Afinal, segundo a FAA, Bezos e Branson não são astronautas
Depois da tão falada 'corrida ao espaço' entre Jeff Bezos e Richard Branson, parece que, afinal, nenhum saiu vencedor. Agora será preciso mais do que viajar a uma altitude de pelo menos 80 km para ganhar as asas tradicionais da Administração da Aviação Federal (FAA).
Contrariamente ao que todos pensávamos, Bezos e Branson não são considerados astronautas.
A 11 de Julho, o fundador da Virgin Galactic, Richard Branson, tornou-se o primeiro bilionário a ir ao espaço. Depois dele, o fundador da Blue Origin, Jeff Bezos, seguiu o exemplo.
Normalmente, tanto estes indivíduos como as suas tripulações teriam sido qualificados para as 'asas' de astronautas da Administração da Aviação Federal (FAA), simplesmente porque viajaram a uma altitude de pelo menos 80 km. Mas as regras mudaram no mesmo dia em que Bezos se lançou no foguete Blue Origin juntamente com três outros membros da tripulação.
A primeira alteração de regras ao programa de Voo Espacial Comercial desde a sua introdução em 2004 exigiria agora que os viajantes espaciais demonstrassem "atividades durante o voo que fossem essenciais para a segurança pública, ou que contribuíssem para a segurança do voo espacial humano", a fim de ganharem as suas asas.
Declarações da FAA
Um porta-voz da FAA referiu que a mudança foi feita porque "se alinha mais diretamente com o papel da FAA de proteger a segurança pública durante as operações espaciais comerciais".
Quando o programa foi criado pela primeira vez em 2004, o seu objetivo era reconhecer os membros da tripulação de voo que tiveram em conta a missão da FAA de promover a segurança dos veículos concebidos para transportar seres humanos. A FAA mudou agora o foco para reconhecer as tripulações de voo que demonstraram atividades durante o voo que eram essenciais para a segurança pública, ou que contribuíram para a segurança do voo espacial humano, entre outros critérios.
Disse a FAA, também numa declaração.
Asas tradicionais vs asas honorárias
A nova ordem tem uma pequena lacuna para aqueles que não se qualificam para as asas tradicionais. Permitirá à FAA emitir asas "honorárias" para "indivíduos que demonstraram uma contribuição extraordinária ou um serviço benéfico para a indústria comercial de voos espaciais humanos".
Tudo isto parece muito barulho sobre nada, uma vez que as asas não têm qualquer significado legal e nenhum privilégio, é apenas uma questão de reconhecimento. Além disso, tanto a Blue Origin como a Virgin Galactic têm as suas próprias asas que concedem a quem lhes pareça mais adequado. Ainda assim, para os primeiros bilionários a voar com sucesso para o espaço, a designação pode significar mais do que aquilo que se vê.
Este artigo tem mais de um ano
a Laika é mais astronauta que esses gajos. saudades da Laika 🙁
Normal… Apenas passaram por breves momentos a linha Kármán e não estiveram mais que uns segundos na “orbita” do Planeta.
Foram zero segundos mesmo, pois nunca estiveram em órbita, nem nada parecido!
Não são estes como está por petro um outro, Elon Musk ! Na verdade uns intrujas com brinquedos caros para sacarem uns bons milhares a uns quantos novos ricos ! Espertos !:)
Espaço??? Faltaram uns quantos quilómetros
Espaco so considero apos 1000km de altitude. Abaixo disso estao dentro da atmosfera terrestre
Então os satélites, o Hubble e a ISS não estão no espaço, estão na atmosfera terrestre!
Desculpe mas isso está errado. Considera-se “Espaço” a partir dos 120 Km´s de altitude. A baixo disso e entre os 80 e os 120 é considerado um voo sub-orbital.
Nos 1000 Km´s de altitude já se está no limite entre uma órbita baixa e uma órbita média
Acho que todos nós, incluindo a comunidade cientifica, deveriamos adotar o teu sistema. Porque sim.
Só considero os que tiraram curso e tiveram uma tarefa real no espaço. Ou seja, os que têm habilitações e usaram-nas em exercício da sua profissão…
Oh mas astronautas onde! São jorcas cheios de dinheiro…
Se tem dinheiro e porque trabalharam e estudaram para isso. Investa na sua educacao e menos na inveja que também ha de conseguir algo agora assim não sai da cepa torta!!
Caraças então metade do pessoal do meu curso universitário vai ser bilionário?
Épa olha que há coisas!
Moço, se achas que quando saíres da Fac vais parar de estudar… Pregaram-te uma mentira pior que a do Pai Natal e o Coelho da Páscoa.
Fizeram uns míseros segundos num voo sub-orbital ou seja, nunca estiveram sequer no espaço e portanto, jamais poderias ser considerados astronautas.
É muito chato para eles…
que piada os comentarios aqui, é notoria a dor provocada por alguem que nem 1% chagarao a conseguir o que conseguiram estes individuos. Construir o seu proprio foguete e ir para o espaço. são mais austronautas estes 2 homens que quaquer um que la esteve porque foi seleccionado pelos estado apara fazer de cobaia… Parabens pelos Bezos e Branson!
Concordo que muito fizeram estes dois senhores ao construírem um império de negócios que, sem duvida, lhes dá um mérito incomensurável. São sem duvida nenhuma muito inteligentes no entanto, não tenha dúvidas, eles não construíram nada. Limitaram-se a pagar muito dinheiro para que alguém fizesse algo que correspondia a um sonho que só eles (e outros milionários como eles) podem pagar. Pagaram para serem donos de algo que, de facto, lhe dá esse privilégio, estarem a 80Km´s de altitude, um local que nunca poderá ser considerado “Espaço”.
Não estou a dizer que não têm mérito, nada disso! Têm todo o mérito mas não é por terem construído o que quer que seja. Alguém que compra um Ferrari e o conduz a 350Km´s/hora tem mérito de quê? De ter trabalhado para ter os tais 300 ou 400 mil euros para pagar e comprar a máquina mas com certeza que ninguém lhe dará o mérito da construção e projecto do automóvel.
Chamar estes cavalheiros de astronautas é um desrespeito aos verdadeiros. Aqueles que estudam, treinam e são seleccionados.
Eu já lavei pratos e não sou copeiro….
Já acordei com uma nota de 20 euros em cima da almofada e não é por isso que sou pu…..