SpaceX: Concorrentes alegam que Elon Musk poderá monopolizar o espaço
A SpaceX, de Elon Musk, está a trabalhar numa constelação gigante, a Starlink. Assim que estiver terminada, a agência espacial contará com milhares de satélites espalhados criteriosamente pelo espaço, além de tudo o resto que pretende lançar e alcançar além Terra.
Aparentemente, os concorrentes da SpaceX não estão a gostar destas conquistas e consideram que Elon Musk poderá monopolizar o espaço.
Monopolização do espaço não agrada aos concorrentes da SpaceX
Os concorrentes da SpaceX afirmam que Elon Musk poderá começar a monopolizar o espaço através, além de outras coisas, dos seus milhares de satélites Starlink. Estes que, entretanto, serão enviados na totalidade, de forma a que a constelação fique completa.
Esta teoria da monopolização partiu, pela primeira vez, de Stephane Israel, CEO da Arianespace. No entanto, além dele, há outros concorrentes, como a Amazon, insatisfeitos com a ideia.
Insustentabilidade da Starlink
O problema surgiu quando o projeto de Elon Musk recebeu a aprovação da Federal Communications Commission, um regulador americano das telecomunicações. Assim, a SpaceX poderá, em breve, fornecer internet a partir do espaço para todo o mundo.
Este projeto surge com a promessa de levar internet até às zonas mais remotas, representando uma evolução positiva. Apesar de beneficiar muitas pessoas em todo o mundo, alguns concorrentes da SpaceX consideram que os satélites da Starlink, por serem lançados para a órbita terrestre baixa, poderão provocar colisões espaciais.
Queremos que o espaço permaneça acessível às atividades humanas […] É realmente da nossa responsabilidade assegurar que a baixa órbita (menos de 1.000 quilómetros acima da Terra) seja sustentável a longo prazo.
Disse o CEO da Arianespace.
Além disso, acrescentou que, uma vez que a SpaceX é a primeira a concretizar algo deste género, a constelação completa poderá impedir outras agências espaciais de lançarem os seus próprios satélites. Na sua opinião, isto poderá provocar uma monopolização do espaço.
Conforme já aconteceu outrora, os concorrentes levantam também a questão da insustentabilidade associada aos milhares de satélites instalados no espaço.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Tech Times
Vejo é muita dor de cotovelo… Esses concorrentes pararam no tempo. Cobram uma fortuna pelos lançamentos, porque ao contrário da SpaceX que inova, continuam com os mesmos foguetões descaráveis e caros. Em vez de reclamarem, invistam e façam melhor do que a SpaceX. Andaram anos encostados à sombra da bananeira, e agora veio um concorrente a dar um abanão, borram-se todos.
Eles têm razão!! Quantos mais satélites pior vai ser não só para os concorrentes mas para outras empresas que não têm nada a ver com isto da internet por satélite. Ainda não falei que isto vai afetar o sistema NEO na parte dos observatórios espaciais e aumentar as colisões pondo mesmo em risco as estações espaciais que por sua vez podem cair na terra pondo em risco quem vive no planeta.
As estações espaciais serão substituídas por bases na lua e em planetas como Marte. Na orbita da terra apenas teremos satélites de comunicações. Quanto aos observatórios, no futuro estarão na Lua ou orbitas de outros planetas. Acho muito bem todo este investimento feito pela SpaceX, vai finalmente fazer a exploração espacial avançar mais depressa, pois nas ultimas décadas tem andado a passo de caracol.
Luís, sabes que os satelites e a estação espacial estão a altitudes diferentes!!!!
O teu comentário está bastante fora da realidade.
Será que os concorrentes andaram encostados ou será que não receberam as inúmeras oportunidades (nomeadamente os milhares de milhões em dinheiros públicos) que foram atribuídos à SpaceX?
Sabes que a spacex só recebeu dinheiro publico após provar que conseguia certo?
E nunca recebeu dinheiro só porque sim, foi sempre porque tinha algo para vender, o governo queria por satelites lá em cima a spacex meteu e recebeu dinheiro em troca, não foi propriamente um ato de carridade…
Boeing e outras entidades tiveram todas as oportunidades, o budget inicial da spacex era inferior ao lucro por lacançamento dessas empresas…
“após provar que conseguia certo?”
“após provar que conseguia certo?”
Isso não é verdade, basta ver os contratos que foram feitos com a NASA e Defesa Americana para perceber de onde veio +40% do dinheiro.
Só por causa disso, vê quanto a Nasa pagou à SpaceX e a Boeing pelos serviços de transporte de humanos para a ISS. A Boeing recebe cerca de 4.2 mil milhões de dólares, a SpaceX 2.6 mil milhões para fazer a mesmíssima coisa. E o resultado até agora? A SpaceX a levar e a retornar astronautas em missões comerciais. A Boeing? Primeiro teste logo barraca, não atingiu a órbita correta e ainda se ia espetando contra a ISS.
Uma boa parte dos investimentos para a Boeing toda gente sabe que eles vão diretamente para os aviões e não para o espaço, até nas noticias a União Europeia se queixa, acordem…
Se não conhecem o mercado nem a trapalhadas que se fazem para financiar empresas privadas e manter “competitive edge” e com isso manter o país na linha da frente para que raio vêm aqui comentar?
São coisas separadas. Os valores que referi eram apenas para o programa de transporte de humanos para a ISS, nada tem a ver com a aviação.
Se soubesse pesquisar um pouco saberia que as concorrentes da spaceX receberam muito mais pelo mesmo tipo de serviços
Então pesquisa, aprende e ensina os outros 2 acima para fazerem todos menos má figura.
Estes comentários para quem trabalha na área é como ler fake news. Só para rir. xD
Só foram atribuídos depois de a SpaceX demonstrar que era capaz de fazer um bom trabalho! Podiam bem ter sido aplicados à BlueOrigin, que apesar de existirem desde 2000 (+2 anos do que a SpaceX) ainda nem sequer fizeram um voo Orbital…
Essa é que é essa. Gabam-se de reutilizar o New Shepard não sei quantas vezes, um foguetão que nem atinge velocidade orbital, que não sofre 1/10 do que um Falcon 9 sofre ao reentrar. O que é certo é que isso é tudo muito bonito, mas não leva a lado nenhum. E o New Glenn ainda nem vê-lo.
Uma expressão muito vulgar e Portuguesa, mas também muito adequada a esta situação: Trabalhar faz calos
Dizes o mesmo em relação aos preços da MEO-VODAFONE-NOS?
Sinceramente, não entendo porque gostam tanto deste gajo. Tem boas ideias, mas é ganancioso, corrupto e não se importa com ninguém para chegar aos seus fins. (basta ver os seus tweets, quando acorda sem filtro)
Que fez ele para ser corrupto?
Financiamento a partidos em troca de favores, por exemplo.
https://fortune.com/2018/07/15/elon-musk-donations-republicans-controversy/
Que por ocasião resultou com o Obama e com o Trump, que acabaram salvando-lhe de bancarrota.
Qualquer exagero, de qualquer coisa é mau, e este já tem demasiado poder, dinheiro e ganacia, seja quem fosse, já estaria no lado negro, pois com tanta coisa em mãos se falha ele vai mesmo á falència sem volta a dar, portanto a corrupção passa a ser necessária.
Manipulação clara de mercados… Chega?
Os satellites da spacex estao numa orbita nao baixa que se perderem o controlo, em poucos meses entram na atmosfera.
E o resto é mesmo dor de cotovelo…
Nenhum destes senhores se iria opor a uma constelação, se fosse deles.
A maior parte deles esteve envolvido criar constelações semelhantes para outras empresas.
O problema é que a Spacex nao promete apenas, tambem faz. E faz numa velocidade que ninguem estava à espera.
Os concorrentes comecaram por gozar com a ideia(com as varias ideias)
Quando ciram os primeiros satélites, consentraram-se nos problemas, a dizer wue era inviável.
Agora, que a spacex está a vender subscrições( a ganhar o retorno de biliões), ficaram assustados…
A cobrar 100 euros de mensalidade claro que vai ter retorno de “biliões” mas só consegue isso se mais de 10 milhões de pessoas o subscrever caso não o consiga então será um projeto falhado com custos avultados para empresa. Agora vamos ver se isto não vai dar barraca para o lado da SpaceX.
A google já vai ser uma sua cliente da starlink nos serviços cloud, por isso é que a dor de cotovelo de quem anda a dormir na forma.
https://cloud.google.com/press-releases/2021/0513/spacex-starlink-google-cloud
Starlink é enviar ainda mais lixo para o já saturado espaço à volta da Terra. Há que criar urgentemente uma agência para retirar de vez todo o lixo espacial que orbita e de vez em quando cai na Terra
Não me admira que a prazo, e devido a Starlink, a internet seja global e gratuita. Assim que o investimento estiver coberto e/ou haja outras fontes de rendimento, o que interessa é a disponibilidade para toda a gente de aceder à rede gratuitamente, pagando cada serviço de conteúdo premium que desejar.
Então era isso… aceito a opinião, mas não acredito.
O problema não é a speceX, o problema é a Nasa, a nasa é o carrasco!
A speceX está presa com o governo/nasa até aos dentes com o contrato de biliões de dólares!
Óbvio que qualquer atividade que apareça a nasa irá preferir escolher a speceX*como vimos recentemente!
Óbvio que a speceX em relação às outras empresas está mais avançada, mas ainda… assim todos sabemos que há favoritismo nessa meio!
O favoritismo da Nasa sempre foi para a ULA. Tal como em missões militares, aliás, a ULA praticamente só trabalha com cargas do governo norte-americano. A SpaceX já lhe conseguiu tirar alguns poucos lançamentos.