É até rebentar! Carregamento de baterias nos smartphones vai chegar aos 150W (em breve)
Se até há poucos anos carregar a bateria de um smartphone a uma potência de 18W estava associado a carregamento rápido, hoje o padrão está nos 33W. As baterias com uma capacidade a rondar os 4500 mAh ficam carregadas, com esta potência, em cerca de 45 minutos a 1 hora.
Ainda assim, há marcas que, principalmente nos seus topo de gama, já elevaram bastante a fasquia e vemos baterias a carregar a 120W. Aqui, 4500 mAh são carregados em apenas 15 minutos, dos 0 aos 100%. Mas esta fasquia poderá ser ultrapassada em breve.
Tecnologias de carregamento de baterias continuam a evoluir
As tecnologias associadas às baterias dos smartphones têm evoluído bastante nos últimos anos. Há uma limitação física no seu tamanho, o que limita o aumento da autonomia, sem colocar em causa a dimensão do smartphone. Assim, as fabricantes mudaram o seu foco para a velocidade de carregamento.
Durante algum tempo ouvíamos falar que potências de carregamento mais elevadas, estariam para chegar, no entanto, os problemas de sobreaquecimento e durabilidade da bateria foram aspetos que acabaram por pesar no adiamento de alguns lançamentos.
A verdade é que hoje, qualquer bom smartphone já carrega a bateria a 33W ou 25W, modelos de gama baixa a 18W e há uns tantos de topo que já têm velocidades de carregamento muito mais rápidas, superiores a 60W, sendo que o máximo está estabelecido nos 120W/125W, pela Xiaomi ou pela OPPO.
A degradação da bateria é algo que continua a preocupar fabricantes e consumidores, no entanto, têm-se vindo a provar que o impacto não é assim tão relevante quando comparado com velocidades de carregamento mais lentas.
Neste desenvolvimento, também já sabemos que a Xiaomi estará a desenvolver o seu HyperCharge a 200W, mas o seu lançamento poderá demorar ainda um ou dois anos até estar pronto e seguro para ser colocado nos smartphones.
Até aos 150W e mais além!
Agora a questão é que durante os lançamentos da próxima temporada que começa já em dezembro, podemos mesmo vir a assistir à apresentação de uma tecnologia de carregamento a 150W! Numa publicação que pouco revela, o leaker Digital Chat Station, deixou apenas a seguinte mensagem: 150W⚡
No entanto, nos comentários é revelado que esta tecnologia estará para breve. Não se sabe associada a que fabricante poderá estar nem em quanto tempo será capaz de carregar uma bateria de 4500 mAh, mas será certamente menos que os 15 minutos.
Os consumidores continuam céticos quanto a estas velocidades de carregamento e quanto à sua durabilidade. O sobreaquecimento é outra das questões que sempre se levanta. Estaremos atentos para perceber o que está a ser preparado.
Este artigo tem mais de um ano
Nitpick: há uma gralha no texto. “séticos” escreve-se com “c” => “céticos”
Em “Os consumidores continuam séticos (…)”
Cépticos, talvez?
Eu tenho o Xiaomi 11T Pro que carrega a 120W. Simplesmente brutal e não sobreaquece.
Em 17 minutos carrega dos 0 aos 100%.
Acho que a Apple daqui a 5 anos vai chegar aí
Para que? Dormes 17 minutos por dia? Eu ca durmo 9h e chega perfeitamente para o tlm carregar.
Nao se deve carregar o telemóvel durante a noite. Faz mal ‘a bateria tal como esta moda de carregamentos ultra-rápidos faz mal ‘a bateria.
Faz nada, a apple faz optimizacao do carregamento sabendo a que horas e que acordas e carregando apenas quando precisas
Faz sim senhor. Por muito que a Apple tente, nao consegue mudar a composição química das baterias ou como funcionam internamente.
Alias eu e a minha esposa ambos temos iPhones comprados na mesma altura. Ela carrega quando lhe apetece ate aos 100% e eu tenho mais cuidado com a bateria. Agora imagina quem tem melhor ‘battery health’?
Quando me levanto e reparo que me esqueci de carregar o telemóvel, ele carrega em poucos minutos.
Onde? Aos 33W? 🙂 🙂
Não sou entendido na matéria, mas diz me o senso comum que enviar energia para a bateria com essa intensidade não será a melhor maneira de a preservar..
Mas posso estar enganado.
E mesmo ate rebentar! 150W para que? A malta carrega o smartphone a dormir durante 8h…20w chegam e sobram. Mas o meu iphone 13 pro dura 3 dias de bateria , incrivel autonomia!
Podes deixar o telemóvel a carregar durante a noite sem problema nenhum. As baterias são de lítio, não são de níquel como as antigas.
Ha problema sim. Existem duas coisas que afectam a saúde da bateria – temperaturas extremas e estar sempre a 100% ou a 0%.
Idealmente a beteria deveria estar entre 40 a 80%.
E quem tem utilização intensiva durante o dia e precisa de o carregar novamente? Espera mais 8h?
Eu acho que as mascas não vão ganhar para as substituições de bateria. A partir do ano que vem na europa as garantias vão passar a ser de 3 anos. Com este andamento a bataria não dura 2…
Tenho ideia que as garantias das baterias são apenas 6 meses por ser um “consumível” portanto ser 2 ou 3 anos, no caso das baterias, nada se altera
lol anjinho
Isso dos “consumíveis” foi uma falácia que algum espertalhão lançou e que depois alguns pouco elucidados como tu replicaram como se fosse verdade.
A Lei, em termos de garantias, faz apenas duas distinções, bens móveis e bens imóveis. Ponto final, parágrafo.
Agora, em terra de cegos que têm olho é rei. Por isso haverá sempre alguém que rejubila de alegria por haver anjinhos como tu.
Consulta o Centro Europeu do Consumidor
https://cec.consumidor.pt/gestao-ficheiros-externos/guia-das-garantias-versao-atualizada-2015-pdf.aspx
Guia da Garantias da Compra e Venda
…
11. E aos bens perecíveis e outros bens consumíveis?
O diploma aplica-se a todos os bens de consumo, mesmo os bens perecíveis e consumíveis.
No entanto, a aplicação do diploma terá de ser adaptada à natureza destes bens.
Exemplos:
– Bens perecíveis: aqueles que têm uma duração limitada, como o iogurte, que tem prazo de validade, ou a fruta.
– Bens consumíveis: aqueles cujo uso regular implica a sua destruição ou alienação, como o óleo ou as pastilhas dos travões.
Portanto, a não ser que estejas convencido que o uso regular de uma bateria implica a sua destruição ou alienação, como bem móvel que são, todas elas são abrangidas pelos actuais dois anos de garantia.
Quem te disser o contrário está a ver se te come por parvo!
Tanta coisa e dps toda a gente deixa o tlm a carregar durante a noite…..coisas a chinesa so para dizer que tem numeros grandes e dps nem as cameras de 108 megapixels chegam para fazer concorrencia aos 12 megapixeisl dos iphones de 2015.
+1
A ignorância é atrevida…
Tanta coisa e dps toda a gente deixa o tlm a carregar durante a noite…..coisas a chinesa so para dizer que tem numeros grandes e dps nem as cameras de 108 megapixels chegam para fazer concorrencia aos 12 megapixeisl dos iphones de 2015.
Continua nesse teu mundo de ilusão. Não acordes para a realidade porque vais precisar de apoio psicológico para ultrapassar a depressão 😀
Não vejo necessidade de tanta velocidade de carregamento, se não carregar 100% carrega 60% ou80% ,para mim 18w está bom.
Se for como no galaxy s8 que o utilizador tem a opção de escolher a velocidade de carregamento nas definições, tudo bem,agora obrigar o utilizador a usar essas velocidades é para bateria não durar 2 ou 3 anos.
E existe powerbanks.
O mundo não gira à volta das suas necessidades.
“Não se sabe associada a que fabricante poderá estar nem em quanto tempo será capaz de carregar uma bateria de 4500 mAh, mas será certamente menos que os 15 minutos.” Então não é evidente que será a Xiaomi ?? Ai,ai,ai… 🙂 (P.S.-já agora a construção da frase está errada).
+1
Daqui a pouco o carregador é maior que o telemóvel.
Depois a bateria degrada-se mais rapidamente.