Renault Zoe assume o topo! Model 3 da Tesla já não é o carro elétrico mais vendido na Europa
O mercado de carros elétricos está cada vez mais interessante com propostas mais adaptadas e uma autonomia superior. Assim, é normal vermos as vendas destes carros aumentar e substituir as motorizações tradicionais.
A Tesla chegou à Europa e tem conseguido conquistar a sua quota de mercado, assumindo o topo da lista de vendas. Com um ano anormalmente diferente, o cenário mudou e o Model 3 perdeu a liderança da tabela. Agora é o Zoe da Renault a ser o carro elétrico mais vendido do mercado.
Mercado dos carros elétricos mudou muito em 2020
Com o mercado automóvel a reduzir as vendas, era esperado que este cenário se refletisse todas as suas áreas. A verdade é que na Europa, e ao contrário do esperado, a venda de carros elétricos (EVs e PHEVs) acabou por representar já 12% do total de carros registados.
Um número ainda maior e com mais impacto está no crescimento desta área comparado com o ano anterior. Os 1,42 milhões de unidades vendidas em 2020 representam um crescimento de 147% face aos 575.000 carros elétricos que chegaram ao mercado em 2019.
Renault Zoe foi quem dominou no ano passado
No campo dos carros 100% elétricos tínhamos um domínio absoluto do Model 3 da Tesla, que crescia de forma constante. Em 2020 este cenário mudou e temos um novo líder nesta tabela de vendas na Europa. O grande dominador é agora o Renault Zoe, com um crescimento de 118% face a 2019.
Apesar da segunda posição do carro norte-americano, há outro candidato a uma excelente posição. Falamos do Volkswagen ID3, que mesmo chegando a meio do ano, consegue superar toda a concorrência. As suas vendas atingiram as 56.118 unidades.
Tesla e Model 3 foram batidos pela Volkswagen
A Volkswagen teve mesmo uma prestação muito relevante no mercado europeu. Um em cada quatro carros elétricos que chegou ao mercado era desta marca. Falamos claro do VW ID3, do Porsche Taycan, Audi E-Tron e Seat Mii/Volkswagen Up/Skoda Citigo. A sua quota de mercado cresceu para 25,2%.
Esta mudança da Tesla é anormal, mesmo com os resultados financeiros que tem apresentado. Na Europa passou de uma quota de mercado de 31% para 13,3%, sendo agora a terceira marca de carros elétricos. Em 2020 foi passada pela Volkswagen e pela Renault/Nissan.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: JATO
Quanto custa?
Não entendo como fazem comparação de um model 3 com um zoe se não são do mesmo segmento.. e claro derivado a isso preços completamente diferentes!
Ambos são veículos elétricos, cada um leva 5 pessoas, daí a comparação
Então também podemos comparar um BMW 318i com um 740. São ambos a combustão e têm 5 lugares.
Nas estatísticas funcionam como um veículo em circulação, seja Ferrari ou fiat
O Zoe é bem mais barato, a partir de 32 mil euros, é essa a razão. Mas fora isso, o Model 3 é muito superior.
São carros de segmentos diferentes… o Zoe é do segmento B enquanto o Model 3 é do D. Tirando isso a maioria dos Zoe que são vendidos, são para empresas que se estão a marimbar para o facto das baterias não terem um controlo de temperatura por líquido, levando assim a uma maior degradação do pack…. e depois lá vem as noticias tipo Nissan Leaf que ficam pisa papeis e que as baterias custam 20mil€ para substituir………
Felizmente a Tesla é um primor em qualidade de construção. Sem quaisquer relatos de problemas… … … … São todos do segmento dos citadinos até chegarem as autonomias de 1000km e reabastecimentos verdadeiramente rápidos…
Aposto que és daqueles que vais as bombas meter 20€ a 20€.. e depois vens para aqui dizer que precisas de 1000km.. o meu carro com um deposito não faz 1000km…
E em relação a qualidade de construção o meu pai teve um peugeot que ao fim de 2 anos tinha os plásticos dos interiores a descascar!! e pelo que é conhecido não é só a peugeot…
Se comprares um Telsa perdes os para choques e têm vidros a partirem-se sozinhos em questão de semanas!
Tenho um há 3 anos e ainda nem caiu o para choques nem partiu o vidro ahah
O problema do carro elétrico realmente não é a autonomia.
O problema real do carro elétrico é que a bateria transforma energia elétrica em energia química quando é recarregada; e esta transformação traz um limite de potência ao carregar que nenhum outro tipo de carro tem. Como consequência disto, as pessoas pedem mais autonomia; porque quando a bateria acaba, o carro fica um bom tempo a recarregar.
Estou sempre a ler que menos de 1000km nao serve para as necessidades diárias.
Curioso em saber quantos KM é normamente o pessoal faz em média.
Porque segundo os comentáriosa maioria pessoas aparentemente fazem um minimo de 20.000 a 30.000 mes.
Tens de perceber que há milhares de pessoas que fazem Viana do Castelo – Faro diariamente, para irem trabalhar. Escusado será dizer que voltam no mesmo dia. Portanto vá, não sejas mauzinho.
120 km em 5 minutos diria que já é rápido mas isto sou eu que como durmo 7 horas por dias não quero muito saber da rapidez de carregamento, demoro muito mais a ir a bomba do que a enfiar um cabo numa tomda, em relação aos 1000 km é só para rir nem 100 deves fazer por dia e se fizeres mais de 100 tens carro de empresa portanto isto nem interessa
Ora nem mais. Carrega todos os dias um bocado e não existe problema algum de autonomia. Se deixar o carro parado 10h ou 12h a carregar, tanto me faz, porque sei que vai servir sempre para o que for necessário. Para além de que não ando a ir às bombas, esperar em filas, esperar que paguem o café e o tabaco, esperar que haja uma mangueira disponível do lado em que abasteço.
As baterias do Zoe são refrigeradas, não custam 20k para substituir, e ainda não vi relatos de substituição da bateria que vem com 8 anos de garantia ou 180k km.
E um carro muito agradável de conduzir, manobras o brinquedo como uma empilhadora, vira muito bem.
Comprei um a 3meses e estou a gostar imenso.
Comentário ambíguo.
1) a garantia de “8 anos ou 180k km” é com que autonomia? Porque se em 4 anos tiveres 40% da autonomia eles não te pagam uma nova mas não é suficiente para quase ninguém, logo forçam-te a comprar uma
2) não custa 20k, então custa quanto em 2021 mudar uma bateria no Zoe (a de maior capacidade), isto com mão de obra e IVA?
Por norma garantem até 70/75% da autonomia. Se baixar desse nível durante a garantia trocam, completa ou por módulos.
O preço de uma nova é +- 8500€ Iva incluido + mão de obra (fora da garantia).
Maisoumenos: um carro por norma (na maior parte dos países) dura cerca de 25 anos e uns 400.000 km. Neste Zoe se trocares 2x de bateria (que faz sentido real, não a da marca) 2x 8500€ = 17.000€ + 32.000 por um carro equivalente a um clio é um valor ainda muitíssimo alto.
Ou seja: no melhor dos casos tens 30000 + 8500 duma bateria + inspeções standard (travões, fluídos) onde acabas em 350.000 km por gastar numa miniatura destas 42.000€ mais a electricidade.
Ora, se comparares um clio (mais despesas em manutenção e combustível vs Zoe) vais terminar com um veículo pelo menos 10.000€ mais barato (o clio).
Logo, até o Zoe custar uns 25.000 e a bateria nova 5000 com gastos, o Zoe economicamente não compensa.
Apenas respondi às perguntas. Não estou a discutir o preço em novo. E sim, EVs ainda são demasiado caros.
Se é necessário trocar aos 180k, 200 ou 300k tens de perguntar a quem os tem…por enquanto, com estes preços, também não faço ideias de comprar um.
Quando digo não discutir valores quero dizer que pra mim é caro, mas para outros pode ser acessível…
Na zona onde vivo(Funchal) a versão mais em conta, ZE40 zen R110 custa com ecoabate de viatura com mais de 15 anos, qualquer coisa como 23, 24k.
Vem com wallbox 7.4 kW
Fazendo as contas, msm que a bateria dure 10 anos, e um bom investimento, tem vendido muitos cá.
Tb não temos autoestradas, caso contrário era fora de questão adquirir um
Na maioria dos paises das pessoas troca de carro a cada 2/3 anos.
O numero de pessoas que mantém um carro durante 25 anos é muito reduzido.
Na “maioria dos países” troca de carro cada 2/3 anos?! Onde ouviste tal coisa? Lol
Na Alemanha e pouco mais talvez, além disso são as empresas na sua maioria, não os particulares! De resto mesmo que troques passados 3 anos, alguém o vai comprar! Então em algum momento o valor vai ser altíssimo.
Mas mesmo na Alemanha, etc só as empresas e alguns primeiros donos muito abastados; o resto ou segundos donos ficam com esse veículo muitos anos.
Os únicos eléctricos de “longa duração” são os Tesla. Se eu tivesse dinheiro para gastar nele vinha já cá um para casa.
De uma vez por todas informem-se! A bateria do ZOE não é igual à do Leaf, não têm nada a haver! São construídas por empresas diferentes, assim como os motores eléctricos
Bastardo.. e do contra, mas se pudesse tinha um EV.
A nível das baterias a Renault e muito conservadora e rigorosa, enquanto segundo dizem um Nissan carregas com um gerador, já o Zoe se não tens UMA BOA LIGAÇÃO A TERRA, ele simplesmente não carrega.
A razão da Tesla não ter evoluído este ano é por ainda não ter nenhuma “gigafactory” na Europa. Até lá, não veremos grandes mudanças nos números neste continente. Ou seja, não é um problema de procura, mas sim de oferta.
Muito provavelmente é devido ao preco. O carro mais vendido em Portugal é o Renault Clio, e é também o segundo mais vendido na Europa.
Nao será certamente por ser o melhor carro do mercado (embora seja uma boa compra)
Um clio so é uma boa compra para quem nunca conduziu um X5 ou um F pace da Jaguar. Clio?? Credo!
Comparar um clio com um X5 com Jagua Fpace tambem é de levar as maus à cabeça. Credo!
Para o Jaguar a oficina é a 2° casa.
Jaguar Fpace nem consta no Top 10 dos melhores melhores carros do mundo.
Para já conduziu dos melhores carros do mundo Jaguar é um carro citadino para ir às compras
Um tesla custa tanto como um audi ou bmw. A maior parte dos portugueses não tem ou não quer investir tanto num carro. Não é por acaso que se vai muito para diesel usado. em relação à tesla neste momento tem as melhores baterias mas os outros estão apanhar nessa aspecto. Na europa a rede super charger é muit fraca e o auto piloto não funciona nas estradas europeias ou melhor tugas facilmente. Nem sabe lidar bem com rotundas porque maior parte do treino foi feito no USA. A tesla também tem outro defeito que não vai corrigir tão cedo e que em qualquer outra marca o carro nem saia da fabrica que é as grande falhas na construção. Carros com portas desalinhadas, agua a entrar na mala, problemas de pintura, entre outros problemas. Also que só se via de carros chineses ha 10 anos atrás. Nem agora vemos estes problemas. As outras marcas demoraram decadas atingir qualidade de contrução, a tesla também vai demorar o seu tempo. Resta saber se será mais rapida apanhar os outros na qualidade de construção, ou os outros apanhar a tesla nas baterias ou piloto automático.
Enquanto a tesla não fizer um model 2 europeu também não vai vender muito. O model 3 continua a ser um carro grande para as cidades europeias.
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E se comprar um a bateria dura quanto anos sem meter uma nova só manutençoes bases?? 5 anos??
para ai 20 anos
No caso do Zoe vem com 8 anos de garantia ou 180k km, tem uma degradação de 2 a 3 por cento nos primeiros 3 anos e depois estabeliza.
Os primeiros com motor Q feito pela continental pode aparecer defeitos que levam a sua substituição, mas os R feitos pela Renault são fiáveis.
Sigo grupos do face do Zoe e ainda não houve post a dizer que tinham de trocar a bateria.
A manutenção de um eletrico e simples e barata.
E ainda estás inseto de pagar impostos de circulação
E quanto anos. dura se nunca meter oleo ou gasoleo?
So compro um se durar no mínimo 20 anos
Durar dura,mas não vais andar muitos quilómetros…
Podes usar a bateria do Zoe em fim de vida para acumular energia dos painéis fotovoltaicos, mas como disse ainda não conheço ninguém que mudou a bateria do Zoe, motores Q sim
Passado 3 anos a bateria ja so aguenta 100km numa carga logo aos 20 deve ter menos que uma trotineta.
Fonte?
claramente não tens um carros eletrico, e achas que a bateria de uma carro é igual à do teu iphone
Ricardo tem vários modelos, e tás certo, a primeira geração vinha com baterias de 23kw.. 2013..tás em 2021 e na altura que está temperaturas frias, bateria com 8 anos……fazer 100km já e muito bom
Ainda bem que vão aparecendo alternativas em segmentos mais em conta. Num breve futuro, ou a Tesla baixa os preços ou só venderá carros aos novos-ricos…
É o kw mais barato do mercado.
E o ID3 está em 2.º lugar.
Tenho um Zoe de 2013 ,tinha 200km de autonomia nova , com 5 anos tinha 160 km e estabilizou, com 8 anos continua com 160 km.