Portugal: Rede 5G continua a ser à borla até 31 de março…
Portugal foi, infelizmente, um dos países da União Europeia que mais tarde disponibilizou a rede 5G para os utilizadores. A "culpa" foi do leilão de atribuição de frequências às operadoras que demorou bastante tempo (foram realizadas 1727 rondas e o leilão demorou mais de 9 meses).
As operadoras passaram a disponibilizar gratuitamente a rede 5G aos seus clientes desde essa altura, mas esta "borla" vão acabar já a 31 de março de 2023.
Vodafone, Nos e MEO tinham confirmado que iriam manter o 5G gratuito para todos os clientes móveis até 15 de janeiro de 2023. No entanto, as últimas informações, indicam que o dia 31 de março de 2023 será agora o novo limite para o fim das borlas para quem pretender usufruir da rede 5G.
Segundo a Vodafone "Até 31 de março de 2023 todos os nossos tarifários terão 5G disponível automaticamente, sem exceção e sem encargos adicionais. Experimente já!". A Vodafone revelou também que cerca de 15% dos seus clientes usam rede 5G. A MEO e a NOS também confirmaram que iriam “prolongar a gratuitidade do 5G até 31 de março”.
A rede 5G (rede de quinta-geração) permite velocidades 10x mais rápidas que o 4G usando a mesma quantidade de dados. Tal como se tem dito, o 5G não será uma Internet para o utilizador final… mas também. O 5G permitir dar resposta a serviços críticos de emergência, de elevada resiliência, tais como aplicações industriais (Indústria 4.0), viaturas autónomas, cirurgias à distância ou serviços de emergência.
Desde que foram atribuídas as licenças 5G, no final de 2021, os operadores têm vindo a garantir que a rede 5G chega a todos os portugueses. De acordo com os últimos dados da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), no final do terceiro trimestre de 2022 havia 4.317 estações de base 5G instaladas, distribuídas por 271 concelhos, o que equivale a 88% dos concelhos no país, e por 1.191 freguesias (39%) - saber mais aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Depois tenho de desactivar?
bem vindo as operadoras de telecomunicaçoes!!
Sim, se não desactivares, eles automaticamente vão combrar.
normalmente 90% das pessoas paga logo o 1 mes, se o valor for baixo, so reparam meses depois.
E depois a partir de março é até agosto e por aí fora.. 5G é a evolução do 4G, não faz sentido pagar mais por isso (era a mesma coisa que montar escadas rolantes num qualquer estabelecimento com escadas e passar a pagar uma entrada só para andar nas escadas).
E eles sabem que ninguém vai pagar pelo 5G tirando meia dúzia de pessoas que efetivamente precisam da baixa latência. O 4G serve perfeitamente para a maioria da população
Se essa meia dúzia de pessoas forem empresas com mais de 5000 funcionários, está pago o sistema
A meo e a vodafone vao passar a cobrar 7.5 euros extra por mes para ter 5g. Na NOS ainda não esta definido
Pagar?? Altero a minha rede no telemóvel para 4G. Afinal não se vê quase diferença nenhuma.
Mas tens de alterar?
Ou se não pagares não tens acesso?
Se não se pagou do 3g para o 4g porque se tem que pagar para o 5g?
Alguém tem de pagar o leilão 😉
Das outras vezes também existiram leilões…
Então, porquê se vai pagar agora?
Sim, mas o governo esticou o leilão mais do que vale o mercado, logo alguém têm que pagar o extra
Não tivessem esticado.
Á borla… Um speedtest que demora 1 minuto limpa logo 300 e tal megas de dados.
Estás a ser bonzinho! um speedtest em 5G e que atinja velocidades perto de 1 Gbps já me comeu 1.5Gbytes
Pagar por acesso 5G ? Lol… Com os tarifários dos mais caros da Europa para o rendimento, devem fumar coisas estranhas…
As operadoras não dão nada de borla. Atualizam anualmente de forma concertada, ao abrigo de cláusulas comuns nos contratos.
+1
Exatamente o que vinha dizer. De borla?! Somos chulados todos os meses, oferecem migalhas e temos que estar agradecidos?
A borla está agora nos aumentos de preço. Nunca vi as operadoras baixarem o preço de nada.
Era capaz de ser bom dizer das outras operadoras.
Experimenta a velocidade NOS 5G, grátis até 31 de março de 2023
https://www.nos.pt/particulares/5g-portugal/Pages/5g.aspx?gclid=EAIaIQobChMI4MqDqYPP_AIVVbvVCh3VnwylEAAYASAAEgLz1_D_BwE&gclsrc=aw.ds
os 7.5 euros é para ter mais 20GB de net? é que com plafond de 3GB fico sem net logo ao fim de 3 dias no 5G.
5G Sim mas com um plafond de internet, que permita aos utilizadores utilizar a net nos 30 dias.
Não fui eu que fiz a alteração de 4G para 5G. Na minha zona quando passou a haver 5G o telemóvel passou a mostrar que se liga a 5G. Portanto foi a operadora, neste caso a NOS, que fez essa alteração sem o meu consentimento. Porque havia de pagar por uma coisa que não pedi nem tenho interesse?
Só te está a comer mais bateria… Eu trago o meu fixo no 4G, gasta menos bateria (menos comutações 2/3/4/5G e faz o mesmo
Por mim pode ser pago ou gratuito à vontade, uma vez que na minha cidade apenas existe rede até ao 4G.
A MEO anda deserta que eu vá trocar o cartão SIM… para que é que será que eu preciso de um cartão SIM novo? Será para suportar o 5G? O tal 5G que não é para os clientes individuais, mas também? Acho muito estranho, é que o meu smartphone não suporta 5G e nem estou a pensar comprar um que suporte nos próximos tempos, e a operadora de certeza que não o vai oferecer a não ser à troca de algum contrato de 24 meses ou coisa parecida.
Mesmo que tenha 5G aqui na região e seja bom (duvido), a saber que a qualquer momento vai acabar a “borla” e começarão a cobrar o acesso, além do que já cobram sempre que uso os serviços, não me sinto incentivado a mudar para algo que traga sequer 5G, e se trouxer vou-me certificar que desactivo. Claro, o que escrevi é com base nas condições actuais e perspectivas para o futuro próximo, talvez no futuro as coisas que escrevi deixem de fazer sentido, seja por alterações de ofertas, seja por alterações das minhas próprias necessidades.