Grupo de australianos planeia viajar com um Tesla alimentado por painéis solares impressos
Conforme testemunhamos muitas vezes, a criatividade das pessoas não tem limites. Mais uma prova disso é um grupo de australianos que planeia fazer uma viagem, alimentando um Tesla com painéis solares impressos.
A viagem prevê-se que dure pouco mais de 15.000 quilómetros.
Um grupo de australianos está a levar a cabo um projeto chamado Charge Around Australia, que pretende alimentar um Tesla com 18 painéis solares de plástico impressos. A ideia é que estes viajem enrolados, captando e absorvendo a luz solar, para que a energia possa ser utilizada aquando da necessidade de uma carga.
Se correr conforme planeado, a viagem, que tem como objetivo a reflexão de medidas para ajudar a combater as alterações climáticas, terá lugar em setembro.
Este é de facto um campo de teste ideal para nos dar informações sobre como utilizaríamos e sobre como poderíamos alimentar a tecnologia noutros locais remotos, por exemplo, no espaço.
Explicou à Reuters Paul Dastoor, responsável pelos painéis solares impressos, deixando claro que o grupo da University of Newcastle está a testar a resistência, mas também o seu potencial para ser utilizado noutros contextos.
(A) comunidade está à procura deste tipo de respostas para os problemas que lhe são apresentados, dia após dia, em torno das alterações climáticas.
Além disso, Dastoor disse que utilizar os painéis solares poderia incentivar os australianos a ponderar a compra de um carro elétrico, pondo de lado o senão do alcance.
O painel solar impresso é composto por um plástico PET leve e laminado que pode ser conseguido a um custo inferior a 10 dólares por metro quadrado. Por sua vez, a impressão é feita com uma impressora comercial, originalmente utilizada para a impressão de rótulos de vinho.
Durante a viagem de 84 dias sobre as rodas de um Tesla alimentado com painéis solares, a equipa de australianos pretende visitar cerca de 70 escolas, por forma a mostrar aos estudantes o que o futuro poderá reservar.
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Bem, a produção máxima é uma parábola. Como um exemplo: y=−25.3394 x 2 + 709.502 x − 3840.18 (pico 1200w no total dos paineis).
Se integrarem isso das 8 horas às 18 dá 8898 Wh. ou seja 8kWh. Estão basicamente 10 horas a carregar parados para andarem 48km. Assumindo 100% eficiencia.
Meter painéis solares para carregar carros é como quem enche uma piscina olímpica com um cálice de bagaço.