Rússia fica ainda mais isolada da Internet com o bloqueio da LINX aos seus operadores
De forma rápida, a Rússia está cada vez mais isolada da Internet. As causas parecem ter várias origens, mas o próprio país tem tomado a decisão de barrar alguns sites e redes de serviços que muitos se habituaram a usar.
A dar ainda mais força a este movimento, vários serviços estão a abandonar a Rússia. Agora foi um dos mais desconhecidos, mas que são a ponte para a Internet de alguns dos maiores operadores do país que invadiu a Ucrânia.
Rússia ainda mais isolada da Internet
A cada dia que passa mais e mais empresas estão a colocar em pausa as suas operações no país de Vladimir Putin. Este é o resultado de uma tentativa de pressionar o país a recuar nas suas ações e criar sanções que afetem os cidadãos.
A mais recente decisão de aplicar medidas concretas veio de uma das empresas mais importantes para o acesso à Internet. Esta é também das mais desconhecidas, mas que controla de forma única o fluxo de informação de e para este país.
⚡️ Fast Internet for #Russia is over!
— NEXTA (@nexta_tv) March 11, 2022
A few hours ago, LINX (London Internet Exchange) confirmed the disconnection of key Russian providers from the international traffic exchange point. pic.twitter.com/C6SjApYNan
LINX bloqueou operadores da Rússia
Falamos do LINX (London Internet Exchange Network), que tomou agora a decisão de retirar do seu ponto de tráfego dois dos maiores operadores da Rússia. Falamos da Megafon e da Rostelecom, que perdem assim ligações internacionais para a Internet.
Na prática, esta decisão surge após a avaliação pela sua direção da situação na Ucrânia. A LINX vai ainda investigar outros membros para garantir que não existem relações com estes operadores. Caso isso aconteça, vão ser aplicadas as mesmas medidas.
Mais frutos da situação na Ucrânia
Um PIX (Internet eXchange Point) é um ponto neutro de troca de tráfego entre diferentes organizações. Tem como missão de facilitar a sua interligação e torná-la mais eficiente, sendo a troca de tráfego realizada através de acordos de peering entre as partes. Como exemplo, temos o GigaPIX português.
Apesar de ter um impacto menor do que as decisões anteriores, da Cogent e da Lumen, esta é significativa. Este é o ponto de acesso a tráfego internacional destes operadores, que assim ficam ainda mais isolados da Internet.
Este artigo tem mais de um ano
Se um PIX (Internet eXchange Point) é um ponto neutro de troca de tráfego entre diferentes organizações, significa que estão então a ser parciais e a tomar um lado…
E fazem muito bem. Imoral é fechar os olhos ao que se está a passar
Onde andaste durante o genocídio no Yemen e Palestina, invasão do Iraque, os bombardeamentos na Sérvia e Ucrânia (vê lá isto!!!), apenas para referir alguns, nos últimos anos??? A hibernar,foi?
Calma, tens um óptimo remédio para a tua agonia. Muda te para a federação Russa
Terrorista de extrema esquerda, já ninguém cai na vossa narrativa de destruir as democracias. Volta para o teu gulag, diz ao Putan que vai falhar
Até nos EUA a mídia está a abrir os olhos.
https://www.youtube.com/watch?v=XQ4-vqO0oQ4
Dizer que nos EUA a imprensa está a abrir os olhos, tem muito que se lhe diga… Isenção é o nome do meio deles… Santa paciência.
Teria sido mais produtivo, se tivesses visto e esforçado para entenderes o vídeo e depois comentá-lo se quisesses, ao invés de escreveres algarviada !
+1
Ate o linux ja faz boicote a russia esta tramada lo0ol
Vê se logo que não leste o artigo!
LINX nada tem a ver com Linux.
Se os Estados Unidos cortassem a ligação a eles de IX aí seria o caos… Se a Holanda também o fizesse ui ui… Tendo em conta que muitos deles usam IX dos Estados Unidos.
Bom, bom era a Cogentco, He.net aí é que iria ser um grande problema para eles. Tendo em conta que são peerings baratos… Muito usados. Iria ser um enorme problema para eles.
Dêem forte e feio! Se o IX dos Estados Unidos fosse cortado a Rússia ai ai ai, já iam ter enormes estragos.
Vão pela China, India…
Devem ficar com uns pings e velocidade fixe…
Estão a cortar o acesso dos russos às informações sobre a guerra na Ucrânia
Portanto um primeiro PiX que tomou uma posição. Segundo o relatório de 2020 do Euro-IX são os quartos maiores da Europa (em termos de ASN ligados), ou seja relevante mas não muito.
O que pode ter impacto é uma acontecer uma tomoda de posição semelhante por parte da DE-CIX e/ou da AMS-CIX. A primeira opera não só os PiX maiores alemães mas também varios outros no resto do mundo….
De qualquer maneira se os PiX de Moscovo e de Pequim continuarem a agregar as redes adequadas a conectividade vai continuar….
(PS – não sou um perito em IP-Routing e PiX)
Eu acho que a culpa é do Costa e do socialismo. Até porque o Putin é do partido socialista russo.
Isolar a rússia, isolar os bens dos oligarcas, isolar os negócios dos russos para gerar descontentamento e dificuldades. é preciso criar um ambiente hostil a putin e a todos os que os cercam. atacar interesses da bielorrucia também. e deixar a europa sem dependência da russia. é esse o caminho. comunismo está de maos dados com estes extremistas.
Secadegas, segue o conselho do Avis. Mas sem possibilidade de voltar ok? O ideal é pedires a nacionalidade russa e abdicares da portuguesa, assim nunca mais voltas e ficamos todos contentes: nós “ocidentes” em Portugal e tu “pro putin” lá. Happy.
Tinham sempre que aparecer os doentes partidários.
Ora o Putin é cumuna, ora também é socialista e talvez com um jeitinho até tem cartao do bloco, do livre e do MAS…
De extrema direita ou ultra-nacionalismo é que não.
Isto é cada anormal que até dá dó.
@carlitos …. com o Tucker Carlson??!… com a FOX NEWS?!… deve ser…