Rotação da Terra vai acelerar este verão e a ciência tenta explicar: “Ninguém esperava isto”
Esta aceleração fará com que os dias se tornem ligeiramente mais curtos. No entanto, dado que se trata de acontecimentos pontuais, os investigadores não conseguem encontrar uma explicação clara. Qual será a causa desta alteração na rotação da Terra?
O seu verão vai ter dias mais curtos
A rotação da Terra vai comportar-se de forma invulgar durante os meses de julho e agosto, segundo dados divulgados pelo Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência (IERS) e pelo Observatório Naval dos EUA e publicados pelo site Timeanddate.com.
Este fenómeno, que envolve uma aceleração da rotação do planeta, resultará em dias ligeiramente mais curtos, uma mudança que apanhou de surpresa a comunidade científica internacional.
A 9 de julho, prevê-se uma redução de 1,30 milissegundos em relação à duração normal do dia. Esta diferença será ainda maior a 22 de julho, quando se espera que o dia seja 1,38 milissegundos mais curto, e atingirá o seu máximo a 5 de agosto, com uma perda de 1,5 milissegundos.
Embora os modelos astronómicos permitam prever estes encurtamentos, o que intriga os especialistas é a razão subjacente a esta tendência crescente, que contrasta com o que tem sido observado historicamente.
A terra "vai dar gás"!
Desde há séculos que se tem vindo a demonstrar que a Terra abranda progressivamente a sua velocidade de rotação.
Este fenómeno é atribuído, em grande parte, ao efeito gravitacional da Lua, que se afasta lentamente do planeta, gerando fricção que atua como um travão natural.
Este abrandamento foi confirmado pela análise de corais fósseis de há mais de 400 milhões de anos, que mostram que, nessa altura, um ano terrestre era composto por 420 dias.
Desde 2020, após ter atingido a velocidade mínima, esta tendência inverteu-se. Registos de relógios atómicos, capazes de medir o tempo com extrema precisão, detetaram vários dos dias mais curtos alguma vez documentados desde que estas tecnologias existem.
O recorde é detido por um dia no ano de 2024, que é 1,66 milissegundos mais curto do que os 86.400 segundos padrão.
A causa permanece um mistério
Investigadores como Leonid Zotov, especialista em rotação da Terra na Universidade Estatal de Moscovo, admitiram que os modelos atuais não conseguem explicar este aumento de velocidade.
A causa desta aceleração não é clara.
Disse Zotov, também relatado por Timeanddate.com.
O mesmo responsável salientou que os modelos atmosféricos e oceânicos não justificam o nível de aceleração observado, o que levou muitos cientistas a suspeitar de processos internos que ainda não são totalmente compreendidos.
Um dos fatores conhecidos que podem influenciar a rotação da Terra são os grandes terramotos. Em 2011, várias publicações explicara, como o devastador terramoto que atingiu o Japão alterou a distribuição da massa do planeta, o que provocou um ligeiro aumento da velocidade de rotação, encurtando a duração do dia em 1,8 microssegundos.
Uma situação semelhante ocorreu com o terramoto de 2004 em Sumatra, como a NASA documentou na altura.
Anos bissextos para compensar
A aceleração da rotação da Terra teve consequências visíveis na medição do tempo. Desde 1972, foram acrescentados 27 segundos bissextos para compensar o abrandamento do planeta, mas desde 2016 que não foi necessário introduzir nenhum.
Para este ano, o IERS confirmou que também não serão acrescentados segundos adicionais. Esta situação gerou surpresa entre os especialistas. Judah Levine, físico do Instituto Nacional de Normas e Tecnologia, disse à Discover Magazine que "o pressuposto era que a Terra continuaria a abrandar. Ninguém estava a pensar nisso.
Estas palavras reflectem a perplexidade perante um fenómeno que destrói todas as projeções anteriores.
Eu já ando acelerado, se a Terra também acelera ainda ganho uma medalha olímpica LOL
Mais uma coisa que não afecta o clima.
+1
Excelente artigo.
Sim, e se utilidade absurda.
Se anda a acelerar é natural que aqueça.
Coisa de carros a combustão..
Uau!
Quer despachar o verão que está um calor que não se aguenta já. Que venha o inverno.
+1
Dentro dos meus cálculos: prazo máximo até 2045, podendo ocorrer antes disso…
Uma pesquisa surpreendente conduzida por estudiosos de Harvard está dando o que falar: segundo eles, há indícios de que a matemática, com suas fórmulas exatas e lógicas, pode estar ligada a algo além do mundo físico — talvez até a uma força divina. Os pesquisadores afirmam que certos padrões numéricos que aparecem na natureza e no universo seriam tão complexos e perfeitos que poderiam sugerir a existência de um princípio superior organizador.
A ideia é que a matemática, em vez de ser apenas uma invenção humana para explicar o mundo, talvez seja algo que já existe de forma independente, como uma linguagem universal inscrita na própria estrutura da realidade. Para alguns dos estudiosos envolvidos, isso pode apontar para uma dimensão transcendente — e até mesmo para a ação de uma inteligência criadora por trás do cosmos.
O universo é indiferente à humanidade, o planeta terra pode explodir já hoje o universo continuará por mais milhões de anos, já o poder o divino porque haveria de se preocupar com os Humanos já que somos a espécie dominante no planeta e escravizamos tudo e todos, 97% dos animais são nossos escravos, o divino não pode ajudar os tiranos, senão é outra coisa é diabólico!
Deus preocupa-se com as Suas criaturas, do contrário não teria enviado partes de Si mesmo pelos Universos todos para verificar os estragos causados pelo Arcanjo que se desviou da sua missão de auxiliar a humanidade e trouxe antes o caos, e promover, na medida em que tal fosse possível, a reversão dos erros nos planetas onde os seres humanos se deixaram enganar… claro naqueles planetas onde do ponto de vista de Deus ainda existia tal possibilidade de reversão, os demais planetas e respectivos humanos onde tal reversão não era possível foram abandonados ao seu mau destino.
Este Planeta Terra em particular já está em terreno inimigo a Deus, mas ainda existia base para ancorar parte do próprio Deus, pelo que foi possível «tentar» auxiliar os humanos nesta Terra. Veremos se alguém se salva no final do processo de auto-julgamento que ainda decorre neste momento. A Verdade aí está, ao alcance de quem for espiritual e intelectualmente sincero na procura, realmente disposto a reconhecer os erros e a deixar de os cometer. Na Luz da Verdade (edição de 1931).
deus está morto, finalmente!
https://www.youtube.com/watch?v=4iWrY2QiXgc&list=RD4iWrY2QiXgc
Como pode alguém que ETERNO é, morrer?
Mortal é você X, porque como imagem inversamente projetada e não VIDA ETERNA CRIADORA:
Encontra-te sujeito a espaço-tempo.
Caso queira contestar-me pergunto:
Existiria finitude em uma ETERNIDADE?
Descobri que numa ETERNIDADE, não existe espaço-tempo.
X; tu não sabes nem quem de facto tu és.
A prova:
Por ser o que chamam equivocadamente de universo material ou mundo material, UM MACRO SISTEMA ENERGÉTICO ATÔMICO, não interligado por primitivos sistemas de fios ou circuitos-integrados e sim através de pulsos eletromagnéticos emitidos, infinitamente mais avançados do que se conhece como WI-FI…
Também por integrar esse MACRO SISTEMA ENERGÉTICO ATÔMICO, o que chamam de HOMEM, tendo seu corpo totalmente formado por átomos sendo o átomo de hidrogênio o mais predominante na molécula H²O conhecida popularmente como ÁGUA:
Na verdade, tanto eu quanto você, somos SUBESTAÇÕES ENERGÉTICAS ATÔMICAS VIVAS E INTELIGENTES, movidas por um Maravilhoso Combo Energético De EV = Energias Vitais, composto por 3 Energias Médias, EM = Energia Motriz, EID = Energia Inteligente Diferenciada, e EDD = Energia Diferenciada De Discernimento, que nos diferem de subespécies.
Combo Energético De EV = Energias Vitais, que chamam primitivamente e equivocadamente de ESPÍRITO.
Para melhor compreensão com desenho, acesse o blog e link https://pensamentoscronicasepoesias.blogspot.com/2024/04/o-que-chamam-de-homem-e.html
Os aviões que voam para leste (por exemplo os B2 na semana passada) demoram mai a chegar ao alvo/destino? Check Imagens sapo blogs
A quantidade de satélites no espaço, pode fazer abrandar a terra.
Em particular, quando começam a cair da atmosfera terrestre.
Mesmo que isso não aconteça, é preciso lembrar que o vaacuo perfeito não existe no espaço, a rotação de satélites em sentido contrario á da rotação do planeta, abranda o planeta claro.
Também pode haver factores externos, como interferência dos campos magnéticos da galaxia no planeta terra.Esta deve ser o factor mais relevante.
A terra está mais próxima do sol…
A terra está mais próxima do sol…
Esse meu vício de procurar comentário tem que parar
A terra quando desacelera cria mais oxigenio, e os seres vivos crescem mais. Quanto mais lenta é a rotação da terra mais oxigenio existe na terra. O oposto é igual, menos oxigénio , e por isso os seres vibos ficam mais pequenos. Provado pelos registos fosseis e no gelo da antartida, profunda.