NOTAM já era uma dor de cabeça para os pilotos antes de falhar nos EUA
Os pilotos têm acesso à informação dos voos que vão realizar, e não só, através de um documento chamado NOTAM. Há uns dias, este sistema falhou nos Estados Unidos da América (EUA) e provocou interrupções. Aparentemente, especialistas em aviação querem vê-lo substituído.
Os problemas não são de agora e é necessário um sistema mais eficaz.
Há uns dias, um erro informático provocou a paralisação dos voos comerciais nos EUA. A ordem foi dada pela Federal Aviation Administration (FAA), na sequência de uma falha do Sistema de Notificação de Missões Aéreas dos EUA (em inglês, Notice to Air Missions, ou NOTAM).
Globalmente, o documento serve para dar a conhecer a informação aeronáutica que seja do interesse dos pilotos, relativamente, por exemplo, à segurança da navegação aérea. O sistema emite, de forma constante, alertas para uma série de potenciais perigos, desde paraquedistas e bandos, até mau tempo e restrições legais.
NOTAM é, para a indústria da aviação, um sistema antiquado
Apesar da falha não ter sido, aparentemente, grave, a NBC News recorda que os NOTAM, que se baseiam numa complexa cadeia de códigos e abreviaturas que representam datas e locais, têm sido, desde há algum tempo, uma dor de cabeça para a indústria da aviação. Afinal, sobrecarrega os pilotos com informações irrelevantes para o seu voo e dificulta a identificação de pontos realmente importantes.
A indústria está de tal forma cansada do sistema que cerca de 8.000 profissionais, o OPS Group, juntaram-se para dar corpo ao website Death To Notams. O coletivo defende que o sistema precisa de ser atualizado. Conforme explica Thomas Anthony, diretor do Programa de Segurança e Proteção da Aviação da Universidade do Sul da Califórnia, de acordo com a NBC News, os NOTAMs são modelados segundo um sistema de aviso semelhante para navios que a Marinha dos EUA começou a utilizar, em 1869.
Ora, as autoridades da aviação começaram a emitir documentos NOTAM através dos canais de telecomunicações, em 1947. À medida que a aviação crescia, também o número de avisos que os pilotos recebiam antes de cada voo aumentava exponencialmente. Cada aeroporto pode emitir informações a partir do NOTAM e, “para vos dar uma ideia, existem 13.512 aeroportos nos EUA”.
Por ser de uma “complexidade espantosa”, mas “antiquado e vulnerável”, os profissionais acreditam que o sistema precisa de se ver substituído por outro que seja capaz de responder aos pilotos, de forma simples.
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NOTAM = Notice to Airmen
A alternativa é só mais uma wokice pateta.
Mas sim, é um sistema a reformular.
pois… os disfóricos do género até estavam a bater mal as asas com o “men” na palavra!
originalmente era Notice to All Airmen
por causa da lacração, mudaram para Air Missions
é no que dá por um woketard inútil a secretário de transportes nos EUA, que está é preocupado com estradas “racistas”, do que se focar a identificar e resolver os verdadeiros problemas a nivel de transporte.
pior que ser um retard é que os burros que acham estas porcarias normais não fazem ideia da agenda que está por detrás de tudo isso!
Existe um canal de youtube de comunicações aeronauticas. Quando isso aconteceu, estava um avião pronto para descolar e o controlador aéreo diz que o voo vai atrasar devido à falha desse sistema.
A resposta do piloto foi: Ninguém lê Notams.
Trabalhei na área do planeamento de rotas e de facto maior parte da informação é irrelevante para a segurança de voo.
Imaginem planear um voo de Lisboa – China e ter de ler a informação dos países todos que o avião vai sobrevoar, como por exemplo a existência de voo de drones a 100m de altitude, quando o avião vai a mais de 10km de altitude. Por vezes eram 80 páginas e não havia nada útil para o teu voo em questão.
Para a segurança da aviação, e de forma a que o pessoal que planeia o voo, não seja complacente com a informação que passa os olhos, é urgente que os conteúdos desta informação tenham de ser revistos.
Na minha opinião a informação inútil serve só para alguém lavar as mãos de responsabilidades do género, eu avisei que estava lá.
Tudo certo… mas daí até ao cancelamento de todos os voos num país como os EUA, com todo o impacto social e económico, etc, não se pode tratar apenas de um “erro” mas sim de um problema grave ao nível da segurânça e por essa mesma razão não pode ser para já divulgado até serem tomadas outras medidas.