É o fim da Estação Espacial Internacional da NASA? Sim!
A Estação Espacial Internacional (EEI) da NASA tem a dimensão média de quase dois campos de futebol e orbita a Terra cerca de uma vez a cada 90 minutos. No entanto, a NASA revelou que tal só vai acontecer por mais oito anos.
A NASA comunicou recentemente que a EEI estará em funções até 2030 e, posteriormente, ficará fora de órbita.
Estação Espacial Internacional da NASA irá cair no Oceano Pacífico
A NASA divulgou recentemente os planos para o laboratório que orbita a Terra desde 1998. No fim de 2030, a Estação Espacial Internacional será desativada. Fará a última viagem para o fundo do Oceano Pacífico, em Point Nemo, onde já repousam outras maquinarias espaciais. Entretanto, a agência espacial norte-americana apresentou um conjunto de parcerias com privados para rentabilizar recursos em novas investigações espaciais.
De relembrar que a estrutura foi lançada em 1998 e tem vindo a ser ocupada por astronautas desde novembro de 2000. Planeada para operar no espaço durante 15 anos, o laboratório internacional viu o prazo de validade estendido.
Num comunicado à imprensa, o diretor da EEI informou que a estação está a entrar na “década mais produtiva” no que concerne a desbravar caminho científico no tema da microgravidade: “Esta terceira década tem como resultado principal a construção da nossa parceria global, com vista à investigação tecnológica para dar suporte à exploração do espaço.”
O que restar da entrada na atmosfera será conduzido para Point Nemo, no Oceano Pacífico, local onde jazem muitos outros satélites e detritos espaciais produzidos pelo Homem. Point Nemo fica a cerca de 2.700 quilómetros de qualquer território e é descrito como cemitério espacial.
A área em torno do espaço funerário espacial é conhecida pela total falta de atividade humana. Este "Pólo Oceânico de Inacessibilidade" ou "Área Desabitada do Oceano Pacífico Sul" é "praticamente o lugar mais distante de qualquer civilização humana que se pode encontrar", declarou a NASA.
Desde 1971, pelo menos cinco objetos espaciais de origem russa e norte-americana foram mergulhados em Point Nemo, ao abrigo da lei sobre o impacto ambiental do cemitério espacial.
Espera-se que a EEI se incendeie quando cruzar a atmosfera terrestre, à semelhança da Mir, a estação espacial russa retirada do espaço em março de 2001.
A NASA assegura a continuidade nos investimentos na pesquisa e investigação e que deve ser dado apoio a cientistas e astronautas.
A NASA estima ainda que a transição do espaço de investigação para uma realidade mais comercial signifique uma poupança de mais de 1.3 mil milhões de dólares só em 2031.
Este artigo tem mais de um ano
ISS 109x73m
“dois campos de futebol”… Que tipo de futebol?
Recomendação da FIFA seria 105x68m
Para a próxima usem unidades que a malta reconheça tipo UMMs, chouriços ou filas de espera dos hospitais e ou centro de emprego.
“QUASE dois campos de futebol”
Estás preocupado com os jogos lá em cima não serem regulamentares ? lol ! Talvez joguem com equipas de 22 jogares cada, ou quase … XD
TIL 103~107% de um campo de futebol é QUASE dois campos.
Subuteo…
Esqueceste que no espaço não existe cima e baixo, logo podes ter um campo de futebol de cada lado 😛
Espero que não caia como os satélites roscofe da Starlink.
Claro que vai cair…
É suposto cair, são desenhados para cair, pior se não forem desenhados e o preparados e planeados para “cair” nem podem ser lançados…
Creio que a diferença é que os da Starlink caem sem estar planeado. XD
Por outro lado, existem objectos em que tal não é possível e acabam por se despenhar noutros lados ou então ficam em órbitas afastadas. Lixo espacial é o que não falta lá em cima. Mas sim, são todos desenhados para reentrar na Terra e desfazerem-se durante o processo.
“Creio que a diferença é que os da Starlink caem sem estar planeado. XD”
Nem por isso, simplesmente são muitos, estão em LEO e a vasta maioria da malta não sabe o nome de qualquer outro…
Já foram postos em orbita uns bons 12mil satelites, desses 60% ainda lá estão, mas só funciona 30%, a malta devia estar mais priocupada
12 mil satélites? Starlink está autorizada a colocar pouco mais de 4 mil, mas pelos vistos já colocou 12 mil?
Total, não dá starlink…
A ISS não é da NASA, nem foi a NASA que unilateralmente decidiu desorbitar esta, contrariamente do que é dito múltiplas vezes no artigo. A NASA é uma das cinco agências que participam na ISS.
Foi e é a NASA a decidir os desígnios da ISS. Aliás, como maior agência investidora, é a NASA que mantém a estação espacial funcional, de outro modo… já não existia, sequer.
+1
A ISS é um projeto conjunto da Agência Espacial Canadense (CSA/ASC), Agência Espacial Europeia (ESA), Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (宇宙航空研究 ou JAXA), Agência Espacial Federal Russa (ROSKOSMOS) e Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) dos Estados Unidos.
Os EUA só andam à procura de investidores privados para prolongar o tempo de vida da EEI, tentando manter o controlo pleno a baixo custo.
Se a Russia quiser assume o controlo perante o consorcio de países participantes da EEI e os EUA não querem isso.
Dimensão média?
Ah sim, ao sol dilata e na sombra encolhe!