Xiaomi: Carregamento rápido a 150W está a chegar
A Xiaomi tem sido pioneira no trabalho desenvolvido em torno das tecnologias de carregamento de dispositivos móveis e hoje temos no mercado smartphones que já carregam a uma potência máxima de 120W.
No entanto, a fasquia parece que é para continuar a aumentar o carregamento a 150W está já a ser testado.
As tecnologias associadas às baterias dos smartphones têm evoluído bastante nos últimos anos. Há uma limitação física no seu tamanho, o que limita o aumento da autonomia, sem colocar em causa a dimensão do smartphone. Assim, as fabricantes mudaram o seu foco para a velocidade de carregamento.
Durante algum tempo ouvíamos falar que potências de carregamento mais elevadas, estariam para chegar, no entanto, os problemas de sobreaquecimento e durabilidade da bateria foram aspetos que acabaram por pesar no adiamento de alguns lançamentos.
A verdade é que hoje, qualquer bom smartphone já carrega a bateria a 33W ou 25W, modelos de gama baixa a 18W e há uns tantos de topo que já têm velocidades de carregamento muito mais rápidas, superiores a 60W, sendo que o máximo está estabelecido nos 120W/125W, pela Xiaomi ou pela OPPO.
Aliás, a Xiaomi já anunciou mesmo, de forma oficial, desenvolvimentos relacionados com carregamento a uma potência máxima de 200W, ainda que tal possa demorar a surgir no mercado.
Xiaomi: o carregamento ainda mais rápido
A verdade é que a degradação da bateria é algo que continua a preocupar fabricantes e consumidores, ainda que o tempo venha provar que o impacto não é assim tão relevante quando comparado com velocidades de carregamento mais lentas.
O carregamento a 150W não surge propriamente como uma novidade, considerando as notícias do final do ano passado. Mas agora surgem novos desenvolvimentos. Os rumores dizem que a tecnologia já está a ser testada de forma intensiva para chegar ao mercado muito em breve.
Aliás, é avançado que tal possa chegar com o próximo Xiaomi MIX 5, que poderá ser lançado no pico do verão, em meados de agosto, tal como aconteceu com a versão 4. Tal velocidade de carregamento poderia representar menos de 15 minutos a carregar uma bateria com capacidade típica de 4500 mAh, dos 0 aos 100%.
Este artigo tem mais de um ano
Eu tenho as minhas dúvidas tanto a nível de aquecimento como a nível de durabilidade das baterias quando a bateria está sujeita a este tipo de carregamento rápido.
Quando a apple conseguir ja vai acreditar?
conseguir qualquer um consegue…agora se deve? Espero bem que nao.
Eu nao tenho duvidas nenhumas..RIP baterias!
+ 1
O meu Realme X50 Pro 5G carrega a 65w e foi dos primeiros do MUNDO com esta velocidade de carregamento… já tem 2h….em 40 minutos carrega a bateria toda… só noto a bateria muito quente no Verão com muito calor quando o ponho a carregar.De resto não….e tem um sistema de resfriamento ou arrefecimento bem bom para não aquecer muito
Eu nao vou muito para esses carregadores porque podem danificar as baterias e muitos andam a dizer que vai ter leica e tudo marketing nao vai ter e se tiver nao vai ser grande coisa….
Se tu o dizes, é porque é. Mai’nada!!!
Deixo isso para o carro. lol
Face à capacidade das baterias, o carregamento rápido nos telemóveis está perto de atingir um ponto em que é necessário aumentar muito a potência do carregador para ter apenas ganhos de poucos minutos, chama-se a isso “diminishing returns”. O carregador provavelmente também terá um tamanho maior.
MAS a Samsung carrega os smartphones muito devagar e se forem para a Apple muito mais devagar ainda…. até é vergonhoso smartphones que custam mais de 1000€ carregarem as baterias muito lentamente.
Agora a Xiaomi/OPPO/Realme/IQOO carregam à velocidade da luz até 17 minutos em alguns
olha outro que so ve números grandes e associa qualidade com isso. . Também deves pensar que um telemóvel com 1 camera de 50mpx ‘e melhor do que um telemóvel com apenas 20mpx por causa do maior numero lol