Europa: Lei “antitrust” pode atacar um dos maiores trunfos da Apple
As gigantes tecnológicas estão na mira das autoridades antitrust. Depois da Google ter sido acusada pelos EUA de assumir uma posição dominante no seu motor de pesquisa e travar a concorrência, a Apple poderá ver as suas políticas de aplicações nativas ser mexida pela União Europeia.
O projeto de legislação da União Europeia levanta a possibilidade das aplicações da Apple pré-instaladas sejam proibidas na Europa. Em vez disso, os consumidores teriam a opção de instalá-las. A ideia era criar um campo de jogo mais equitativo entre a Apple e os programadores de apps de terceiros que oferecem aplicações concorrentes.
Como será comprar um iPhone sem qualquer aplicação?
A União Europeia parece querer regular a ação da Apple dentro do seu sistema operativo e dentro dos seus dispositivos. Poderá ser um campo minado, até porque esta ação poderá transbordar da Apple para todos os outros players do mercado mobile. A Lei de Serviços Digitais também propõe a aplicação de limites aos poderes de 'plataformas de filtragem' como a App Store da Apple...
Segundo o relatório do Financial Times, estas ideias ainda são parte de um rascunho inicial e ainda há uma linguagem bastante vaga sobre a ação. Contudo, pelo que se pode ver, estas linhas têm como ação proibir a gigante da tecnologia de favorecer os seus próprios serviços nos seus sites ou plataformas.
A Apple, assim como outras empresas, têm serviços e aplicações que são nativas ao sistema operativo. Tal situação introduz uma grande dificuldade aos proprietários de apps e serviços terceiros para colocar os seus como os preferidos dos utilizadores dessas plataformas.
Portanto, pelo que se percebe, esta ação poderá obrigar os sistemas operativos a virem despidos de qualquer software. Isto é, seja um smartphone, portátil ou qualquer outro equipamento não poderá trazer ferramentas nativas. Será como comprar um iPhone que nada traz, sem aplicação de Meteorologia, sem o Mapas, sem a app Música, sem a app Mail, sem o Safari, sem a app Mensagens, sem a app Câmara e sem muitas outras que fazem parte do pacote de venda do equipamento.
Utilizadores deverão poder desinstalar aplicações pré-instaladas
Para além da intenção de obrigar a Apple a não colocar nenhuma app pré-instalada no seu sistema operativo, Bruxelas também deseja que as grandes plataformas passem a permitir que os utilizadores desinstalem quaisquer aplicações pré-instaladas. Assim, na mira estão os smartphones e computadores, de acordo com o projeto, que permanece nas suas fases iniciais.
Os iPhones, é claro, vêm com uma variedade de aplicações Apple pré-instaladas. A Apple durante muito tempo não permitia que estas fossem removidas. Contudo, a partir do iOS 10, a empresa de Cupertino passou a disponibilizar a "capacidade de remover" a maioria dessas apps, apesar de algumas fundamentais para o funcionamento do equipamento não poderem ser removidas, como, por exemplo, a Câmara e App Store.
Agora, com a saída do iOS 14, o utilizador passou a poder dar um passo adiante. Agora já se pode alterar o navegador e o cliente de email. A Apple tem feito isto para se defender das ações antitrust dos reguladores.
Fará sentido que os dispositivos venham sem qualquer app?
Esta pode ser uma batalha difícil de travar entre os reguladores e os gigantes da tecnologia. Isto porque os dispositivos dificilmente poderão ver-se livres de determinadas ferramentas dado que são fundamentais ao processo de segurança e usabilidade dos dispositivos e plataformas. Contudo, o que a Apple já fez pode estar ainda longe do que os legisladores querem legislar.
O projeto de lei recomenda ir além do que foi feito ao sugerir que os gigantes da tecnologia não deveriam ter permissão para pré-instalar as suas aplicações, em primeiro lugar, enquanto existirem para o mesmo fim aplicações concorrentes de terceiros.
Seguramente a empresa de Cupertino irá argumentar com todo um ecossistema de ferramentas ligadas à segurança, privacidade dos dados dos utilizadores. A luta promete.
Loja de aplicações também debaixo de fogo
Outras secções da proposta de lei colocariam limites sobre o que os 'filtros' podem fazer, um termo que provavelmente incluirá a App Store.
No início deste mês, Thierry Breton, o comissário francês para o mercado interno, informou ao Financial Times que a UE estava a preparar uma lista negra de comportamentos que as chamadas plataformas de filtragem seriam obrigadas a eliminar das suas práticas de serviço [...]
As chamadas gatekeeper platforms, aquelas empresas que exercem um poder substancial porque administram os sites ou mercados que outros utilizam para operar, deveriam ser capazes de utilizar os dados que recolhem para funções restritas.
Os gatekeepers não devem usar os dados recebidos de utilizadores comerciais para serviços de publicidade para qualquer outra finalidade que não seja o serviço de publicidade.
Afirma o rascunho visto pelo Financial Times.
Os reguladores também estão preocupados com o facto de que as ações antitrust contra gigantes da tecnologia podem ter impacto limitado. Eles dizem que algumas empresas são 'grandes demais para se preocupar' e ficarão felizes em arrastar as disputas durante anos, sabendo que provavelmente não terão que fazer grandes concessões.
A UE lançou uma longa consulta pública destinada a determinar as prioridades da legislação. Consumidores e empresas podem responder.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Por mim podem vir instaladas desde que as possa remover sem ter que usar adb e afins.
No ipad consegui remover o que não uso
União Europeia a querer minar o negócio das empresas de sucesso e “chupar” guito à pala, é o que é.
Estou curioso para saber como estas empresas (apple não será a única) se irão proteger das carraças.
Não não faz sentido os utilizadores queixarem-se da Apple, não pagaram pelo Sistema Operativo no caso do Telemóveis etc. Ao contrário do Windows cujo pagas uma licença para tal, a Microsoft não pode fazer isso.
Mas faz. Viva ao Monopólio.
São duas coisas completamente diferentes. E não não sou anti-Microsoft ou Anti-Windows até porque estou a escrever de um.
Vá, podem começar a vir ofender, criticar a vontade. Eu não me importo, venham lá em força.
Os utilizadores não pagam pelo sistema operativo? Como assim, claro que pagam (faz parte do produto). Também não pagamos pelo sistema operativo das televisões, etc.
Exatamente. Bom exemplo.
Nao pagar deduz que pode ser adquirido gratuitamente sem custos.
Onde é que posso adquirir o iOS gratuitamente para poder instalar livremente no equipamento que quiser?
Não pagam? Eu borlas não gosto. Quando tu não pagas alguma cena, és tu e produto. E na Apple, Google , Microsoft, Facebook, Samsung, Sony, LG, Huawei , e primos não dão borlas, é tudo pago a peso do ouro.
Não pagam porque já está incluído no preço… Se não queres Windows tens a liberdade de escolha… Compras equipamentos Apple claro que não
EU também quer os telefones sem app para fazer chamadas e sms? LOL
Os Samsungs e afins Android trazem mais lixo pre-instalado muito mais difícil de retirar que as da apple, quase todas podem ser retiradas facilmente.
Em “retirar” referes desativar a app e esonder o icon? Sendo assim que funcione…
Mas sim… Samsung e outros trazem muito lixo instalado. Nada como um Android One puro (ex. Nokia)
neste momento o comportamento no iPhone é a remoção das aplicações – não é desactivar ou esconder, elas são apagadas, obtendo com isso espaço extra e perdem-se certas funcionalidades.
“Mas faz. Viva ao Monopólio.”
Uma empresa deve ter o direito de vender os seus produtos com as features que entender. Mais ainda quando existem opções para essas mesmas features disponíveis gratuitamente no mercado e que são fáceis de utilizar em vez da que veio com o produto original.
Ou seja, não existia monopólio nenhum. Eu já usava o Firefox antes da União Europeia obrigar a Microsoft a criar uma opção de browser no Windows.
Daqui a pouco obrigam a vender os telemóveis sem OS.
Isso seria o ideal! Compro sempre pcs com freedos linux que sao mais baratos e instalo o windows de borla depois.
Depende do ponto de vista, talvez para si 1h, 2h, 3h que tenha de perder com isso compensa, mas para algumas pessoas o tempo que passariam a configurar o smartphone poderia sair mais caro, imagina que essa pessoa ganha 300h.
Já agora se todos instalassem o windows de graça, suponho pirata não havia windows.
Isso é tipo comprar um bom carro moderno e instalar jantes 13″ com pneus carecas 🙂
O ideal para quem? Para uma ínfima minoria como tu?
Ganha juízo.
Há uma concorrencia desleal, o negócio não é vender telemóveis (essa margem é pequena no universo das receitas da Apple), eles querem forçar as Apps, vender os dados dos utilizadores, promover aplicações que geram publicidade, etc.
Lançam avisos que as APP terceiras têm risco e muitos utilizadores não instalam APP sem ser “autorizadas ou promovidas”, estão sempre a alterar as políticas de privacidade, os paraísos fiscais.
As pequenas software houses não conseguem competir, as APPs vem já pré-instadas (é necessário desbloquear, fazer roots, etc.) porque há milhões em jogo!
Estas grandes empresas (APPLE, MS, GOOGLE, FACEBOOK,) são um belo cancro para o sistema, demasiadamente poderosos.
acho que te enganaste aí… deverias querer dizer Google em vez de Apple.
Mais um a ser enganado diariamente e que pensa que existem empresas boas :D.
Um dia aprendes que são todas iguais, simplesmente usam diferentes metodos para sacar os dinheiro ao pessoal
vamos por partes para entenderes:
“o negócio não é vender telemóveis (essa margem é pequena no universo das receitas da Apple)”
receitas das vendas de telemóveis é o que mais pesa nas receitas da Apple e o que dá mais lucros.
“, vender os dados dos utilizadores”
a apple não vende dados dos utilizadores, aliás muitas empresas queixam-se de a Apple não partilhar dados dos utilizadores das aplicações
“promover aplicações que geram publicidade,”
a Apple não promove aplicações que geram publicidade
Tudo isto no entanto descreve bem a Google.
Vamos por partes, para entendes:
“Negócio” – Apple’s Services business has emerged as the company’s second-largest segment, following the iPhone, posting revenues of $46 billion in FY’19. The business has grown at a CAGR of 21% over the last 5 years, compared to just about 7% for the iPhone, and gross margins are also significantly thicker compared to the hardware business (63% versus 32% in FY’19)
Fonte: https://www.forbes.com/sites/greatspeculations/2020/02/25/apples-services-to-top-50-billion-profits-by-2025–beating-iphone/
Informação Adicional: https://www.theverge.com/2019/3/20/18273179/apple-icloud-itunes-app-store-music-services-businesses
Vender dados: … basta pesquisar.
Mas acho que o Tadeu não entendeu o meu comentário, eu estou contra estas grandes empresas (onde a APPLE se inclui) pelos comportamentos hostis e maus para o mercado. Se acha que a APPLE merece o céu, é a sua opinião.
o que apresentas só confirma o que eu disse! O maior negócio da Apple é a venda de hardware. E continua a ser o negócio que dá mais lucros, mesmo que a margem bruta seja menor, dada a dimensão das vendas.
Não é a Apple que anda a vender dados dos utilizadores, nem anda interessada na publicidade para aplicações.
Embrulha Tadeu! Para a próxima check your facts first.
ToFerreira, és capaz de explicar onde é que aquela informação contradiz o que eu disse?
Siga com o harmonyOS da Huawei, ou com o Tizen da Samsung. Volta Windows Phone.
Windows phone é capaz de ter sido o maior desastre do séc. a par com o titanic no sec. passado. Até agora, não voltaram a fazer mais nenhum titanic…
Nahhh, o maior desastre deste século, para já, foi o Fallout 76.
Estas grandes empresas não são cancro, são as que fazem o mundo funcionar. Senão tinhas milhares de SO sem união, não tinhas apps boas etc etc. Agora tem é que haver controlo destas empresas.
O ideal é que possas desinstalar as Apps porque senão gente mais idosa pode não saber como instalar o que não veio.
O meu pai por exemplo, se não vier a galeria, notas, email, file manager, etc, dá por concluído que o smartphone não tem essa capacidade e vai procurar outro modelo ou marca. Nem todas as pessoas estão assim avançadas…
Oscar… nao faz sentido nenhum o que dizes.
Se houver alternativas boas e viaveis de 3os, as pessoas vao usar e pagar se for preciso.
As alternativas nem chegam ao mercado, porque estas empresas compra estas starts ups. Uma pequena lista: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_mergers_and_acquisitions_by_Facebook
O que a Microsoft está a fazer com a indústria do video jogos.
Se não faz sentido porque a grandes empresas compram essas alternativas? Olhe a guerra contra o Spotify…
guerra contra a Spotify? onde é que está a guerra contra a Spotify? A única coisa que eu vejo é a Spotify a reclamar de algo que se aplica a todas as aplicações.
Nem mais. E apesar do Apple Music já vou instalado, muita gente usa Spotify pk assim o entende. Se não pudesse instalar é que era um problema.
A sério, porque és assim tão ignorante? Não andaste na escolinha? Não consegues pôr esse cérebro numa rotina de pensamento não viciado e pré-formatado? Não te sabes informar devidamente? Ou será que tens um problema grave de interpretação e compreensão?
É absolutamente incrível como em cada resposta que aqui escreves só demonstras ignorância e fanatismo sem nexo, qual D. Quixote a lutar contra moinhos de vento.
Fucking unbelievable!
Coitado de ti.
Vais acabar a vida sempre iludido nesse teu universo paralelo de teorias de conspiração.
Ridículo, no mínimo.
Então, eu quero um iphone, só a apple é que faz, ou seja tenho de comprar á apple. Até aqui tudo muito bem.
Agora não faz sentido é quererem remover as aplicações que fazem parte do produto que quero comprar, até porque quando o faço já sei para o que vou e pretendo que o equipamento já venha a funcionar como nas outras versões e não a ter de ir instalar tudo e mais alguma coisa.
Nem mais!!!
uma medida super idiota… é o que é.
Agora, concordo sim, com a possibilidade de nao ser obrigado a usar as aplicacoes que veem por defeito, e poder desistalar as mesmas se assim o entender.
Já se pode desinstalar a maior parte delas e mesmo que não fosse possível bastava instalares as outras que querias e não usar as originais.
Exatamente e 100% correto. Mas os burocratas ignorantes da UE acham que o iPhone deve ser vendido “capado” daquilo que faz um iPhone ser um iPhone. É uma lógica que só as mentes “geniais” deles compreende.
O Windows sem Explorador? O Android sem apps da Google? E as TVs? webOS sem apps? Tizen sem apps? HarmonyOS sem apps?
Europa, deixa a droga.
O Explorer ou o Finder não são APPs, fazem parte do sistema tal como as settings, por exemplo.
O que já são APP e que não deveriam vir instaladas é o notepad o paint, o safari ou o iChat, por exemplo…
Já agora, partilhando a minha opinião, eu não acho que não deveriam vir instaladas, sim deveriam. mas com a opção de poder desinstalar se quisermos trocar por outras, nos telemóveis então é um nojo… apps nativas dos fabricantes a ocupar espaço só porque preferimos outras, esse espaço poderia ter um muito melhor uso… mas isso sou eu a sonhar alto…
Já podes desinstalar muitas das apps nativas.
A União Europeia hoje em dia é isto. Um bando de burocratas, que só sabem taxar, limitar, etc. Eu não preciso que seja a EU, a dizer que software vem instalado, num smartphone que eu compro voluntariamente. Adorava este tipo de fiscalização para “serviços” que como contribuinte sou obrigado a financiar, ou então para a quantidade absurda de produtos de origem duvidosa que entram na Europa todos os dias.
E também não quer que estas empresas paguem impostos na Europa? Também deseja que o Ebay / Amazon / Aliexpress venda produtos sem pagar impostos na Europa ?
A Europa devia limitar mais o poder destas empresas, da China, do EUA, fortalecer o seu tecido económico e o conhecimento porque já perdemos muito tempo
+1
Mas este é um primeiro passo. Não te esqueças que o meio de subsistência de muitos países (Holanda, Inglaterra, cidade de Hamburgo, Luxemburgo, etc) são as tramóias com impostos e bancos, onde dão vantagens a grandes empresas a troco de fecharem os olhos, assim como com as taxas de desalfandegagem de produtos chineses ou EUA. Muitos não cumprem as normas europeias no entanto entram via Holanda e acabam nos tolos dos países do sul que querem é baratinho. Depois arde o apartamento ou casa com um carregador ou cabo chinos e dizem “ahhh como foi possível?! Tinha o símbolo da CE …”
entao em vez de comprar um telemovel compro um pisa papeis… pk nao vem com nenhuma app instalada…
Acho essa medida no minimo riducula… Basta ter a opcao de desistalar a app, ou mesmo ter outras alternativas possiveis de usar.
Se eu compro um telefone, neste caso um iphone, é em grande parte pelo seu ecossistema, pelas suas apps e sistema…
a 3a imagem deste artigo diz tudo!
se a UE acha que estas empresas sao demasiado grandes que lhes suba as taxas e deixe de dar beneficios fiscais…
Nem tanto à terra, nem tanto ao mar 😛
Nao sera por nada que a Holanda tem o porto maritimo maior da europa, que é Roterdao logo de seguida vem o porto de Hamburgo
A U.E o que deveria fazer era um sistema operativo europeu e obrigar todos a usar nos telemoveis, para controlarem como fazem os chinocas que proibem tudo que seja USA como é o caso da google e mais coisas.
Pensamento medonho….
Não obrigado.
Muda-te para a China ou para a Coreia do Norte, se gostas tanto de ser controlado
Nada que a UE já não tenha feito com a Microsoft, com relação ao IE. Obrigado a Microsoft a ter de apresentar uma lista de browsers antes da primeira utilização, para a pessoa escolher.
Apesar de não concordar com essa ideia, de não vir com apps ou mostrar a oferta concorrente, concordo que tem de existir é a possibilidade do utilizador poder escolher como usar o seu equipamento.
“concordo que tem de existir é a possibilidade do utilizador poder escolher como usar o seu equipamento.”
Essa opção existe desde sempre, é uma falsa questão. Basta instalar apps alternativas e usar essas em vez das originais.
A imbecilidade da UE não tem limites.
Deviam obrigar a vender carros sem pneus em toda a Europa porque afinal de contas os concessionários tb estão a limitar a escolha do consumidor à marca de pneus que escolheram.
Enfim, cambada de burocratas inúteis.
E que tal antes de comprar os produtos com os respectivos softwares ser possivel personaliza-los nalgum site ? E mandar vir esses instalados ? Resolveria os problemas nao ?