Telescópio James Webb chegou ao Lagrange 2 a 1,5 milhões de quilómetros da Terra
Depois de 30 dias de viagem e 1,5 milhões de quilómetros percorridos, o Telescópio Espacial James Webb (JWST) chegou finalmente ao seu destino no espaço profundo: o segundo Ponto de Lagrange (L2). Este é um ponto que está localizado na parte exterior da órbita terrestre ao longo da reta que une a Terra e o Sol.
Segundo a NASA, o JWST tem já a rota de sincronização com a Terra estabelecida e irá agora preparar todos os instrumentos para começar a observar os segredos que o universo tem para nos surpreender.
Telescópio Espacial James Webb vai surpreender a humanidade
O caminho foi longo, apesar de pacífico. Segundo a NASA, o mais avançado telescópio até hoje fabricado e lançado ao espaço pelo homem percorreu 1.460.529 quilómetros até ao local programado. Os engenheiros referiram que o James Webb "está bem de saúde".
O plano está a ser cumprido à risca. Como tal, o JWST está já a fazer as correções orbitais para a sua instalação final no ponto L2. Este é o segundo ponto de Lagrange Sol-Terra, local onde existe estabilidade e sombra dos ventos solares.
A partir desta posição, poderá observar as primeiras galáxias, formadas a “apenas” 200 milhões de anos após o princípio do Universo.
🏠 Home, home on Lagrange! We successfully completed our burn to start #NASAWebb on its orbit of the 2nd Lagrange point (L2), about a million miles (1.5 million km) from Earth. It will orbit the Sun, in line with Earth, as it orbits L2. https://t.co/bsIU3vccAj #UnfoldTheUniverse pic.twitter.com/WDhuANEP5h
— NASA Webb Telescope (@NASAWebb) January 24, 2022
No site dedicado a este projeto, a NASA explica que o JWST utilizou os propulsores do foguetão, durante quase cinco minutos, para entrar na posição orbital definitiva, ao redor do Sol, no local previamente designado.
O espelho principal do telescópio, com um diâmetro de 6,5 metros, ainda precisa de ser meticulosamente alinhado, noticia a agência Associated Press.
Além disso, os detetores de infravermelhos e os instrumentos científicos também têm de ser arrefecidos e calibrados, antes que as observações se iniciem, em junho.
Webb, bem-vindo a casa! Parabéns à equipa por todo o trabalho duro garantindo a chegada segura do Webb a L2. Estamos agora um passo mais perto de descobrir os mistérios do universo. E mal posso esperar para ver as primeiras e novas visões do universo enviadas pelo Webb neste verão!
Escreveu o administrador da NASA, Bill Nelson, no blog da agência.
So…you’ve heard that the Webb telescope will be orbiting Lagrange point 2. But what even is that, anyway? And how do you orbit something that isn’t an object?
We’ve got you! Here’s a thread ⬇️#UnfoldTheUniverse pic.twitter.com/7YTUeKh3Me
— NASA Webb Telescope (@NASAWebb) January 21, 2022
NASA: Um sucesso de missão até ao momento
Conforme foi notícia em todo o mundo, este observatório espacial, foi lançado com um cuidado nunca antes tido nos muitos objetos espaciais colocados em órbita.
O telescópio, avaliado em cerca de 10.000 milhões de dólares (cerca de 8800 milhões de euros), foi lançado a 25 de dezembro e contava com mais de 300 pontos possíveis de falha. Felizmente nenhum falhou até ao momento e do ativar da antena, ao abrir o escudo solar protetor, passando pela abertura do seu espelho gigante, tudo correu conforme previsto.
Os astrónomos esperam que com este telescópio, com cerca de 30 anos de desenvolvimento e batizado com o nome de um antigo dirigente da NASA, seja possível obter mais dados sobre os primórdios do Universo, incluindo o nascimento das primeiras galáxias e estrelas.
O James Webb permitirá captar a luz ténue de corpos celestes ainda mais distantes, de há 13,5 mil milhões de anos, quando o Universo era bastante jovem (a idade estimada do Universo pela teoria do Big Bang é 13,8 mil milhões de anos).
Este artigo tem mais de um ano
A ciência por trás do twitt de Bill Nelson é uma “delícia” de pormenor astronómico. Imho, merecia desenvolvimento no artigo.
Pode colocar aqui o link, nao encontrei.
obrigado
Está em inglês: https://scitechdaily.com/webb-space-telescope-reaches-destination-a-million-miles-from-earth-achieves-halo-orbit-around-l2/
10 bilhões USD
10.000 milhões de dólares na escala longa, usada em Portugal.
E o budget inicial era 500 milhões xD http://web.archive.org/web/20080119063305/http://findarticles.com/p/articles/mi_m1571/is_n39_v13/ai_19964936/
Bilhões são bilhas grandes.
hehehehehe
Não…bilhas grandes são bilhonas! Bilhões é masculino…bilha é feminino!
Depois de calibrado a primeira imagem oficial poderá ser publicada na semana de 25 de Maio.
Fantástico!