TSMC e Sony juntas para a construção de uma fábrica de chips no Japão
O mundo tecnológico está a sofrer significativamente com a escassez de chips. E tal não significa que as fabricantes não estejam a dar tudo por tudo para entregar aos clientes o máximo de componentes possível. Acontece é que a pandemia provocou um enorme aumento da procura, enquanto que a oferta ficou fortemente condicionada nas fases de maior confinamento.
Assim, a maior fabricante de componentes do mundo, TSMC, estará a finalizar uma parceria com a gigante Sony para, juntas, avançarem com a construção de uma nova fábrica de chips no Japão, no valor de 7 mil milhões de dólares.
TSMC e Sony em parceria para fábrica no Japão
De acordo com as informações mais recentes, a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), maior fabricante de chips do mundo e a Sony estão a considerar a construção conjunta de uma fábrica de semicondutores na zona oeste do Japão. A notícia acontece numa altura em que a escassez de chipa assola o mercado tecnológico, podendo assim esta ser uma arma contra este problema.
Segundo os detalhes, o investimento total deste projeto rondará os 800 mil milhões de ienes, cerca de 7 mil milhões de dólares (~6 mil milhões de euros). No entanto o governo japonês deverá participar com metade desse valor, com o compromisso de que o fornecimento do mercado do país seja prioritário.
Há também a indicação que a Denso, que é a principal fabricante de peças de automóvel japonesa e membro do grupo Toyota, está interessada em também participar do negócio através da configuração de equipamentos no local.
Leia também: Toyota vai reduzir a produção em 40% por falta de chips
Investimento interessa à Sony para garantir produção de sensores
A fábrica deverá ficar localizada na região de Kumamoto, num terreno que pertence à Sony, adjacente à sua fábrica de sensores de imagem. Segundo as fontes, a fábrica irá produzir semicondutores usados em sensores de imagem de câmaras, chips para automóveis entre outros produtos. Estima-se que as instalações iniciem o fabrico em 2024.
Caso se concretize, esta será então a primeira operação de produção de chips da TSMC no Japão. No caso da Sony o interesse prende-se com o facto de a empresa querer manter a estabilidade da rede de fornecimento no meio de uma escassez de chips. No entanto a fabricante taiwanesa diz que algumas empresas estão a provocar artificialmente a falta de componentes.
Para já, a TSMC e a Sony recusaram tecer comentários sobre esta notícia.
Esta já não é a primeira vez que surge a hipótese de a TSMC investir com a sua atividade em solo japonês. Mas parece que agora esta é uma possibilidade cada vez mais certa.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Nikkei
Mas é para construir a fábrica na Alemanha. Que anda esta empresa a pensar? Provavelmente os alemães até lhes pagariam para fazerem lá a fábrica.
Não sei não , a Tesla andou la a criar uma fábrica e só tiveram problemas, parte dos problemas foram por causa dos nazis climáticos.
Certo, mas esses não são quem paga as contas no final do dia, e seria certamente o estado a financiar as obras.
Qual é o país (estado) que não gostava de ter uma fábrica própria de chips de última geração?
Nazis climáticos? Tenha juízo
E os ordenados? e as condições de trabalho, interessam?
Estão a preparar se para depois da invasão de da China
Provavelmente sim, mas não é muito inteligente instalarem-se no Japão, mais valia um país como os EUA ou um mais neutro tipo Brasil, se instalarem-se na Europa (Alemanha) estiver fora de causa.
Porque em caso de conquista total de Taiwan, o alvo seguinte lógico é precisamente o Japão devido a terem descoberto gás para os lados de ilhas do Japão…. e claro que a China automaticamente decidiu que como gás lhes interessa, então aquilo é deles e ninguém mais tem direito… só que ao contrário de Taiwan o Japão já é um alvo um pouco mais complicado e como é reconhecido em todo o lado dificilmente em caso de guerra os outros países todos da região incluindo EUA não irão intervir… porque do contrário é provável que a China leve a guerra até eles e ganhe.
Achas que os usa vão permitir que a China anexe territórios… Pensa bem compra mas é uns comprimidos de iodo
Com esse comentário mostras ser mais uma negacionista das alterações climáticas……