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Percorrer 100 km num carro elétrico é 46% mais barato que um a gasolina

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Hali says:

    Com o dinheiro que gostaste a amis na compra do carro, não compensa.
    Pagando o dobro ou o triplo de um carro a gasolina o que gostaste a mais só começa a compensar quando a bateria do elétrico começa a ficar viciada.
    Nesse momento gastas mais 8000€ numa bateria nova . Já para não falar das avarias esquisitas que os elétricos tem.

    • paulo g. says:

      Tenho o meu à 4 que tem 8 anos, portanto já reciclei todo o carro e anda todos os dias.
      De facto novos, são muito caros.
      Quanto a avarias esquisitas todos têm, no meu caso, nem é avaria é um pequeno defeito de software.
      A bateria do meu dará ainda para mais 8 anos…
      Quanto a manutenção é o que está descrito, pneus (7 anos), mudança de óleo de travões (vários anos), bateria de 12V (3 a 4 anos) e anualmente as pequenas que não chegam a 100€.

      • Grunho says:

        A duração dos pneus depende dos kms, não dos anos. E quanto mais pesar o carro, menos kms dura um jogo de pneus. Ou seja, num eléctrico a factura dos pneus vai ser sempre mais pesada. No resto da manutenção não será.

        • Vitolas says:

          “A duração dos pneus depende dos kms, não dos anos.”
          Errado, muito errado e infelizmente é a mentalidade de muita gente, a mudança de pneus nunca mas nunca deverá estar condicionada aos km feitos, porque um pneu pode ter rodado poucos km e no entanto estar em mau estado quer seja por uma condução agressiva ou por falta de uso principalmente quando exposto aos elementos.

    • SPr says:

      É barato 8000€ não é nada… Imagina um eléctrico todo (incluindo sistema) e bateria… Se uma bateria custa a volta de 8000€ (repito a volta nao significa que seja dependendo da marca etc) imagina quanto não será o sistema eléctrico do carro todo incluindo bateria.

      Maior scam de sempre. Só os pro-vax a que caem nessas tretas dos ambientalistas.

      • RC says:

        Sabe quanto custa o motor novo para um nissan qasqhai por exemplo ?

        • nuno a says:

          o mesmo que um de um Renault clio

          • AR says:

            Para que comprar um motor novo se tens usado, se usado não servir tens recondicionados tanto da origem como da concorrência e podes muito bem reparar o motor e não gastar mais de mil euros na reparação e que vai fazer mais meio milhão na boa.
            Mas não percebo a tua fixação por trocar um motor a combustão, quem te ouvir falar até parece que é uma coisa habitual de trocar.
            Posso te dizer que é muito raro trocar um motor, grande maioria das vezes o mesmo tem reparação, e se as revisões recomendadas pelo fabricante forem feitas a probabilidade de uma avaria catastrófica é muito baixa.
            Tenho um carro de serviço de 2006 com 500 mil km e nunca trocou a embreagem quanto mais o motor.
            Continua a levar 5w30 como quando era novo, só gasta o essencial filtros e óleo e respetivo material de desgaste como qualquer outro.

          • RC says:

            E é usado porquê?

          • RC says:

            Entao e baterias é usual trocar ?

      • RC says:

        Entao os ambientalistas estão errados, o mundo também e você é que está certo ? Looooo

        • Manuel da Rocha says:

          Os ambientalistas são os mesmos que antes de você ter nascido, fizeram as conferências do clima, em Lisboa, em 1991, a anunciar que “Em 2020 a Trafaria e Cascais estarão reduzidas a 10% da sua área, devido à subid a do nível médio do mar”.
          Olhe, se fosse isso, o sítio onde resido, estaria 7 metros abaixo do oceano, agora está 11 acima e os silos, que estariam cobertos, estão no mesmo sítio que ainda usam o mesmo pontão.
          Estão a promover o mesmo que promoviam na altura, anunciando os problemas para 2050.

        • AR says:

          Vens sempre com essa desculpa dos ambientalistas, tu deves ser daqueles que trocar de carro, de 4 em 4 anos ou telemóvel de ano em ano é ser amigo do ambiente, não me faças rir, quer queiras quer não queiras estás a poluir como tudo as outras tecnologias que já existem.
          Em relação as trocas de baterias em carros elétricos ele existem e não venhas com tangas que não é possível, sabes tão bem como eu que é verdade.

          Mas como dizes que já vives-te na Califórnia deixo-te ficar este dois vídeos para ver o quanto a frente eles estão.

          https://youtu.be/4sa5JkeerRo

          https://youtu.be/bfYLvYfgB6E

          Já agora aviso que é tudo malta do meio ambiente só para não teres dúvidas.

          • RC says:

            Claro, afinal quem mais sabe de ambiente senão eles ?

            Quando tiver uma dor num dente consulto quem ? O advogado ?

            Sim é possível, quer apostar o seu carro ? É que tenho um e posso mostrar, um peugeot com bateria de tesla.

            Estão muito mais que nós, isso já foi desmentido, até porque os carros por la nem chegam a gastar 1% da rede.

            Nao, até porque o mais novo tem 4 anos, 13 o do meio e 24 o mais velho. Todos eléctricos.

            Então que tecnologias são essas ? É que não conheço nenhuma que dependa menos de recursos e energia.

          • AR says:

            Amigo vai ver o vídeo e deixa-te de tangas
            Agora queres ver que os ambientalistas estão todos de acordo, defendem todos a mesma solução.
            Já agora quem sabem mais de política que os governantes pela tua ordem de ideias nem vale a pena votar, eles sabem mais que nós todos, só se gasta dinheiro em campanhas eleitorais para nada, é montar já uma ditadura eles são profissionais e sabem mais que os resto dos mortais.
            A cada um, a sério.

          • RC says:

            Eu já vi o vídeo e já vi quem o refutasse , por isso ter dito o que disse.

            Por isso mesmo usarem o método científico para se chegar a uma conclusão, se claro souber o que é isso.

            Mas mande links de quem nao esteja de acordo, sou todo ouvidos, provavelmente o mundo está errado e alguns estão certos, afinal já houve quem dissesse que o mundo acabava em 2000. 😀 😀

            Sabem, mas eles têm cores políticas e ideologias diferentes, logo pedem a opinião das pessoas quanto aquilo que as pessoas preferem, nunca leu os projectos eleitorais dos candidatos, está lá de forma bem simples o que se comprometem a fazer. Como vê , não é bem igual.

            Sim, há cada um que parece que nao vivem neste mundo, estranho, será que passaram ao menos na escola? Lá aprende-se tudo isso.

          • AR says:

            Quando não se tem argumentos, vem com a desculpa que não se é inteligente e tem de se ir para escola para ver a tua verdade, porque claramente tu és dono da razão e todos tem de pensar como tu.
            Mas lamento te desiludir, sei o suficiente para questionar seja quem for as vez que tiverem de ser, e tomar a minha decisão, e não ter de aceitar a ideia de um narcisista, que se acha um pseudo ambientalista só porque diz que tem um carro elétrico.
            E só porque eu tenho, todos os outros tem de ter se não eu faço birra.
            Parabéns és o maior da tua rua. Mas também deve ser só nisso porque no resto deixa que te diga.

          • RC says:

            Sim, tem a certeza que o seu argumento faz algum sentido?

            Eu falo da realidade como ela é, não como gostava que fosse, é um facto, não há como negar, por mais voltas que dê.

            Onde é que eu disse que era ambientalista ? E onde é que emiti opiniões minhas sobre ambiente ?

            Está a ver , inventa argumentos para ver se fica com a razão discurso.

            Eu nao o tento convencer ninguém, só refuto argumentos sem fundamento.

      • jorgeg says:

        +1 iluminado nao compreendo o que disses-te pois sao demasiado bur…

    • RC says:

      Engraçado como toda a gente que não tem carro eléctrico sabe quanto dura a bateria e quanto custa . Loooool

    • imf says:

      A pé já poupei o valor de 20k, não é por isso que tenho 20k na conta, nem que tenho um elétrico,nem muito menos que semanais feliz por ser pobre e andar a pé

    • Ze says:

      E essa a conta que não é contabilizada na divulgação da informação para o Zé povinho

    • Realista says:

      As baterias já não se substituem por inteiro, mas sim em módulos…
      Feitas as contas pagas o mesmo que uma revisão anual ao fim de 10 anos.

  2. SPr says:

    Para encher chouriços.

    Gasolina / Gasóleo sempre! Nunca aos eléctricos. O maior scam mundial. Carros irritantes, mal fazem barulho parece uma bicicleta não tem piada conduzir assim.

    Alem de que facilmente podem atropelar pessoas devido a pouco ruido sonoro. Não me venham com tretas. O Renault Zoe odeio essa porcaria.

    Maior scam de sempre, o meu da ratada nisso… Ainda a dias dei uma datada com o meu Honda Civic eg9 vtec a um Zoe. Até se assustou!

    Limpei-o facil, ainda tentou dar luta mas não conseguiu era um vizinho meu. Já o vi na fila a espera para carregar o carro.

    Ainda esta semana estava a vender devido aos “custos de manutenção”.

    Um passarinho diz-me que em breve vao comprar por carregamento da bateria x Km… Ai a brincadeira é que vai ser. O choro e a birra vai começar, vao parecer caniches a ganir… De tanta raiva quando isso for implementado.

    Carros Eléctricos o maior scam no mundo!

    • paulo g. says:

      O que me faz confusão é ouvir o barulho do carro do vizinho e principalmente dos estúpidos que tiram catalizadores, barulho e fumarada.
      Compram sistemas de som da Bose e depois têm de aguentar o ruído do motor.
      E sim nos arranques deixa-se a maior parte dos fumarentos pregados ao chão.

    • Luis Rosalino says:

      Já deu para ver q não jogas com o baralho todo, mas achar q o mundo dos carros elétricos se resume ao zoé vai lá vai

    • RC says:

      Ena, tanta história que até parece verdade, olhe que a Galp até lhe vai fazer um desconto no combustível quando ver esta história.
      Loooooooool

      Em breve vão cobrar por litros e por kms. Ah Espere. Isso já fazem.

    • Toni da Adega says:

      Falas em dar ratada aos outros e depois andas com um civic . Ao menos que fosse um carro decente

    • Bruno says:

      Meu caro, isto aqui que escreveu só revela a imaturidade que aparentemente apresenta.
      Vamos a factos:
      “Podem atropelar pessoas devido a pouco ruído sonoro”: dependendo dos carros elétricos, temos carros já que fazem um barulho de referência, mesmo para evitar esse tipo de situações. Ainda não são todos, é verdade, mas para lá caminhamos. Temos até proposta da nível europeu para padronizar tal. Causa mais acidentes a imprudência e “adrenalina” do ser humano, do que propriamente essas situações.

      “Ainda a dias dei uma datada com o meu Honda Civic eg9 vtec a um Zoe. Até se assustou!”: não sei, não entendo, mas quando se tem um carro (digo eu) não o é para “testar” aos limites, ainda por forma a provocar um acidente (dependendo da localização e fatores). Se eu quero testar um carro aos limites, acho até melhor retirar-me para uma pista só para esse efeito. Mas isso sou eu, que prefiro andar dentro dos limites, e sem querer chatear ou afetar os outros.

      “Carros irritantes, mal fazem barulho parece uma bicicleta não tem piada conduzir assim.” Eu prefiro mais um carro que me dê confiança, prazer e segurança a conduzir do que um carro para espetáculo alheio. Se eu quiser ver tal tipo de coisas, mais uma vez, vou a um sitio destinado a tal. Agora, eu não vou entrar por exemplo dentro da empresa onde trabalho com um carro para espetáculo, nem pensar sequer… primeiro porque nem me deixam, logo aí já nem se pensa no resto.

      “Maior scam de sempre. Só os pro-vax a que caem nessas tretas dos ambientalistas.”: e lá vamos misturar batatas com cebolas. Tenho gente que não quis vacinar-se, e que prefere conduzir elétricos e acredita no “scam ambientalista”. Só não vê quem não quer, temos vários cientistas que já nos provaram que as alterações climáticas estão a acontecer, e que nada estamos a fazer para alterar isso. E infelizmente até já afetam pessoas próximas que conheço. E espero também uma coisa, que as decisões, burrices e atitudes dos que vivem hoje não afetem muito a geração futura pelo lado mau.

    • o Abreu says:

      Deves ter o autocolante “type R” hahaha!
      um dia quando cresceres pode ser que deixes de ser azeiteiro, mas por enquanto és um!

      Já agora de arranque levas uma ratadinha de um Zoe a brincar

  3. Ze says:

    Por enquanto…quando e se se normalizar os carros serem a maioria electricos, vamos todos pagar quer tenham quer nao tenham carros electricos.

  4. Adeus says:

    Eles agora só estão a oferecer um rebuçadinho. Depois quando a malta já não viver sem carros eléctricos acredito que o preço aos 100km seja bem mais caro que a gasolina

    • paulo g. says:

      O preço será sempre o preço da eletricidade, desde que o carregues em casa, ou um pouco menos se tiveres painéis solares.
      No carregamento nos postos isso sim, já se nota a mamata.

      • Manuel da Rocha says:

        Basicamente pagando 650000 euros por uma vivenda que já tenha painéis e se carregar durante o dia (boa, trabalhadores depois das 21 ás 6 da manhã, poupam muito dinheiro, o problema são as pestes que trabalhem de dia e tenham de pagar 300 euros mensais para carregar os carros de noite).
        Os que vivam em prédios, arrotam 4 milhões de euros e um seguro de 15000 euros anual, para terem estações de carregamento, no parque, em frente ao edifício.

    • SPr says:

      Eles vão introduzir electricidade por Km… A menos que seja nas vossas casas.

      Esta gente pensa que o carregamento vai ser sempre a borla… E pensa que não vai haver limites.

      Mal sabem eles que quando introduzirem o carregamento por Km.. Logo logo mudam de ideias.

      Guess what? Vais pagar e vais te calar.

      Maior burla no mercado é os eléctricos. Uns amam.. Outros vão deixar de amar quando a bateria e todo o sistema eléctrico se avariar.

      A conta vai ser barata mais barata que os carros a combustão sem muita electricidade. Vidros manuais.

      A malta vai abrir os olhos aos poucos. Gosto é de dar ratadas a Zoe e ate faço questão de rir…

      Um amigo (com Seat Ibiza) meu quando vê um Zoe, mete-se a frente os tais “fumarentos” e já la foi o eléctrico entupe tudo filtros etc..

      • Alexandre says:

        Comentário de alguém que não tem qualquer informação. já que gostas de velocidade vou-te dar um belo exemplo. um corsa-E que faz 0-100 em cerca de 8 segundos custa 30 mil. Agora por esse preço arranja lá um carro automático a gasolina pelo mesmo preço

    • RC says:

      Portanto você e outros teimosos é que vão sofrer.

  5. Migas says:

    Mas afinal de contas é mais barato 46% como diz no título ou entre 54% a 72% como diz no texto?

  6. Profeta says:

    Venham chalupas, gosto de ver sempre o vosso comentáerio sobre estes temas

  7. Black Russian says:

    É, e um elétrico “decente” novo custa o dobro de um carro “normal” a gasolina……….

  8. Memória says:

    Os velhos do Restelo são sempre contra qualquer mudança. Daqui a 5-10 anos vamos todos olhar para trás e rir. Isto é algo que sempre houve e vai haver, pessoas que têm medo do progresso e neste caso é a conversão de veículos elétricos.

    • Manuel da Rocha says:

      Em 1997, o GPL era o “combustível do século XXI”. Os promotores anunciavam “1000 milhões de automóveis circularão a GPL em 2010, por 10% do preço dos combustíveis comuns, na Europa”.
      Onde anda o GPL? Pois, a memória tem destas coisas, parece tudo muita bom, no presente, depois esfuma-se.

      • RC says:

        É idêntico aos promotores do hidrogénio, desde os anos 60 que dizem que é o futuro, onde ele anda ? porque onde neste momento só deixa dissabores…

        • AR says:

          Tu falas como só agora descobriram os carros a bateria, mas lamento desiludir-te, eles aparecem como Jesus pela altura dá Páscoa e tornam a desaparecer.
          Deves achar que eles já não andaram por aqui.
          Em fim só te lembras do que te dá jeito.

          • RC says:

            Estes como os conhecemos só apareceram há 10 anos, quem fizer comparações com início do século, também gostava de ver carros com motor a gasolina agora a andar tambem eles do início do século. Eu sei que existem, mas não têm nada a ver e não passam dos 50.

            Essa dos carros já morreram não sei quantas vezes é mesmo só para rir, porque quando pergunto quais vezes foram ninguém responde.

          • AR says:

            Ora aqui tens não quero que te falte nada.

            https://0aos100.pt/pt/447/renault-elektro-clio-um-eletrico-antes-do-seu-tempo

            Espera não deve ter resultado porque em casa das pessoas não havia tomadas elétricas.

            O que quero dizer deixem os cientistas trabalhar em atingir emissões zero e não só se focar em baterias.
            E se o hidrogénio ainda não é 100% viável pode vir a ser num futuro próximo, exatamente como os carros a bateria não o eram a uns anos a trás e agora podem vir a ser.

          • RC says:

            Chegou antes do seu tempo, não leu ?

            Por acaso conheço cá um desses e está a andar. Eu tenho 2 Peugeots da mesma altura e a funcionar, veja bem como são as coisas .

            Enfim, finalmente chegou o tempo deles.

            Olhe para que com o hidrogénio aconteceu o mesmo:

            https://www.hydrogencarsnow.com/index.php/gm-electrovan/

            Olha mais uns quantos:

            https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_fuel_cell_vehicles

            Olha os a combustão:

            https://en.m.wikipedia.org/wiki/List_of_hydrogen_internal_combustion_engine_vehicles

            Se falharam foi pelo mesmo motivo, não eram viáveis, sendo assim morte a eles todos, já que segundo você nenhuma tecnologia testada no passado e sem sucesso pode permanecer no futuro.

            Mas de são tão bons porque não compra 1, no mobile de tem lá em segunda com menos de 3 anos e a menos de metade do preço, e se for para os EUA então até por menos de 10 mil dólares os arranja.
            Os coitados dos donos andam desesperados com eles, morte a eles também.

            https://youtu.be/7MEnKFFQKBg

        • AR says:

          Agora tens dois Peugeot, olha agora a sério, eu minto e não minto tanto. Só das tiros no pés.
          Já percebi que és um troll que para aqui anda e deves ganhar ao comentário.

          • RC says:

            Sim, é verdade , nao é bem meu, mas mora mora na casa, é do meu irmão, por vezes não o conto.

            Se quiser mando fotos , ou então podemos marcar um encontro para os ver.

            E você ganha ? Diga me como, também quero, se bem que eu defendo que devia haver imposto por comentario, assim evitava-se tanto disparate que anda aqui. 😀

          • AR says:

            Pois claro que são, até ao momento nunca mencionastes os carros que te mostrei, e de repente porque falei já saibas quais eram e que até conheces alguém que tem um, que conveniente.
            Não digo mais nada.
            Bom feriado.

          • RC says:

            Então fazemos umas apostas, que quer apostar ?
            Um almoço? Um carro.

            É como bónus ainda lhe mostro um citroen saxo electric de 2000.

      • Vitolas says:

        Para mim e para tantos outros é o combustível do seculo com certeza, enquanto andam os fumarentos a ter quase que vender um rim para pagar um litro de gasóleo a quase 2€ eu gasto 0.90€ em gás, e já lá vão mais de 200 mil km e pasme-se, ainda não rebentou e muito menos a carteira.

  9. Bernardo duro says:

    Querem carro a combustão vão para a Rússia ou Arábia Saudita..

  10. Mike klero says:

    Esta é uma análise parcial e, portanto, enganadora. Um carro elétrico “consome menos” (em euros) que um carro a gasóleo ou a gasolina e será ainda mais barato “atestar” o carro em casa do que num posto público de abastecimento. Vamos aceitar os valores acima indicados como verdadeiro. Mas de que servem estes valores se não tivermos em conta a diferença do custo de aquisição de um carro a gasolina e um carro elétrico, ambos da mesma marca e modelo. Quantos quilómetros seria necessário fazer para, considerando todos estes custos – aquisição, tipo de carregamento, manutenção – chegarmos à situação de gastar menos com o elétrico do que com o carro a gasolina ou a gasóleo. Aí sim, a notícia podia ter algum interesse.

    • Vítor M. says:

      Há aí variáveis que são comuns a qualquer carro, portanto, não faz sentido estar a chamar essas variáveis à equação quando não são exclusivas dos elétricos. Aquisição? Os térmicos são de borla? Manutenção? Os elétricos têm substancialmente menos manutenção. É outra mais valia. Depois a análise sentar-se no custo efetivo.

    • Hugo says:

      A análise é muito básica. És tu que te estás a tentar enganar.

    • RC says:

      A notícia veio desmistificar o bicho papão que andava por aí que carregar fora de casa era mais caro que combustíveis.

      Se um carro eléctrico é mais caro, ele também vale mais. Existem muitas contas a fazer e no final cada um que decida o que quer. Liberdade acima de tudo.

      • Das Caldas says:

        Continua a haver a possibilidade de, entre nós, se ter um carro com motor térmico cujo custo em consumo de combustível é inferior a 46% do carro a gasolina e agora ainda mais ao do gasóleo. É verdade que os custo com a manutenção de um automóvel eléctrico são menores, mas não é menos verdade que ainda não são tão menores assim a ponto de virem a compensar a diferença do preço de aquisição. Posto isto e somando o facto de o elétrico não ser uma solução tão limpa quanto muita publicidade quer fazer crer, as limitações em autonomia, o tempo de carregamento e outros inconvenientes, não vejo razão racional para aderir à moda do eléctrico e esperar por outra mais susceptível de vir a ser solução para ficar, coisa que não acredito acontecer, de forma generalizada, com os eléctricos, a não ser para nichos de utilizadores previsíveis e rotineiros.

        • luis says:

          podes ter razao em algumas coisas, mas se calhar tens de fazer melhor as contas para tirares conclusões. Não consegues em nenhum carro com motor térmico, fazer 240km com 5€. Não há nenhum eletrico a custar o dobro dos com motor termico. No caso do twingo a diferenca são de 14K para 25K.
          As pessoas têm medo da bateria mas já há empresas que as reparam ate porque na maioria das vezes é um modulo que se estraga. E com menos de 1000€ resolves o problema.
          Em termos de contas e só em combustivel, no meu clio 1.2 de 98 a gasolina gasto 110€ para atestar e fazer 600km na super poupança (na cidade) enquanto que no dacia spring da minha mulher gasto nesses mesmo 600km menos de 13€. Se pegares nos 110€ para um tanque do clio andas no spring 2112km.
          Como costumo gastar 1 tanque por mês, são no total 1320€ de gasolina para 7200km. Nesses mesmos 7200km, no dacia gastaria 375€. são 1000€ por ano (ao preço atual dos combustiveis e eletricidade). Ou seja, no final da garantia da bateria (8 anos) “guardei” os 8k que dizem que custa a bateria.
          Estas contas são só para combustiveis. O eletrico por enquanto nao paga iuc e as revisões são quase inexistentes.

        • RC says:

          O eléctrico é que fica 46% mais barato e não o a gasolina.

          O eléctrico é atualmente o mais limpo, tenho em conta já tecnologias como hidrogénios e combustíveis sintéticos, e também a mais barata, se discorda apresente os seus dados com tudo incluído tal como os dados que vou deixar em baixo. De ambientalistas e cientistas e nao de pseudo-ambientalistas de Facebook, como é costume ser referido quando vêm com essa conversa.

          Então e outra nao é moda porquê? O diesel nos ligeiros tambem foi uma moda.

          Esperar por uma que já se sabe que é mais cara e mais poluidor a e no fim gasta mais energia para fazer o mesmo ?

          Quais são então ?

          https://theicct.org/sites/default/files/publications/Global-LCA-passenger-cars-jul2021_0.pdf

          https://www.transportenvironment.org/discover/magic-green-fuels-why-synthetic-fuels-in-cars-will-not-solve-europes-pollution-problems/

          https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1364032122000867

    • Toni da Adega says:

      A diferença de preço depende da marca. Um Dacia eléctrico custa mais 3.000€ que a versão a combustão. Não é uma diferença enorme. Mesma diferença de preço entre um a gasolina e a gasóleo

    • Daniel says:

      Concordo.
      Comprei em 2020 um Peugeot 2008 novo, quando fui ver o carro pela peimreira vez, a primeirca oisa que o vendedor da Peugot me perguntou foi quandot qulimetros fazia por ano. Ao responder menos de 10mil a primeira coisa que ele dise foi:
      “Nem sequer lhe vou mostrar a versão electrica”
      Comprei o medelo 2008 GTline com quase todos os extras, se tivesse escolhido o mesmo com os memso extras electrico, custava mais 12mil euros.
      Estamos no fim de 2022 e fiz ouco mais de 15mil Km com o carro e mesmo com a gasolina a 2€/litro a diferenceça dos 12mil euros chega para o tempo que tencion ter o carro.
      É um facto que um carro com motorização termica tem manutenção… sim é verdade, e electrico não?
      Não gasta peneus?
      Não gasta fluido de travões?
      Não precisa dos filtors do AC mudados e o gás recareegado?
      E as reparações e peças de substituição são todas mais baratas que as dos outros carros?

      Se falarmos da Tesla, onde estão as possibilidades de obter peças de concorrencia ou experiemntem fazer reparações em oficinas não autorizadas.
      Experimentem as trocar partes com componentes electrónicos até com peças de carros abatidos, vejam o resultado e o que a Tesla tem a dizer o assunto assunto?

      Lembrem-se que com a Tesla, não estão a comprar um carro, estão comprar um pacote de serviços que trás de oferta um harware, que na realidade não vos pertence, ao qual vulgarmente nós chamamos veiculo automovél.

      • RC says:

        Sim, algumas desses peças leva igual, por isso não se contabilizarem em comparações.

        No caso dos módulos electrónicos o seu carro é igual, ou pensa que troca um módulo e ele fica a funcionar ?

        Existe mais conhecimento de teslas fora da marca cá em Portugal que em alguns países, sei do que falo e posso dar lhe os contactos, e sim trabalham em toda a sua electrónica e até fazem alterações, tal como fazem em outras marcas de eléctricos. Dou um exemplo, eu tenho uma carrinha peugeot partner com uma bateria de um tesla. Em breve terá também um motor tesla.

        Existem já muitas oficias fora das marcas a mexer neles.

        No campo do compensar concordo consigo, se as pessoas acham que não compensa ou por outra razão qualquer, nao devem comprar.

  11. Nuno Fernandes says:

    O real custo depende do valor pago por kWh que varia imenso! Títulos sensacionalista e percentagens para inglês ver é só induzir em erro. É que não vejo como chegaram a essas contas mas pronto… Só cai quem quer

  12. Carlos Silva says:

    Toda a gente fala que é os carroa eléctricos sao mais economicos.Todos em coro salientam o que os governos não só nacionais como europeus divulgam ,ok muito bem.Fica mais económicos. Mas pergunto eu…a quem aproveita?Aos que tem o previlegio de terem condições habitações para carregar em casa o pó pó ,os que compram em nome da empresa,seja ela pequens,média, grande e. Inclusive empresarios em nome individual.Nada contra estes,mas aquantidade de Teslas que vemos na estrada,nao condiz com o nivel economico financeiro,deste país. E acabo perguntando aos que( de) nos governam se por acaso já é obrigatorio os predios de habitação terem condições para cada proprietário ou inquilino poder carregar os carros.Confesso que ignoro se já tem ou não. Até lá vamo-nos entretendo a discutir o basico esquecendo o essencial.Nao há-de o Elon Musk
    .

  13. Secadegas says:

    Não desgosto dos VE, mas o tempo de carga é o que não dá. Como não tenho vivenda, quinta ou garagem para poder carregar e estar dependente de postos públicos que muitas vezes não funcionam não dá. Nem vou falar de fazer uma viagem longa onde se corre o risco de ficar sem bateria (nem vou mencionar o tempo que demora a carregar) e o carregador mais perto está avariado, como já me aconteceu.

  14. AlexS says:

    Nada especifica sobre os modelos feito para comparação, os carros a gasolina variam substancialmente o consumo, e até pelo modo de conduzir. O mesmo para os eletricos.

    E claro a fonte é tudo menos independente. Por isso sem dados isto é mais “public relations”.

  15. Jorge Magalhaes says:

    Façam a viagem Lisboa-Braga todos os dias, com pressa, como eu e depois digam-me se querem um elétrico. Carreguem o popó num carregador rápido em numa área de serviço e depois digam-me quanto pagam…já para não falar de ter de estar na fila para ter acesso ao tal posto de carregamento ultra rápido. Se viverem em moradias ainda consigo vislumbrar alguma vantagem, agora os que vivem em apartamentos, nomeadamente sem garagem, deus me livre! Se 50% dos carros de uma cidade como o Porto fossem elétricos, não haveria rede elétrica que aguentasse esses tais postos de carregamento de 22kw

    • RC says:

      Voce faz todos os dias Braga Lisboa ?

      Estar em filas ?

      Eu gasto 5 a 6 euros por cada 100 kms se fosse de Lisboa a Braga todos os dias, carregava apenas 20 % pelo caminho, menos de 10 minutos e assim já chega lá, gastava pra aí uns 4 a 5 euros pela carga, a carga restante fazia em casa ou na empresa onde por menos 7 a 8 euros também a fazia , portanto cada 300 kms, provavelmente não chegava aos 12 euros.

      A sério que ainda anda com uma combustão a largar dinheiro dessa maneira ?

      • Jorge Magalhães says:

        Pois é, somos 4 pessoas no carro é vamos nunca a menos de 140 kmh.

      • Manuel da Rocha says:

        ROTFL!!! O Seu carro anda bem. 20% para fazer 150km? Isso é para rir. Vá a 100 que vai ver o carro a andar a 20kmh quando chegar aos 60km e a bateria entrar na “danger zone” e exigir que seja recarregado.
        E com 2 a 3 pontos, em cada bomba, 160000 carros, imagine lá se será fácil encontrar um ponto livre mesmo que 3% dos carros sejam eléctricos para carregar em 10 minutos.

        • RC says:

          Onde é que foi buscar os 20% ? não sabe que sai de Lisboa com 100% que carregou durante o tempo que esteve a dormir ?

          Só preciso no máximo de 20% pelo caminho para fazer o resto do caminho.

          Quando não se pesca nada do assunto e só se inventa sai disto.

          È isso, o seu imaginar é que é muito forte.

    • frango assado says:

      já ouviste falar em avioes? saia.te mais barato e “mais rapido”. ate alpha saia.te mais barato e podias trabalhar pelo caminho, ler um livro, aprender alguma coisa ou melhor ainda nanar.

      • Jose Lapao says:

        +1
        Existem transportes públicos para isso.
        Aliás andar em excesso de velocidade além de dar multa, põe em risco a sua vida assim como a dos outros utentes da via.

        Mais se vai de Braga para Lisboa todos os dias pressupõe se que volte para Braga todos os dias, já pensou vir morar para Lisboa ou mais perto, teria muito mais qualidade vida, pois teria menos stress, é que mais de 700km todos os dias e mais de 6 horas de viagem todos os dias deve de ser duro, espero que não tenha nenhum acidente na estrada, mas se tiver a culpa é toda sua.

    • Toni da Adega says:

      Lisboa-Braga todos os dias. Supondo que é ida e volta. Dá no mínimo 100€ de despesas e gasta-se 6h horas por dia.
      Isso daria mais de 3.000€ por mês.
      Isso é que é dar uso a um carro.

  16. RuiCenas says:

    Não se paga ISV nem IUC…para já! Eles (políticos, qualquer que seja) vão inventar uma desculpa qualquer e mais cedo ou mais tarde irão aplicar esses impostos! Aguardem! Fica aqui escrito. Até vou tirar print desta mensagem!
    Nada contra os veículos eléctricos até porque o meu próximo automóvel será eléctrico.

  17. Alex says:

    Esta notícia vale o que vale.
    Cada um tem de fazer as suas contas e saber o que lhe é mais favorável e não entrar em clubites só porque sim.
    Há muita desinformação tanto para os carros elétricos como para os de combustão, na sequência dessa mesma clubite.
    Posso partilhar o meu exemplo: tenho um Civic 1.6 i-dtec há 8,5 anos e 90% das médias que faço ronda os 4,5 l/100km por depósito. Comprei-o novo a “pronto” e neste momento com todas as despesas que tive com ele está-me por 300€/mês, sem contar com o combustível.
    Conseguem arranjar um VE equivalente para competir com estes valores?
    Agradeço as vossas opiniões.

    • RC says:

      Quantos kms faz por mês ?

      • Jorge Magalhães says:

        Eu faço 200000 por ano Audi A4 tdi.2 en 2 anos 1 novo

      • Alex says:

        Entre 1200 a 1500 km/mês.

        • RC says:

          Pois a fazer isso não lhe compensa, apenas se tiver de trocar.

          • PTO says:

            Fiquei curioso., até porque faço a mesma média de kms mensais.
            Porque não compensa?
            Não ficava mais barato que abastecer a gasolina se o VE fosse carregado em casa?

          • RC says:

            Já sabe a resposta, porque o ve ainda é mais caro, a mesma coisa que acontece com um diesel vs gasolina, ou acontecia, porque o gasóleo agora é mais caro.

            Mas há outras contas que também é preciso fazer.

          • PTO says:

            Por acaso não sei qual o custo normal de carregar um VE em casa, nunca tive nenhum nem conheço ninguém que tenha. De qualquer forma, sendo cerca de 46% mais barato que atestar um carro a gasóleo, a poupança mensal deve ser considerável, mesmo para quem só faz cerca de 1500 kms por mês.

            Por exemplo, eu ainda ontem atestei o meu corolla e gastei 96 euros, que me vão dar para cerca de 875 kms. Tenho impressão que se calhar conseguiria fazer esses mesmos kms por metade desse valor se fosse um VE.

            Estará aproximada da realidade, esta minha suposição?

          • RC says:

            46% mais barato quando carregado nos postos públicos.

            Em cada é simples, multiplique o valor do kwh pelo consumo médio do carro, se medir o consumo fora do carro, tudo certo, se se basear pelo consumo mostrado no carro adicione 10% para as percas em carga.

            A média para um carro familiar anda nos 15 kwh, media em Portugal de 16.9 kwh.

          • Jose Lapao says:

            @PTO 1500km mensais dependendo do consumo do carro custa cerca de 32€ carregando em casa. Vou dar o meu exemplo, pago o kWh a 0.0980€+IVA, tento o carro um consumo de 17,5kWh/100km os 1500 daria 262,5kWh de consumo (15×17,5=262,5) ou 262,5 x 0,121=31,64€.
            Mas isto depende do consumo do carro, em em cidade faço 14,5kWh/100, mas em estrada faço 16kWh/100, estou a colocar os 17,5 que é o valor dado pelo fabricante, mas sempre mais barato que os fósseis, carregando sempre em casa.

          • PTO says:

            Obrigado pelas vossas explicações.

    • frango assado says:

      so te esqueces que ha 8 anos atras os carros eram mais baratos…ja ouviste falar em inflacao e subida de preços? em 2019 o teu carro custava 35mil euros….ke estraga logo as tuas contas de bot.
      comparar um carro de ha 8 anos com um novo de agora é piada.

    • frango assado says:

      se achas ke fizeste boa compra e keres brincar as contas de bot:
      o meu volvo c 30 1.6 D momentum 2010, consome 4.0 a 4.2 em estrada 110-130kms. nacional 3.8-4.0 80-90kms. cidade 5.4 a nao me preocupar com o acelerador. com as contas todas do custo do carro, manutencao, e peças que troquei. fica.me a 222 euros por mes e aposto ke ha bem melhores ke o meu nessas contas 😉 o teu perde em TUDO vs meu.

      • Alex says:

        O meu caso é um bom exemplo quando comparado com por ex. um Nissan Leaf ou outro equivalente com a mesma idade.
        Mesmo assim a fórmula continua válida para comparações entre carros de combustão interna vs VEs para carros novos.

  18. Jorge Roque says:

    Estudos feitos por uma empresa do sector eléctrico não são sérios. Devia levar em conta o diferencial de preço na compra, e o valor da retoma com a bateria sem autonomia inicial,mesmo partindo do princípio que não é necessário trocar a dita.

  19. sómaisum says:

    Se 100km eletrico é 46% + barato que a gasolina, e, no meu caso pelo menos, o meu é 50% mais barato que gasolina (GPL), ipso facto, o meu é mais barato que um elétrico. A maneira como se escreve/interpreta noticias é metade da vigarice 😀
    Custos de R&D à parte, continuo a achar que o custo de 1 carro eletrico vs 1 carro a combustão, na realidade o carro eletrico tem um custo muito superior, tendo em conta todos os materiais necessarios para baterias e assim….

  20. Jose Tuga says:

    A GPL é metade, o kit custa cerca 1.700€, donde é muito mais barato, e amortiza-se o investimento muito mais rápido, comparativamente aos custos de aquisição de um carro elétrico.

    Obviamente, isto, porque, os nossos “queridos Governantes (…)” continuam a tornar proibitivos o custo de importação de viaturas…..

  21. Jose Lapao says:

    Gasolina, Gasóleo GPL, Sintéticos, etc, etc, quer queiramos quer não estamos nas mãos dos governantes, e eles neste momento querem tudo a andar elétrico.
    Tenho carro elétrico, e digo ambiente a parte e para a minha vida compensa em tudo, muito mais barato que qualquer outro combustível, pois ao carregar em casa e em 80% usando painéis solares fica mesmo em conta.

    Mais num veículo a combustível fósseis estou dependente do posto de abastecimento, e do preço que eles querem praticar, mais a UE á qual nos pertencemos quer abolir o consumo de petróleo e gás russo, isso é um passo para a abolição total, e depois onde vou eu buscar o Gasóleo, a Gasolina, o GPL, ou mesmo os sintéticos? A eletricidade sempre posso produzir em casa com painéis ou eólicas.

    Lembram se há uns anos em que os combustíveis quase acabaram nos postos por todo o país, bem os elétricos esse não tiveram esse problema, neste momento pode haver problemas no abastecimento da energia elétrica é verdade, mas eu precavime ao ter painéis solares e bateria em casa estou um pouco mais seguro.

    Vão dizer deve ser rico o gajo, mas por acaso não sou, vivo no alentejo de um ordenado digamos que normal, canalizei foi os meus investimentos para coisas que achei essenciais para o meu futuro e não em viagens caras, ou jogos de futebol, e essas coisas. Cada um pensa por sim, e faz o que acha que deve de fazer, seguindo as regras dos que nos (des)governam.

    • RC says:

      Nem mais, penso da mesma maneira. 🙂

    • Manuel da Rocha says:

      O investimento de 80000 euros para cima, que fez em painéis e baterias também adiciona ao preço do automóvel.
      Já pensou que usar 9830000kwh para estarem a carregar automóveis (e já esquecendo que você vai ter de comprar novas baterias para sua casa, ao fim de 12 anos) vai afundar as redes eléctricas?
      É tudo muito lindo até crescer ao nível que começa a exigir potências muitíssimo superiores, para os “carregamentos rápidos”, que as redes vão demorar 30 a 70 anos a conseguir suportar. A UE não está a pensar nisso… ou até estará. Por isso vão permitir que a França e Alemanha instalem até 180 novos reactores nucleares, até 2050.

    • somaisum says:

      Tas sempre nas mãos dos governantes.. quando/se acabar com combustíveis fósseis, em vez de pagares a taxa sobre isso, pagas sobre tudo e mais alguma coisa. Produzes a tua energia? Eles arranjam maneira de te tributar isso, nem que seja da mesma maneira que te calculam o IMI da casa… tens painéis? Incha aí mais no IMI. Tens produção própria, e injectas o resto na rede? Eles vendem-na na mesma

      • RC says:

        Arranjam ? também queriam arranjar isso em Espanha com o imposto do Sol e simplesmente foram ridicularizados, tanto que nem chegaram à parte de criar a lei.

        Epá, viver neste mundo é um inferno. LOOOOL

  22. Mapril says:

    Ponham os impostos sobre a eletricidade idênticos aos da gasolina (+ de 60%), e logo veremos se os elétricos ainda são mais económicos… E num futuro em que tudo seja eléctrico, aonde irão os governos sacar o valor dos impostos perdidos?

    • Manuel da Rocha says:

      Com a generalização, os impostos vão ficar iguais aos a combustão.
      O maior problema é as grelhas energéticas, que não estão dimensionadas para os carregadores rápidos.
      Vai ser preciso separar quem possuí vivendas e podem instalar carregadores (9,6kva para cima), dos carregadores das bombas. Nalgumas cidades, será impossível ter os carregadores rápidos na maioria dos locais, pois a rede energética não aguenta.
      O mesmo para zonas mais rurais, onde a tensão é baixa, instalar um carregador pode deixar com 20 casas sem electricidade.

      • RC says:

        Vão? Looool

        Não existe instalação de 9.6 kva , nem ninguém precisa disso, a não ser que faça 500 kms dia.

        Ena que problema. Vai ser o inferno, vamos todos voltar às cavernas. Loool

    • RC says:

      São quase idênticos.

      Para que querem os valores para algo que lhes dá menos despesa ? sabe que os impostos são cobrados para pagar despesa, certo ?

  23. Marco A says:

    Boa tarde.
    Gostaria de ver alguns comentários a irem ao encontro da notícia, mas infelizmente anda por aqui muitas pessoas mal informadas. Sim, tenho um carro elétrico e ao precisar de trocar de carro (tinha um carro a diesel), não pensei duas vezes em comprar um elétrico.
    Vamos aos números. Em setembro fiz +ou- 3000kms. Caso tivesse o carro a diesel, cada depósito daria para +ou- 750kms, ou seja, iria encher 4 depósitos num mês, não sei bem os preços, mas talvez pagasse mais 90€ para encher com 50 litros, então temos 4×90=360€. Para estes mesmos kms, gastei 41,60€ a carregar o meu carro (em casa). Diferença por mês, 318.40€, por ano 3820.80€, em 8 anos(garantia da bateria( 30566,40€). A juntar a isto, recebi 4000€ do fundo ambiental e as revisões são menos frequentes e mais baratas, ainda poupo 185€ (em 8 anos são 1480€) no imposto de circulação. Será está a análise que precisavam? Obrigado e pplware…parabéns pelo vosso trabalho!

    • Mapril says:

      Cada caso é um caso e depende muito dos Km percorridos por ano. Recentemente comprei um Peugeot 208, e antes de comprar fiz a comparação dos custos energéticos contra a versão elétrica do mesmo modelo. Considerei os consumos médios indicados pelo fabricante para ambos os modelos e considerei o preço da eletricidade a 0,18€/KWh, e o preço da gasolina a 2.00€ (era o preço a que estava nessa altura). Constatei que, se fizesse 10.000Km/ano precisaria de quase 16 anos para amortizar a diferença de preços (o modelo elétrico custava mais 10.000€). Optei pela versão a gasolina.

      • Marco Antunes says:

        Boa tarde. Concordo plenamente, o investimento num carro elétrico compensa se fizer mais kms, por exemplo, no meu caso compensa, faço muitos kms por ano, comprei o carro em abril e já tenho praticamente 15000kms feitos.

      • Marco Antunes says:

        Esqueci-me de referir que carrego praticamente sempre no período de Vazio (0,05€/kwh+Iva) e por vezes, mas raramente, Fora do Vazio (0,07€+Iva). Estes valores estão a ser praticados pela Iberdrola, desceram em Setembro, pagava respetivamente (0,08€+IVA e 0,10+IVA).

  24. PorcoDoPunjab says:

    Eu já disse aqui, sobre este mesmo assunto, e sem querer chatear quem quer ou tem eléctricos, que esta coisa de um carro eléctrico pagar menos ou nenhuns impostos, isto é para acabar.
    Neste momento está assim porque o número é reduzido.
    Quando forem em número substancial e em que se comece a notar a queda da receita via ISP o Estado vai buscar esse dinheiro ou ainda mais, aos eléctricos.
    Como? Mas eu carrego em casa com painéis solares, nunca me vão chular com impostos, dizem alguns.
    Mas que cambada de sonsos e de ingénuos que vcs são.
    Mas alguém pensa que a chularia que nos desgoverna vai ficar sem receita dos popós, que até são a galinha dos ovos de ouro?
    É muito simples, e isto sem pensar muito, mete se um iuc avultado e pronto.
    Quer ande quer não ande a receita do Estado vai lá cair…
    Nunca subestimem a capacidade desta cambada em criar impostos .
    Tudo o que mexe leva imposto…
    Metam isso na cabeça.
    Ai e tal não podem fazer isso.
    Não podem porquê e quem vai impedir?
    Se não forem por um lado vão pelo outro.

    PorcoDoPunjab, o encantador de burros

    • RC says:

      Então e depois? Que mossa faz 40 ou 50 euros por ano ?

      • Mapril says:

        não é 50€, é + de 60% de impostos sobre os combustíveis fósseis, o que dá uma receita brutal de que os governos não irão prescindir

      • PorcoDoPunjab says:

        RC, 40 ou 50 euros por ano, refere-se a quê?
        Ao IUC que falei?
        Mas vc acha que essa quadrilha que nos desgoverna alguma vez vai meter IUC a 50 euros para carro algum?
        Leva com um IUC de vários milhares de euros e olha lá…
        Meta isto na cabeça, a receita que é obtida via ISP actualmente nos combustíveis fósseis será tb obtida ou aumentada quando for tudo eléctrico.
        Guarde isto que lhe estou a escrever….
        Ou então inventam mais um imposto noutra coisa qualquer.
        Uma coisa é certa, as centenas de milhões que o ISP dá ao estado terá sempre que ser obtido, de uma forma ou de outra.
        Olhe só para este brilhante exemplo, o IUC de um carro de antes de Julho de 2007 para um mais novo apenas um mês, dependendo do carro, a diferença poderá ser de muitas centenas de euros, muitas centenas, repito…
        Está a ver como com este truque o 44 foi buscar mais uns valentes milhões aos bolsos dos Tugas?
        Continue a sonhar, por enquanto não paga imposto.
        Já estou neste país vai fazer quase 60 anos.
        Sei bem a qualidade de gente que por cá temos, principalmente políticos…
        Não espere nada de bom dessa gente….

        PorcoDoPunjab, o encantador de burros

        • RC says:

          Ou dezenas de milhar, também temos por aqui alguém que compra painéis a 10x mais daquilo que custam, 1000 x mais de custo por carregadores,. ui, ainda nem viu os milhões que ele fala.

          LOOOL

          Então já que sabe tanto, para que serve essa receita ?

          Então se é assim tão facil porque não inventam mais impostos ? é só criar impostos, até podem criar impostos por cada letra que você e eu escrevemos aqui, PORQUE NÃO ?

          Pode, e porquê era assim para carros antes de 2007 ? porque quando os comprava já pagava parte do imposto, certo ? os fabricantes pediram uma baixa de impostos, eles repartiram o imposto, que é mais justo, assim os sucessivos donos do carro é que vão pagando, em vez de apenas 1 pagar.

          EU SOU A FAVOR PARA QUE SE CRIE UM IMPOSTO POR LETRA PELOS COMENTÁRIOS NO FACEBOOK, É QUE ASSIM ATÉ EVITAVAM DE ESCREVER TANTO.

          Nem o meu riso era tão grande

          LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

          • PorcoDoPunjab says:

            RC, não sei do que fala nem entendo onde quer chegar.
            Ainda acha que não há impostos suficientes?
            Quer mais? Eles criam mais uns já de rajada…
            Imaginação para isso não.lhes falta.
            Realmente querer acreditar que o Estado não vai esmifrar os eléctricos de impostos como esmifra os a combustão, é de pensar e repensar em que mundo é que vive.
            Espere aí que o estado vai perdoar as centenas de milhões que o ISP hes dá.
            É que é já a seguir…
            Se não paga de uma maneira paga de outra…
            Enfim, é o que temos…

          • RC says:

            Ah agora já há impostos suficientes ?

            Entao mas poda haver mais , porque não metem um imposto por ir à internet ? Afinal aprende-se muito, ou não, devia haver um imposto para isso. Conhecimento paga-se.

            Você é que acredita não eu, eu acho que devia ser na internet, já que também tem emissões na energia e nos componentes que são gastos.

        • RC says:

          Olhe, já agora, não sou eu que digo, é o FMI, que os carros a combustão estão ainda a ser incentivados, porque não pagam o que deviam.,

          Volto a repetir, as palavras são deles:

          https://www.imf.org/en/Topics/climate-change/energy-subsidies

        • Vitolas says:

          As pessoas tem memoria curta, os carros a GPL pagavam metade do IUC, até começar a existir muitos a andar, depois acabou a mama, agora recentemente o que fizeram aos híbridos e eles pensam na verdade absoluta deles que, nos tempos que correm não vão acabar por pagar como todos os outros. Pensam que descobriram a pólvora depois da guerra, são todos iluminados.

          • RC says:

            Porque chegaram à conclusão que as emissões são os idênticas aos a gasolina ou gasóleo, no caso dos híbridos a gasóleo.

            Pois vão pagar, no entanto não é isso que vai alterar muito o custo.

          • Jose Lapao says:

            Mas eu embora com carro elétrico nunca me iludi com isso, mas uma coisa é certo se tu comprares um carro a combustão começas logo a pagar eu com carro elétrico para já e friso para já não pago nada, quando começar a pagar pago como os outros, mas tu tens pago sempre. Essa é a verdade

  25. Nuno Jose Almeida says:

    E 50km poupa quanto?

  26. Jose Lapao says:

    80000 mil euros em painéis, o quê os seus painéis são de ouro, platina? Não entre os 5600kWh de painéis solares e 1,5kWk da eólica e a bateria de 10kWh gastei cerca de 11000€, o fundo ambiental deu-me 2500€, ou seja foram 8500€. A bateria dura muito mais que 12 anos, assim como o motor do seu carro a combustão dura mais que os 300000km anunciados, é tudo uma questão de cuidados com o equipamento.
    Como disse entre os painéis e a eólica tenho 7,2kWp mais que suficiente para a casa, de dia uso os painéis e a noite a eólica.

    Estou mais imune a falta de energia da rede, mas não isento claro.

    Essa história de recuperar investimento é uma coisa estranha, pois você quando comprou o seu carro a combustão, assim que saiu do stand desvalorizou logo uns 15%, depois por cada km que lhe coloca volta a desvalorizar, logo nunca recupera o valor investido, por que raio temos nós que recuperar o valor investido no veículo elétrico. Em relação aos painéis, baterias, eólicas, etc, ao colocar o dinheiro nesse tipo de produto, vou pagar menos na fatura da energia, ou até deixar de pagar, mas recuperar não claro que não, ou eventualmente pode demorar algum tempo até que seja neutro, mas se não o investir assim pago valores exorbitantes de energia, e combustíveis, o dinheiro no banco ou debaixo do colchão não “rende” como vocês dizem, e amanhã tenho um acidente, ou morro de ataque cardíaco, ou AVC e fica cá o dinheiro para quem?
    Assim vejo que o meu dinheiro está a ajudar a pagar menos de energia, em casa, e nas minhas viagens pois conduzir um elétrico é suave, silencioso e aqui no alentejo, pelas planícies ouve-se a natureza, ou seja qualidade de vida. A meu ver vale a pena investir os 8500€ nesta qualidade de vida, só não vejo onde foi buscar 80000€ em painéis, nem juntando os 35000€ do carro chega a esse valor, mas pronto as suas contas faz o senhor.

  27. somaisum says:

    Essa análise é parcialmente errada.. uma vez que assume os preços correntes durante 8 anos (não vão ser, e pode apostar o mindinho que a eletricidade será MUITO mais dispendioso que a alternativa). Dou-lhe um exemplo: eu (casal) tenho placa elétrica. A minha irmã (casal) tem gás natural. Enquanto tínhamos os dois gás, as facturas por curiosidade eram similares em torno de 35€/mês. Eu mudei para placa, e no início compensava, neste último ano a diferença é bem maior, e a gás compensava. quem lhe diz, que daqui a 2 anos, não está com 5x o custo elétrico, dada a necessidade energética?

    • Jose Lapao says:

      Bom para sim que pode ter gás natural, que vai acabar em breve, eu (casal) como você sempre tive vitro, termoacumulador, ar condicionado para o frio e salamandra para o calor e a minha fatura energética ao logo do ano nunca foi superior a 60€ mês, toda a vizinhança (casal) com estilo de vida semelhante só em energia elétrica tem 45€ depois mais o gas em garrafa (volto a frisar não há gás natural, artificial ou outro que não seja em garrafa que custa quase 40€ cada ou seja já vão 85€, ou seja já está mais cara que a minha, os preços da energia podem até aumentar muito, não digo que não, mas a minha produção solar chega e sobra para os meus gastos normais, e neste momento estou a vender o excesso ao preço do mercado ibérico, ou seja até pode variar muito, que eu sempre ganho algo, e pode se que no futuro com os ganhos possa comprar um Ferrari, quando estes forem elétricos claro

      • sómaisum says:

        Vai acabar em breve…? Defina isso em termos práticos pff : A sua factura ao longo do ano não é superior por causa dos paineis, correcto? 60€ + painéis, e o excesso que vende não lhe dará para comprar uma mariscada ao final do ano cheira-me… pena, mas…..
        Não tenho nada contra Eletrico (seja solar, eolico, maritimo, wtv), mas não gosto de palas nos olhos. Duvido que seja o futuro a longo prazo, até porque a destituição de MILHOES de automoveis a combustao por si só seria praticamente impedimento.Irá vir algo, seja sintetico ou alternativo, para motores a combustão, talvez adaptados ou algo do genero…

        • RC says:

          Destruição de carros porquê?

          No meu caso pagava 90 a 120 euros por mês e agora pago 12 a 28. Não vendo há rede, mas há quem tire bons ordenados com isso que já vi as faturas.

          Eu tenho bateria, logo armazeno, tudo ficou em pouco mais de 5000 euros.

          Também tenho palas nos olhos por ter algo que uso ?

        • Jose Lapao says:

          Eram 60€ antes dos painéis, pois deduzi que não terá painéis, o valor da venda sim não é muito são cerca de 10€/mês ou seja 120€ no final de um ano (valores médios), ou seja já paga 3,5 meses da tua fatura elétrica.
          Quanto ao acabar o gás, basta ver as notícias, que os carregamentos de GPL estão a atrasar ou mesmo a não chegar, seja eles por pipeline que sejam por barco, e visto que nós não temos extração de gás natural, eventualmente acaba certo.
          Quanto as alternativas tenho algumas dúvidas, não que não seja possível, mas porque os governantes de 27 países decidiram que depois de 2035 mais nenhum carro novo será vendido na Europa dos 27, e que depois de 2050 nenhum poderá circular, ou seja os fabricantes e o mercado vao se adaptar a isso e quer queiramos quer não teremos de aceitar, mas uma coisa é certa nada é dado como certo e só o futuro dirá, embora do que vejo esta-se a caminhar a passos largos.

    • RC says:

      Onde é que fizeram a analise durante 8 anos ?

      • sómaisum says:

        Questione por ai o porque, apenas peguei nos dados “fornecidos”. pelos vistos é a “media” de garantia de baterias. E bem sei que a garantia das baterias é qualquer coisa como 80 ou 70% do WLTP se a memoria na me falha, por tanto, na verdade não precisa de ser substituida. se bem que é mais barato substituir um motor a combustao que uma bateria..

        • Jose Lapao says:

          Mas esse motor só tem 1 ano de garantia certo, ou dois no máximo, mas tanto no motor a combustão como na bateria do elétrico não quer dizer que o motor só dure 300000km ou a bateria 8 anos, assim como a nossa esperança média de vida é de 80anos há por aí muita boa gente a morrer muito antes disso, ou seja a durabilidade e a garantia são coisas muito diferentes, enfim tenho amigos com BEV com mais de 9 anos, mais de 100000km e com 98% do dito WLTP, isso é tudo uma questão de cuidar ou não do equipamento, mas cada um sabe de si e escolhe o que acha que é melhor para si.
          Eu escolhi elétrico é mais eficiente, silencioso, suave na condução, e barato no dia a dia, há que escolha combustão menos eficiente, mais ruidoso, maior tropidacao na condução, além de mais caro no dia a dia, na grande maioria dos casos, mas volto a dizer cada sum sabe de si

        • RC says:

          Ah os jornalistas é que sabem quanto dura? Ok, quando tiver problemas com o meu vou ao jornal em vez de ir à oficina.

          Wltp ? Onde inventou isso ?

          É mais barato ? Então quanto custa um motor novo na marca ?já que vocês indicam sempre custos na marca.

          https://www.uve.pt/page/vida-das-baterias-veiculo-eletrico/

  28. PM says:

    HIDROGÉNIO JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ. Isso é que era, mas com preços que dê para comprar. Na Alemanha não falta desses carros.

  29. Infinity says:

    Mais barato? para quem? Um colega carregou o carro dele e pagou 6€ para uma autonomia de 30Km

    • Jose Lapao says:

      Para mim!!
      Com esses 6€ faço cerca de 400km.
      Esse valores indicam que ele usou um carregador da ionity, que custa 0,89€/kWh, eu carrego em casa a 0,12€/kWh a noite e de dia chega a ser gratuito por causa dos painéis solares, na rua usando o cartão da EDP e os postos do Lidl custa cerca de 20€ os 100% da bateria, para os 300km de autonomia real do meu veículo por isso eu com 6€ carregando em casa faço cerca de 400km

      • Infinity says:

        Certo, carro eletricos nunca vão dar para todos pois nem todos tem a facilidade de carregar em casa.

        • RC says:

          Nem todos os eléctricos são de carregar em casa.

          • Infinity says:

            Nem todos tem vivendas ou garagens

          • RC says:

            Por isso eu ter dito que nem todos os eléctricos são de carregar, há de abastecer.

          • Infinity says:

            @RC para mim electricos só a hidrogénio, mas até lá os lobbies não vão deixar.

          • RC says:

            Era desses que eu estava a falar.

            Os lobbies, esses é o que querem, assim você vai continuar a ir à bomba abastecer ao preço que eles querem vender.

            Já pode comprar, a toyota já o tem no site, e em segunda há bem baratinhos por essa Europa, 3 anos por metade do preço.

          • Infinity says:

            @RC enquanto não existir uma rede de posto de abastecimento em grande quantidade mais vale continuar com os carros a combustao. Só daqui a 10/15 anos é que isso vai mudar

          • RC says:

            È verdade, estranho na Califórnia ao fim de 18 anos ainda estar tudo muito mau, tendo em conta que têm apenas 14 mil carros.

            Se gastarem uns valentes milhares de euros, talvez consigam, já que cada bomba de abastecimento custa a modica quantia de 2.5 a 4 milhões de euros, é por isso que a Shell as fechou no Uk, porque não dão rentabilidade.

            Mas é bom saber que existe pessoal à espera delas. 😀

          • RC says:

            Só acho que nem todos têm dinheiro para um carro que custa bem mais que um electrico, quando dizem que não podem comprar electrico, e depois ainda se queixam que os carregamentos estão caros, quando os americanos andam a pagar 10x mais pelo hidrogénio.

            Enfim, é preciso é evolução e que a eletricidade baixe para o máximo de 5 cêntimos o kWh, senão esses não sobrevivem, mais uma vez.

    • RC says:

      Foi ? Como sabe que carregou para 30 kms ? Aparece na fatura ?

      O seu colega que venda o carro, porque ele não sabe usar, pegou na torneira e esteve a mandar a energia para o chão.

  30. José says:

    É tudo muito bom e barato mas…. mas… então e o Ministro a dizer que pode haver cortes na energia depois a malta carrega ao sol com paineis hahahaha

  31. PT says:

    Antes da subida do preço da electricidade tinha que fazer 100.000 km para começar a compensar comprar um carro electrico, agora com os preços atuais essa quantidade de km já deve ter subido.

  32. RC says:

    Então e de outra forma compensa em relação a quê ? Bicicleta ? Transportes públicos ?

    Já sei , mota…

  33. Figueiredo says:

    Tenho o Zoe há três anos, carrego o carro todos os dias em casa, tenho painéis fotovoltaicos, normalmente começa a carregar a partir dos primeiros raios de sol, moro na periferia, mas não faço mais de 50kms por dia, custos de manutenção (soft) baterias minhas, custo de recarga praticamente residual, os carros elétricos são apenas complicado para as oficinas, porque se forem massificados poderão levar muitas oficinas a despedir funcionários, penso que parte dai esta agressividade e contra informação sobre os carros elétricos, compreendo perfeitamente, porque também tenho um negocio e não gostaria de o ver ameaçado, cumprimentos para todos.

    • roberto says:

      quando o fores vender vais ver quanto vale .
      Os stands não vão estar interessados em ter veiculos electricos com baterias que já não são novas , quem compra tem de adicionar ao preço da compra a possibilidade de ter de substituir baterias logo esquece o negocio.
      eu falo por mim , carro a pilhas não faz parte dos meus projectos de compra.

  34. Filipe TT Figueira says:

    Rua com este RC dos comentários Pplware, é um favor que faziam a própria página em si!

  35. roberto says:

    Portanto o gajo que fez o estudo recebeu o carro electrico de borla.

  36. PJA says:

    O que se quer saber é se vai apostar numa rede extensa de pontos de carregamento com preços subsidiados para compensar o custo muito mais elevado dos BEV.
    A ideia que dá é que os responsáveis politicos têm outros interesses e não é o ambiente.
    Acrescento outra coisa, é nitido que os preços dos combustiveis estão manipulados de maneira a criar pressão sobre o cidadão.
    Ainda digo que acredito no aquecimento global, e que o BEV é o mais adequado devido a sua eficiencia enegética.

    • RC says:

      No geral não têm custo mais alto, porque o que gastou a mais acaba por amortizar, é o mesmo das impressoras, gasta mais na laser para ter uma impressão mais barata.

      Sobre os carregamentos, a ue já anunciou que quer uma rede de carga rápida com postos a cada 60 km e também existem incentivos para carregadores em condomínios.

      Manipulados ? Não era suposto serem estes a cuidar da vida deles ?

  37. Cavlis says:

    Faltou o custo do veículo, pois é importante, mas sei que não é interessante colocar nestes cálculos.

  38. Nuno says:

    Tenho zoe
    12 euros para cerregar intermache mais barato na zonA
    5€ eletricidade
    Resto impostos

  39. PJA says:

    É mais caro que um o meu carro a gasolina.

  40. PTO says:

    “Percorrer 100 km num carro elétrico é 46% mais barato que um a gasolina”

    Pois… muito lindo.

    Faltou foi a parte a referir que o preço de compra de um carro elétrico é cerca de 40 a 50% superior ao carro de combustão.

    Esqueceram-se.

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