Já há um plano louco para Terraformar Marte com um campo magnético artificial
Ninguém sabe ao certo qual será a intenção de se investir tanto em Marte. Percebemos que há uma curiosidade da exploração espacial, mas existirão, eventualmente, outros objetivos para o planeta vermelho. Ter Marte como uma "segunda" Terra também poderá ser um desses objetivos. Para isso, os cientistas têm já pensada a estratégia.
Para que floresça vida marciana e para que possamos viver nesse planeta, tem de ser criado um campo magnético. Há um plano "louco" para desenvolver este escudo.
Marte é um planeta que tem muito a seu favor para poder ser o segundo lar da vida humana. Não está longe da Terra, o seu dia tem quase a mesma duração do nosso, tem bastante água congelada logo abaixo da sua superfície e provavelmente poderá receber uma atmosfera razoavelmente respirável com o tempo.
Contudo, estas particularidades não servem para nada sem um campo magnético. Ao contrário da Terra, este planeta não tem um que possa ser utilizado para cuidar da vida. No entanto, há formas de criar um artificialmente.
Qual a razão do campo magnético ser fundamental para a vida humana?
O campo magnético é o escudo que nos protege de muitos eventos, potencialmente mortais e destrutivos. Esta bolha que envolve a Terra protege o planeta do vento solar e das partículas ionizantes. O campo magnético da Terra evita que a maioria das partículas carregadas de alta energia atinjam a superfície. Então, o efeito de escudo desvia estas partículas do planeta, mantendo-nos seguros.
O campo magnético também ajuda a evitar que os ventos solares destruam a atmosfera da Terra ao longo do tempo. No início, Marte tinha uma atmosfera densa e rica em água, mas foi gradualmente esgotada sem a proteção de um forte campo magnético.
Infelizmente, não podemos recriar o campo magnético da Terra em Marte. Isto porque o nosso campo é gerado por um efeito dínamo no núcleo da Terra, onde a convecção de ligas de ferro gera o campo geomagnético da Terra.
Mas será possível criar um campo magnético artificial em Marte?
Só dessa forma é que se conseguirá. Isto porque o núcleo do planeta vermelho é menor e mais frio, e não permite que possa ser "ligado" para criar um dínamo magnético. No entanto, existem algumas técnicas para se poder criar um campo magnético artificial, como mostra um estudo recente.
Segundo o estudo, há propostas para gerar um campo magnético marciano que com base nos chamados solenóides orbitais ou terrestres que criam algum nível básico de proteção magnética.
Esta ideia tem sido considerada pela ficção e podemos ver de forma prática na série de TV The Expanse onde este tema é abordado e onde aparece mesmo uma hipotética solução ainda melhor.
Utilizar as luas de marcianas para criar um anel magnético
Segundo o estudo, para poder ser criado um bom campo magnético planetário, terá de haver um forte fluxo de partículas carregadas, seja dentro do planeta ou ao redor do mesmo. Como a primeira opção não é uma ótima solução para Marte, a equipa que está por trás do estudo olha para a segunda hipótese.
Assim, para se poder criar um anel de partículas carregadas ao redor de Marte, os "terraformadores" terão de incluir na equação a lua Fobos.
Fobos é a maior das duas luas marcianas e orbita o planeta de forma bastante próxima. Tão perto que faz uma viagem ao redor de Marte a cada 8 horas. Portanto, a equipa propõe o uso de Fobos a ionizar partículas da sua superfície e, em seguida, acelerando-as para que criem um tronco de plasma ao longo da órbita de Fobos.
Isto criaria um campo magnético suficientemente forte para proteger Marte em terraformação.
Todos sabem que é um plano ousado, e embora pareça exequível, os obstáculos de engenharia seriam significativos. Mas, como os autores salientam, este é o momento para ideias.
Se um dia precisarmos de Marte como segunda casa, então estes problemas terão já de ter solução. Caso contrário, Marte será apenas um planeta de recreio.
Este artigo tem mais de um ano
Parece-me uma ideia engenhosa.
Call DESTINI!
Dinheiro sendo desperdiçado a rodo. Marte não terá nunca como habitar a vida, nunca.
Por que não usam o dinheiro gasto com a impossibilidade viver em Marte para cuidar da Terra?
+ 1 Ora nem mais Douglas, nem mais!!
É assim, para avançar nas descobertas cientificas é preciso investir tempo e dinheiro como é natural, se não hoje em vivíamos na gruta, e fizer nunca sobre algo que nenhum de nós que está aqui a comentar vai ter o prazer de presenciar pois quando esse altura chegar já não estamos cá.
Sou totalmente favorável ao investimento em coisas que darão retorno. Marte não tem futuro como morada de seres vivos. No máximo servirá como um ponto de parada em viagens espaciais ou como depósito de lixo.
É a tua visão das coisas, mas lá está, visão limitada, e dar logo como impossível de realizar, algo que nem vais estar cá para ver.
Em ciência, muitas vezes não se sabe quando algo irá dar retorno. O CERN foi uma dessas ideias que se desenvolveu sem saber do retorno. No entanto, qual o dinheiro gasto neste projeto? Não passa de um estudo, e todos os dias aparecem estudos. A não ser que o dinheiro gasto na investigação também é errado…?
E gastar 200000000000000000 milhões de dólares, para produzir comida para 1000 milhões de humanos, destruindo 8700000 espécies animais e vegetais para proveito dos 1000 milhões de humanos, é a melhor forma de evoluir a nossa espécie?
Vejam isto por outro lado, se conseguirem desenvolver um campo magnético para Marte, essa tecnologia poderá ser utilizada na terra para reduzir a destruição que aí vem causada pelas emissões que estão a destruir a nossa camada protectora
Deixaste de viver na gruta porque tinhas necessidade de não viver na gruta. Não tens necessidade de viver em Marte.
Já muitos a “gastar dinheiro a cuidar da Terra”.
Vamos ser se o “cuidar de Marte” cola nos dóllars.
“Marte não terá nunca como habitar a vida, nunca”
E como sabes disso? para a tua geração e muitas seguintes certamente não, e se calhar nem mesmo para a especie humana com a conheçemos, mas dizer “nunca” é bem complicado mesmo para um especialista no assunto, e se o fores é favor partilhar o “ónus da prova”
O homem nunca vai voar
Não precisa de provar nada. Marte não é habitável e não será a arrogância do homem que o vai transformar.
Claro que precisa, ele afirmou algo, não importa se é parvo ou não, ele é que têm de provar…
+1
+1
Mais nada. Concordo.
Se fosse um planeta com vida, ainda era naquela.. agora tantos problemas pra resolver aqui e andam a queimar dinheiro em Marte.
Palha para burros. Nunca fomos à Lua quanto mais terraformar Marte. Tudo CGI para entreter o povo.
Claro po! Milhares de cientistas envolvidos no processo e está todo mundo mentindo só o senhor tá dizendo a verdade! Falta de respeito com o trabalho dos outros.
e a terra é plana, certo?
AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH !
( “Tudo CGI para entreter o povo” … é que nos anos 60 o CGI era da melhor qualidade )
E já agora o que é que “ir a lua” tem a ver com terraformar Marte ???
Uma alternativa será a criação de bases marcianas totalmente subterrâneas.
O verdadeiro plano é captar financiamento com desculpas de “pseudo-investigações”, o costume numa era dos milhões estudos diários, tipo supermercado.
O que mais impressiona é os comentários “sérios” a tratar o tema como se de algo útil e real se tratasse. Q
Fica fácil de perceber como muita gente consegue viver da política.
Olha deixa o “Q” para os americanos! Já existe estupidez que chega não há necessidade de se lhe acrescentar !
Já estamos a pensar em terraformar, mas ainda não sabemos se existe vida em Marte.
Nem que seja um micróbio, o que nos dá o direito de o extinguir? Isto já para não falar das sondas carregadas de micróbios terrestres que já podem estar a contaminar o planeta.
Ainda não temos descernimento para este tipo de aventuras.
Podes depois ir para marte reenvendicar os direitos dos micróbios lol
+1
o PAN também anda por aqui?
Grande empreitada, sim Sr. !
ficção cientifica
Estações orbitais também eram …
Seria mais fácil aplicar esse sistema a Vénus, para despejar boa parte da atmosfera para fora do planeta e torná-lo, novamente, habitável…
A TERRA NÃO IRÁ DEVOLVER A LUA!!! FOI ROUBADA HÁ 400 MILHÕES DE ANOS É NOSSA!!!
E assim que se comecam os boatos. Amanha as pessoas acordam e pensam que ja podem comprar um hotel 5 estrelas em Marte. O homem passa a vida a criar mentiras atras de mentiras, e um ciclo vicioso e quem se trama e a humanidade.
Define mentira 😉 é que no que toca à exploração do cosmos, a mentira é algo muito vago. Cuidado 😉
Defino a mentira ? Sim ha varias mas esta e a de que o Homem nunca ira conseguir transformar outro planeta para ser habitavel como na terra. Sim NUNCA ouviste bem.
Homem de pouca fé. O homem já conseguiu tanto que terraformar Marte é coisa pouca. Se isso fosse o problema….
” O homem já conseguiu tanto que terraformar Marte é coisa pouca”
Não exageremos, não é coisa pouca, possivelmente seria o maior projecto de sempre.
Sabes uma vez li um trecho que faz sentido aqui …
” …Só tolos e loucos é que lidam em absolutos… ”
Ninguém sabe o que esta para lá da próxima curva ou lomba na estrada …
Quem não testa o absurdo não descobre o impossível.
Gostava de estar vivo daqui a centenas de anos para voltar a esta thead e escrever “lol”
Voltar a esta thread cheia de atrasados_mentais e flat_earthers? P’ra quê? Perda de tempo…
O ser humano já conseguiu tanto é verdade,até está a conseguir destruir o planeta em que vive.
Para Phobos e Deimos é melhor mandar o DoomGuy/Slayer à frente dos cientistas…só para prevenir!
Epa mas assim acaba rápido, tem de ser mesmo cientistas primeiro…
Julgo que todos têm que partir do pressuposto de que qualquer ideia absurda tem sempre nas suas conclusões alguma resposta para algo que existe ou possa vir a existir. Algumas das realidades de hoje tiverem origem em ideias absurdas que resultaram ou noutras que não resultando deram origem a outras realidades.
Os recursos na terra tem os anos contados. A procura para minerais/metais essenciais para o desenvolvimento de um futuro sustentável e limpo é várias x superior a oferta disponível e as reservas conhecidas.
A corrida por colonizar Marte por mais irreal que pareça agora terá mais tarde ou mais cedo que ser feita. O que será das futuras gerações após 2050? A ver vamos