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Por que motivo as pessoas enjoam mais nos carros elétricos?

                                    
                                

Fonte: The Guardian

Autor: Ana Sofia Neto


  1. cK says:

    Eu enjoo mas é ao ver o preço dele face aquilo que valem.

  2. Yamahia says:

    No caso do condutor é a diferença entre conduzir e ser conduzido. No caso do passageiro é consequência das reacções erráticas do carro elektro.
    Fica claro o porquê do cheiro a vómito nos Uber elektros.

    • JL says:

      Então eles conduzem sozinhos ?

      Reações erráticas ? Só falta dizer que só os eléctricos é que têm travagem se emergência. Looool

      • Hugo says:

        Sim, reações desadequadas por parte do passageiro…tal como o artigo refere.
        Tu e a tua mania de que TUDO é sobre atacar os elétricos não te deixam ver um boi à frente.

        • JL says:

          Por acaso ele disse o contrário, são reações do carro.

          Não, o artigo não fala em reações erráticas nem do carro nem do passageiro.

          Tu e a mania de atacar tudo o que é sobre eléctricos e interpretação de Português, não te deixam ver um boi à frente.

          • Hugo says:

            O artigo fala no passageiro…se são erráticas ou não depende do ponto de vista mas se nem era disso que ele estava a falar então nem faz qualquer sentido esta conversa…

          • JL says:

            Mas eu não me referi ao artigo, mas sim ao que o yamahia disse.

            O artigo não fala em nada errático.

            Se não faz sentido reclame com quem a começou.

          • Hugoa says:

            Vamos lá ser homenzinhos.
            “Mas eu não me referi ao artigo”
            “Não, o artigo não fala em reações erráticas nem do carro nem do passageiro.”
            Tu referiste, literalmente, o artigo.
            Eu sim, NUNCA disse que o artigo referiu que eram erráticas:
            “se são erráticas ou não depende do ponto de vista” foi o que eu disse.

          • JL says:

            Eu referi o artigo, mas ele não fala nisso, não sabe ler ?

            A sua opinião é que depende do ponto de vista, foi isso que perguntei ao Yamahia.

        • Hugo caveira says:

          Este hugo caveirinha so critica mas não acrescenTa nada…deve ser daquelas minorias que ocupa casas e depois não querem sair….ao menos paga a internet ou também e desviada? Com o ventura na presidencia parasitas como tu vao ter o mesmo destino de uma raca que foi parar ao medio oriente

      • Hugo says:

        Ou ele estava a falar de reações do carro? Nesse caso nem sentido faz a afirmação…

  3. Anung says:

    É quando percebem a porcaria que compraram pelo preço.

  4. João says:

    E a mudança do centro do gravidade e a forma como isso afecta o curvar dos carros? Pergunto porque é precisamente em estradas com curvas que as pessoas enjoam mais.

  5. B@rão Vermelho says:

    Eu se for a ler ou fixar alguma coisa fico mal desposto seja VE ou não

  6. FilipeB says:

    No meu caso como condutor tenho 0 enjoos.
    Mas já tive queixas de passageiros, e tem a ver com a minha condução. Passei a gostar da aceleração rápida e instantânea, e aparentemente sou o único 😉
    Mas percebo o que é dito no artigo. Como não existe som do motor os passageiros não têm qualquer indicação do que vou fazer ou o que esperar. A condução é muito mais divertida e envolvente pelo que frequentemente ando mais depressa do que devia e faço muitas mais ultrapassagens. Os passageiros no meu carro sofrem um pouco…
    Já com a família conduzo com mais calma e não tenho queixas. Só elogios pelo silêncio.
    Os EV são caros e não são para todos. Mas para quem possa recomendo vivamente, mesmo com os incómodos dos carregamentos em viagens maiores. A condução é muuuuiiiito melhor.

    • Sergio says:

      @FilipeB
      “A condução é muuuiiito melhor”!!!???
      Em que aspecto???
      É que quem perceba o mínimo de dinâmica automóvel, sabe que peso influencia a inércia do mesmo e o que não falta nos carros eléctricos é lastro, por causa das baterias!!!
      A única coisa em que os eléctricos ultrapassam os IE é nas acelerações devido ao binário constante… mas de nada adianta ter muita aceleração, se o carro vai perder a compostura em cada troca de direcção!!! É que condução não são os milhares de videos do YouTube com as acelerações durante 400m…

      • PeterJust says:

        É, a condução é muito melhor principalmente onde andamos a maior parte do tempo que é no transito e na cidade a baixas velocidades. Mas é que não tem comparação sequer e se discordas é porque não sabes conduzir nem sabes o que é conduzir um carro eletrico. Se for numa corrida de automóveis, ok, é mais fixe um carro a combustão sem duvida, mas nem todos somos pilotos, nem todos entramos em corridas diariamente. Eu quando quero andar em corridas pago 20€ e dou 10 voltas de karting que é muito melhor que andar a fazer corridas na rua e já chega bem para ficar com os braços todos doridos

      • JL says:

        Um centro de gravidade baixo é o melhor que existe num veiculo.

      • Antonio Vasco says:

        Sr. Sérgio, vê se que nunca conduziu um eléctrico, se há coisa em que são bons, para além da aceleração, é nas curvas, devido ao baixo centro de gravidade.
        Mesmo este artigo sobre enjoos admira-me porque a minha filha, que enjoa muito atrás, no BMW diesel, que adorna sempre mais que um eléctrico, não enjoa no Y , de todo.
        Aliás, não me lembro de alguém se queixar de enjoos no electrico, mesmo quando vou para trás os montes

      • FilipeB says:

        @Sergio
        A teoria diz-nos isso, mas a prática mostra-me outra coisa!
        Tenho um VE mais leve e baixo (peugeot e208) pelo que não falo por todos os VE, mas o centro de gravidade baixo faz com que nas curvas o raio do carro praticamente não mexa! Parece estar em carris. Aliás, mesmo em dias de vento o carro é super estável.
        A condução é diferente de tudo o que tinha experimentado até à altura. É difícil descrever, mas não é a mesma coisa que conduzir um carro potente a combustão. Nesses carros sentes as engrenagens, as pausas da embraiagem, tens de esperar que o motor te peça a mudança, e quando queres travar tens de usar o travão e novamente a embraiagem.
        Num EV é tudo …… suave. A velocidade aumenta (depressa) sem qualquer barulho, ou pausas. O binário é mesmo forte e parece ser de um carro muito mais potente do que o teu, apenas baixando quando chegas +- aos 100km/h (90% das viagens na cidade). Consegues gerir a velocidade apenas largando o acelerador até praticamente parares. torna-se um jogo passado algum tempo conseguir não usar o travão.
        Portanto, sim, para mim a condução é muito muito melhor.
        Para ti apenas te posso aconselhar conduzir um. Se não gostares não compres!

        P.S.: em relação à minha primeira resposta esqueci-me que o meu VE tem um modo desportivo em que a condução fica um pouco…. nervosa…. A resposta do acelerador é ainda mais rápida, o carro fica mais “solto” e se os pneus tiverem mais carecas ou se existir humidade na estrada se acelerar a fundo as rodas patinam imediatamente. Apenas uso quando quero impressionar os passageiros (com as acelerações) pois mesmo para mim não é muito confortável em cidade. Neste caso admito que alguém possa enjoar rapidamente.

    • KingSOL says:

      A sério? Os condutores nunca enjoam.

  7. Infinity says:

    Deve ser pela a asneira que fizeram apos comprar o carro e repararem o € que derreteram

  8. Filipe says:

    Em criança sempre enjoei mas viagens de carro, até que descobri que tenho de olhar sempre no horizonte da estrada. Mesmo hoje em dia se for numa viagem de carro/autocarro como passageiro, não posso sequer olhar para o telemóvel, fico logo com tonturas. Tenho de mentalmente saber para onde o veículo vai virar.

    • Manuel da Rocha says:

      Aconteceu-me isso. Demorei 12 anos a descobrir o porquê: a graduação e as medidas, dos óculos, estavam erradas. Tenho miopia e estigmatismo. Quando me passaram a receita, fui a uma óptica, que falhou a tirar a distância pupilar, pois tenho um olho com visão 3% e 75% de estigmatismo. Em vez de compensar isso, ignorou aquele olho. Quando fizeram, as lentes, falhou. Só me surgiam tonturas, nos carros, autocarros e comboios. Daí não perceber. 4-5 anos depois, voltei a mudar de lentes, noutra óptica, voltaram a fazer o mesmo. No início, pareciam resolvido, depois, voltou ao habitual. Na 3 tentativa, a médica suspeitou que havia algo relacionado com o olho direito (o que não serve para nada), passou a receita, com o aviso para medirem a distância, incluindo a informação sobre a lente direita, não ter graduação, por causa do olho não funcionar. E, deixei de ter enjoos e tonturas. Entretanto, a tensão ocular subiu, obrigando a usar gotas, diariamente.

  9. nuno ferrao says:

    electricos?nem velos.

  10. Jonas says:

    Também foi analisada as radiações eletromagnéticas emitidas pelos veículos? Penso que este assunto é pouco debatido e pode ter influência na saúde humana

  11. f242 says:

    Talvez fosse bom investigarem a sensibilidade de algumas pessoas aos campos eletromagnéticos (CEM) gerados no interior dos VE! Dizem que os VE cumprem os limites legais de CEM, mas o que é certo é que os CEM aumentam de intensidade com a aceleração do veículo, e não temos todos a mesma sensibilidade aos CEM. Apesar de nos afetar a todos!
    O assunto é sério, não é uma curiosidade!

    • JL says:

      Já foi investigado, campos electromagnéticos não têm influência no corpo humano.

      • f242 says:

        Por isso é que foram estabelecidos limites legais (Lei n.º 64/2017 e o Decreto-Lei n.º 108/2018) à exposição à radiação eletromagnética!!! Ou os limites internacionais definidos pelo ICNIRP, IEEE e outras organizações!!!
        É porque não faz mal?! A sério?!
        A radiação eletromagnética emitida pelos VE tem que estar dentro desses limites legais/internacionais.
        A discussão que se tem vindo a levantar é clara. Será que esses limites, fixados faz tempo, permanecem atuais e fazem sentido atualmente?!

        • JL says:

          É porque existem pessoas que necessitam de usar equipamentos electrónicos para viver, se esses limites fossem ultrapassados podiam colocar em risco a vida dessas pessoas.

          A discussão não faz sentido, tanto que existem limites e para isso se fazem testes.

          Se não fizessem sentido tinham os aumentado, mas como todos os cardos os cumprem sem problemas, não se vai alterar o que está bem.

        • PeterJust says:

          Se estás preocupado com o eletromagnetismo de um motor eletrico, espero que tenhas um chapeu de aluminio cada vez que falas ao telemóvel.

          • JL says:

            Estão preocupados com a radiação eletromagnética que está protegida dentro dos vários equipamentos do carro que a produzem, mas depois andam com telemóveis no bolso e nos ouvidos que têm antenas como finalidade dissipar o máximo de radiação eletromagnética para o ambiente, e ainda comem comida aquecida por equipamentos que libertam a mesma radiação concentrada na comida.

            LOOL

  12. Andreas Noack says:

    Não tem nada a ver com a radiação não ionizante. Nada. Zero.

  13. Mus says:

    Chassis mal-concebidos, suspensões desadequadas, direções desconectadas das reações condutor/piso e demasiado peso + alturas elevadas e acelerações demasiado rápidas, tudo disfarçado por uma parafernália de electrónica concebida para evitar que um condutor espete o seu bólide de 2500kg, que acelera dos 0-100 km/h em 3 segundo na primeira curva.

    • JL says:

      Há cardos desses com 1200 kilos, onde foi buscar os 2500 ?

      Também há a diesel com 2850 kilos, esses também têm esses sintomas ?

      • Mus says:

        Basta verificar tabelas com o peso dos veículos.
        Elétricos – média de 2100 kg:
        – Dos 1050 kg do Dacia Spring aos 4282 kg do GMC Hummer
        Combustão interna – média de 1600 kg:
        – Dos 860 kg do Kia Picanto aos 2674 kg do BMW M60 SUV

        Sabe JL, também acredito que o futuro serão veículos sem motor de combustão, mas acalme-se, não há necessidade de levar estas coisas tão a sério.

        Conduza em segurança e chegue bem ao seu destino!

      • JL says:

        Mas nem todos pesam isso, também conheço muitos a combustão com esse peso.

        O Hummer nem sequer é cá vendido, e a média é impossível dar isso, porque são poucas unidades.

        Tem o Range Rover Sport que pesa 2850.

        Também pode meter aí os Hummer a gasolina.

        Eu também, dai as baterias estarem a reduzir de peso.

        Quem levou a sério não fui eu, apenas dei um exemplo.

  14. PeterJust says:

    Se o problema é potencia a mais metam em ECO, mais um não problema

  15. maxim says:

    só compro um elétrico quando puder tirar o regen. se eu quiser travar, faço uso do pedal de travagem. isso é que é a causa do enjoos, ou aceleras ou travas 90% do tempo na cidade

  16. saposomapuhc says:

    Acho que o barulho que não ouvem faz mal à cabeça. Voltemos aos fiats 600, esses é que curavam dores de cabeça, então em tuneis era do melhor…

  17. Celso says:

    Ridículo esse estudo, tenho carro elétrico há anos e a minha mulher um carro a gasolina. Nunca houve enjoos nos milhares de quilómetros que percorremos com os miúdos. É arranjarem prexteitos para embirrarem com os carros elétricos.

  18. Sérgio Gonzaga says:

    Eu conduzo Carros desde os 15 anos de idade, hoje tenho 61 anos, e minha filha tem um Carro Elétrico, e as vezes tenho de conduzir ele, e desde da primeira vez que conduzi não me senti bem! Sentia um pequeno enjoo! Agora vi esta reportagem e resolvi comentar o que também sinto! Mas se a viagem for longa a sensação vai passando.

  19. DJ says:

    Nunca na minha vida enjoei em viagens de automóvel, nem naquelas nada saudosas viagens para o Algarve (já sou antigo)… O meu cunhado veio todo contente mostrar-me o seu novo BYD, e surpresa, na primeira aceleração vomitei! Enquanto me lembrar, para carros elétricos, estou vacinado.

  20. João Paulo says:

    Eu tenho de ser estudado…. Tenho carro eléctrico e já andei à pendura e nunca vomitei. Será que tenho algum problema?
    Parece aquelas perguntas da revista “Maria”…

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