Condução autónoma dos Tesla atinge níveis únicos e este vídeo é a prova disso
A Tesla tem avançado muito na sua condução autónoma. Mesmo não sendo um sistema verdadeiramente independente, este consegue já tratar de todos os processos de condução, mantendo a responsabilidade no condutor.
Com passos grandes dados recentemente, a Tesla terá muito em breve este modo de condução autónoma em todos os seus carros. Agora, e para demonstrar a maturidade deste sistema, surgiu um vídeo que mostra de forma clara como este está pronto a ser lançado.
Carros da Tesla na vanguarda
Há muito que a Tesla tenta dar aos seus carros a capacidade de se conduzirem sozinhos. A marca quer automatizar a condução e libertar os condutores deste processo ou, no mínimo, dar-lhes toda a ajuda necessária para que estes possam estar seguros.
Com os testes a decorrer para ultimar o que a "capacidade de condução autónoma total" irá conseguir fazer, a marca tem cada vez mais o seu sistema pronto. Estes testes começaram com um número muito limitado de carros, mas hoje já está presente em várias centenas.
Vídeo mostra como o sistema funciona
A base deste sistema são todos os sensores que a Tesla colocou nos seus carros e toda a inteligência que está a desenvolver à sua volta. É com estes que os veículos conseguem ver a estrada e tudo o que os rodeiam, evitando problemas e decerto cumprindo as regras de trânsito.
O vídeo que pode ser visto acima não é oficial, mas sim da autoria do canal AI DRIVR. Mostra como um Tesla consegue circular sozinho nas ruas da Califórnia, sem depender do condutor, que estava ainda assim presente.
Maturidade da condução autónoma
Como ponto interessante, e que faz toda a diferença neste vídeo, é a sobreposição feita. Para além das imagens da viagem do carro, houve ainda a disponibilização de toda a camada de informação que o sistema de condução autónoma produz para se guiar.
Com planos para atingir o Nível 5 de autonomia ainda este ano, a Tesla trabalha a um ritmo muito elevado. Quer que a condução autónoma nos seus carros seja uma realidade em breve e que todos possam ter acesso a esta funcionalidade, usando apenas o hardware que têm hoje presente.
Este artigo tem mais de um ano
Não nos podemos esquecer que este é um video de um trajecto que correu bem e sem intervenções. Ainda há bastantes intervenções, principalmente em situações mais fora do normal. Ao contrário do que se possa pensar, os trajectos com intervenções são muito mais valiosos para a Tesla do que estes onde tudo corre bem. É das principalmente das intervenções que são extraídos os dados para treinar a próxima versão da rede neural.
Para já é muito importante que o condutor mantenha a maxima atenção, mas este é o caminho certo. A pouco e pouco vão havendo cada vez menos intervenções por parte do condutor até que, eventualmente, se vai atingir um nivel em que serão uma em milhares de kms. Aí pode começar se a pensar em deixar o condutor fora da equação.
Espero que a legislação avance da mesma forma.
Para já, só vejo a Alemanha empenhada…
Acho que deve de fazer uma grande confusão ir ali a ver o carro a passear-nos.
Eu já me faz alguma impressão quando ando a viajar pela Ásia e vou no lugar da frente, do lado “correto” o esquerdo, e o volante está a direita.
Nunca vai acontecer uma condução autónoma devido ao AutoPilot não reconhecer vedações, para no meio do cruzamento, faz a mudança de direção quase em cima do passeio entre outros fatores. Talvez no futuro em Marte possa existir mas agora na Terra não existe.
Mas quais vedações? Já é pelo menos a segunda vez que falas nisso, mas o exemplo que pedi, nem vê lo.
E é óbvio que não percebes como o sistema funciona. Inda assim eu vou dar te uma pista. Há um ano atrás os semáforos não eram reconhecidos por aquele mesmo carro. Se achas que reconhecer vedações no meio de cruzamentos, ou lá o que é que estás a falar, manda um email para a Tesla a pedir para eles treinarem as redes neurais esse cenário. Talvez eles tenham um tempinho para fazer um troll feliz.
Queres um exemplo vê isto:
https://www.youtube.com/watch?v=antLneVlxcs
Tu viste esse vídeo e a conclusão a que chegaste é que nunca vai ser possível? Ok. Também já não esperava muito vindo de ti.
Vê o vídeo do artigo e lê o meu primeiro comentário. Depois volta a ver esse vídeo e tenta perceber como é que o sistema evolui.
Melhor ainda! Vê um vídeo de há um ano, outro do início da Beta, em Dezembro, e depois un deste mês. São os mesmos carros e o mesmo hardware. Se mesmo assim não consegues perceber o que é uma evolução exponencial, eu desisto.
Mas quem é que falou em vedações no meio do cruzamento!? Vai aprender a ler!!
Ou então tu aprender a escrever…
“devido ao AutoPilot não reconhecer vedações, para no meio do cruzamento, faz a mudança de direção quase em cima do passeio entre outros fatores”. O que está aqui escrito é que o Autopilot não reconhece vedações, para no meio do cruzamento e faz a mudança de direção quase em cima do passeio, tudo num acto contínuo. Nada dá a indicação que estavas a falar de momentos distintos.
Para de parar e não o outro
Se estou a falar de fatores não preciso de mudar de assunto por isso não preciso de criar novas frases. Isto aprende-se na escola nas Aulas de Português. Lá pelo Falso Engenheiro Socrates ter mudado o maldito Acordo Ortográfico Português para Acordo Ortográfico Brasileiro, acho que ainda a gramática permanece a mesma.
Não é esse o problema do que escreveste. O problema é que é ambiguo (dai eu ter escrito “vedações no meio de cruzamentos, ou lá o que é que estás a falar”).
Se eu escrever “devido ao Samuel não perceber nada do assunto, só diz disparates, faz a comparações sem sentido entre outras coisas”, percebes se estou a enumerar ou a descrever um comportamento único?
Mas agora que percebi o que querias dizer, é irrelevante e podes passar à frente. De uma forma ou outra, só demonstra como não percebes o conceito por detrás do sistema.
Se calhar percebo mais do que tu!! O AutoPilot não é aplicável é Portugal pois necessita de ter rede para funcionar e como já devias saber esse é um dos problemas em Portugal!!
O Autopilot não funciona em Portugal? Ontem devo ter ido a Espanha sem me aperceber. Conduzi ums bons 50km em Autopilot. E onde é que viste que precisa de rede? Não tens artigos sobre pesca desportiva para comentar? Talvez percebas mais desse assunto…
Bastou-me ler a palavra “Nunca” LOL
Nunca vai acontecer uma condução autónoma na generalidade ou somente num Tesla?
Achas que ele pensou sobre o assunto? Viu a palavra “Tesla” e ficou logo triggered…
Não sou como tu que és fã dos automóveis da Lego!!
Isso, fica mais triggered ainda 😀
Acho que alguém faltou às aulas de Inglês!! Não é IonFan??
Tu?
https://www.urbandictionary.com/define.php?term=Triggered
Urban Dictionary !! A sério!!!
Esta é a definição:
experiencing a strong emotional reaction of fear, shock, anger, or worry, especially because you are made to remember something bad that has happened in the past:
Agora vai usar o tradutor da google!!
Isso! Obrigado. Corresponde na perfeição à tua descrição. Só falta perceber qual foi o acontecimento que iniciou esse teu recalcamento.
Nenhum!! Até gosto muito de conduzir só não confio é na TESLA!!
Deixa, a Tesla também não confia em ti…
“Nunca vai acontecer uma condução autónoma devido ao AutoPilot não reconhecer vedações” esta frase para mim é a frase de 2021 ahahah e mostra o quao limitadas algumas pessoas são, vou lançar um desafio vamos tentar fazer frases iguais a esta eu começo “Nunca vai ser possível sair do sistema solar porque os computadores do foguetao não sabem o caminho” pronto é este o nivel o autopilot há coisa de 1 2 anos nao reconhecia nem pinos nem biciletas nem semaforos hj em dia já reconhece isto tudo e muito mais nunca vai ser possivel porque não reconhece vedações ahah Muito obrigado pela gargalhada do mês espero que em abril não me desiludas
Eu só espero é daqui a 5 anos ter a possibilidade de um carro me levar do ponto A a B sem me preocupar com cartas de condução ou com a idade, ou simplesmente levar o cão.
Isso já existe mas precisas de aulas de condução!!
Já agora quando é que a Tesla vai lançar os automóveis que explodem tal como o Vaivéns da SpaceX!! LOL!!!
Mais uma prova de que não percebes o conceito de testes e não passas de um troll…
E lá estas tu!! Parece que não percebeste a piada!! Já que entram em chamas já só falta explodirem!!! 🙁
Passaste ao lado de uma grande carreira no humor. Umas vezes voluntário, outras não…
Obrigado!! 🙂
Eu diria talvez quando a tesla começar a lançar prototipos no mercado ahah chama-se starship e é um prototipo podutos finais podes sempre ir ver o falcon 9 que já é lider de mercado a ser reutilizado 9 vezes mas vá tentar explicar coisas a uma cabecinha oca tambem nao faz muito sentido sequer ahah Ai ai muito bom a spacex explodiu 4 prototipos a nasa explodiu 2 veiculos finais com 14 pessoas la dentro vamos la comparar nao é ahha
Tesla e SpaceX podem ser maus.
Mas actualmente é o mais avançado que existe.
Vou deixar de comentar noticias sobre os carros de brincar da Tesla!! Fui!!
Melhor comentário do ano! Aqui está um homem que sabe do que deve (e não deve) falar!
Toda a gente agradece que não precebes nada do assunto e só fazes figuras tristes
A inveja ‘e um sentimento muito feio rapaz.
Estava a ver que não.
Mas fico triste. Eu adoro comediantes.
Bom velho do Restelo.
Pormenor importante:
não passa das 30 milhas/hora
Pormenor importante:
no tempo de 1min, acho que o autopilot passou o sinal no vermelho….
0:53 seg para ser mais exato
Nos EUA (pelo menos em alguns estados) é permitido virar à direita no vermelho. Pode ver-se no video que o carro que ia à frente fez o mesmo.
Puxa!
Pareceu-me estranho isso ser quebra de regra programada !
Tks pela explicação.