Tecnologia da vacina da AstraZeneca pode ajudar no tratamento do cancro
A vacina da AstraZeneca volta a ser notícias, mas por boas razões. Ainda em estado de pandemia, a comunidade científica continua a fazer descobertas muito importantes para combater a COVID-19, mas também outras doenças.
De acordo com notícias recentes, a tecnologia usada na vacina da AstraZeneca pode ajudar no tratamento do cancro.
Vacina da AstraZeneca: Testes realizados mostram redução no tamanho do tumor...
Investigadores do Jenner Institute de Oxford e do Ludwig Institute for Cancer Research adaptaram a tecnologia envolvida na inoculação da COVID-19, usada na vacina da AstraZeneca, para produzir um tratamento para o cancro. Os resultados têm sido muito promissores em testes com animais. O novo tratamento é uma vacina terapêutica contra o cancro de duas doses.
Os investigadores revelaram que a vacina está pronta para entrar em testes em humanos ainda este ano, depois dos testes em ratos de laboratório mostrarem uma redução no tamanho do tumor, tendo melhorado a taxa de sobrevivência. O estudo em estágio inicial será realizado a 80 participantes com cancro de pulmão de células não pequenas.
“Esta nova plataforma de vacina tem o potencial de revolucionar o tratamento do cancro”, disse Adrian Hill, diretor do Instituto Jenner à Reuters.
Tecnologias como a RNA mensageiro têm vindo a ser usadas no combate à pandemia e os resultados têm sido muito importantes. Este tipo de tecnologia pode também ser usado para tratamento do cancro.
A vacina de Oxford usa o vetor da vacina COVID-19 para transportar o código genético que faz com que o corpo atinja duas proteínas presentes na superfície de muitos tipos de células cancerosas. Mas isso não é tudo. A tecnologia de vacinas também produz fortes respostas de células T.
Essas células T consistem em "células T assassinas" que podem encontrar células cancerosas e então serem estimuladas a matá-las e "células T auxiliares" que organizam e orquestram a luta contra o cancro.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
A tal vacina de 2€ que ninguém quer a Europa fica com ela só para fazer caridade com países pobres.
É uma vergonha o que a Europa faz e Portugal, não a querem dar aos seus habitantes mas já serve para dar a outras povos pobres 🙁
Tens razão, concordo. Nunca vamos resolver o problema da pandemia sem ajudarmos os países mais pobres a vacinar os seus cidadãos. Completamente de acordo.
Não é com esta vacina que se vai resolver o problema da pandemia e é impossível resolver o problema da pandemia, pois teríamos que vacinar toda a população mundial em poucos meses o que é teoricamente impossível. Portanto, vamos andar sempre atrás das variantes até que o vírus desapareça por si.
É uma falácia quem pensa que vamos vencer o vírus, temos todos os dados que isto continua fora de controle.
Estas a misturar a pandemia com o vírus. Ninguém quer vencer o vírus. Primeiro quer-se manter o número de infectados dentro dos limites do sistema de saúde, depois quer-se passar de um vírus pandemico para um vírus endémico. Neste momento, consegue-se isso de duas formas, ou o confinamento e todas as medidas, ou a vacina. Como não é possível manter durante muito tempo o confinamento, resta a vacina.
Se não vencermos o vírus, com as novas mutações voltamos à estaca zero não tarda nada e voltam os confinamentos.
Mas é mesmo isso, vacinar toda a população. Outras doenças foram assim erradicadas. E hoje temos muito mais facilidade que em décadas anteriores. E mais, se os grupos de risco estiverem protegidos, os outros, mediante a sua movimentações, poderão parar as transmissões.
Há países que estão a conseguir controlar muito bem.
Sempre a mesma tecla, vacinar todos.
Nunca vais voltar à estava zero, porque vai haver sempre alguma imunidade e à medida que novas variantes surgem, a população vai ganhando imunidade natural, sem nunca chegar a estado de pandemia.
A história dita muito bem a ajuda que temos dado aos países pobres que serviram e muito como cobaias para muitas vacinas
Essa parte não sei, não tenho nada que me diga isso. No entanto o que entendo, como forma de ultrapassar esta pandemia é vacinar o mais possível. E os países mais pobres deveriam ser ajudados pelos mais ricos.
Isso é questao politica, AstraZeneca e feita em UK, e como UK saiu da UE a europa faz isso 🙂
O problema da pandemia não se resolve com estas vacinas que têm prazo de eficiência à volta de 6 meses.. Só possivelmente infectando todos é que se resolve.
E a imunidade dos infectados não vai diminuindo, tal como na vacina? E confere imunidade para as novas variantes? Pois…
A tecnologia mRNA tem também potencialidade para tratamento oncológico (para quem não souber)
E que sabe a medicina oficial sobre oncologia? Remissão expontanea para justificar o que não lhe interessa estudar.
“Tecnologias como a RNA mensageiro (usadas na vacina da AstraZeneca)” -> Não se se esta informação está certa… Pelo que sei apenas Moderna e Pfizer usam mRNA. Astrazeneca e Janssen usam um tipo de coronavirus que não se pode multiplicar no corpo
também tenho essa ideia……segundo percebi a AstraZeneca usa umas variantes cultivadas em macacos com umas alterações nos alelos…….
A tecnologia mRNA que eu saiba não foi a utilizada nesta vacina mas sim na da Pfizer e Moderna. Convém rever a publicação para que as pessoas não fiquem baralhadas.
Sim. Obrigado pelo reparo.
AstraZeneca
vacina “de vetor viral”: tem como base
outro vírus (um adenovírus de chimpanzé) que foi debilitado e geneticamente modificado
Mais ou menos a mesma tecnologia da vacina da janssen, embora se não estou em erro o adenovírus desta vacina seja outro.
Claro que sim. Combate essa e outras enfermidades. Se não te salva da Covid17, ao menos quando morres deixas logo o cancro para trás.
Chamei-lhe 17 para ser diferente.