PplWare Mobile

Tesla Cybertruck foi revestida com painéis solares e ganhou mais autonomia

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. O zé says:

    Num caso extermo pode compensar.

  2. Yamahia says:

    E não é só a questão do peso extra. Mesmo que ganhe os 24kWh (tenho dúvidas) vai gastá-los no arrefecimento da cabine pq nenhum painel solar é 100% eficiente. Parte, digamos 70%,da energia solar é convertida em calor, que necessariamente será transferido para o carro. Portanto vai trocar 6 por meia dúzia.

    • JL says:

      Arrefecimento da cabine já gastava, fica no mesmo, mas tenha calma, um a combustão gasta muito mais para fazer o mesmo.

      Então e a pintura, converte quanto ? 100% ?

      • Yamahia says:

        Quando estacionado:-Qt mais quente estiver a cabine mais gasta para voltar a temperatura normal.
        Quando em movimento:-Quanto mais calor irradiar para dentro da cabine mais gasta para manter a temperatura normal.

        • JL says:

          Então mas agora já não são espelhos ?

          Não estamos a falar de carros a combustão, que gastam litros de combustível para o sistema de ar condicionado.

          • Yamahia says:

            São espelhos. E então?
            Já experimentou deixar um espelho virado ao sol junto a uma seara madura? É experimentar … pode ficar com um monte de cinzas.

            Se gastam? Até podem gastar mas nc vi ninguém vir a tiritar ao frio ou a suar as estopinhas para ver se resta autonomia para chegar ao destino. Enquanto nos elektros, essas são situações recorrentes.

          • JL says:

            Se são espelhos não convertem a energia do Sol em calor, já teve um espelho ao Sol ?

            E você já experimentou ?

            Eu já vi muitos, uns porque o sistema está entupido, e outros porque no verão não querem gastar mais combustível ou têm o compressor avariado.

          • Yamahia says:

            Alguns até andam com mantas (nos elektros) tal é a ansiedade.

          • JL says:

            Claro que andam, e levam aquecimento a gás e tudo.looool

    • charles says:

      Não é 24KWh
      É acrescentar 24Km à autonomia… Com um custo de cerca de 10 mil USD!
      É apenas um exercício de engenharia que de todos os pontos de vista é totalmente impraticável, desnecessário e até um pouco ridículo!
      Não há nada que o justifique, que não apenas pela experiência!!

  3. Inculto says:

    Um caso de estudo… Apesar do inversor tbm tem um controlador… Mas 1.5Kw só se for na totalidade… Se a viatura ficar ao sol com o calor pa vai a eficiência…
    Isso é bonito num autocarro , ou no Prius…

  4. JL says:

    Na minha opinião as células solares precisam de pelo menos duplicar a eficiência para ser rentável numa aplicação destas.

    • Charles says:

      Com o devido respeito, é uma questão de matemática.
      Ora, neste caso, se duplicassem a eficiência, conseguiriam um acrescento de 48km por dia à autonomia, mas melhores condições possíveis.
      Para um custo de 10 mil USD, acha que fazia sentido?
      Ora, na minha opinião, colocar painéis solares num carro será sempre impraticável.
      Só mesmo para exercício de engenharia/experimentação.
      Abraço!

      • JL says:

        Sim, fazia, porque já dava para 17 mil KMS por ano, que é superior à média que os carros fazem por ano, ou seja, literalmente deixavam de necessitar de carga na maior parte das vezes.

        Não dava mais 10 mil dólares por um carro que não necessita de carregar e abastecer ?

        • B@rão Vermelho says:

          Se for só para fazer 24 km por dia qualquer bicicleta elétrica fica mais em conta, é que dependendo da localização há países que não faz seguramente os 24 km por dia devido as condições meteorológicas.
          A ideia é excelente a tecnologia por enquanto é que ainda não está ao nível necessário, mas a ideia está lá vamos ver como evolui.

          • JL says:

            Mas são esses kms que a maioria faz por dia.

            Exatamente, com eficiência que têm e o custo da aplicação, ainda não justifica.

          • B@rão Vermelho says:

            Em Portugal até que acredito que se faça poucos km, e é tudo longe, mas na maioria dos países eslonge de ser a realidade

          • JL says:

            A média europeia anda nos 20 mil KMS ano, dos americanos cerca de 16 mil, portanto não muito longe desse valor.

        • Charles says:

          JL,
          Não sei se leu o artigo!
          O gasto em painéis foi de 10 mil USD. Esses painéis proporcionaram um aumento na autonomia de 24Km por dia, com perfeitas condições solares.
          Acha que faz sentido?
          Mesmo que a eficiência duplicassem, dando os tais 48km por dia adicionais.
          É só esse o ponto…
          Não sei onde foi buscar esse 17 mil km por ano nem o que têm que ver com os painéis solares…

          • JL says:

            Então li.

            Não leu o que eu disse ? Quando tiver o dobro da eficiência, sim faz sentido.

            Simples, multipliquei 48 pelo número de dias tem o ano.

  5. PJA says:

    Para resumir, ideia completamente impecil. Painéis solares é nas casas ou terrenos para estarem orientados para o sol.
    É não ter o que fazer ao dinheiro, e estão estes tipos preocupados com a poluição do meu utilitário. E só hipocrisia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.