ANACOM: NOS, MEO e Vodafone podem reduzir preços
Para os mais atentos à fatura de telecomunicações, certamente que já repararam que a mesma subiu. Cadete de Matos, presidente da ANACOM, espera que a entrada de mais um operador no mercado obrigue a Nos, a Meo e a Vodafone a baixarem os preços.
ANACOM acredita existir “condição para haver uma redução dos preços
De acordo com o Publico, o presidente da Anacom, Cadete de Matos, acredita existir “condição para haver uma redução dos preços [praticados pelas empresas de telecomunicações] em Portugal”.
Com a entrada de mais um operado no mercado, a Nos, a Meo e a Vodafone serão certamente "obrigadas" a baixarem os preços. Cadete de Matos não entende a subida dos preços, na ordem dos 8% em fevereiro e março, pelas empresas de telecomunicações. De relembrar que as empresas alegam a subida dos custos energéticos e das matérias-primas necessárias para o desenvolvimento das redes.
O presidente da ANACOM espera que os valores sigam “a trajetória descendente que houve noutros países” com o surgimento das ofertas da romena Digi e da Nowo, defendendo a existência de “um incentivo concorrencial”.
De acordo com a publicação do Publico, Cadete de Matos que “a única razão pela qual os preços em Portugal ainda são mais elevados é porque de facto não tem havido um incentivo concorrencial”. Por fim, Cadete de Matos denuncia outra “situação em particular que tem sido muito grave e que aumentou no último ano”, que são as “fidelizações abusivas”.
João Cadete Matos qualificou ainda como inaceitável o número de queixas que foram apresentadas no ano passado contra as empresas de telecomunicações.
Este artigo tem mais de um ano
Independentemente dos preços, as operadoras deveriam fornecer aquilo que os clientes pedem e não os que “eles” querem.
Agora queres que sejam os clientes a mandar nas empresas?
As empresas fornecem aquilo que perante a sua estratégia pode ser rentável, isso pode ou não ir de encontro às necessidades dos clientes.
Amigo, se as empresas não se adaptarem às necessidades dos clientes, simplesmente deixam de ter negócio. É seleção natural em todo seu esplendor.
De qualquer forma, deveriam fornecer ao cliente o serviço contratado na sua totalidade, concorda?
Distorcer o que eu escrevi só porque lhe convém só demonstra o seu medo que os seus clientes não lhe paguem o ordenado…
tv box e telefone guardados na arrecadação desde que assinei o serviço…. apenas telemovel e internet ficavam mais caros fora dos “planos”
Pois acredito…
Enquanto não criminalizarem os cartéis que fazem dano a todo o pais nas mais varidas áreas será como se tem visto … vira o disco e toca o mesmo …
podiam entrar mil operadoras, aqui em Portugal essa nova operadora vai alinhar pelas que cá estão e não pensem que vai haver descidas.
Concordo em absoluto.
Elas antes de entrar, participam nas reuniões de concertação de preços…
Este senhor Cadete não mora em Portugal de certeza…
Quando a LigaT crescer, vai tudo comer pó. Talvez só por passarem despercebidas ao público é que a ANACOM não conta como concorrência.
Qual é a operadora?
Não vi lá nome nenhum.
E aquela que entrar vai ser comprada, como aconteceu com nowo, portanto não vai servir de nada.
Os preços vão baixar? Só se for em algo específico. Agora no geral deve manter-se mais ou menos no mesmo. Afinal todos querem ganhar dinheiro, ou não se metiam nisto.
Os preços vão baixar? Só se for em algo específico. Agora no geral deve manter-se mais ou menos no mesmo. Afinal todos querem ganhar dinheiro, ou não se metiam nisto.
Sendo o Sr. Cadete Matos presidente da Anacom, sendo a ANACOM a autoridade reguladora em Portugal das comunicações postais e das comunicações eletrónicas, ao ler a sua opinião em relação aos preços das telecomunicações apetece-me perguntar, afinal o que é que ele lá está a fazer?
Mais um operador para o cartel para mamar os portugueses…lol
Ahahah…é tudo a mamar…os novos que entrarem, alinham pelos outros…a ANACOM só serve para dar tachos bem pagos a mais uns quantos
A ANACOM tem que ter um motivo para justificar a sua existência, porque haveria de acabar com o cartel do qual faz parte?
Só existirá concorrência a sério quando terminarem com a brincadeira das fidelizações.
+1
É absolutamente inacreditável
Então o Presidente da Anacom ,na qualidade de regulador limita-se a ter este papel de passividade perante estes abusos das operadoras
Então e o escândalo que se assiste quanto à prática das fidelizacoes? É de facto escandaloso.
Infelizmente a Anacom não tem poder para forçar o fim das fidelizações ou a diminuição do periodo das mesmas e, só o estado o pode fazer alterando a lei. Essa recomendação foi feita ao Governo pela Anacom como se pode verificar neste video de uma audição parlamentar: https://youtu.be/PCGufNkPPC4
Mas mesmo assim o governo assobia para o lado como se nada fosse com ele.
Se não há concorrência com três operadores porque existiria com quatro?
Quando a Vodafone surgiu no mercado da televisão e net fixa, realmente tinha um preço apetecível (€24,90 se bem se lembram).
Agora quanto custa ter Vodafone? O mesmo que no Meo e na Nos…
Eles baixam no início para angariar clientes. Depois de atingir certo número de clientes já fica parecido o preço. Para obter preços melhores só se negocia a renovação quando está prestes a acabar ou mesmo dp.
Mais que baixar nunca deveriam ter aumentado como aumentaram 7,8°, não passa de uma roubalheira que o nosso governo permite assobiando para o lado e provavelmente algum membro deste executivo a guardar um lugar para si numa destas operadoras, triste povo português que governantes destes tem.
A mania de que “ai o governo não faz nada”. Conheces ao menos a legislação portuguesa? Desde quando é permitido a um governo interferir nas decisões de uma empresa privada? Achas que estamos numa sociedade comunista ou ditatorial?
Se o Sr. Cadete da Anacom diz que “acredita” é porque não vai acontecer nada ! As palavras tem significado “Palavras Senhor, palavras Senhor” ou como dizia o artista “§Paroles,Paroles,…Paroles,..”
A cartelização entre as empresas de telecomunicações em Portugal é gritantemente óbvia, apesar de ser quase impossível arranjar provas substantivas disso que tenham peso numa situação de tribunal.
Eu até acredito que a nova empresa do sector, no início (veja-se o caso da Vodafone quando entrou no mercado da fibra) tenha preços melhores do que os atuais porque senão como é que vai conseguir angariar clientes.