É o fim de um marco! Microsoft anunciou a data para o fim do Internet Explorer 11
Há softwares e sistemas que marcam a Internet e os utilizadores que nela navegam. A Microsoft tem uma parte importante destes elementos, que ao longo dos anos foram sendo usados em muitas situações e das mais diversas formas.
Aqui enquadra-se o Internet Explorer 11, que há muitos anos é usado na navegar na Internet, ainda que nem sempre da melhor forma. A Microsoft traçou agora mais uma data chave, marcando finalmente o fim do Internet Explorar 11, que acontecerá já em 2022.
Microsoft está a mudar os seus browsers
O histórico da Microsoft no que toca aos browsers não é dos melhores. Ao longo dos anos a gigante do software tem apresentado propostas que têm conseguido grandes quotas de mercado, mas de forma artificial. A sua presença no Windows leva a que sejam o padrão para muitos.
Ainda assim, a gigante do software tem feito um esforço grande e isso pode ser visto no novo Edge. Ao mesmo tempo, e como já foi visto, tem-se afastado do Internet Explorer, com o fim do suporte online aos serviços 365 da Microsoft.
Fim do Internet Explorer está marcado
Uma medida que segue esta linha foi agora anunciada pela gigante do software. Será no dia 15 de junho de 2022 que será retirado e terminado o suporte ao Internet Explorer 11. Este marco da Internet chega assim ao fim da sua vida útil.
Claro que a Microsoft não vai deixar os seus utilizadores sem qualquer proposta e aponta para o Edge todos os utilizadores do Windows. Com o IE mode, este novo browser conseguirá suprir todas as necessidades dos utilizadores e garantir a compatibilidade.
IE Mode no Edge será a próxima solução
O recomendado aos utilizadores é que façam a mudança antes desta data, garantindo uma transição pacifica. No caso das empresas, a Microsoft aconselha a que seja usado o IE mode no Edge, que tem garantido suporte até 2029.
Este é um passo que, na verdade, há muito era esperado. O fim do Internet Explorer 11 era algo que a Microsoft vinha a preparar e agora tem uma data para acontecer. O dia 15 de junho está 1 ano de distância, o que dá muito tempo aos utilizadores para preparar a mudança.
Este artigo tem mais de um ano
Espero que todos tenham conseguido portar aquelas aplicações antigas que só funcionavam no IE
Vai ser um problema correr o Java nas finanças ehheheh
Já há muito que não é necessário o IE para aceder ao site das Finanças. Trato de tudo com o Edge sem qualquer tipo de constrangimento.
Para tarefas normais corre tudo bem, mas tem lá umas ferramentas para contabilistas que ainda correm em Java!
Tenta enviar um Saft da faturação pelo Chrome, Firefox, Opera ou outro qualquer e depois vem aqui falar…
+1
Aparentemente já dá sem ser pelo IE. Vi hoje a mensagem lá na AT
Infelizmente nunca atualizaram o envio dos ficheiros SAF-T o que força os utilizadores a recorrer ao Internet Explorer com o plugin do Java NPAPI para executar o applet deles.
Nem o plugin CheerpJ para o Chrome nos safa, isto porque por razões de segurança, o acesso aos ficheiros está bloqueado quando tentamos puxar o ficheiro SAF-T, e temos somente acesso a um diretório virtual.
Gostaria que informa se como faz para enviar os ficheiros saft para a AT com o Edge
O melhor é instalar o Oracle VirtualBox e instalar lá o Windows XP…esse de certeza que dá pra correr o JAVA sem problemas!
José Martins, tenta enviar um Saft-T (faturação ou contabilidade) por outros que não o IE, depois diz qq coisa.
O problema nem é esse, é a AT que insiste em obrigar a usar as aplets.
Todo o comércio em Portugal tem que enviar o ficheiro do saft todos os meses, sem excepção com pena de multa se não o fizer. Isso quer dizer que toda a gente que tem um negócio neste país precisa do internet explorer + java pelo menos uma vez por mês todos os meses, já à muitos anos.
É uma p*** duma vergonha mas é o governo que tens.
facturam milhoes, perseguem tudo o que mexe e usam coisas a borla. O ZeTo que se lixe.
nepia…instala uma virtualmachine com windows xp…funciona de certeza!
Também me lembrei do mesmo…
Isso é peta dude
Na verdade este browser já há muito tempo que morreu, só não foi enterrado.
A dor de cabeça que era tornar os sites compatíveis com ele, os intermináveis testes, etc, etc.
Ainda bem que, em tempo útil, surgiram browsers a sério e modernos, que obrigaram a Microsoft a mexer-se. Mas já era tarde demais, perdeu esse campeonato.
+1 – Especialmente condições para o ie9, ie6… E depois aqueles navigator testing…. Eu já nem falo nos ACID testings… Padrões no IE? What heresy is that? xD
Mas os portugueses vão continuar a precisar do IE até 2030 por causa do portal das finanças.
Porquê? Eu uso o Edge no portal das finanças e não tenho qualquer problema.
LR consegues enviar um ficheiro Saft? Nem sabes o que isso é…
IE Mode chegará. Tens isso bem claro no texto
Já testei e para Saft’s não funciona. Verdade seja dita, é o único caso que não consigo que funcione (ventualmente também o envio de IES online). Mas é uma tarefa mensal para milhares de contabilistas do país.
Contabilistas ou negócios. Tenho muitos clientes que nem se chateiam a enviar o saft pro contabilista. A tarefa é simples, o mecanismo é que é que usa ferramentas arcaicas.
Boas funciona. Tem que se colocar o site do e-fatura no Modo de páginas do Internet Explorer, abrir o site, instalar o java por lá, reiniciar o Edge e entrar novamente no portal do E-Fatura
Sim, confirmo que funciona… acabei de testar. Outra opção que uso em Windows e Linux para o envio do ficheiro SAF-T é utilizar o Google Chrome ou o Chromium (creio) com uma extensão chamada “Cloud Browser”, gratuita mensalmente pelo período de 1 hora (se não estou em erro), e permite carregar um website com diversos plugins como o JAVA, emulando várias versões do IE.
Instalando um VirtualBox e nele instalando o Windows XP ainda deve funcionar, de certeza!
já há muito tempo que não usas o portal das finanças.
Para mim já morreu em 2008. Paz à sua alma.
Para activar IE Mode:
Definições; browser predefinido: activar a opção “permitir que os sites sejam carregados no IE mode”
Tentei fazer isto. Não deixa utilizar o JAVA.
Enfim, vamos acreditar que até o IE terminar, transitem as funcionalidades de Java, para os casos em que ainda é necessário utilizar o java.
Deixa, mas tem de instalar o java de 32 bits, a versão de 64 não funciona no IE mode.
Obrigado Rui pela dica
Para mim, neste momento o IE só serve para fazer o enrollment dos certificados de utilizador, emitidos através da autoridade de certificação do windows.
a solução vai ser ter uma maquina virtual com o windows 7 e java…
Tudo o que necessito enviar no site nas finanças precisa ser no IE, tanto o saft como o imposto de alcool..