SLRV: O carro a célula de combustível que custa 15 mil euros e faz 400 km
SLRV é o acrónimo de Safe Light Regional Vehicle, numa tradução à letra, este é o Veículo Regional Ligeiro Seguro. Digamos que tendo uma linhagem alemã, vende a ideia do carocha, um carro do povo. Contudo, a empresa por trás do projeto apregoa uma construção inovadora e leve com uma propulsão de células de combustível altamente eficiente. Com estes pergaminhos, o "elétrico" permite uma mobilidade segura e que poupa recursos ao planeta.
Um dos trunfos é o preço, o outro é a autonomia. A indicação é que pode chegar aos 400 km.
Este futurista de dois lugares é o carro ideal para viagens curtas, como um pequeno utilitário de transporte público ou como veículo de partilha de boleias.
Movido a célula de combustível, é leve, económico e seguro
O Centro Aeroespacial Alemão (Deutsches Zentrum für Luft- und Raumfahrt; DLR) desenvolveu um novo veículo inovador. O SLRV é extremamente leve, mas muito seguro. Isto é garantido pelo seu desenho em sanduíche, que pesa apenas 90 kg (chassi) - 450 kg peso total - e, no entanto, oferece um elevado nível de segurança passiva.
O conceito inovador de peso leve combina um sistema de condução de células de combustível altamente eficiente com mobilidade segura e eficiente.
O corpo do SLRV de dois lugares tem 3,8 m de comprimento e altura baixa para garantir o mínimo de resistência aerodinâmica. Além disso, a sua arquitetura oferece uma combinação de leveza e equilíbrio, que os veículos existentes nesta classe de veículos ligeiros (L7e) muitas vezes lutam para alcançar.
Conforme referido, um dos trunfos é o peso conseguido pelo método de construção em sanduíche de metal. O material utilizado consiste numa camada exterior de metal e uma camada interior de espuma plástica. As partes frontal e traseira do SLRV são feitas destes painéis sanduíche e servem como zonas de deformação.
Estas secções também albergam grande parte da tecnologia do veículo. O espaço do passageiro consiste numa concha com uma estrutura em forma de anel anexa que absorve as forças que actuam sobre o automóvel durante a condução e protege os ocupantes em caso de acidente.
As estruturas que utilizam materiais sanduíche ainda não foram utilizadas em carros de produção em série. A DLR demonstrou o seu potencial e está agora a trabalhar no próximo passo: otimizar as tecnologias de fabrico associadas.
Emissões zero: um híbrido pilha de combustível/bateria
Para além do seu corpo leve, o SLRV tem um sistema de propulsão híbrido que assegura a maior eficiência de recursos possível. Os investigadores do DLR ligaram uma pequena célula de combustível com uma potência contínua de 8,5 kW a uma bateria para criar o grupo motopropulsor. Isto fornece uma potência adicional de 25 kW de aceleração.
Esta combinação pesa menos do que os sistemas de baterias convencionais, proporciona um alcance de aproximadamente 400 km e permite uma velocidade máxima de 120 km/h.
No interior do veículo, entre os dois bancos, há um depósito de 39 litros. Pode armazenar 1,6 kg de hidrogénio a 700 bar.
O SLRV utiliza o calor residual da célula de combustível como aquecimento interior. O bom isolamento térmico da carroçaria, resultante da utilização de estruturas sanduíche, reduz o consumo de energia do sistema de ar condicionado do veículo no inverno.
Utilitário para serviços modernos de mobilidade
Entre outras utilizações possíveis, o SLRV seria adequado para deslocações pequenas. Serviços de transporte de passageiro entre centros de transportes públicos locais. Além disso, seria uma ótima opção para os modernos serviços de partilha de automóveis, especialmente em zonas urbanas periféricas ou fora das cidades, graças ao seu sistema de reabastecimento rápido de hidrogénio.
Aliás, este tipo de veículos poderá num futuro próximo complementar os transportes públicos locais em zonas suburbanas ou rurais, ou servir como um segundo carro mais ecológico.
Quanto ao preço de compra, a equipa do SLRV estima que o seu preço de mercado deva rondar os 15.000 euros. Com uma quilometragem máxima de 300.000 quilómetros e uma vida útil de 10 anos, isto equivale a um preço de aproximadamente 10 cêntimos por quilómetro.
Este artigo tem mais de um ano
Um Smart Coupé a H2.
tem vida útil de 10 anos ou 300k km caminhamos mesmo para um futuro em que não vamos ter nada
mas não percebi, ” isto equivale a um preço de aproximadamente 10 cêntimos por quilómetro.” e o combustível?
Os 0,10€/km referem-se apenas ao custo/km de aquisição da viatura. Há que acrescentar o custo de combustível, pneus, revisões, etc. Tal e qual como num VCI.
não deveriam ser 0.05€?
Fazendo as contas, sim. Usando a informação do artigo, são os 0,10€.
As fuel cells e aos tanques de hidrogénio têm uma duração bem apertada, nada a ver com baterias, que este também tem.
” preço de mercado deva rondar os 15.000 euros.”
mas pode ir para o mercado? especificamente, passa em testes de segurança de embate e afins? não me parece.
além disso, em Portugal, com os impostos passa para pelo menos uns 25.000
€25.000 em cada pneu.
Nem retrovisores tem, quanto mais passar em testes de segurança.
Isto é só um protótipo, ainda tem passos a dar até ser a versão final.
Vamos ser realistas, é muito bonito ter um para brisas que abre como se fosse um F16 mas tem muito pouco de prático.
qd sair a versão final, vamos sentados em cima das rodas da frente e com a testa encostada ao vidro!!!!
0,10€/km??? Isto dá 10€ para fazer 100km… k grande coisa… o meu carro gasta em média 5,2lt/100km = 7,49€ para fazer os mesmos 100km.
Preço gasóleo no dia de hoje = 1,44€/lt
Não façam perder tempo com notícias destas
Volta a ler o texto. Apesar das contas estarem erradas (15000€ / 300000km = 0,05€/km e não 0,10€/km), onde é que é feita alguma referência ao consumo?????
Falta o combustivel quanto gasta este aos 100 kms, acredito que pelo menos meio kilo de hidrogénio, adicione mais 7.5 euros por cada 100 kms.
Isso, e muito mais, para saber o custo/km. O único custo que é referido, de forma simplificada e directa, é que o custo de aquisição diluído pela esperança de vida estimada de projecto da viatura, é que fica a 10cêntimos/km, que na realidade são 5 cêntimos/km tendo em conta os valores apresentados.
O meu carro, neste momento, tem um custo de 2.24€ / Km com aquisição, seguros, manutenção, combustíveis, ou seja, tudo. Ainda transporto 5 passageiros, 2 cães e bagagem com uma autonomia de aprox. 700Km. Vale a pena a troca???
O valor dado está errado, é 0,24€.
Não estava certo, mas agora ficou ainda mais errado.
Não não, o valor correcto é, mais precisamente 0.239€!
No meu electrico contando com isso tudo está neste momento com 0.0799 custo por km.
Muito simples, pega na calculadora e some 2508€ de despesas de aquisição, impostos, seguros, etc com 1367€ de manutenção e 3662€ de combustível e divida por 31234Km… Agora demonstre o custo do seu carro eléctrico!
O meu custou 9500 euros, 805 euros para eletricidade ( só conto com 50% das cargas que foram pagas, as restantes foram no trabalho e não pago), 161 euros de manutenções 800 euros de seguros, impostos não tem, e fiz 141 000 kms.