Tesla Cybertruck foi revestida com painéis solares e ganhou mais autonomia
Não, ainda estamos longe de ter tudo inventado, principalmente no que toca aos elétricos e à capacidade recarregar energia. Neste caso em concreto, com um investimento de cerca de 10 mil euros, o dono de uma Cybertruck da Tesla revestiu a pick-up com painéis solares. Será que vale a pena?
10 mil dólares de uma mão cheia de nada... ou é o ovo dourado da galinha?
Uma empresa apresentou na CES 2025 uma Tesla Cybertruck revestida com as suas células solares que alimentam uma bateria integrada. O custo é de cerca de 10.000 dólares (cerca de 9.800 euros). Mas até que ponto o investimento é rentável?
Em 2017, o CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou que incentivou os seus engenheiros a explorar a integração de células solares no Model 3, mas concluíram que não valia a pena na altura.
We will probably offer that as an option
— Elon Musk (@elonmusk) November 4, 2016
Desde então, a eficiência das células solares melhorou, e a Tesla desenvolveu a sua própria experiência na integração de células solares através do desenvolvimento de telhas solares. Isso levou a um anúncio inesperado.
Após o lançamento do Cybertruck, Musk surpreendeu muitos ao anunciar que a nova pick-up elétrica da Tesla teria uma opção de teto solar que adicionaria 24 km de autonomia por dia. Alguns anos depois, a Tesla registou uma patente que mostrava células solares integradas na cobertura retrátil da caixa de carga.
Contudo, a Tesla lançou o Cybertruck no mercado sem opções de tetos solares ou coberturas da caixa. Um ano após o lançamento, não há notícias sobre estas opções solares para a pick-up elétrica.
Painéis solares em formato de revestimento
Agora, uma empresa terceira decidiu oferecer a sua própria solução, ainda mais ambiciosa: um revestimento completo de células solares para o Tesla Cybertruck.
A Sunflare Solar, da Califórnia, desenvolveu células solares flexíveis que podem ser usadas como revestimento. A empresa afirma ter revestido o Cybertruck com estas células, conseguindo produzir até 1,5 kW de energia solar.
Em termos de área, é uma quantidade relativamente pequena de energia solar, mas pode adicionar uma autonomia semelhante à mencionada por Musk, cerca de 24 km.
O revestimento solar completo para o Cybertruck custa 10.000 dólares e inclui um inversor de 5 kW para enviar energia para o veículo.
Em abono da verdade, esta pode ser uma ideia interessante, mas também um pouco supérflua, além de trazer grandes riscos de fiabilidade. Uma das principais características da Cybertruck é o seu exterior robusto em aço inoxidável, sem pintura, que não causa grande preocupação com riscos.
Agora, esta nova "camada" poderá tornar o veículo mais "frágil", do ponto de vista das células solares caras, frágeis e expostas. Apesar de flexíveis, fica a questão: será que o peso adicionado compensa nos 24 km de hipotética autonomia recuperada?
Num caso extermo pode compensar.
E não é só a questão do peso extra. Mesmo que ganhe os 24kWh (tenho dúvidas) vai gastá-los no arrefecimento da cabine pq nenhum painel solar é 100% eficiente. Parte, digamos 70%,da energia solar é convertida em calor, que necessariamente será transferido para o carro. Portanto vai trocar 6 por meia dúzia.
Arrefecimento da cabine já gastava, fica no mesmo, mas tenha calma, um a combustão gasta muito mais para fazer o mesmo.
Então e a pintura, converte quanto ? 100% ?
Quando estacionado:-Qt mais quente estiver a cabine mais gasta para voltar a temperatura normal.
Quando em movimento:-Quanto mais calor irradiar para dentro da cabine mais gasta para manter a temperatura normal.
Então mas agora já não são espelhos ?
Não estamos a falar de carros a combustão, que gastam litros de combustível para o sistema de ar condicionado.
São espelhos. E então?
Já experimentou deixar um espelho virado ao sol junto a uma seara madura? É experimentar … pode ficar com um monte de cinzas.
Se gastam? Até podem gastar mas nc vi ninguém vir a tiritar ao frio ou a suar as estopinhas para ver se resta autonomia para chegar ao destino. Enquanto nos elektros, essas são situações recorrentes.
Se são espelhos não convertem a energia do Sol em calor, já teve um espelho ao Sol ?
E você já experimentou ?
Eu já vi muitos, uns porque o sistema está entupido, e outros porque no verão não querem gastar mais combustível ou têm o compressor avariado.
Alguns até andam com mantas (nos elektros) tal é a ansiedade.
Claro que andam, e levam aquecimento a gás e tudo.looool
Não é 24KWh
É acrescentar 24Km à autonomia… Com um custo de cerca de 10 mil USD!
É apenas um exercício de engenharia que de todos os pontos de vista é totalmente impraticável, desnecessário e até um pouco ridículo!
Não há nada que o justifique, que não apenas pela experiência!!
Um caso de estudo… Apesar do inversor tbm tem um controlador… Mas 1.5Kw só se for na totalidade… Se a viatura ficar ao sol com o calor pa vai a eficiência…
Isso é bonito num autocarro , ou no Prius…
Qual é a diferença para o prius ? esse só serve para manter a bateria de 12v.
Um dia inteiro ao sol imagino como ficam os interiores comnas colas a descolar com o passar do tempo
Na minha opinião as células solares precisam de pelo menos duplicar a eficiência para ser rentável numa aplicação destas.
Com o devido respeito, é uma questão de matemática.
Ora, neste caso, se duplicassem a eficiência, conseguiriam um acrescento de 48km por dia à autonomia, mas melhores condições possíveis.
Para um custo de 10 mil USD, acha que fazia sentido?
Ora, na minha opinião, colocar painéis solares num carro será sempre impraticável.
Só mesmo para exercício de engenharia/experimentação.
Abraço!
Sim, fazia, porque já dava para 17 mil KMS por ano, que é superior à média que os carros fazem por ano, ou seja, literalmente deixavam de necessitar de carga na maior parte das vezes.
Não dava mais 10 mil dólares por um carro que não necessita de carregar e abastecer ?
Se for só para fazer 24 km por dia qualquer bicicleta elétrica fica mais em conta, é que dependendo da localização há países que não faz seguramente os 24 km por dia devido as condições meteorológicas.
A ideia é excelente a tecnologia por enquanto é que ainda não está ao nível necessário, mas a ideia está lá vamos ver como evolui.
Mas são esses kms que a maioria faz por dia.
Exatamente, com eficiência que têm e o custo da aplicação, ainda não justifica.
Em Portugal até que acredito que se faça poucos km, e é tudo longe, mas na maioria dos países eslonge de ser a realidade
A média europeia anda nos 20 mil KMS ano, dos americanos cerca de 16 mil, portanto não muito longe desse valor.
JL,
Não sei se leu o artigo!
O gasto em painéis foi de 10 mil USD. Esses painéis proporcionaram um aumento na autonomia de 24Km por dia, com perfeitas condições solares.
Acha que faz sentido?
Mesmo que a eficiência duplicassem, dando os tais 48km por dia adicionais.
É só esse o ponto…
Não sei onde foi buscar esse 17 mil km por ano nem o que têm que ver com os painéis solares…
Então li.
Não leu o que eu disse ? Quando tiver o dobro da eficiência, sim faz sentido.
Simples, multipliquei 48 pelo número de dias tem o ano.
Para resumir, ideia completamente impecil. Painéis solares é nas casas ou terrenos para estarem orientados para o sol.
É não ter o que fazer ao dinheiro, e estão estes tipos preocupados com a poluição do meu utilitário. E só hipocrisia.
Nem por isso:
https://blog.solbian.eu/en/solar-powered-truck-refrigeration-flexible-panels-keep-the-power-on
https://www.scania.com/group/en/home/newsroom/press-releases/press-release-detail-page.html/4616759-first-test-for-new-solar-powered-hybrid-scania-truck