Vodafone vai aumentar os preços já a 1 de março de 2023
É cliente Vodafone? O aumento de preços está a acontecer em vários segmentos da sociedade. A culpa é da COVID-19, da guerra entre a Rússia e a Ucrânia e da inflação, que têm obrigado as empresas a redefinir estratégias.
Depois da MEO ter anunciado que ia aumentar preços, agora é a Vodafone.
Vodafone: aumento máximo de 7,8% no valor global da fatura
"O setor das telecomunicações tem sido fortemente afetado pelo atual contexto macroeconómico e geopolítico, do qual resultaram aumentos significativos nos preços da energia e das matérias-primas. Este facto, associado à subida da taxa de inflação, resulta em aumentos expressivos nos custos operacionais e de manutenção e gestão da rede de suporte à prestação dos nossos serviços", refere a Vodafone.
Nesse sentido, a empresa irá atualizar o preço dos serviços de telecomunicações prestados aos seus clientes a partir de 1 de março de 2023, com um aumento máximo de 7,8% no valor global da fatura, conforme os serviços subscritos e de acordo com os termos e condições previstos no respetivo contrato.
A Vodafone Portugal refere que a atualização foi calculada com referência à taxa de inflação, baseada no Índice de Preços no Consumidor referente ao ano 2022 e publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística.
A informação sobre os novos preços estará disponível a partir de 30 janeiro 2023.
A Vodafone é uma operadora móvel multinacional inglesa com sede em Londres e a sua subsidiária portuguesa tem sede no Parque das Nações, em Lisboa, Portugal. A Vodafone tem, atualmente, participações em 25 países e redes parceiras em mais 42 países.
Este artigo tem mais de um ano
A taxa de inflação que tanto falam, reflete-se também no salário dos colaboradores? Ou serão eles também esquecidos da inflação?
Esse argumento da inflação não cola sempre, principalmente quando se vê que apenas inflacionam para os mesmos de sempre.
Verdade. Pior é que quando vês um Estado a tentar combater a inflação, mas a ajustar os preços dos impostos com base nessa mesma inflação…
Diz la quais os impostos, que aumentaram em 2023 ao nivel da inflaçao media de 2022 ( p ex ao mesmo nivel destes aumentos das operadoras e afins)???
Impostos poderá não ter sido a melhor palavra, mas podemos trocar por serviços.
https://pplware.sapo.pt/motores/preco-das-inspecoes-aumentou-saiba-quanto-vai-pagar-em-2023/
“O aumento das tarifas no próximo ano deve-se à taxa de inflação, argumenta o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) na deliberação publicada em Diário da República […]. resultando numa taxa de variação média anual (sem habitação) de 7,53%”
Gostava depois quando deixarmos de ter inflação, se estes preços irão depôs baixar. Sei que para subir faça sentido mas para descer também deveria haver. Enfim ….
Nota: quem perceber de economia saber que subir salários ao nível da inflação só fará com que que está última ainda suba mais. Scala mobile em Itália há uns anos atrás. Basta ver inquérito aconteceu. Escalada da inflação com subida dos salários sempre a correr atrás. Infelizmente temos que mudar hábitos , e ajudar quem precisa e está no limiar da pobreza (4 milhões de portugueses?).
Ja tivemos uma crise e quando acabou os preços das coisas nao voltaram atras, portanto vai ser igual.
IUC, ISV e IMT aumentaram ~4% em 2023
Por isso sim, os impostos também foram ajustados com base na inflação, ainda que num valor percentual diferente das operadoras.
Claro que sim. Como recebem o ordenado minimo têm sido aumentados todos os anos /s
Só aqueles com salário mínimo, todos os outros vai depender da boa vontade da empresa. De qualquer forma, um colaboradora que receba 800€ brutos, após descontos, vai receber menos líquido do que alguém que receba o salário mínimo.
Aumentar salários na proporção da inflação não gera bom resultado. Quem trabalha acha certo, mas do ponto de vista económico não é nada bom. Isso gera uma espiral de inflação. Em Itália faziam isso desde 1977 até ao início da década de 90 e deu muito mau resultado.
Este aumento também se aplica a contratos celebrados entre 01/01 e 28/02?
Não, a Vodafone até hoje sempre honrou os contratos. Quem fizer contrato com o preço antigo, paga o mesmo até ao final. Sempre foi assim. Ao contrário da MEO, que aumenta os preços durante a vigência do contrato. Penso que a NOS também faz como a Vodafone, mas não tenho a certeza.
Desta vez não será assim. Os clientes antigos também estão a receber as notificações de aumento.
A não ser que nas condições do contrato esteja explicito a actualização dos preços com base na inflação!
Assim mesmo que tenha acordado 40€ / mês, com este novo ponto (que já foi actualizar nos contratos novos em 2023 e renovações) o preço de pagamento irá sempre aumentar.
Vejam as vossas condições contratuais a Alínea F ponto nr 2:
2. Os preços aplicáveis ao serviço, bem como as
tarifas, a duração dos períodos de utilização e
todas as suas características constam do tarifário
em vigor, o qual será facultado ao Cliente no
momento da assinatura do presente contrato e
está disponível para consulta em vodafone.pt ou
através do Serviço de Apoio a Clientes,
constituindo para todos os efeitos parte integrante
do presente contrato.
De modo a suportar os investimentos anuais efetuados na rede e nos produtos e serviços que a Vodafone presta, os preços aplicáveis ao serviço serão atualizados no 1o trimestre de cada ano, por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor, publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no valor mínimo de 50 cêntimos (IVA incluído).
O Ponto 7 da Alínea F também diz:
7. O cliente reconhece e aceita que o direito de resolver o contrato sem pagamento de encargos previsto no número anterior não se aplica: (i) nos casos de mera atualização de preços nos termos referidos na cláusula F.2. ;
Podiam também deixar a nota que qualquer cliente ‘impactado’ por esta inflação tem o direito de rescindir a linha sem ter de pagar o que quer que seja (estando fidelizado).
Espera por essa sentado. Nem para dar um desconto aos clientes fidelizados prestes a renovarem o contrato.
Bem, mais um aumento, é a guerra meus amigos, vem tudo da Ucrânia.
A Vodafone não sobe o preço a contratos em vigor. Nunca o fez. Será para as novas adesões, ou renovações após 01/03/2023. A MEO é que aumenta durante a vigência do contrato.
A não ser que nas condições do contrato esteja explicito a actualização dos preços com base na inflação!
Assim mesmo que tenha acordado 40€ / mês, com este novo ponto (que já foi actualizar nos contratos novos em 2023 e renovações) o preço de pagamento irá sempre aumentar.
Vejam as vossas condições contratuais a Alínea F ponto nr 2:
2. Os preços aplicáveis ao serviço, bem como as tarifas, a duração dos períodos de utilização e todas as suas características constam do tarifário em vigor, o qual será facultado ao Cliente no momento da assinatura do presente contrato e está disponível para consulta em vodafone.pt ou através do Serviço de Apoio a Clientes, constituindo para todos os efeitos parte integrante do presente contrato.
De modo a suportar os investimentos anuais efetuados na rede e nos produtos e serviços que a Vodafone presta, os preços aplicáveis ao serviço serão atualizados no 1o trimestre de cada ano, por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor, publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no valor mínimo de 50 cêntimos (IVA incluído).
O Ponto 7 da Alínea F também diz:
7. O cliente reconhece e aceita que o direito de resolver o contrato sem pagamento de encargos previsto no número anterior não se aplica: (i) nos casos de mera atualização de preços nos termos referidos na cláusula F.2. ;
Cumps.
Estranho (ironia), a MEO também vai aumentar em 7,8% o meu contrato…
Mas isto não é nada concertado, nada…
Coincidencias do cara… caraças.
A MEO vai aumentar 3%.
Email enviado pela MEO para mim, aumento de 7,8%.
Na minha fatura apenas referia 3%.
Mas renegociei o contrato, fiquei com mais dados 10Gb no único cartão associado, + 500MB Down + 100 Up, ( em toda a casa mesmo sem fios, Router Fibergateway Wi-Fi 6, mais box 4K android ( fora a Apple TV 4K 64GB que já tenho deste 2020 ( adquirida a pronto pagamento ), por 40,99€, quando antes pagava 37,49€.
Logo não estão a aumentar 7,8% em relação a mim…
Os aumentos na meo é so em fevereiro
Errado, recebi email da meo e vai aumentar 7,8% e mais 0,50€ mais IVA por cada cartão de telemóvel adicional..
Não mencionei a parte dos 0,50€ por cada cartão de telemovel adicional…
O aumento de preços está a acontecer em vários segmentos da sociedade. A culpa é da COVID-19, da guerra entre a Rússia e a Ucrânia e da inflação,e do governo ps e associados que têm obrigado as empresas a redefinir estratégias.
Diz me lá se a culpa dos equipamentos eletronicos terem galopado de preço é culpa do Costa? Nomeadamente tudo o que seja networking galopou de preço que foi uma coisa abismal.
Mas pronto, é fácil culpar.
“…e do governo ps e associados que têm obrigado as empresas a redefinir estratégias…”. Mais um que come gelados com a testa. Le com atençao (se conseguires perceber alguma coisa, pq ha gente que inculca mitos na cabeça e dp so acredita na fé e no pai natal), o ultimo relatorio da OXFAM, apresentado ha dias no forum de davos. Sempre aprendes alguma coisita, independentemente de quais governos estao no poder.
Tudo como estava previsto com a plan_demia. Por isso existiram os confinamentos dourados. Tudo continuará de acordo com a agenda 2030, para isso existe a informação oficial. Segue o rasto do dinheiro e chegarás sempre aos mesmos.
Mais um…
As pessoas fazem a propria agenda 2030, subscrevem serviços de tudo e mais alguma coisa. qq dia até para ir á casa de banho subscrevem papel higiénico as a service
Inflação é causada unicamente pela mal gerência de “pandemia” com lockdowns.
Para ser mais fácil para todos. Sim está previsto nas condições gerais de venda o eventual aumento face às vicissitudes atuais. A única maneira de não ter este aumento é, claro está, mudando de tarifário para algo mais barato , o que nem sempre é possível e de outro lado faz uma fidelizaçao. Em contrapartida como já foi dito , os clientes dispões de 4 meses para rescindir os contratos com exoneração de pagar o que quer que seja. Em relação a salários nada aumenta. Pena este sector ser super descartável pelos governos e o pessoal que trabalha no mesmo não ser unido.
A mim não vai aumentar porque garantiram-me durante 24 meses, aquando fiz a adesão ao RED infinity Giga por 24,90€ no período da Black Friday!
Cuidado, às vezes aumentam na mesma e dizem-te, se quiseres podes rescindir.
Não é bem assim. Todos os anos existem acertos dos valores das faturas tendo em conta a inflação.
Costumava era ser 1% ou 2%, não longe disso. Sempre foi assim.
A atualização dos valores tendo em conta a inflação costuma estar descrita no contrato. Vai ver isso bem.
A mim garantiram-me 24 meses sem aumentos.
Caso contrário, rescindo!
Simples!
E vão manter. A Vodafone nunca fez aumentos durante a vigência do contrato. Quem é cliente Meo é que está acostumado (mal, diga-se de passagem) a que aumentem os preços durante o período do contrato.
Errado! Está explícito no contrato que os preços são revistos no primeiro trimestre do ano à taxa de inflação! Recebi um email a dizer que o preço do meu serviço vai ser revisto… Sou cliente Vodafone. Portanto a Vodafone vai sim aumentar preços durante o período de contrato.
Não, o João Fernandes não está correcto. O que o David Guerreiro disse, sim está correcto. Sou cliente Vodafone à anos, já fiz 4 ou 5 renovações de contrato. Durante a vigência do contrato, o que foi acordado inicialmente, fica até ao final. Já me aconteceu em renegociações depois do contrato sofrer aumentos, mas depois de acordadas as condições, nunca fizeram aumentos.
Este ano será estreia, e por ter sofrido aumentos da MEO desta forma é que mudei para a vodafone. Aumento de quase 8% não cabe na cabeça de ninguém quando o contrato foi renovado à 4 meses atrás… Até parece que o preço da energia não estava já esse quando me apresentaram o pricing.
@Pedro!
Se estiver no contrato aumentos de ano a ano, haverá aumentos de ano a ano e é legal!!!
Qual é a dúvida?!
Ponto F nr 2!
Veja o seu contrato! Está explicito!
Tudo o que acontecer depois é cortesia ou não da Operadora. Ponto.
Depois pode dizer o que bem lhe entender, mas veja o ponto F nr 2 do seu contrato!!!
Claro como a água!
@Pedro:
P.S.:
Acabei de consultar o meu contrato antes da renovação:
Não mencionava qualquer aumento anual pela inflação!
Em 2023 no novo contrato já menciona!
Obviamente se não menciona eles garantem o valor até ao final do contrato!
Tendo esse ponto explicito só por cortesia a vodafone altera o que quiser! Ponto!
O que o João Fernandes disse está correcto!!
Garantem-te mas:
A não ser que nas condições do contrato esteja explicito a actualização dos preços com base na inflação!
Assim mesmo que tenha acordado 40€ / mês, com este novo ponto (que já foi actualizar nos contratos novos em 2023 e renovações) o preço de pagamento irá sempre aumentar.
Vejam as vossas condições contratuais a Alínea F ponto nr 2:
2. Os preços aplicáveis ao serviço, bem como as tarifas, a duração dos períodos de utilização e
todas as suas características constam do tarifário em vigor, o qual será facultado ao Cliente no
momento da assinatura do presente contrato e está disponível para consulta em vodafone.pt ou
através do Serviço de Apoio a Clientes, constituindo para todos os efeitos parte integrante
do presente contrato.
De modo a suportar os investimentos anuais efetuados na rede e nos produtos e serviços que a Vodafone presta, os preços aplicáveis ao serviço serão atualizados no 1o trimestre de cada ano, por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor, publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no valor mínimo de 50 cêntimos (IVA incluído).
O Ponto 7 da Alínea F também diz:
7. O cliente reconhece e aceita que o direito de resolver o contrato sem pagamento de encargos previsto no número anterior não se aplica: (i) nos casos de mera atualização de preços nos termos referidos na cláusula F.2. ;
No meu contrato só tenho o seguinte nos pontos 2 e 7 da alinea F:
2. Os preços aplicáveis ao serviço, bem como as tarifas, a duração
dos períodos de utilização e todas as suas características constam
do tarifário em vigor, o qual será facultado ao Cliente no momento da
assinatura do presente contrato e está disponível para consulta em
vodafone.pt ou através do Serviço de Apoio a Clientes 16 912 (tarifa
aplicável), constituindo para todos os efeitos parte integrante do
presente contrato.
7. O direito de resolver o contrato sem pagamento de encargos
previsto no número anterior não se aplica nos casos de mera
atualização de preços por referência à taxa de inflação anual
verificada, nem nos casos em que as alterações sejam propostas
exclusiva e objetivamente em beneficio do Cliente.
Garantem-te mas:
A não ser que nas condições do contrato esteja explicito a actualização dos preços com base na inflação!
Assim mesmo que tenha acordado 40€ / mês, com este novo ponto (que já foi actualizar nos contratos novos em 2023 e renovações) o preço de pagamento irá sempre aumentar.
Vejam as vossas condições contratuais a Alínea F ponto nr 2:
2. Os preços aplicáveis ao serviço, bem como as tarifas, a duração dos períodos de utilização e
todas as suas características constam do tarifário em vigor, o qual será facultado ao Cliente no
momento da assinatura do presente contrato e está disponível para consulta em vodafone.pt ou
através do Serviço de Apoio a Clientes, constituindo para todos os efeitos parte integrante
do presente contrato.
De modo a suportar os investimentos anuais efetuados na rede e nos produtos e serviços que a Vodafone presta, os preços aplicáveis ao serviço serão atualizados no 1o trimestre de cada ano, por referência à taxa de inflação calculada com base no Índice de Preços no Consumidor, publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no valor mínimo de 50 cêntimos (IVA incluído).
O Ponto 7 da Alínea F também diz:
7. O cliente reconhece e aceita que o direito de resolver o contrato sem pagamento de encargos previsto no número anterior não se aplica: (i) nos casos de mera atualização de preços nos termos referidos na cláusula F.2. ;
Daí ser (muito) importante a Autoridade da Concorrência impedir a compra da Nowo pela Vadafone!
Sem dúvida!!! E em breve temos mais 2 operadores em Portugal!
É uma questão de tempo…
As frequências foram vendidas, por isso, em breve estão aí!
Estejam atentos!
Infelizmente, duvido que impeçam. Podem exigir que as frequências do 5G sejam alienadas, nada mais do que isso.
Matérias primas com preço pré-guerra – https ://www.dinheirovivo.pt/mercados/materias-primas-ja-estao-em-niveis-pre-guerra-mas-alivio-vai-demorar-a-chegar-as-familias-15616631.html
Gostaria de saber se depois os preços voltam a baixar…
Mas os preços dos transportes estão mais caros (pese embora o combustível já ter estabilizado)!
Acho piada as culpas…
Covid ,Guerra, só falta as alterações climáticas.
Eu gosto é de ver o mesmo produto vendido em dois locais diferentes, vindo do mesmo sítio com diferença de 40% no preco
sem stress o costa o medina e o galabinha tem tudo sobre controle
As operadoras mais cara da Europa vão novamente subir os preços? Que notícia chocante…
e os salários dos trabalhadores da vodafone, sobem na mesma medida?
Basta aumentarem uns meros Gigas e um router ou box nova que muitas pessoas já não se lembram destes aumentos. Voltar aos preços que estava é que já não volta.
agora só falta a “NOS”, certamente também vai aumentar preços
Podem me definir o que querem dizer com aumentos nas telecomunicações? De que serviços falam?
Muito obrigado!
Não falam de serviço nenhum. Dizem que vão subir preços e depois chutam para 30 de Janeiro para o cliente se esquecer até lá.
Prática desleal no mínimo.
A NOS já avisou os clientes do mesmo através de um email enviado no dia 9. Mas dizem que só sabem o valor final do aumento no dia 23, a quando do anúncio da taxa final de inflação.
https://cliente.nos.pt/info/condicoes/televisao site onde os clientes iram saber o valor do aumento.
Todos os tarifários. Sejam estes por contrato ou não.
VERGONHOSO o que as empresas ditas “monopolistas” conseguem fazer em Portugal. Enfim, os governos servem para estas situações, na fiscalização e regulação do mercado, ou não!
PS: Nos, Meo e Vodafone aumentam de igual e são tudo do mesmo saco!
QUEREMOS PREÇOS IGUAIS A ESPANHA