YouTube vai acabar com a publicidade sobreposta nos vídeos
O YouTube está a mudar e a adaptar-se às novas exigências do mercado. Vídeos curtos, Podcasts e Música, são talvez os três pilares que hoje sustentam a plataforma. Além das mudanças no conteúdo, também a publicidade tem que se adaptar e os anúncios sobrepostos vão acabar.
Foi através do fórum YouTube Help que foi partilhada a informação de alteração nos métodos de publicidade que os criadores podem escolher. Segundo o que é descrito, a 6 de abril de 2023, deixará de ser possível selecionar a opção de publicidade "Overlay ads" (anúncios de sobreposição) disponível atualmente.
O fim anunciado dos anúncios de sobreposição
O formato de anúncio "Anúncios de sobreposição" não aparecerá mais no YouTube para ajudar a melhorar a experiência do espectador e mudar o envolvimento para formatos de anúncio de melhor desempenho em computadores e dispositivos móveis.
Os anúncios de sobreposição são um formato de anúncio herdado que é veiculado apenas em computadores e atrapalha muito quem está a ver os vídeos. Assim, o YouTube diz que espera ver um impacto limitado para a maioria dos criadores à medida que o acesso à publicidade e retorno financeiro mudam para outros formatos de anúncio.
Para os criadores o impacto desta mudança não deverá ter qualquer impacto, contudo, que assiste aos vídeos vai ficar a ganhar. Se a publicidade apresentada antes e durante os vídeos até pode estar relacionada com conteúdos do interesse da pessoa, a verdade é que estas publicidades que surgem em sobreposição, muitas vezes lavam para páginas com conteúdo duvidoso. Além disso, atrapalham bastante a visualização.
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Com o dinheiro que a Google faz, nos outros serviços, bem que podiam acabar com a publicidade durante os vídeos, aliás até os anúncios que passam entre vídeos (há deles a demorarem 20 segundos e tem que se ver 2 anúncios desses).
Não vejo anúncios no YouTube há anos, seja no telemóvel/tablet, seja no PC
Eu nunca vi publicidade no YouTube. Somente tomei conhecimento da mesma ser em demasia lendo várias reclamações sobre o assunto online.
E efectivamente com publicidade fica muito desagradável de utilizar.
No entanto não vejo outra forma de pagar aos criadores de conteúdo sem a mesma.
Usem Pi-Hole (sozinho) ou com Recursive DNS Server (solucao ainda melhor) e pronto…. nao se fala mais nisso.
no telemóvel, retirei a app do youtube e passei a ver youtube pelo brave. Zero anúncio nos vídeos
Faço isso com o Opera, aliás faço isso com muitas outras apps, se existe versão web, então é essa a versão que uso.
Também desinstalei a app e vejo pelo Samsung Internet,
Alguma solução para as GoogleTV?
A única solução que me ocorre é ser subscritor do YouTube Premium. Sei que não é a solução ideal, mas é a forma mais legal, por assim dizer, de não ver anúncios e ainda assim apoiar os criadores de conteúdo. Há ainda uma outra alternativa que não sei se é eficaz por não ter experiência própria com essa alternativa, que é usar uma VPN, usando uma VPN o endereço IP é substituído e pode nem ser usado para mostrar anúncios isso também depende das características da VPN usada, algumas dão mesmo para bloquear os anúncios todos, mas têm um senão, que é a não monetização da visualização dos vídeos enquanto a VPN está a ser usada e sendo assim o criador de conteúdo não recebe nada por essas visualizações. Espero ter ajudado de alguma forma.
Obrigado
Devia era a UE, aplicar regras, proibido publicidade no meio dos vídeos, ou então só pode haver publicidade a cada 10 minutos, por vezes para ver vídeos de 5 minutos levamos outros tantos em publicidade.
Eu vou mudando a VPN de localização e assim sempre vejo anúncios diferentes 🙂
O meu maior problema é qualidade dos anúncios. Devia haver um mínimo de parâmetros que deviam cumprir. Alguns são tão maus, tão barulhentos, tão repetitivos que às vezes até desisto de ver o vídeo e vou fazer outra coisa.
Na minha opinião como espectador e criador amador de conteúdo para o YouTube, também acho mal a monetização através de anúncios. A monetização devia ser feita através do número de visualizações nos vídeos. É óbvio que eu compreendo que o YouTube tem que ter uma fonte de receitas para poder pagar aos criadores de conteúdo, daí os anúncios en cada vídeo. A frequência com que os anúncios aparecem é totalmente controlada pelo próprio criador de conteúdo, infelizmente há criadores de conteúdo tão gananciosos que entopem os vídeos com anúncios para terem o máximo de receita possível em menos tempo em comparação com outros criadores de conteúdo. No meu caso ainda não posso controlar os anúncios porque ainda não atingi os objectivos para controlar e ativar a monetização.
Isto é o que eu chamo treta e propaganda. O tipo de ads que vão remover são exatamente o tipo de ads que os utilizadores menos se importavam pois são os menos intrusivos. Conseguias ver o vídeo à mesma, sem interrupção nenhuma. No maximo, tinhas de mexer no rato até ao pop up e removê-lo, mas não tinha impacto no conteúdo. Todos os outros ads obrigavam-te a perder tempo. Especialmente os que não dão para fazer skip, tens de esperar que o ad termine e isso pode demorar entre 8-20 segundos.
Se eles quisessem e estivessem mesmo interessados na experiência de utilizador, olhavam para os outros ads, nao este. Removeram este porque provavelmente era o menos usado e como tal, o que menos dinheiro trazia.
Conversa da treta.
Para mim acabou des de que comecei a usar adblock á já bastantes anos
Já se acabava era de vez com os anúncios no YouTube. Já não basta agora os próprios criadores fazerem publicidade a outros produtos no próprio vídeo ou mandarem para sítios pagos tipo patreon. Sempre passo a publicidade a frente por isso nem os oiço.