da Tesla que revelam milhares de reclamações relativas ao sistema de condução assistida Autopilot dos carros da empresa.
O jornal alemão Handelsblatt revelou que recebeu 100 GB de dados de "vários informadores" dentro da Tesla, que revelam como a empresa recebeu milhares de reclamações sobre os seus recursos avançados de assistência ao condutor nos últimos anos, o Autopilot.
Há muito mais falhas do Autopilot do que as que se imagina
Os 100 GB continham 23.000 ficheiros internos, com reclamações desde 2015 até março de 2022. Nesse período, a empresa recebeu 2.400 relatórios sobre problemas de autoaceleração e 1.500 casos sobre problemas de função de travagem. Este último incluiu 139 reclamações sobre travagem de emergência não intencional e 383 sobre paragens fantasma de falsos avisos de colisão.
Os ficheiros incluíam ainda mais de 1.000 relatórios de acidentes e uma tabela de 3.000 incidentes em que os condutores expressaram preocupações de segurança sobre o sistema de assistência ao condutor da Tesla. Embora a maioria dos incidentes relatados tenha ocorrido nos Estados Unidos, algumas das reclamações vieram de proprietários na Europa e na Ásia. Handelsblatt disse que contactou dezenas de clientes dos ficheiros para confirmar os seus relatórios, e alguns até conseguiram partilhar vídeos com o acontecimento.
Além de ter detalhes sobre milhares de reclamações de segurança, os ficheiros incluíam instruções para os funcionários sobre como se comunicar com os clientes. Aparentemente, eles são instruídos a não copiar e colar relatórios de incidentes em e-mails ou mensagens de texto e a não deixar as informações em gravação de correio de voz. Só podem passar verbalmente as informações aos clientes.
A confiança na Tesla colocada em causa
Editor-chefe do Handelsblatt, Sebastian Matthes, explicou porque decidiram divulgar estes dados e referiu que uma equipa de 12 pessoas examinou e avaliou os ficheiros ao longo de seis meses, onde se poder o seguinte:
Os dados pintam a imagem de um pioneiro do carro elétrico que parece ter problemas tecnológicos muito maiores do que os conhecidos anteriormente. Com o seu autopilot, por exemplo. Os ficheiros da Tesla contêm milhares de relatórios sobre complicações com os sistemas de assistência ao condutor. Reclamações de veículos Tesla que repentinamente travam a toda velocidade. Ou aceleram repentinamente
À Tesla terá ainda sido enviada uma lista abrangente de perguntas, mas a empresa optou por não responder. Em vez disso, Joseph Alm, Conselheiro Administrativo de Litígios da Tesla, disse que os dados foram roubados e que a divulgação na mídia de informações obtidas ilegalmente não é permitida em circunstâncias excepcionais.
Disse ainda que a empresa acredita que um "ex-funcionário descontente" usou o seu acesso como técnico de serviço para "exfiltrar informações em violação do seu contrato de confidencialidade assinado" antes de deixar a empresa. A Tesla pretende processar esse ex-funcionário pelo "roubo de informações confidenciais da Tesla e dados pessoais dos funcionários".
Este artigo tem mais de um ano
Modernices. Eu é que não alinho nisso
Mais uma vez era engraçado enquadrar e dar o devido contexto …. mas isso não era giro…
O problema é que mais nenhum fabricante tem todos os carros com uma Blackbox…
Mais nenhum fabricante tem a capacidade de monitorizar os carros logo os outros quando se queixam apenas são reportados quando oficialmente reclamados … na Tesla basta um email…
Sim há problemas, como houve com o início do ADAS … muitos foram atropelados …mas não fez noticias… eram apenas estatísticas… logo que não fosse a maioria estava tudo bem …
Dessas reclamações é necessário cruzar com a informação do veículo, logo muito dessas reclamações tenham sido arquivadas … está la nos documentos… mas não interessa… não vende…
Caro Hugo, eu pensei que ia acrescentar algo mas… estava otimista demais. Porque começa a ser apanágio do Hugo, nas notícias menos positivas Tesla, o Hugo acrescentar apenas nada de útil. Não disse nada. Apenas tentou justificar nada com coisa nenhuma. 🙁
Esta vou guardar …
Tudo bem … tentem ir usar o Twitter e usar o link para os ficheiros … depois … se nao custar muito leiam pelo menos até a 8 página, onde tem um disclaimer do suposto relatório,
E depois se souber inglês tire as suas conclusões… ou vá ao Google Traductor….
Vou guardar esta, com as outras vossas respostas … vão amadurecer como o vinho do Porto…
Mas pessoal a negar factos ou a enganar pessoas ou a chamar nomes a outros sem qualquer respeito ou responsabilidade isso voces já gostam logo que encaixe na vossa “missão”…
Se não percebeste, vais guardar para estudar? Só se for, porque a parte da tua evangelização obstruiu-te a visão correta sobre os assuntos que digam respeito à TESLA. 🙂
Vítor, ainda tens pachorra em responder?
É por causa deste tipo de pessoas que gosto de dizer isto (Inveja é fdd não é , come lá uma peça de fruta que isso passa).
Loooloolool
Que bonito … até me vieram as lágrimas aos olhos … que comovente…
Lá diz o ditado … só uma para reconhecer outro …
Há sempre opção de não usar. E podem vender o tesla se estiverem descontentes.
Mas engraçado…como só alguns eventos são notícia…
Ora apenas usando os ultimos dias …
Foi provado sem dúvida que o funcionário da Apple que morreu no Model S …foi por ter o pé no acelerador até ao embate… a notícia da sua morte num Tesla vocês sublinharam bem …mas a verdade do julgamento não importa…estranho tambem tem o nome Tesla e é o mesmo assunto … mas não é notícia…
Outra recente, a Toyota foi apanhada novamente a enganar os testes de segurança em varios modelos … segurança daquela que salava vidas … mas … não é notícia…estranho …se fosse Tesla em vez de Toyota…Uiiiiii….
Outra recente … o Ford licenciou o sogtware da Tesla para carregar nos carregadores da Tesla … será notícia….???
Mas a notícia de a Ford perder mais dinheiro do que vende os seus eléctricos… perdem mais de 100% … nope…também não e notícia…
És muito seletivo 🙂 e apesar de haver notícias sobre tudo, gostas de truncar as coisas. 😀 muito vertical na vida não há dúvida 😉
E as baterias da BYD? E as novidades na Cybertruck? E as políticas da Toyota sobre a eletrificação? Não viste? 😀 claro que não, é a tal verticalidade que se ausentou da tua opinião. Foste bem evangelizado, sim senhor!
O rapaz agora está a usar o dicionário à procura do significado truncar.
O que diz a Tesla em letras grandes: “Autopilot and Full Self-Driving Capability (Piloto Automático e Capacidade Total de Autocondução)”
O que diz em letras pequenas: “Piloto Automático, Piloto Automático Aprimorado e Capacidade Total de Autocondução destinam-se ao uso com um motorista totalmente atento, que tem as mãos no volante e está preparado para assumir a qualquer momento. Embora esses recursos sejam projetados para se tornarem mais capazes ao longo do tempo, os recursos atualmente ativados não tornam o veículo autónomo.”
Há quatro anos (desde 2020) que Musk anda a prometer o veículo autónomo “até ao final do ano”. Em dezembro de 2022, livrou-se de uma ação judicial por fraude interposta por compradores de Self-Driving Capability alegando que não se trata de fraude, mas de a Tesla não ter conseguido cumprir os objetivos auto-impostos. Além disso alegou que “ainda haverá uma lacuna de tempo significativa, variando amplamente de acordo com a jurisdição, antes que a verdadeira condução autónoma seja aprovada pelos reguladores”. A última promessa foi já este ano, na apresentação das contas do ano anterior, em que Musk reafirmou que a tecnologia autónoma Tesla estaria disponível em 2023.
Os tribunais podem ir na conversa de que não há fraude. Mas qualquer um vê que há trafulhice. Uma pessoa já de idade, como diz Wosniak referindo-se a ele próprio e à mulher, compra Teslas fiados de que está já aí a condução totalmente autónoma – e afinal, nem perto.
Também não me custa a crer que acidentes com Teslas, além de casos de mau funcionamento, possam ser causados por condutores distraídos, fiados na condução autónoma e que por isso não têm “as mãos no volante, preparados para assumir a qualquer a condução momento”.
“Capacidade Total de Autocondução” em que o condutor tem de ir com as mãos no volante.
Tem de se tirar o chapéu ao Musk, conseguiu vender algo cuja definição é de uma perfeita banha da cobra. O homem é um génio a sacar dinheiro a papalvos!
Entre ele e os vendedores de banha da cobra, venha o diabo e escolha.
Os comboios quando apareceram, se fosses mais de 20km as pessoas desintegravam, consta que até hoje ainda flutuam no ar, restos mortais dos primeiros passageiros.
A lei de Murphy foi aplicada no caso do microondas houver por causa da secagem de um Gato, esta mesma lei foi aplicada por uma senhora no caso do café quente nas sua partes íntimas ao arrancar com o seu carro na saída de um macdonalds.
Primeiro acidente em Portugal foi causado por um Burro e a culpa foi do conde de Santiago do Cacém.
Em Portugal é proibido o uso do Autopilot, por muito que na Europa já possa ser usado (nível 3 de autorização) com regras específicas, Portugal não.
Informa- te mais acerca das leis Europeia / Portuguesa e das convenção de Viena acerca do Autopilot.
E não se esqueça, peça de fruta
ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE
Acima escrevi que “Também não me custa a crer que acidentes com Teslas, além de casos de mau funcionamento, possam ser causados por condutores distraídos, fiados na condução autónoma e que por isso não têm “as mãos no volante, preparados para assumir a condução a qualquer momento”.
Num comentário acima o @Hugo Sousa referiu que:
“Foi provado sem dúvida que o funcionário da Apple que morreu no Model S …foi por ter o pé no acelerador até ao embate… (…)
Fiquei a pensar nisto. Se eu for a conduzir distraído, a probabilidade de isso acontecer é mais que muita. E encontrei na net este texto que o confirma:
“Todos os casos têm sido demonstrados ser devido a erro do condutor, carregando no pedal do acelerador a pensarem que estão a pisar o pedal de travão, e com a aceleração imediata dos carros eléctricos a fazer com que esse seja um erro com consequências muito mais desastrosas que num carro a combustão (que acelera de forma bastante mais lenta, ou que até poderá “ir abaixo”).”
“Todos os casos” – de acelerações e travagens fantasma, a que se refere o post.
“Também não me custa a crer que acidentes com Teslas, além de casos de mau funcionamento, possam ser causados por condutores distraídos, fiados na condução autónoma e que por isso não têm “as mãos no volante, preparados para assumir a qualquer a condução momento”.
É no que dá fiarem-se na conversa da banha da cobra. Os mesmo acontece com certas seitas religiosas. Caem que nem tordos dentro de caixões!
E pronto, a farsa da toda-poderosa-infalível-sempre-certa Tesla vai-se revelar.
E só vai surpreender os evangelizados pela marca.
Ou se calhar não, afinal de contas os evangelizados nunca conseguem ver defeitos no objeto da sua adoração.
Ah ah ah ah, eh pá resumindo e concluindo não se pode opinar sobre factos da Tesla. Há para aqui uns fanboys da marca. Mas será que Tesla é Deus?!!? Por amor á santa. Deixem-se de cenas todos os automóveis têm prós e contras. Não é necessária guerra verbal! Aproveitem o domingo para conviver ou descansar da celebração de futebol se for caso da v/ cor clubistica.
Deixem-me ainda acrescentar que a Tesla tem ainda um longo caminho para desbravar… está ainda no princípio e não vai ser fácil porque os players são muitos e bons.
Bom domingo para todos.