PplWare Mobile

“O hardware da Xbox está morto”: afirma uma das criadoras da consola original

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Anung says:

    Agora deviam matar os restantes que são a droga das crianças com pais despreparados.

  2. says:

    Isto está uma grande salgalhada. Já é sabido que as consolas da xbox não dão lucro à M$, ou até perdem (segundo fontes “ligadas” à M$ até perdem, mas vale o que vale). Com a já falada passagem da xbox para ambiente windows ficamos aqui a meio pau. E até faz sentido a microsoft deixar de fazer consolas neste contexto. Eu pessoalmente até diria mais. Ou criam uma sub versão do windows para funcionar tipo consola, ou então fazem como já existe no steam que tem uma opção de visualização “tipo consola”. E aí qualquer PC funciona como uma xbox (na verdade até o steam já funciona benzinho com comandos).
    Agora o problema é outro. O preço do hardware. Uma xbox series S fica por 250/350 euros, já com 1 comando. Um PC “equiparado” (o termo é relativo) ficaria no mínimo nos 700 para cima. E se pensarmos bem, quem vai para PC acho que prefere o steam à M$. É que nem mesmo com o gamepass lá vão com os preços que estão agora. Na prática só vão dar mais cartas à sony… A não ser que se atirem para uma consola “portátil” como no caso da switch, mas sinceramente, não estou a ver como vão competir. Todo o modelo de negócio da M$ estava assente no gamepass. Só que as coisas não correram assim tão bem como queriam. Subiram preços, cortaram nos conteúdos e para ajudar à festa andaram a comprar tudo o que eram estúdios e produtoras, deram cabo dos jogos e o pessoal não perdoou. Queria tratar os jogos como ativos financeiros. Achavam que os nomes “sonantes” de alguns estúdios e franchisings the jogos eram suficientes para garantir rendimento…. E até poderiam ser se os jogos saíssem decentes. Mas quando pomos contabilistas à frente do ecosistema e os criativos ficam deixados de lado, o que estavam à espera? Só fico com pena de alguns (poucos) jogos que comprei para a xbox, mas pelo que estou a ver quando a minha series s morrer já nem há consolas xbox e até o próprio ecossistema está em risco, pois se o hardware for um PC, a maioria da malta vai preferir steam, e não é com os preços e conteúdos atuais do gamepass que lá vão. E também porque o steam é muito mais estável e tem sido das poucas plataformas a dar luta a certas “táticas” manhosas para extorquir dinheiro por parte dos criadores de jogos. Pelo menos enquanto o Gabe Newell estiver à frente…

  3. hyperrush says:

    sega voltaaaaaa

  4. Pierre says:

    Sim, um facto… as consolas podem decair porque virtualmente podem ser emuladas com processadores rápidos como os atuais.

    • says:

      A grande questão é o preço. Jogo em 1080P ou 1440P em 60fps ou mais (depende também dos jogos) com uma xbox series s. A minha (com 1 TB de disco) custou menos de 300 euros. Já um PC para isto vai para quanto?

  5. Filipe says:

    Sempre fui Playstation, XBox comprei uma X Series e vendia-a passado 2 semanas…..
    o game pass é um roubo. e os jogos nunca sao teus. ao fim de 10 ou 15 anos de game pass quantos jogos terias na tua mao? que poderias vender? colecionar? dar? etc etc….

    • says:

      Já tive gamepass a 7 euros por mês. A esse preço achei bom negócio. Quando passou para 11 ou 12 (ou por aí) já comecei a torcer o nariz mas consegui comprar umas keys e fiquei com 3 anos de gamepass a +/- 160 euros, que acabaram em Abril. Com as alterações deste ano e com o gamepass ultimate a 17 ou 18 euros, nem me dei ao trabalho de procurar mais barato e foi-se. Aumentaram bastante os preços, retiraram serviços e os conteúdos têm vindo a decair. É que se há 5 anos os jogos valiam a pena, agora são os mesmos e pouco mais (e muitos é mais do mesmo, mais um EAFC, mais um NBA e todos maus). Comprei há pouco mais de 1 ano uma series s, mas como foi em promoção, não me arrependo, até porque acabei por comprar alguns jogos (em promoção sempre). Mas acabei mesmo com o gamepass e o próximo investimento será no PC e dedico-me ao steam.

      • bot101 says:

        O problema com a falta de concorrência é que os preços começam a disparar em todo o lado. Assim que a Sony souber que n±ao vai ter concorrência direta numa consola vai sacar o máximo que conseguir com o preço da PS6 (tal como se viu que fez na PS5 Pro, pois não havia concorrência equivalente para o modelo). E por consequência lá vai o hardware de PC aumentar também – porque ninguém anda a dormir, talvez com exceção dos consumidores. A Nintendo é outro bom exemplo.

        É pena pois é um hobby que me tem sido até relativamente barato, mas parece que não se irá manter assim por muito tempo…

        Bom, se há coisa nos dias de hoje não falta é entretenimento. Escolhe-se outra coisa 😀

        • says:

          Não sei se a sony terá assim tanta margem de manobra. É que se puxarem muito pelo preço da PS6, a malta vira-se mais para o PC, até porque é mais fácil arranjar jogos com descontos maiores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.