Astronautas poderão alojar-se em casas impressas em 3D na Lua
Desde a primeira pisada do Homem na Lua, que a vontade de lá voltar ficou muito presente. Assim, a ideia de enviar astronautas, bem como civis, para o espaço parece cada vez mais sólida, até porque já existem planos de algo assim acontecer.
O problema que se coloca passa por perceber onde ficariam alojados os visitantes da Lua, tendo em conta a sua superfície.
Viver (ainda que por pouco tempo) na Lua
À medida que são enviados satélites e sondas para o espaço, nós humanos tornamo-nos cada vez mais próximos daquilo que está além de nós. Isto, porque, mais do que vermos o que não conseguimos da Terra, percebemos o que nos rodeia de forma mais clara. Aliás, a vontade de levar civis à Lua é já clara há muito tempo e já existem ideias de iniciativas para a concretizar.
No entanto, levanta-se a questão sobre o local onde ficariam alojados os civis e astronautas que voassem até lá.
Astronautas e civis em casa impressa no nosso satélite natural
Conforme foi explicado, tudo começou quando o CEO da Icon, Jason Ballard, se reuniu com Bjarke Bundgaard Ingels, em 2019, e lhe deu a conhecer, numa visita guiada, uma casa impressa, projetada pela sua empresa, em Austin. Depois disso, decidiram levar até ao nosso satélite natural uma casa impressa em 3D, instalando lá a impressora, a fim de criar uma acomodação para os tripulantes.
Assim sendo, o problema que se colocou será respondido pela empresa Icon e os seus parceiros: A SEArch+ e a Bjarke Ingels Group.
[…] digna de ser a primeira casa da humanidade noutro mundo.
Disse Jason Ballard.
Apesar de ser um projeto muito promissor, é preciso ter em conta todas as adversidades que um ser humano enfrenta ao estar na Lua. Em primeiro lugar, ter em conta que um dia lunar equivale a duas semanas na Terra. Depois, a radiação e calor são bastante diferentes, quando comparados com aquilo a que estamos habituados. Em terceiro lugar, a atmosfera que na Lua é fraquíssima. Assim sendo, este projeto será um sucesso, se conseguir responder a todos estes problemas.
Relativamente ao design, serão casas idênticas a iglus e a textura e composição do exterior garantirão estrutura e proteção. além disso, a impressora 3D imprimirá as casas no próprio satélite natural, mas o controlo será feito remotamente, com instruções dadas à distância.
A empresa Icon foi galardoada com um contrato com a Small Business Innovation Research, que inclui um contrato de financiamento da NASA.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
…. nenhuma novidade!
2013 – https://www.esa.int/Enabling_Support/Space_Engineering_Technology/Building_a_lunar_base_with_3D_printing
2018 – https://www.esa.int/Applications/Telecommunications_Integrated_Applications/Technology_Transfer/3D_Printing_our_future_in_space_and_on_Earth
2019 – https://www.esa.int/Enabling_Support/Preparing_for_the_Future/Discovery_and_Preparation/3D_printing_our_way_to_the_Moon
lol..
Espaço 1999?
Espectáculo!
lindo
O problema será a burocracia e tempo de licenciamento, já para não falar em cumprir com a legislação em vigor….:)
Se meter Câmaras Municipais está tudo estragado.
A somar a isso, depois temos de contar com o custo do IMI, taxas de passagem de cabos, e de resíduos sólidos etc etc .
Há plastico na lua para fazer tal coisa? Ou vão atirar o que apanharam dos oceanos para lá? E electricidade? Com painéis solares nunca mais. Mais vale pedir à EDP que puxem um cabo até la acima.
Onde é que leste ‘plástico’?
E o fotovoltaico é suficiente.
Off Topic:
Isso de ser “obrigado” a ter perfil no Facebook para clicar no “gosto” do tópico é que acho muito mal feito.
Peço desculpa parlo meu desabafo!
“pelo”…