Já está operacional uma das maiores fontes de energia renovável da Europa
Num momento em que tanto se apela a medidas que tornem a Europa independente em termos energéticos, as opções mais apontadas incluem energias renováveis. Assim sendo, num passo em direção a esse objetivo, a Suíça já ativou a sua “bateria de água”.
Está localizada nos Alpes suíços e é capaz de gerar eletricidade para quase um milhão de casas.
A Suíça ativou aquilo a que chama “bateria de água”, uma das maiores fontes de energia renovável da Europa. Numa altura em que a dependência energética face à Rússia é um tema recorrente e que carece de soluções, este é um importante passo a ser dado pelo país europeu.
Depois de 14 anos em desenvolvimento e de um investimento de dois mil milhões de euros, os Alpes suíços são casa de uma “bateria de água” de 20 milhões de kWh, Este número, que é equivalente a cerca de 40.000 baterias de automóveis elétricos, significa que esta nova estrutura é capaz de gerar eletricidade para quase um milhão de lares.
O objetivo desta nova central de energia renovável, concebida para gerar energia hidroelétrica, passa por garantir o abastecimento energético do país, mas também do resto da Europa.
Esta “bateria de água” funciona graças a dois reservatórios que armazenam água em alturas diferentes. Ou seja, nos meses em que a produção de energia é elevada, o reservatório inferior pode transportar o excesso de água para o superior, armazenando-o; naqueles em que a produção de energia não é tão elevada, mas o consumo é, o reservatório superior pode devolver a água. Tudo isto através de uma turbina que gera eletricidade.
Apesar de não ser a primeira do seu tipo, a “bateria de água” é uma das mais caras e também uma das mais complicadas. Aliás, demorou 14 anos a ser completada, devido à sua localização acidentada: nos Alpes suíços, a 600 metros no subsolo e numa área que implicou a construção de um túnel de 18 quilómetros de comprimento para o transporte de materiais. Além disso, a barragem Vieux Emosson viu a sua altura aumentada em 20 metros, de modo a reforçar a capacidade da central.
A “bateria de água”, nos Alpes suíços, é a maior da Europa, contando com seis turbinas capazes de gerar 900 MW de energia e fornecê-la a cerca de 900.000 casas.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Euronews
Neste artigo: Alpes, armazenar energia, central, energia hidroelétrica, energia renovável, Suíça
por isso 40.0000 baterias de carro, mas dá para 1.000.000 Por estas e por outras é que issa da energia verde não passa de propaganda.
Quando há mais produção de energia (eólica?) amanda água de baixo para cima, para depois amandar para baixo. Tá bem abelha.
Acho que não percebes o conceito….
Que interesse tem a Amanda com isto tudo?
Este sistema é bastante utilizado, até cá em Portugal.
Durante a noite, onde o consumo de energia é mais baixo, a energia gerada pelas eólicas é usada para bombear água para montante das barragens. Tal e qual como a solução que a Suiça aplicou.
Quando geras eletricidade (de dia) fazes funcionar um motor para levar a água até ao topo (montante). À noite como não geras eletricidade então abres as comportas para a água descer que faz girar uma turbina e assim geras eletricidade de noite.
Basicamente é uma bateria gigante.
Vai “amandando” de baixo para cima e de cima para baixo.
Bro faz como eu e vai buscar lenha ao monte vais precisar para o Inverno!
A historia da formiga e da cigarra.
Ignora estes iluminados de energias alternativas os tipos estao todos comidos!
preço US$ 2 bilhões – não vou fazer contas para perceber a amortização do valor ao longo dos anos
e depois o bombear da agua de novo para o reservatório em cima – “nos meses em que a produção de energia é elevada” – com a crise energética vão existir esses meses ? ou a agua vai ficar refém no reservatório inferior
É mais um gadget verde
de referir que em outra noticia é indicado que a China está a fazer o mesmo “Recentemente, a China anunciou projetos para alcançar 270 GW de armazenamento em hidroenergia bombeável até 2025.”
Esta na suíça alcança 900 MW
De noite o consumo de energia é baixo assim como nos meses de calor. Os Suíços não inventaram nada de novo, em Portugal também se usa o excedente energético para bombear água para as barragens
Sim, desde o inicio da década de 80 do século passado, pelo menos.
De facto é principio adoptado na Barragem da Aguieira (lago superior) e Barragem do Coiço (lago inferior) em que as turbinas que produzem energia, situadas anexas ao paredão da Barragem da Aguieira, funcionam como bombas para repor a água retida na albufeira da barragem do Coiço na albufeira da barragem da Aguieira.
Nada de novo.
Apesar de ser louvável, a diferença aqui é que estamos reféns da disponibilidade de água optimizada em Espanha e o que chega perde-se por desaguamento no mar.
Exactamente.
O Alqueva também, com a barragem de Pedrogão a fazer de reservatório inferior
Ja não sou menino?
Sempre ouvi dizer?
Quando a agua chega ho traseiro.
Ou ( nadas ou afogas )
A falta de combustíveis da Rússia.
Veio acelerar as novas tecnologias inergeticas ha Europa ?
sendo que estão a construir esta solução à 14 anos.. não me parece que seja o caso de acelerar coisa nenhuma..
“Este número, que é equivalente a cerca de 40.000 baterias de automóveis elétricos, significa que esta nova estrutura é capaz de gerar eletricidade para quase um milhão de lares.”
Posso concluir que cada carro electrico consome consome o equivalente a 25 casas.
Isto vai ser lindo ♂️
Sabe quanto consomem os carros a combustão para achar que isto é um problema ? Sabia que os novos carros elétricos e as tecnologias V2G e V2H pode usar o carro elétrico para armazenar energia em excesso produzida pelos painéis solares e depois ter o carro a alimentar a casa à noite ou mesmo vender essa energia à rede? Percebam bem como o consumo energético pode mudar radicalmente e a nossa dependência de petróleo vendido por ditaduras diminuir
Normalmente qd coloca o carro à carga não há sol!
E vamos carregar os carros com energias dos painéis onde? Áquelas centrais solares que devastam fauna e flora e paisagem e que representam 0,9% da energia “verde” produzida em Portugal?
Vamos carregar com a energia solar dos painéis da nossa casa, prédio ou empresa, potencialmente de borla
400,000 baterias
https://www.euronews.com/green/2022/06/30/enormous-water-battery-in-switzerland-will-help-prevent-power-shortages
Boas
Eu fiz parte desta obra desta central elétrica de 900MW são 18km de tuneis
Li comentários que falam por falar é para lembrar que a Suíça tem duas centrais assim
Esta é https://www.nant-de-drance.ch/ 900 MW (6 x 150 MW)
A outra é https://www.axpo.com/ch/de/ueber-uns/energiewissen.detail.html/energiewissen/pumpspeicherwerk-limmern.html 1 000 MW (4 x 250 MW)
Um resto de dia ou noite feliz
Em Portugal chamamos BARRAGENS HIDRO-ELÉCTRICAS e são muito mais eficientes !
Num inverno mais seco, e se Espanha a seguir decidir restringir os caudais dos principais rios, porque também sofre de seca.
Lá se vai a eficiência…
Numa altura em que a Suiça também está a prever a aplicação de restrições energéticas.
E é o gás que faz aquecer a grande maioria das casas durante o rigoroso inverno…
Retenção de água em grandes reservas, bloqueando o leito normal dos rios, não é lá muito green…
Ahhh, mas o que são a emissões, pois…
Alto Rabagão entre 1950 e 1960.