Tesla perde posição na Europa em 2022, mas o Model Y ainda domina nos carros elétricos
Apesar de estarmos numa fase de crescimento dos veículos elétricos, com novas propostas a chegar ao mercado, a Tesla continua a dominar esta área. É uma das marcas que mais tecnologia tem mostrado e quer definir assim o rumo a ser seguido.
Com toda esta posição, esperava-se que a Tesla tivesse uma posição quase garantida. A verdade é que está a perder terreno em vários mercados e a Europa é um exemplo. Ainda assim, O Model Y passou a ser o carro elétrico que está a dominar as vendas.
Apesar de não ser o mercado nativo da Tesla, a Europa é um dos que mais impacto tem na marca americana. Esta tem presente neste território uma das suas fábricas, que vai dotar ainda mais a oferta e diminuir os tempos de espera para as entregas e até influenciar o seu preço final.
Uma análise recente, focada nos números dos primeiros 6 meses para as diferentes marcar de carros elétricos, mostrou uma nova realidade. A Tesla continua a ter um peso importante, mas muitas outras marcas estão a crescer e a ganhar espaço no mercado da Europa.
O primeiro semestre de 2022 viu o mercado europeu de veículos elétricos crescer de forma firme. Ao todo foram registados 633.200 carros elétricos, com um aumento de 31% face aos 485.000 registados no mesmo período de 2021. Face a todos os veículos, os elétricos representam já 11,4% das vendas na Europa.
Em termos de modelos e de vendas, o cenário parece aqui mais positivo para a Tesla. Apesar de o Model 3 estar a perder mercado, com um valor de 40% face a 2021, é no Model Y que a Tesla parece ter de apostar. Este chegou no final de 2021 à Europa, mas é já o modelo mais vendido
A atenção deve ser ainda focada na BMW, que é uma das marcas com maior crescimento na Europa, com o iX, iX3 e i4 a receberem uma resposta positiva do público. Hyundai Ioniq 5 e o Kona, o Kia EV6 e o Niro, e o Fiat 500e estão também muito bem posicionados nesta lista.
Depois de anos quase sozinha no mercado dos elétricos, a Tesla ganha agora concorrência à sua altura. A Europa parece ser um palco onde a marca terá de lutar para se manter no topo e o Model Y parece ser a arma indicada para o conseguir.
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Com dezenas de novos concorrentes é normal que perca posição relativa. Mas se as vendas continuam a crescer em termos absolutos, e detém os 2 primeiros lugares da lista no segmento B, eu não deitaria já a toalha ao chão.
Carro de brincar. Daqui a três anos a malta que andou a comprar Teslas de forma desenfreada vai estar a chorar. É muita parra e pouca uva. É pena é que as pessoas ainda não tenham visto isso.
Meu querido e-tron!
se calhar as pessoas já viram isso, daí comprarem v.e. de outros fabricantes 😛
Então ? mais um que anda a ler lixo na internet ?
Qual foi mesmo o tesla que teve ou tem ?
Testei o Y, X e 3. O 3 e o Y testei duas vezes, meu caro.
São bons carros do ponto de vista tecnológico mas não passa mesmo disso. Em auto-estrada passa vento para dentro, a direção treme e não tem alma.
Coloque as mãos noutra marca audi, mercedes ou mesmo ford e vai imediatamente perceber a diferença.
Repito: muita parra, pouca uva. Meu santo audi e-tron.
O audi e-tron é um bom carro. mais também tem defeitos, é muito “guloso”, tem menos autonomia e mais caro, obvio que existem diferenças, não vou afirmar qual o melhor e qual o pior, isso não se discute, cada um tem de ver o que mais se enquadra.
Guloso? Só é “guloso” se quiseres. A Audi anuncia um WLTP de 22-24kWh para o 50 quattro (a versão que tenho) e posso dizer que a minha média de consumo é ~18kWh/100km.
Ando a mais de 120? Não, também não é legal. Uso muito a auto-estrada? Não, nenhum EV gosta de auto-estrada porque não tem regeneração.
Posso dizer que carrego entre os 20-80% e neste momento, com 63% tem 220km de autonomia.
Pedro, isso é um facto conhecido do etron, é dos carros menos eficientes, mas lá está, também é dos maiores.
Não sou hater. Oriento-me por factos.
Podes admirar-te com a galeria de imagens. Este é um X Plaid 140000 eur.
https://www.autoevolution.com/news/loyal-tesla-customer-bought-a-model-x-plaid-the-nightmares-began-after-accepting-delivery-194984.html
Se o Deus da qualidade de construção mata-se, o Elon Musk e as fábricas da Tesla iam a um pelotão de fuzilamento.
Esse também é um problema conhecido, por isso mesmo são mais baratos.
Estes também são problemas conhecidos?
They say the car is “not worth the money” and list as cons things like the vehicle feeling cheap, rattles, buzzes, and some other negatives that seem to be specific for this vehicle. The owner underlines that a two-month-old vehicle shouldn’t have loose vents, a screen that doesn’t work properly, wipers that don’t clean the windshield well, and noisy seats.
https://www.autoevolution.com/news/unhappy-2022-tesla-model-3-owner-gets-major-buyer-s-remorse-sells-it-after-two-months-195087.html
Ena, um cliente insatisfeito. Ok
Há quantos anos andam os Tesla na rua?
Há quantos anos andam o Audi (falaste em e-tron) na rua?
Uns estão mais que testados, com as sua qualidades e defeitos, os outros nem por isso….
Não tenho nem gosto dos Tesla!
+1 razão para os e-trons. Façam um test drive de um e-tron e um model Y e o F-pace da jaguar e veem imediatamente a diferença. E é assustador.
Como era previsto, aos poucos a Tesla vai-se afundando. Tinham vantagem e não aproveitaram.
Os seus frigoríficos estão cara vez mais desatualizados.
A Tesla nunca vai ser um carro de segmento premium. Tecnologicamente apresenta boas soluções e o custo de manutenção está abaixo da concorrência.
Mas o calcanhar de Aquiles está no pos venda. Não tem capacidade de gerir e resolver problemas dos carros que vende. E não queiram ter o azar de bater e precisar de um vidro ou de um para choques. Sentem e esperem esperem esperem….
Já vai em terceiro lugar e daqui a uns anos nem no Top 10 vai aparecer.
Muita parra e pouca uva.