Cúpula de calor: temperaturas extremas estão a ser provocadas por uma “assassina silenciosa”
As temperaturas dos últimos dias têm estado desconfortavelmente altas e há uma razão a justificá-las. Na verdade, há uma cúpula de calor a provocá-las. Entenda este fenómeno que os cientistas apelidam "assassino silencioso".
Sob uma cúpula de calor, a Europa está a sofrer com temperaturas desconfortavelmente altas.
Em Portugal, já vários distritos foram colocados em alerta amarelo, laranja e até vermelho, com o elevado risco de incêndio a fazer soar os alarmes.
O que é uma cúpula de calor?
O fenómeno que está a provocar esta onda de temperaturas elevadas por toda a Europa chama-se cúpula de calor e forma-se quando uma área de alta pressão permanece sobre uma região durante dias ou semanas.
De forma semelhante à cúpula de um forno de pizza, por exemplo, esta pressão retém o ar quente, aquecendo o ar e a terra abaixo dela. À medida que o solo seca, absorve calor e torna as temperaturas ainda mais quentes.
Além disso, a cúpula de alta pressão bloqueia, também, as nuvens e o ar mais frio, resultando em céu limpo e calor persistente.
Segundo Michael Byrne, da Universidade de St. Andrews, "algumas investigações sugerem que as cúpulas de calor tornar-se-ão mais comuns à medida que o clima aquecer, com ondas de calor mais frequentes como resultado". Contudo, não há consenso científico sobre este tema.
[...] o que está claro é que as alterações climáticas estão a alterar as probabilidades de tal forma que, quando uma cúpula de calor ocorre, ela traz temperaturas mais quentes e mais perigosas.
De facto, apesar de as cúpulas de calor não serem novidade, os seus impactos mais intensos são. De recordar que a Europa está mais de 2 °C mais quente do que na era pré-industrial.
Neste momento, cada onda de calor e cada cúpula de calor é mais quente do que seria normalmente.
Não estamos preparados para as vagas de calor intenso
O mundo precisa de se adaptar: é crucial garantir que as pessoas e os edifícios conseguem manter-se frescos, por forma a evitar os efeitos secundários perigosos, segundo os especialistas citados pela Sky News.
Para os cientistas, estas ondas de calor, que estão a tornar-se mais frequentes, são "assassinas silenciosas", porque causam um excesso significativo de mortes, especialmente entre aqueles que são mais vulneráveis.
Especificamente, representam um risco para crianças pequenas, uma vez que os seus corpos pequenos aquecem mais rápido, e mulheres grávidas, aumentando o risco de partos prematuros.
Os efeitos perigosos vão além das pessoas, afetando o solo e os edifícios: o calor cria condições para incêndios florestais e pode causar falhas nas colheitas, nas ferrovias e nas linhas de energia.
Na perspetiva de Madeleine Thomson, da Wellcome Trust, precisamos de uma abordagem de longo prazo para lidar com o calor mais prolongado e intenso: "a estratégia de reagir a cada crise está a falhar, e a ciência diz-nos que a situação vai piorar; precisamos de mudar para uma ação proativa, rápida e coordenada para mitigar e adaptar-nos às alterações climáticas".
Na sua opinião, "as ferramentas existem; as evidências são claras; o que falta é a urgência".
Leia também:
O Sol tb ajuda não…!?
Claro que sim nobre Luís Mateus;
Considerando que o DEAT = DISTRIBUIDOR ENERGÉTICO ATÓMICO TERMONUCLEAR, que como os antigos faraós, os da ciências-ainda-a-avançar chamam primitivamente e indevidamente de SOL, em maiores atividades atualmente, vem pulsando e distribuído mais ENERGIA…
Vem colocando também em maiores atividades, o TEAT = TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÓMICO TERMONUCLEAR, que fica no centro do nosso PLANETA.
TEAT = TRANSFORMADOR ENERGÉTICO ATÓMICO TERMONUCLEAR, que os das ciências-ainda-a-avançar, também chamam primitivamente de NÚCLEO DE FOGO, só porque pela antiga alquimia, o FOGO, incontestavelmente também é: um ELEMENTO TRANSFORMADOR.
O FOGO, transforma AREIA e VIDRO… ÁGUA SÓLIDA em LÍQUIDA… E LÍQUIDA em VAPOR DE ÁGUA…
Se não buscarem conhecimentos verdadeiramente AVANÇADOS, continuarão atrasados, sem saberem o que de facto mesmo, vem provocando todo esse AQUECIMENTO.
Alan Kardec tb tinha umas teorias giras.
Pensava que lhe chamavam de alterações climaticas e outras palavras bonitas..
A mensagem não vem só com palavras bonitas… também vem com imagens que condizem com a mensagem. Antigamente eram as imagens de pinguins no polo norte a verem o gelo a desaparecer mas, agora, as imagens são mais como aquela ali – a funcionar como um belo de um chamariz – de uma Terra envolta em fogo ardente a simbolizar um aquecimento global fora de controlo de que todos devemos ter medo… muito, muito medo!
Desde pagues impostos e muitas taxas e taxinhas, as Indulgencias da religião do sec XXI.
O “pecado” tem claro que continuar para o esquema nunca morrer.
Ainda eu não era nascido e já havia ondas de calor com temperaturas acima dos 40 graus. Qual é a novidade? Ainda não batemos o record de 2003 em temperatura máxima. Por isso até estamos melhorar
vai para Mora então…e mete a cabeça ao sol 🙂 pode ser que refresques as ideias até…
Se abaterem menos árvores e plantarem menos painéis, pode ser que o ar fique mais fresco. É só uma ideia… assim meio maluca, claro.
Não é preciso abater uma única árvora para instalar painéis solares. Bastam os telhados, parques de estacionamento ou até estradas.
Veja lá se agora e de uma vez por todas consegue perceber a diferença e deixe de fazer figuras
https://www.ipma.pt/pt/oclima/ondascalor/
Não adianta! A culpa será dos termómetros dos anos 40 funcionavam a petróleo e não são fiáveis.
Haha. nem 100 anos de temperaturas tens com fiabilidade e pretendes conhecer o que afecta o clima…patético.
Fabricados pela propaganda repetitiva, a fraude especulativa das Universidades que contrario á sua missão histórica agora só fabrica certezas.
E claro manipulação da narrativa: Na Suiça as ondas de calor agora começam aos 25ºC
“MeteoSwiss (CH) defines a heat wave as at least three consecutive days with an average daily temperature of 25°C or higher. ”
Quando um cientista me explicar o que fez a grande seca de 1539-1540 talvez dê atenção…
@AlexS
Portanto queres provas sobre um evento singular e o que te garante que estamos a passar por um evento singular?
Sinceramente não entendo porque acreditas tanto na manipulação da narrativa. São os cientistas os mais beneficiados? Achas mesmo que se o dados fossem realmente enviesados isso não se tornaria público?
Há discursos, por vezes, demasiadamente catastrofistas? Com certeza, mas isso não invalida que haja uma tendência que já é falada há DÉCADAS.
Sim, e a tendência que temos vindo a verificar é de realmente as ondas de calor estarem, a cada ano, cada vez mais quentes. Só os negacionistas é que não querem ver algo que está bem patente.
1941 foi o primeiro ano em que validaram as temperaturas.
O maior exemplo é 1908. Segundo as informações, a temperatura, mais alta, na zona onde fica Moscovo, foi em 1994, com 39,45 graus. Só que, em 1908, há jornais que referem 35 graus, de noite e 45-47, de dia, durante 3 dias seguidos. Os 3 dias após aquilo é que conhecido como o impacto, mais devastador, a seguir ao dos dinossauros, na Terra: Tungunska.
O mesmo para França, em que de 1 a 6 de Setembro, de 1859, terão morrido 65000 pessoas, devido ao “calor abrasador, que nem de noite baixava, além dos fios derreterem, mal era colocados, nos postes, queimando quem os montava.” Segundo, dados oficiais, as temperaturas andaram nos 23-26 graus.
Eu vejo muitas zonas cinzentas (ou seja, sem dados) até meados de 1995. Pó c* com esses gráficos da treta.
Isto que se viveu nestes últimos 2 dias aqui no centro-sul, não é uma onda de calor. Onda de calor implica mais do que 2 dias a levar com temperaturas extremas.
A definição de temperatura extrema será algo dubia e dependerá de local para local. Por exemplo, na Suiça, uma temperatura de 30ºC pode ser considerada extrema, mas em Portugal é um verão normalissimo. A mesma temperatura de 30ºC no Dubai é considerada abaixo do normal.
Obviamente estou a falar de Lisboa. E de acordo com o IPMA, para ser considerada onda de calor, a temperatura máxima diária tem de estar acima do percentil 90 (comparada com os valores normais)
durante pelo menos 6 (SEIS) dias consecutivos
Portanto, se estivemos a fritar durante 2 dias… ainda não pode ser considerado oficialmente uma onda de calor. No entanto o discurso oficial. Conversa de embalar tolos promovido pelo terrível lobby climático.
Ainda assim, repito o q já disse :
-Querem ar mais fresco?:
-Abatam menos árvores e plantem menos espelhos no seu lugar.
Não há novidade nenhuma. Novidade seria haver artigos que não os dos habituais pseudo-cientistas que vivem de espalhar alarmismos. Mas é que vivem mesmo disso já que têm sido subsidiados para “investigarem” só o que for mais alarmante e condizente com a mensagem de que estaremos todos tramados se não aderirmos a esta narrativa, se não aceitarmos sermos esmifrados em impostos alegadamente ambientais, se não aceitarmos uma economia “verde”, energia “verde” e tudo o mais que nos dizem ser “verde”, se não aceitarmos o CO2 como o grande vilão (logo um dos gases que permitem a vida na Terra), se não formos todos muito obedientes e acatarmos tudo o que dizem… e tudo o que dizem é tudo muito obviamente só para o nosso “bem”!
Felizmente, com o passar dos anos, cada vez mais pessoas se opõem a esta narrativa sem sentido.
Ou és parvo todos os dias ou queres fazer os outros de parvos.
Fico muito contente com a indignação do camarada X pois significa que acertei em cheio onde dói!
No entanto, pensando exclusivamente em si, faço votos para que um dia destes alguém lhe dê uma caixa para pensar já que ficámos o outro dia a saber que o X não tem nenhuma…
Aqui a unica coisa certa é a tua ignorância
Ninguém pode negar, que a cada dia que passa, o AQUECIMENTO QUE NÃO É SÓ GLOBAL E SIM MACROCÓSMICO: vem só aumentando.
Aqui no Brasil por exemplo, que já não se comia o bom azeite português porque com 1 litro, transformavam em 1000:
Devido as secas em Portugal, até mesmo esse já adulterado, teve aumento de mais de 200% no preço.
Ou seja:
Ou tornam os olivais mais resistentes a temperaturas mais altas, ou doravante: haverá mais falta.
A coisa é muito séria, e no meu comentário acima, deixei a entender.
Continua a aumentar a dosse porque a atual continua a não funcionar….
FM = Frequência Modulada, de tanto admirar-me porém não admitindo, avidamente, busca meus comentários.
Admiração também pode ser inveja.
Para invejosos, pensamento por mim procriado:
SINTO NOS INVEJOSOS
A INCAPACIDADE DE UM DIA SEREM
COMO OS INVEJADOS.
Como você existem uns bons milhares neste país e milhões pelo mundo. O vosso problema é que são demasiado preguiçosos para verificarem seja o que for, quando podiam simplesmente verificarem junto de entidades e profissionais que há décadas (sim são décadas a recolher a comparar informação e a perceber padrões) estudam o assunto em questão, mas não!! A joana Amaral dias e cia é que sabem.
O problema é mesmo esse… 80 anos, já achamos que sabem 4500 milhões de anos, do clima terrestre. Depois aparecem 391 eras glaciares e 287 eras tórridas, que, os “climáximo” definem como “anomalias até 65000 anos”.
É disso que se fala… só há 80 anos de dados verificáveis e comparáveis. E se formos pelos dados localizados, só em 2004, se tornou possível, indexar temperaturas, precipitação e movimentos sísmicos, a um espaço de 1km, de área. Até aí havia dados que podem ser de 800km quadrados, sendo usados, como médias.
Se as pessoas sobrevivem em Dune no deserto não sobrevivem a 30C na praia? Deixem me rir. Quem me dera aqui na noruega ter essas vagas de calor e sol, 10 anos aqui e quando faz sol parece que o sporting ganhou o campeonato tal a festa
agora ganha tudo, a festa já é menor
Nem precisamos de ir para esse mundo fantástico de Dune. A Terra tem os seus próprios moradores do deserto: os beduínos.
Completamente errado, toda a gente sabe que o que causa alterações climáticas são impostos abaixo de 90%
+1
Mais uma pseudo-invenção para tentarem sacar mais uns euros em impostos.
https://www.youtube.com/watch?v=gKclNMN_oRc
Vai para a Índia com 52º com mortes a ver se é pseudo.
Temos por cá mais mortes no Inverno por causas que lhe estão associadas do que temos no Verão.
gaslighting
The modern definition of gaslighting is a psychological manipulation technique in which a person tries to convince someone that their reality is untrue. It is a tactic often used by narcissists to gain control of their intended target.
Tradução: o X ficou sem resposta e teve de vir colar um texto em inglês para tentar manipular quem o lesse.
Argumentos, como habitual: ZERO!
vai-te tratar…
Viva a ciência.
Quando se tem unanimidade de 99% da comunidade cientifica, os argumentos só são necessários para rebaixar os ignorantes.
“Unanimidade”
Haha
narcesudo; Tu estás certo, cientificamente, esse X não é de nada. No comentário do artigo anterior https://pplware.sapo.pt/ciencia/rotacao-da-terra-vai-acelerar-este-verao-e-a-ciencia-tenta-explicar-ninguem-esperava-isto/ , o provoquei, e ele nada.
Até parece que a falta de asseio não tem nada haver com o numero de mortes…
Um banho devex em quando é o problema….
Quem usa mac e windows devia pagar 80% de imposto e linux 0! Mudem para linux!! Uso intensivamente o pc para youtube e spotify e funciona muito fluido
e quem não usa a cabeça devia pagar 100% de imposto
para usar o youtube e o spotify qualquer m**** serve.
Continuam a comprar cangalhada na Aleixpress, Temu, Amazon e afins e depois admirem-se que o mundo está cada vez mais poluído e a temperatura sobe.
Há quem diga (mas estes nunca têm direito a artigos em jornais para o povo) que grande parte do aquecimento dos últimos anos se deveu às novas regras anti-poluição impostas aos navios mercantes. Se os navios tivessem continuado a poluir como poluíam até à entrada em vigor dessas regras, a temperatura não teria aumentado como aumentou.
Pois é, toda aquela poluição emitida pelos navios estava a manter a temperatura anormalmente mais baixa… e assim que essa poluição foi reduzida, a temperatura aumentou.
As teorias da conspiração não tem direito a serem publicadas em “jornais para o povo” porque são tão estupidas como quem acredita nelas
Uma pessoa incapaz de pensar pela própria cabeça é assim.
Unintended warming: How reduced ship emissions may accelerate climate change
“In 2020, new international shipping regulations drastically cut sulfur emissions from ships, leading to a sharp reduction in the formation of bright, reflective clouds known as “ship tracks.” These clouds had been playing a subtle but significant role in cooling the planet by reflecting sunlight back into space. In a new study published in Geophysical Research Letters, researchers show that there has been a slight warming effect since these regulations were implemented, particularly in the Northern Hemisphere, raising concerns that the changes in shipping practices might be inadvertently accelerating global warming.”
Claro que pode ser outra coisa qualquer, já que o nosso entendimento do clima é mínimo.
Aí tens razão. O nosso entendimento sobre o clima é mínimo por isso é que acredito na comunidade científica e nos milhares de artigos que já foram publicados e que ainda assim nunca serão 100% eficazes.
Se concordas que é mínimo então não te permite conclusão alguma. Ou então procuras cientismo para conforto emocional.
Não tens maneira de provar um sistema que tem desde influencias cosmológicas(sol, gravidades, raios cosmicos, etc) , planetárias, climáticas, vegetais, humanas, animais e além disso temporais porque o clima, variação rotação da terra e oscilação no passado afecta o presente e futuro.. Como determinar o peso destes inúmeros factores?
Impossível.
Von Neumann dizia de sistemas com demasiados fatores.
“With four parameters I can fit an elephant, and with five I can make him wiggle his trunk.”
Qual a diferença na cobertura de nuvens do século XIX para o século XX?
Não entendemos e não vamos entender o clima da terra.
Há quem diga que usar o termo teorias é dar demasiado crédito à inteligência das pessoas que as inventam, devemos começar a referir aos delírios dessa gente como fantasias da conspiração porque não têm nem lógica nem base na realidade, não têm ponta que se pegue!
Fontes para essa informaçao?
Essa cúpula já existe desde os meus tempos de adolescente. Era cada cacholada em Castelo do Bode…
Nunca mais me esqueci de uma alemã feia q calçava o 44, já devia ser efeitos das alterações climáticas.
“Europa está mais de 2 °C mais quente do que na era pré-industrial.” bom cherry-picking.
https://www.kgs.ku.edu/Publications/Bulletins/239/Buddemeier/gifs/figB2.png
O problema é que, mesmo nessa altura, os métodos de registo de temperaturas, eram bem inventivos. Em Londres, em 4 estações diferentes, tinha temperaturas de 5 celsius aos 29 celsius, para a mesma hora. Ao final, de cada mês, os meteorologistas, faziam a média, das 4 estações, registando a média diária. O mesmo se passava nos invernos, com amplitudes de 30 a 40 graus, celsius, de diferença. Daí que, os únicos dados, como fiáveis, são os de Edimburgo, pois só existia 1 estação com 8 funcionários, durante 40 anos.
Eu so sei uma coisa, isto das alteracoes climaticas tem vindo a ganhar terreno no sentido de usarem como argumento mas so quem passa a vida a faze-lo sao os politicos. Ora e toda a gente sabe onde os politicos tocam transformam sabemos o que muito bem em bosta. Por isso boa noite e um queijo da serra. E venham de la esses impostos que a malta nao agradece.
No Oeste está fresco.
ai meu DEUS, que a IA tome conta deste planeta quanto antes ,que a IN está cada vez mais avariada,ele é cada comentário…
O Mundo está perdido.
Agora no Verão faz calor e no Inverno faz frio.
Que venha um meteorito gigante e acabe logo com o nosso sofrimento.