“O hardware da Xbox está morto”: afirma uma das criadoras da consola original
O futuro da Xbox no mercado de consolas é um tópico de debate aceso na indústria dos videojogos. Agora, uma das mentes por detrás da criação da consola original proferiu uma dura crítica que está a agitar a comunidade de entusiastas: "o hardware da Xbox está morto".
Uma visão crítica sobre a estratégia da Microsoft com a Xbox
A atualidade da Xbox é um tema que gera discussões acaloradas entre os jogadores. A nova estratégia multiplataforma adotada pela Microsoft, que se afasta progressivamente do conceito de jogos exclusivos, entre outras decisões de negócio, levou muitos a acreditar que os dias da empresa como fabricante de hardware dedicado estão a chegar ao fim.
Laura Fryer, uma das criadoras da Xbox original, não mediu as palavras ao partilhar a sua opinião sobre o assunto.
Através do seu canal de YouTube, Fryer analisou o panorama atual da marca e deixou uma apreciação brutal sobre o plano da Microsoft, que parece cada vez mais focado em parcerias com terceiros - como a que deu origem à consola portátil Asus ROG Ally - do que no desenvolvimento de dispositivos próprios.
Na minha opinião, o hardware da Xbox está morto.
Afirmou.
É inegável que Laura Fryer é uma voz autorizada para falar sobre o universo Xbox. A sua ligação à marca remonta a meados dos anos noventa, quando integrou a equipa original dos Microsoft Game Studios. Desempenhou um papel fundamental não só no desenvolvimento da primeira consola da gigante de Redmond, mas também na criação das ferramentas que permitiram aos estúdios levar os seus títulos para a nova plataforma.
No seu vídeo, Fryer questionou a campanha de marketing da Microsoft, que promove a ideia de que "qualquer dispositivo pode ser uma Xbox". Além disso, criticou a empresa por, alegadamente, não cumprir as promessas relacionadas com o serviço Game Pass e com a política de preços dos seus jogos.
Contudo, a sua mensagem mais marcante foi, sem dúvida, a que se focou no futuro do hardware para jogos.
Aliança com a Asus e o abandono do hardware próprio
Segundo a veterana da indústria, não existe um motivo real para os jogadores investirem numa consola portátil como a Asus ROG Ally X, anunciada recentemente. Embora reconheça que o desenvolvimento de novas consolas é um processo caro e que colocar um "autocolante" da Xbox em dispositivos de terceiros é uma solução mais simples, Fryer considera que esta abordagem representa uma traição a todo o trabalho desenvolvido há mais de duas décadas.
Obviamente, como uma das fundadoras da equipa Xbox, não gosto do estado atual das coisas. Não me agrada ver como todo o valor que ajudei a criar está a ser lentamente corroído.
Entristece-me porque, do meu ponto de vista, parece que a Xbox já não deseja ou não consegue desenvolver novo hardware. Por isso, esta aliança [com a Asus] representa uma saída lenta e definitiva do negócio do hardware. Pessoalmente, acredito que o hardware da Xbox está morto.
Comentou.
A posição de Laura Fryer é, naturalmente, influenciada por um contexto nostálgico, fruto da sua contribuição para dar vida à família de consolas da Microsoft. No entanto, é também um facto que a gigante de Redmond tem vindo a abordar a sua estratégia de hardware com uma convicção muito menor do que em tempos passados.
O fracasso comercial da Xbox One foi um duro golpe para a empresa, especialmente numa altura em que o público estava habituado à narrativa da "guerra de consolas" com a PlayStation. Desde então, o percurso tem sido uma batalha árdua.
Fryer especula que a Xbox poderá ter anúncios importantes no próximo ano, quando se celebrarem os 25 anos do lançamento da consola original, mas não adiantou se estarão relacionados com novos dispositivos.
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Agora deviam matar os restantes que são a droga das crianças com pais despreparados.
Isto está uma grande salgalhada. Já é sabido que as consolas da xbox não dão lucro à M$, ou até perdem (segundo fontes “ligadas” à M$ até perdem, mas vale o que vale). Com a já falada passagem da xbox para ambiente windows ficamos aqui a meio pau. E até faz sentido a microsoft deixar de fazer consolas neste contexto. Eu pessoalmente até diria mais. Ou criam uma sub versão do windows para funcionar tipo consola, ou então fazem como já existe no steam que tem uma opção de visualização “tipo consola”. E aí qualquer PC funciona como uma xbox (na verdade até o steam já funciona benzinho com comandos).
Agora o problema é outro. O preço do hardware. Uma xbox series S fica por 250/350 euros, já com 1 comando. Um PC “equiparado” (o termo é relativo) ficaria no mínimo nos 700 para cima. E se pensarmos bem, quem vai para PC acho que prefere o steam à M$. É que nem mesmo com o gamepass lá vão com os preços que estão agora. Na prática só vão dar mais cartas à sony… A não ser que se atirem para uma consola “portátil” como no caso da switch, mas sinceramente, não estou a ver como vão competir. Todo o modelo de negócio da M$ estava assente no gamepass. Só que as coisas não correram assim tão bem como queriam. Subiram preços, cortaram nos conteúdos e para ajudar à festa andaram a comprar tudo o que eram estúdios e produtoras, deram cabo dos jogos e o pessoal não perdoou. Queria tratar os jogos como ativos financeiros. Achavam que os nomes “sonantes” de alguns estúdios e franchisings the jogos eram suficientes para garantir rendimento…. E até poderiam ser se os jogos saíssem decentes. Mas quando pomos contabilistas à frente do ecosistema e os criativos ficam deixados de lado, o que estavam à espera? Só fico com pena de alguns (poucos) jogos que comprei para a xbox, mas pelo que estou a ver quando a minha series s morrer já nem há consolas xbox e até o próprio ecossistema está em risco, pois se o hardware for um PC, a maioria da malta vai preferir steam, e não é com os preços e conteúdos atuais do gamepass que lá vão. E também porque o steam é muito mais estável e tem sido das poucas plataformas a dar luta a certas “táticas” manhosas para extorquir dinheiro por parte dos criadores de jogos. Pelo menos enquanto o Gabe Newell estiver à frente…
sega voltaaaaaa
Isso é que era!
Sim, um facto… as consolas podem decair porque virtualmente podem ser emuladas com processadores rápidos como os atuais.
A grande questão é o preço. Jogo em 1080P ou 1440P em 60fps ou mais (depende também dos jogos) com uma xbox series s. A minha (com 1 TB de disco) custou menos de 300 euros. Já um PC para isto vai para quanto?
Sempre fui Playstation, XBox comprei uma X Series e vendia-a passado 2 semanas…..
o game pass é um roubo. e os jogos nunca sao teus. ao fim de 10 ou 15 anos de game pass quantos jogos terias na tua mao? que poderias vender? colecionar? dar? etc etc….
Já tive gamepass a 7 euros por mês. A esse preço achei bom negócio. Quando passou para 11 ou 12 (ou por aí) já comecei a torcer o nariz mas consegui comprar umas keys e fiquei com 3 anos de gamepass a +/- 160 euros, que acabaram em Abril. Com as alterações deste ano e com o gamepass ultimate a 17 ou 18 euros, nem me dei ao trabalho de procurar mais barato e foi-se. Aumentaram bastante os preços, retiraram serviços e os conteúdos têm vindo a decair. É que se há 5 anos os jogos valiam a pena, agora são os mesmos e pouco mais (e muitos é mais do mesmo, mais um EAFC, mais um NBA e todos maus). Comprei há pouco mais de 1 ano uma series s, mas como foi em promoção, não me arrependo, até porque acabei por comprar alguns jogos (em promoção sempre). Mas acabei mesmo com o gamepass e o próximo investimento será no PC e dedico-me ao steam.
O problema com a falta de concorrência é que os preços começam a disparar em todo o lado. Assim que a Sony souber que n±ao vai ter concorrência direta numa consola vai sacar o máximo que conseguir com o preço da PS6 (tal como se viu que fez na PS5 Pro, pois não havia concorrência equivalente para o modelo). E por consequência lá vai o hardware de PC aumentar também – porque ninguém anda a dormir, talvez com exceção dos consumidores. A Nintendo é outro bom exemplo.
É pena pois é um hobby que me tem sido até relativamente barato, mas parece que não se irá manter assim por muito tempo…
Bom, se há coisa nos dias de hoje não falta é entretenimento. Escolhe-se outra coisa 😀
Não sei se a sony terá assim tanta margem de manobra. É que se puxarem muito pelo preço da PS6, a malta vira-se mais para o PC, até porque é mais fácil arranjar jogos com descontos maiores.