Estudo: A mineração de Bitcoin gera resíduos eletrónicos substanciais
A mineração de Bitcoin gera resíduos eletrónicos substanciais que "representam uma ameaça crescente ao ambiente", de acordo com um estudo recente. Um co-autor do relatório disse à AFP na sexta-feira que o ciclo de vida médio dos computadores potentes utilizados para desenterrar as unidades da principal moeda criptográfica do mundo era de apenas 1,3 anos.
Além do consumo excessivo de energia, a mineração é exigente no hardware e a curto prazo aparecerá mais um problema.
Bitcoin é também sinónimo de ameaça ambiental, diz estudo
Segundo os investigadores Alex de Vries e Christian Stol, o ciclo de vida das máquinas é "extremamente curto em comparação com quaisquer" outros dispositivos eletrónicos, tais como iPhones.
Com 30.700 toneladas, a quantidade de resíduos eletrónicos gerados pela mineração de Bitcoin nos 12 meses até maio era "comparável à quantidade de pequenos resíduos de equipamento informático e de telecomunicações produzidos por um país como a Holanda", refere o relatório.
A corrida para encontrar novas Bitcoins, e tendo em conta o aumento do valor que tornou esta moeda ainda mais apetecível - na sexta-feira, uma unidade valia mais de 47.000 mil dólares, significa que o poder de processamento dos computadores usados para minerar rapidamente se tornam obsoletos.
E quanto mais vale a Bitcoin, maior a quantidade de resíduos eletrónicos, segundo o estudo publicado pela revista científica, Elsevier.
O lixo gerado por cada transação equivale a dois iPhone mini
Alex de Vries trabalha como economista no banco central holandês, enquanto o co-autor do relatório, Christian Stoll, é do Massachusetts Institute of Technology.
Apesar da elevada quantidade de resíduos, continua a ser uma fração do total global de dispositivos eletrónicos deitados fora, que se cifrou em 53,6 milhões de toneladas no ano passado.
A título de curiosidade, só no ano passado, a rede de Bitcoin processou 112,5 milhões de transações, um número muito baixo comparável aos 539 mil milhões de 2019. Como tal, cada uma destas transações equivale a, pelo menos, “272g de lixo eletrónico”, o equivalente ao peso de dois iPhones 12 mini.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Pronto, como a anterior medida de FUD não funcionou, já inventaram outra. As imagens deste artigo em nada têm a ver com a mineração de Bitcoin.
Todos os anos são criados milhares ou milhões de novos telemóveis só porque o canto redondo de um é mais bonito do que o outro e a velocidade é superior nem que seja em percentagens ridículas. Não vos parece que estão a exagerar?
É certo que existe muito lixo eletrónico gerado mas o Bitcoin agora é o bicho-papão?
O sistema Chila tambem tem dado cabo aos pontapés dos discos rigidos.
O estudo revela factos e não teorias!! Quando mais minas mais esforço pões no hardware e isso leva a certos componentes deixarem de funcionar sendo que os terás de comprar para continuar. Um ciclo sem fim a não ser que se pare de minar.
E quando jogas não acontece o mesmo?
Queres comparar o esforço que é minar com o desempenho normal do computador!? Larga lá o vicio das criptomoedas 😛
Deixa de ser básico. Uma gráfica a jogar a consome muito mais que a minerar, logo o esforço é maior.
Deixa de tentar virar o bico ao prego!! Não vale a pena!! Aceita a verdade de minerar põe esforço EM TODOS OS COMPONENTES 🙂
Não. Não é preciso estar 24hr por dia a jogar nem é preciso a gráfica estar a bufar no máximo esse tempo todo. Além disso dura muito mais de um ano…
Pfff não sei como é que gente dita inteligente ainda acha que o bitcoin é a oitava maravilha do mundo. A única coisa que a bitcoin é boa é a fazer lixo às toneladas, gastar energia de uma forma absurdamente alta, poluição atmosférica às toneladas e tudo com tendência crescente exponencial!
Depois vem a treta de que as outras atividades também fazem o mesmo.
As outras actividades têm utilidade! A bitcoin não!
Não vou comentar a parte que tem haver com os gamers mas apenas a ultima frase.
Que utilidades tem afinal as “outras atividades”?
– Empobrecimento de toda uma população.
– Aumento do custo de vida.
– Inflação.
– fraudes diárias que não são divulgadas
– lavagem de dinheiro
– fugas de capital
– armas e terrorismo
– Alimentação de um status-quo que se permitem a criar moeda e beneficiar com ela enquanto os demais perdem valor porque a distribuição monetária só beneficia em primeiro os do topo.
– Ineficiência dos processos bancários e onerosos.
…poderia continuar por aqui mas termino dizendo que se começares a prestar mais atenção irás verificar que um sistema como o Bitcoin foi criado para eliminar todos esses problema e já o provou nestes últimos 12 anos.
No cenário hipotético (e estúpido) que a economia global agora giraria à volta do bitcoin:
– o empobrecimento desaparecia? levaria ao enriquecimento da população??
– O custo de vida ia diminuir?
– A inflação ia desaparecer??
– Lavagens de dinheiro, financiamento de terrorismo e extremismo tb desaparecia?? Criptos são o veiculo preferido destes criminosos se ainda não prestaram atenção.
Mostra lá as provas porque não vejo nada!
Parece que há pessoas que estão presas a um desejo de uma utopia, um sonho, uma maravilha rodeados de bitcoins porque um dia duplicaram o dinheiro que investiram… lol
É fácil. É só leres sobre os fundamentos da criação do Bitcoin, tirares as palas dos olhos e não levares tão à letra como se os pontos indicados fossem resolvidos já amanhã. Eu seria muito estúpido se acreditasse também nisso.
Se tivesses andado na escola aprendias que se pode ler nas entrelinhas e sobre contexto.
Se eu disser “vai morrer longe” não te estou a desejar a morte. Na escola aprende-se a “interpretação” que é o que te falta.
Agora, sim. Tudo isso pode ser resolvido com uma moeda “sonante”… (mais uma palavra para ires procurar ao dicionário)
Relatório:
Bitcoin Net Zero
POR ROSS STEVENS E NIC CARTER
Em 1971, as principais economias do mundo perderam sua corda final para o ouro, entrando em um padrão monetário totalmente fiduciário. Sob esse modelo fiduciário, a inflação foi estruturalmente mais alta, as crises financeiras não menos ruinosas e o crescimento real não foi mais alto do que sob o padrão ouro. Hoje, a inflação e a instabilidade monetária interferem na capacidade de bilhões de indivíduos em todo o mundo de armazenar sua riqueza. O Bitcoin oferece ao mundo uma alternativa – um sistema monetário sólido fora do controle de governos e bancos centrais. Nosso relatório considera o mérito da Prova de Trabalho, quantifica os custos de recursos do Bitcoin e examina os caminhos para mitigar as externalidades associadas à mineração.
Tu és um perfeito leigo na matéria. As Bitcoins são geradas por servidores Asic.
Espera até descobrires a quantidade de lixo e poluição que o sistema atual financeiro faz…
Sem falar no sistema centralizado que vives diariamente ao qual te levam toneladas de euros anualmente so em fees de “manutenção” bancária…
Vamos também falar que em menos de 10 anos a maioria do sistema de mineração de BTC passou de poluente para renovável?
Antes de lerem “estudos”, sem qualquer info ou demonstração real, pesquisem. Fazem melhor figura.
“As pessoas vão criticar o que não conhecem”
“Pior que um cego é aquele que não quer ver”
Aceitação já é uma excelente evolução do nosso estado
Fazes bem em aceitar o que acabas de escrever.
Aceitar o quê? Que minar criptomoedas produz lixo em meses o que os Países Baixos produzem num ano! Sim é isto que eu aceito 😛
Não era preciso nenhum estudo para perceber isso!
Dizem que o Windows 11 também gera resíduos electrónicos substanciais.
Só se fores obrigado a instalar o Windows 11, que não és.
O Windows 10 vai continuar a ser suportado até 2025.
Mineração de criptomoedas é o esquema de pirâmide do século XXI.
Ficaria eternamente agradecido que pudesses sequer explicar o que é um esquema de piramide porque posso estar a ver mal.
Criptomoedas é um esquema de pirâmide?
Quase a entrarmos em 2022 ainda existe pessoal com essa ideia?
Estudem um bocadinho sobre a blockchain, não vivemos na idade média onde a informação era escassa!
Se não é um esquema de pirâmide, é de certeza um esquema de lavagem de dinheiro
É deste tipo de lavagem de dinheiro de que falas?
https://www.youtube.com/watch?v=cTs8T8pxqWU&t=557s
Outro comentário burro e sem nexo
Que comentário mais burro e sem nexo
e tu a mente brilhante!
Conheço ZERO pessoas que depois de investirem milhares de euros em hardware de mineração de criptomoedas tenha tido lucro ao fim de 2 anos…
Isso é porque não sais da tua caverna e não te educas o suficiente.
Temos agora uma coisa que se chama Internet. Passaste pela época das bibliotecas e nem isso tinhas.
Portanto, eu até entendo essa tua frustração, não levo a mal mano. Vai comer uns frutos silvestres e beber agua do charco, men.
Se gostas de beber agua do charco problema teu… Não venhas é com a conversa que ganhas rios de dinheiro com a mineração de moedas.
Devem viver todos no teu mundo da maionese
Amigão. Eu comecei a minerar em Maio e em Dezembro/Janeiro já terei lucro 😉
No meu trabalho eu tenho lucro logo ao final do primeiro mês. Beat that.
E esse lucro não é gasto logo ao fim do mês?
Ou tens o todo para ti?
Tens nesse mês forma de te sustentar durante 1 ano caso o teu trabalho va a vida?
AHAHAHAHAAHAHAHAH… o teu governo xuxalista agradece
Cripto lixo não vejo a hora da bolha rebentar
Não arrebenta ó bambi
O importante não são apenas as criptomoedas! que até já os bancos querem para si! mas responsabilizar todos os fabricantes pelo reaproveitamento do que produzem no fim de vida reintegrando! como o vidro , (muito plástico tem que ser abandonado não todo)…
O importante é a criptotecnologia em si!!! não sou a favor nem contra mas será mais uma forma de Big Brother vos digo, o que vai contra o espirito da sua invenção, (disrupção do corruptos meios financeiros)!!! alem da economia circular temos que ter produção circular e consciência circular e distribuição de riqueza circular e já sei UTOPIA CIRCULAR !!!
Mas o presente é feito de Utopias passadas.
Agradecido porque que temos um meio de comentar com seriedade aqui no PPLWARE sem tretas como em quase todas as outras plataformas de informação da treta, (sem graxa é a realidade)
O pessoal das criptocoiso quer lá saber do ambiente…carteirinha recheada é o que interessa!
A inveja é f****a.
Tinha que ser o Vitor a escrever este artigo, então o IPhone agora é escala de medida para tudo lolol
“cada transação equivale a dois iPhone mini”
“equivalente ao peso de dois iPhones 12 mini”
“outros dispositivos eletrónicos, tais como iPhones”
Granda pancada fonix!
Tendo em conta que:
-o BTC é minerado por ASICs e não por gráficas como deixa implícito o artigo com as suas imagens
-que ASICs são máquinas optimizadas para correr um determinado algoritmo, neste caso, BTC da forma mais eficiente possível
-e que ASICs são caros e levam meses a se pagarem a si mesmos…
vir um estudo indicar que se estragam em 1,3 anos… é para rir. Se fossem tão descartáveis, quando foi proibido na China a mineração ninguém se daria ao trabalho de relocalizar as máquinas… era “só jogar no lixo”.
A maioria das ASICs não se avariam por excesso de trabalho… ficam somente obsoletas devido à dificuldade de mineração subir…. caso a dificuldade baixe por algum motivo, como aconteceu este ano, voltam ao activo.
Os telemóveis e pc’s também não acabam a sua vida por avaria… acabam por se tornarem obsoletos.
As diversas Cloud’s espalhadas pelo mundo não passam de pavilhões e pavilhões, CLIMATIZADOS, cheios de servidores empilhados, ligados 24/7. Servidores avariam, discos avariam, à medida que saem novos modelos de discos e servidores, MAIS EFICIENTES ou com MAIOR CAPACIDADE, os anteriores são substituídos por não corresponderem à crescente demanda de nós… utilizadores. Portanto, causamos o equivalente ao dito aumento de dificuldade de mineração. E com isto, anualmente, temos toneladas de desperdício causado pelo simples facto de termos as nossas contas de e-mail, contas bancárias, armazenamento de fotos, podermos fazer compras online, etc. Mas o bitcoin é que é o bicho papão do ambiente. Claro.
Adoro quando falam em pirâmide… pirâmide são os bancos centrais a imprimirem dinheiro infinitamente, a encherem os bolsos dos mesmos e com isso dispararem a inflação que torna o fruto do nosso suor mensal simples pó. E quando rebentar alguma coisa, cá estamos nós todos, na base da pirâmide, prontos a pagar a fatura… abram os olhos, leiam primeiro sobre os fundamentos seja do BTC seja de diversos outros projectos de criptomoedas.
Um cheirinho: https://www.youtube.com/watch?v=cTs8T8pxqWU&t=557s