Novo elétrico Dacia Hipster pode custar menos de 15 mil euros
A Dacia revelou recentemente em Versalhes (França) o novo Dacia Hipster. Saiba tudo sobre este novo veículo elétrico, que levou a Dacia a começar do zero para inventar o "popular" automóvel elétrico do futuro.
O Dacia Hipster é atualmente um conceito, mas de acordo com a marca será mesmo uma realidade. O Dacia Hipster Concept oferece quatro verdadeiros lugares e uma bagageira, e tudo isto num automóvel com apenas três metros de comprimento.
Este é o projeto mais característico da Dacia em que já trabalhei. Tem o mesmo impacto social que o Logan teve há 20 anos. E envolve inventar algo que, hoje, ainda não existe.
Romain Gauvin, Diretor de Design Avançado e de Design Exterior da Dacia
Para conceber o Dacia Hipster Concept, as equipas da Dacia partiram das necessidades reais dos utilizadores e da forma como estes utilizam os seus automóveis na vida real. Em suma, concentraram-se no essencial.
O Dacia Hipster Concept tem tudo o que se pode desejar num automóvel para o dia a dia, medindo apenas 3 metros de comprimento, 1,53 metros de altura e 1,55 metros de largura: quatro verdadeiros bancos e uma bagageira que pode ser ajustada dos 70 aos 500 litros.
Stéphanie Chiron, Gestora de Produto Avançado da Dacia
Principais características do Dacia Hipster Concept
| Característica | Detalhes conhecidos / estimados |
|---|---|
| Tipo | Carro elétrico urbano, conceito compacto da Dacia. |
| Preço estimado | Menos de €15.000 caso vá para produção. |
| Dimensões | Aproximadamente 3 metros de comprimento, cerca de 1,55 m de largura e 1,53-1,55 m de altura. |
| Peso | Menos de 800 kg incluindo bateria. |
| Autonomia | Aproximadamente 150 km. |
| Velocidade máxima | Cerca de 90 km/h. |
| Capacidade de carga | Porta-malas modular: cerca de 70 litros com os bancos traseiros em uso, até 500 litros com os bancos rebatidos (dá para levar uma máquina de lavar/secar) |
| Interior / simplicidade | Materiais básicos, sem muitos extras: assentos em canvas ou tecido simples, janelas manuais, alças (em tiras) em vez de puxadores convencionais, pouco equipamento eletrónico. O smartphone servirá como interface para funcionalidades básicas. |
O Dacia Hipster é 20% mais leve que o Spring. Este desempenho é o resultado da abordagem ecológica global da Dacia: menos peso significa menos matérias-primas e menos energia utilizada no fabrico. Significa também menos massa para mover, portanto, menos energia consumida.
O Pplware viajou com a Dacia para conhecer o Dacia Hipster Concept.

























Pode andar em autoestrada?
Sim.
Ou seja um papa reformas VE, por sinal para o meu gosto pessoal está bem bonito.
Papa reformas não dá 90 kmh.
Em geral os papa reformas não andam a mais de 45km/hora. Este anda a 90km/hora. É um papa reformas racer.
Então tudo que possa ser comprado com reformas, dê a velocidade que der, é um papa reformas. Até o Bentley do ex-banqueiro do BCP.
Menos de 15 mil euros…suponho que antes de impostos.
Ou depois de impostos em países com IVA e despesas de matrícula mais baixos que Portugal. Ou seja, quase todos. E mesmo aí menos de 15 euros a maior parte das vezes significa que dão 10 cêntimos de troco a quem os bater.
os bancos são transparentes?
São uma tela/rede.
Carro para “Barbies”
Uma boa alternativa para andar na cidade e arredores, 150km em cidade dá para 1 semana para a maioria (trabalho, escolas, supermercado). Falta saber características da bateria (tech, durabilidade, se 150Km é a descer pinheiros…)
Isto queria era tração nas 4 rodas, uma suspensão mais alta e uma barra de led’s no tejadilho…
Ao menos foram diretos com o nome e quem é o público alvo.
Bué louco parece um Hummer em miniatura 😀
Os encostos de cabeça devem proteger bastante xD
A ideia é interessante, mas 120 km/h mínimo e AC, carro sem AC em Portugal é para esquecer.
Adoro o modelo e o conceito, no entanto o rosa do interior ,para mim é demais.