iOS 14.6 beta sugere suporte para Apple Music HiFi com referências a Dolby Audio
A Apple, depois de lançar na semana que passou o iOS 14.5, que traz uma mão-cheia de novidades, já deixou aos programadores a próxima versão dos seus sistemas operativos, como é o exemplo da versão 14.6 beta 2. Segundo alguns indícios, esta nova versão do iOS traz suporte para Apple Music HiFi com referências a Dolby Audio.
Os rumores dizem que dentro de poucas semanas a plataforma de música da Apple terá novidades. Um novo "produto" e quem sabe uma mexida nos preços.
Apple Music HiFi é o próximo trunfo
Com o lançamento do iOS numa versão estável e pública, a empresa de Cupertino já deu mais um passo e colocou nas mãos dos programadores a versão beta do iOS 14.6. Foi nesta versão que o código, depois de esmiuçado, revelou indícios de que o Apple Music trará um plano HiFi.
Assim, é possível que dentro em breve, a plataforma de música da Apple traga músicas com qualidade HiFi.
Atualmente, o pacote individual do Apple Music custa 6,99 €/mês. No entanto, esta versão beta vem reforçar o que o site de música Hits Daily Double, está a referir. Há fortes rumores de que a Apple vai anunciar um novo nível de streaming de áudio de alta fidelidade nas próximas semanas.
É dito que este novo serviço terá o preço 9,99 dólares para o plano individual. O anúncio deve coincidir com o lançamento dos AirPods de terceira geração.
Apple Music Dolby Atmos
Na primeira versão beta do iOS 14.6, lançada na semana passada para programadores, foi encontrado um novo código adicionado à aplicação Apple Music que menciona especificamente "Dolby Atmos", "Dolby Audio" e "Lossless".
Apesar de suportar o codec de áudio HiFi ALAC da Apple, a app de música nunca ofereceu suporte para Dolby Atmos ou Dolby Audio.
Estas informações também estão referidas em ficheiros do iOS 14.5 e iOS 14.6 beta 2 (lançado esta semana), mas os códigos não estão lá. Isso sugere que as menções de Dolby Atmos e Dolby Audio estão de facto relacionadas com algo novo que a Apple está a tentar ainda esconder.
ALAC significa “Apple Lossless Audio Codec” (Compressor/ Descompressor de Áudio da Apple). A empresa de Cupertino originalmente criou o formato ALAC, mas mais tarde abriu a sua especificação, tornando o formato open source.
ALAC é o nome dado somente ao conversor usado que não tem perdas, mas não resulta num ficheiro “.alac”. Os ficheiros ALAC são encapsulados dentro do formato Mpeg-4 e portanto têm a extensão “.m4a“. (não confundir com .mp4 ou com .mpeg!)
Mas afinal para que serve o plano Apple Music HiFi?
Para quem não conhece, as músicas HiFi têm menos compactação de áudio, o que significa que soam melhor e com mais detalhes. O TIDAL, por exemplo, há muito é conhecido por oferecer um plano HiFi, enquanto o Spotify anunciou recentemente que também está a trabalhar numa versão com acesso a músicas HiFi.
A plataforma Apple Music, no entanto, atualmente oferece apenas músicas com recurso ao codec ALAC com taxa de bits de 256 kbps.
Portanto, a modalidade Apple Music Hi-FI pode ser anunciada com o iOS 14.6, que já está na versão beta 2. No entanto, ainda não há nenhuma evidência clara de que aparecerá de facto este recurso.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Se for lossless ainda experimento, se for apenas cd quality nem me dou ao trabalho.
Há coisas que vão além do lossless que alteram a experiência de ouvir música. Imagina ouvires música em som “sorround”
Qualidade de CD é alta fidelidade.
Superior é alta resolução
Portanto qualidade de CD é ótimo.
Muito bem ,vivemos na era da alta fidelidade já não se justifica ouvir música com perdas ( o Apple music usa AAC e não ALAC como disse na peça) tenho Deezer hifi e vale cada euro .
E áudio qualidade de CD FLAC 16 bit já é muito bom .
E espero pelo qobuz em Portugal,um dia.