Honda e LG vão construir fábrica de baterias em Ohio de 4,4 mil milhões de dólares
Já não é novidade para ninguém, especialmente para os mais atentos, que o segmento dos carros elétricos veio para ficar. E este é um mercado que está com constante crescimento, não só devido aos constantes alertas para as alterações climáticas, como também pelo facto de existirem cada vez mais modelos de marcas diferentes que acabam por se adequar às necessidades e à carteira de cada um.
E devido a esse aumento de oferta e procura, a indústria tem também que crescer para conseguir dar resposta. Nesse sentido, a Honda e a LG vão construir uma fábrica de baterias no estado norte-americano de Ohio, no valor de 4,4 mil milhões de dólares.
Honda e LG vão ter uma fábrica de baterias em Ohio
Segundo as informações avançadas pela agência Reuters, a Honda Motor e a LG Energy Solution anunciaram nesta terça-feira (11) que vão criar uma joint venture para levar a cabo a construção de uma nova fábrica de baterias em Ohio.
Este mesmo plano já havia sido anunciado no mês de agosto, mas na altura ainda não estava definido um local para a implementação das novas instalações. Inicialmente a parceria indicava que era esperado um investimento de 3,5 mil milhões de dólares para a criação de 2.200 empregos. No entanto, dados recentes avançam que o investimento total deverá ser de 4,4 mil milhões de dólares.
E a Honda ainda investirá separadamente cerca de 700 milhões de dólares destinados a reequipar várias das suas fábricas já existentes onde são produzidos veículos elétricos. Neste sentido, a montadora japonesa vai reformular 3 fábricas de motores em Ohio, incluindo algumas das maiores do mundo, e aumentará a equipa em 300 novas vagas de emprego.
Para já, a joint venture ainda está a aguardar as aprovações regulatórias, no entanto ambas as empresas pretendem dar início à construção da nova fábrica nos primeiros meses do ano de 2023 e têm planos para que a obra termine no final de 2024. A local escolhido situa-se a cerca de 64 km de Columbus, a capital do estado de Ohio.
Os detalhes revelados dão conta de que a planta pretende ter uma capacidade anual de cerca de 40 GWh, e estima que a produção em massa de baterias de iões de lítio inicie até ao final de 2025. As baterias ali produzidas serão fornecidas às fábricas de automóveis elétricos da Honda, que são depois vendidos nos EUA.
A japonesa Honda quer que o seu setor de elétricos e células de combustível representem 100% das suas vendas no ramo automóvel até 2040.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
E em Portugal nada? Venham para ca as fabricas, queremos ser a china da europa. Mandam tudo para o leste e a Polonia, Hungria, Republica Checa ja tem salarios que sao o triplo do nosso
Os países que referes para alem de terem uma população mais produtiva, não tem governos mamões de esquerda, a carga fiscal é mais baixa e os próprios governos apostam na sua população ao contrario de Portugal que aposta na importação de estrangeiros.
A honda e a lg tem as sua contabilidade bem organizada, e o objectivo das empresas é fazer dinheiro não dá-lo
Infelizmente existe muito pessoal que é contra, principalmente contra a mobilidade eléctrica.
O povo Português é contra a tudo que seja mudança, e iam logo começar com a conversa que tudo que é industria é muito poluente.
Nem mais. O povo português até é contra que a TAP poupe dinheiro com carros.
Preferia que fosse em Portugal, mas antes num país aliado que na China ou pior na Russia