iFixit estima que o comando DualSense da PS5 tem uma vida útil de 417 horas
A PlayStation 5 tem sido um autêntico sucesso de vendas, e o seu comando DualSense desperta muita curiosidade por parte dos games. No entanto algumas falhas mostradas por este comando, nomeadamente nos seus problemas de 'drift', têm deixado os jogadores desanimados.
Agora o popular canal iFixit estima que o DualSense da PlayStation 5 tenha uma vida útil de 417 horas. O canal conclui ainda que estes equipamentos são mais baratos de produzir, mas mais caros de consertar.
Os utilizadores têm reportado alguns problemas com o comando DualSense da PS5. Uma das primeiras falhas detetadas estava relacionada com problemas nos gatilhos adaptáveis. Mais recentemente, os gamers revelaram problemas de 'drift', os quais provocam movimentos no jogo, mesmo quando o jogador não está a usar o comando. Devido a esta falha, já foi instaurado um processo coletivo contra a Sony.
DualSense tem uma vida útil de 417 horas, segundo iFixit
O canal iFixit é conhecido pelas suas experiências com equipamentos tecnológicos. A equipa já desmontou completamente a PlayStation 5 e o comando, e agora fez algumas revelações interessantes sobre o DualSense que podem ajudar a compreender os recentes problemas apresentados pelo dispositivo.
No fundo o grande responsável por estas falhas é a Alps, a mesma empresa japonesa que produziu os joysticks do DualShock 4 da Xbox para PC. E ainda terá sido responsável pelos comandos da Nintendo Switch que apresentavam problemas semelhantes.
Assim, o iFixit considera que estes problemas seriam previsíveis e evitáveis, no entanto não houve correções no DualSense. E de acordo com as suas análises, o comando da PS5 tem um tempo de vida de 417 horas. Ou seja, caso jogue perto de 2 horas por dia, espera-se que o DualSense dure cerca de 209 dias.
Os problemas do comando podem ter várias origens, como fraca proteção que permite a entrada de poeiras no mecanismo, o que os danifica.
Comandos baratos para produzir mas caros para consertar
O iFixit considera que estes comandos são mais baratos para produzir, mas mais caros quando é preciso serem reparados. Segundo o canal:
Um dos nossos engenheiros de desmontagem mediu as interações de seu comando no Call of Duty: Modern Warfare para calcular a vida útil do joystick. Com uma média de dez intervalos de 30 segundos diferentes, fez-se cerca de 100 rotações completas no botão por minuto. Se jogar um jogo menos intenso que um jogo de tiro, girando 80 vezes por minuto, conseguirá 2.000.000 rotações em 25.000 minutos, ou 417 horas, ou seja, apenas 209 dias, a jogar 2 horas por dia. A uma velocidade cinética de mais de 120 rotações por minuto, que são 139 dias a 2 horas por dia.
Portanto, a própria classificação do Alps para medições precisas do joystick é, na experiência hipotética de um jogador, de 4 a 7 meses, e isso com um limite de 2 horas de jogo.
Isso não significa necessariamente que o joystick de danifica nessa altura. Ele pode falhar mais cedo ou continuar a funcionar por mais tempo. Mas nada dura para sempre, e os potenciómetros não são exceção. E aqui está o porquê.
No final das contas, os verdadeiros culpados pelo drift são os humanos e os lucros. Estes comandos são mais baratos para produzir, mas mais caros de consertar quando falham.
Veja o vídeo do iFixit:
O canal adianta ainda que muitas vezes as empresas não admitem que os seus comandos têm problemas de forma a manter a imagem de que vendem tecnologia de ponta. No entanto talvez os consumidores prefiram que as marcas sejam mais realistas e sinceras, deixando de lado as fantasias.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: iFixit
Já vi este comandos a serem reparados e com o problema do “drift” e em 90% dos casos eles ocorriam por causa de “lodo” dentro do joystick e potenciómetro e a serem facilmente reparados com um jacto de liquido de limpeza !
Já não bastavam os problemas de drift dos joycon da Switch, o dualsense de nova geração da playstation também os tem…e para além disso tem uma duração miserável.
O que poderia fazer algum impacto (ou talvez não) seria exercer uma ação judicial dos consumidores contra estas empresas.
Isso é pouquissimo, tenho de andar a comprar um comando a cada mes? Vergonhoso.
1 mês? se fores um robo e nunca dormires!
Os meu 2 comando continuam a dar bem e com prei nos USA só inventam
É que a playstation 5 já saiu praí já uns 4 anos, portanto duram muito,tens razão /s
Espectáculo, e aposto que de já devem de ter ai uns 3 anos de serviço intenseo 🙂 É que todos sabem que a ps5 nos EUA sairam á mais de 3 anos..kkkkkkkkkk
Já diz o ditado que “o barato sai caro”.
Neste caso saiu barato para a Sony mas vai sair caro para o consumidor.
para uma nova geracao ja sao demasiado problemas na ps5
Em 20 anos de gamer só tive problemas com comandos da nintendo 64 e ps4… Tantos problemas q deu o da ps4 e n tiveram tempo para os resolver?
Obsolescência programada é tramada, ainda mais quando o produto tem muito pouco tempo de uso…
é muito pouco… 1 hora de jogo por dia e o comando não dura nem 1 ano em média? Os comandos vão custar 5 euros cada um?
Mais vale pifarem em até aos 2 anos do que depois. Assim a despesa é para a sony.
Comandos da PS2… Esses sim, era comandos de guerra.
É inadmissível isto acontecer, ainda mais ao preço que estes custam.
Cada vez mais vê-se mais produtos lançados à pressa e que são corrigidos ao longo do tempo, através do feedback do departamento de qualidade, o consumidor final. É verdade que hoje a tecnologia é mais evoluída, mas antigamente um produto era lançado e saía bem testado para o mercado, pois não havia cá updates de firmwares e de sistema operativo.
Alguém aqui no forum tem uma ps5 de novembro para confirmar esta noticia? Já tive um comando destes na mão e achei bastante sólido. E depende do jogo e da idade do jogador. Um comando de um miudo com 13 não dura o mesmo tempo que de um adulto com 40.
Tenho 41. 2 comandos desde day 1. Drift em ambos.
Tenho duas PS5 e quatro Dualsense desde 19 de Novembro, até agora nenhum issue e o miúdo joga várias horas por dia na PS5 dele e olha que joga maioritariamente Fortnite que é um jogo bem intensivo para os analógicos.
Claro que nada impede que amanhã ou daqui a um mês os comandos começarem a dar problemas, só que já passámos essas 417 horas em cada comando faz tempo, mas até agora 0 problemas e tivemos também quatro Dualshock 4 desde 2013 e nunca tivemos issues (a jogar uma média de 1500-2000 horas por ano em cada comando).
Tenho duas, uma que comecei a jogar dia 20 de Novembro e que os miudos é que jogam e outra na casa de férias que recebi no dia 3 de Fevereiro (tive um amigo que enviou do UK nos restocks da GAME), na ps5 dos miudos não tenho acesso a ela neste momento mas a rodar os 3 certamente que já passaram as 250 horas e até agora zero queixas, na minha devo ter umas 16h de gameplay por isso é cedo para falar. Lá para Maio consigo dizer com certeza, mas pelo trabalho que conheço da ifixit, não vão falhar por muito.
Pessoalmente prefiro esperar por um pro controller de outro fornecedor e fico safo.
Pagamos muito caro no Brasil por algo que dura tao pouco tempo. E o do Xbox one tbm nao fica atras em pouca durabilidade. Não chega aos pes do do 360 nem de longe.