De acordo com iOS 16.4, o Car Key deixará de suportar o NFC no futuro
O Apple Car Key foi introduzido em 2020 com iOS 13.6, e como o nome sugere, a característica permite aos proprietários de carros compatíveis utilizar o iPhone ou Apple Watch para destrancar portas e até ligar o motor. Atualmente, o Car Key funciona com as tecnologias NFC e Ultra Wideband (UWB), mas a Apple poderá deixar de suportar NFC no futuro. Isto segundo o que pode ser encontrado no último iOS 16.4 beta.
A chave do seu carro será um iPhone... mais ano menos ano!
O Car Key pode já não suportar NFC nos novos carros, segundo informações retiradas do código no iOS 16.4 beta 3. Existem 3 linhas que indiciam a perda de suporte do Car Key à tecnologia NFC. Especificamente, novas cadeias de código adicionadas ao sistema operativo do iPhone indicam que um "carro não é compatível com este modelo iPhone/Apple Watch" para dispositivos que são apenas NFC.
Para os não familiarizados, o NFC (ou comunicação por campo de proximidade) é a mesma tecnologia utilizada para o Apple Pay, em que o dispositivo deve ser mantido próximo do leitor para fazer uma ligação e transmitir dados.
O UWB, por outro lado, é uma tecnologia mais moderna e inteligente, capaz de medir com precisão a distância entre dois dispositivos. Mas não é tudo - a UWB é também mais segura do que o NFC. O AirTag da Apple é um exemplo de um dispositivo que funciona com base na tecnologia Ultra Wideband.
No que diz respeito à chave do carro, a tecnologia funciona com o iPhone XS ou posterior e o Apple Watch Series 5 ou posterior, uma vez que estes dispositivos estão todos equipados com tecnologia de leitura de fundo NFC. No entanto, os dispositivos com o chip U1 podem tirar partido da tecnologia UWB para uma melhor experiência com a chave do automóvel.
Se os novos carros deixarem cair o suporte NFC para Car Key, estes veículos exigirão um dispositivo com o chip U1, que são:
- iPhone 11
- iPhone 12
- iPhone 13
- iPhone 14
- Apple Watch 6
- Apple Watch 7
- Apple Watch 8
- Apple Watch Ultra
Conforme podemos perceber, esta alteração da Apple irá excluir não só os modelos mais antigos de iPhone e Apple Watch, mas também o iPhone SE e Apple Watch SE, uma vez que nenhum deles tem o chip U1.
Agora, isto não é um problema porque, além de demorar a implementar, seguramente a grande maioria das pessoas não terá tão cedo um carro com esta tecnologia. Além disso, se está à espera do seu Apple Car, este tão cedo não chegará ao mercado, há rumor (e não passam disso) que apontam 2025 para a chegada deste projeto ao mercado automóvel.
Este artigo tem mais de um ano