Toyota C+ Pod: O “Papa-Reformas” elétrico que custa apenas 13 mil euros
Aos poucos e poucos as marcas do segmento automóvel estão a focar-se apenas no segmento elétrico (e bem). Como temos acompanhado, a oferta no mercado dos elétricos tem crescido bastante e há veículos para todos os bolsos.
Lembram-se do Citroën Ami, um carro 100% elétrico que custa 6 900 euros ou 20 euros por mês? A Toyota lançou um concorrente, só que custa o dobro.
Toyota C+ Pod pode servir com unidade de reserva de energia
Apesar do responsável da Volkswagen considerar que a Apple é mais ameaçadora do que Toyota, a verdade é que a marca japonesa já conta com um longo historial e sucesso no mercado automóvel.
A mais recente novidade chama-se Toyota C+ Pod. Esta "Papa-Reformas" será uma alternativa ao Citroën Ami e ao Yoyo. O novo veículo da marca japonesa, em termos de dimensões tem 2,49 m de comprimento, 1,29 m de largura e 1,55 m de altura. Projetado para centros urbanos, o pequeno elétrico da Toyota combina um motor de 9,2 kW e 56 Nm integrado no eixo traseiro com uma bateria de lítio de 9,06 kWh.
A velocidade máxima está limitada a 60 km/h, sendo que a autonomia poderá chegar aos 150 km no ciclo WLTC. O consumo rondará os 5,4 kWh/100 km. O pequeno carro é de apenas 2 lugares, mas tem uma mala simpática.
O veículo pode ser recarregado numa tomada padrão e também possui uma fonte de alimentação externa. Com até 1,5 kW e 100 volts, o equivalente ao padrão elétrico japonês, este veículo pode até alimentar determinados acessórios ou servir como uma unidade de reserva em caso de falha de energia.
O design interior é simplista, mesmo ao estilo da marca japonesa que aposta normalmente na qualidade e resistência dos materiais.
Por agora o Toyota C+ Pod apenas será lançado no Japão por 1 650 000 yens, o que equivale a cerca de 13 mil euros.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Um brinquedo caro, que até poderá ser útil em situações específicas, mas já se nota que até a Toyota está a começar a entra neste mercado.
Os quadriciclos são muito caros para o que são. Mesmo em segunda mão.
O meu avô comprou um Aixam em 2006 e custou quase 20.000€.
Com que então a Toyota a apresentar elétricos, depois do CEO vir a público dizer que elétricos não eram prioridade na marca mas enfim, parece que estão e atrasados.
Sobre ser usado como unidade de reserva de energia já e muito utilizado na China, em caso de falta de energia autocarros elétricos são transferidos para as infraestruturas mais importantes (hospitais e companhia)
E tem muitos chineses, que como mal usam o carro, carregam energia a noite e gastam de dia na sua habitação
Estes veiculos que ninguem compra sao baratos, os outros demasiado caros. Em que ficamos? Alguem anda a sabotar os VE.
Papa reformas é um eufemismo. É mata velhos!
é caro
em Portugal não aceitam paga 20 euros por mês quere o dinheiro todo