Xbox Series X e Xbox Series S: afinal quais são as diferenças?
A Microsoft desvendou as consolas da próxima geração que se encontrava a desenvolver para os jogadores. Assim, não só a Xbox Series X como a versão menos potente Xbox Series S foram anunciadas e muitos consumidores ficaram deslumbrados com os equipamentos.
Mas apesar de já se conhecer a maior parte das características de ambas as consolas, vamos conhecer mais ao pormenor quais são as diferenças entre os dois modelos.
A Microsoft tem investido no segmento das consolas e prova disso é a aceitação e ânimo que os consumidores mostram em relação aos produtos.
Mas a empresa de Redmond surpreendeu tudo e todos, pois não apresentou apenas a Xbox Series X. Juntamente com a consola da nova geração, a Microsoft vai lançar uma verão menos potente já conhecida e designada Xbox Series S. Mas, afinal, o que as distingue?
Depois do anúncio oficial das duas novas consolas, a Microsoft foi revelando mais algumas informações dos equipamentos. Assim, deixou mais claro para os consumidores quais são, no fundo, as grandes diferenças entre as consolas Series X e Series S.
Quais as diferenças entre a Xbox Series X e a Xbox Series S?
Pelo que já se sabia, a Series S seria uma versão menos potente, mais acessível e, por conseguinte, mais barata do que a Series X. Para alem disso, ficou visualmente percebido, durante o anúncio, que a Xbox Series S é mais pequena e compacta do que a versão topo de gama.
A empresa de Satya Nadella apresenta a Series S como sendo a menor Xbox de sempre, cerca de 60% menor do que a Xbox Series X.
Uma outra diferença é que, enquanto a consola Series X foi criada para conseguir correr jogos mais potentes, a versão Series S tem como objetivo tornar o novo equipamento mais acessível a jogadores com menos posses.
A arquitetura do hardware da Xbox Series X também é mais resistente, mas a versão 'light' é capaz de garantir um bom desempenho.
Na imagem seguinte pode ver detalhadamente as diferenças entre as duas consolas, como por exemplo a Xbox Series X tem uma capacidade de processamento de 12.15 TFLOPS, enquanto a Xbox Series S terá de 4 TFLOPS. E enquanto a Series X é capaz de uma resolução em 4K, a Series S consegue 1440p, e ambas com alcance até 120 fps.
Xbox Series S será totalmente digital
Quanto ao SSD, a Xbox Series X tem uma capacidade de 1 TB e a Xbox Series S de 512 GB. A versão menos potente da consola será totalmente digital, ou seja, não traz um leitor de disco, à semelhança da Xbox One S All-Digital. Já o modelo Series X conta com uma drive 4K UHD Blu-Ray.
Uma vista geral do desempenho mostra que a Series S vai conseguir 4 vezes mais do poder de processamento da Xbox One. O SSD é alimentado pela Xbox Velocity Architecture, o que possibilita 40 vezes mais a largura de banda I/O da Xbox One.
As duas consolas vão chegar ao mercado no dia 10 de novembro, data do seu lançamento já oficializada pela Microsoft.
A Xbox Series X terá um custo de 499 dólares (~420 euros) e a Xbox Series S custará 299 dólares (~252 euros). No entanto ainda não há informação sobre o preço oficial das consolas para Portugal.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Xbox
Neste artigo: consola, Jogos, Microsoft, xbos series x, xbox, Xbox Series S
Tudo muito bem até a parte dos preços.
A xbox portugal ja oficializou os preços, façam correcção dessa parte.
Xbox Series X: 499€
Xbox Series S: 299€
Lançamento: 10 de Novembro
Pré-reservas começam a 22 de Setembro:
https://twitter.com/xbox_pt/status/1303680364133732353
“(…) a versão Series S tem como objetivo tornar o novo equipamento mais acessível a jogadores com menos posses.” — é uma boa desculpa… mas depois os jogos e subscrições não têm os mesmos preços? Não é nas consolas que se gasta o dinheiro…
Para mim, é puro marketing e para dar a bicada à Sony e, ao mesmo tempo tirar clientes à Nintendo, pois vai ter uma consola ao mesmo preço que uma Switch
Não exatamente pois nao vai suportar 4k 🙂
Em parte é uma falha não ter 4K, mas mesmo o mercado das TV’s estar a baixar nos preços, será que toda a gente tem uma TV 4K em casa?
Tenho uma PS4 Pro que está ligada a um monitor AOC de 27″ que é 1080, e como eu deve haver muitos com um monitor de 1080.
@Pedro Lemos e então? Qual é a percentagem de mercado que tem TV 4k ? para jogar em FHD, essa consola de 299e é mais que suficiente.
Não me parece ser concorrente directa da Switch, pois embora esta seja menos potente, tem o factor portabilidade.
Só mesmo pela questão da portabilidade, pois a Nintendo não tem (e nem julgo que vai ter a curto prazo) uma subscrição tipo gamepass.
Sobre o 4K esta versao S da consola também dá par 4K, só que não a 120fps. Mas quem comprar a Xbox Series X pensando que vai ter 4K @ 120fps, primeiro tem que verificar se a TV / Monitor é capaz disso, senão mais vale comprar a Xbox Series S. E atenção que uma TV 4K com 120hz custa +- o dobro uma de 60Hz.
acho que faz sentido a consola Ss, pois nem toda a gente vai jogar a 4k, e esta aqui uma boa consola para a migracao de geracao. ela ira custa em media 249€… tem gamepass com juncao do Ea-pass… isto ira ser uma facada na sony, que se nao e a imprensa a leva la ao colo a sony ps ja nem seria tao importante assim… a xbox tem dado cartadas potentes… e isto ja nao sera mais a maneira da sony. ate que enfim.
Facada na Sony? É mais uma facada em toda a indústria de videojogos, criar um handicap do tamanho de um buraco negro no inicio de uma nova geração de consolas, a minha ps4 base já pena com qualquer joguito third party, imaginem se a sony tivesse lançado uma consola 3x mais fraca em 2013.
Depois espantam-se de o Halo parecer um jogo de um estudiozinho qualquer.
Não sei se existe um pequeno erro de simpatia no texto “como por exemplo a Xbox Series X tem uma capacidade de processamento de 12.15 TFLOPS, enquanto a Xbox Series X terá de 4 TFLOPS” 😉 ambas estão como Xbox Series X apesar de ter perbebido que a última se refere à S.
É isso mesmo Pedro, obrigada pela correção 🙂
Devia ser como o Facebook 🙂 uma pessoa conseguir emendar os comentários no meu caso em vez de “percebido” acabei por escrever “perbebido” 😉
Quanto à Xbox 😉 estou bastante curioso por saber os preços que vão ser praticados em Portugal a X são bem capazes de ir para os +/- 600€.
já há preços oficiais. deviam ser colocados no artigo.
Xbox Series X: 499€
Xbox Series S: 299€
Lançamento: 10 de Novembro
Pré-reservas começam a 22 de Setembro:
https://twitter.com/xbox_pt/status/1303680364133732353
😉 +/- 80 € a diferença 😉 não quero mencionar Lojas mas será que vão manter esse preço 😉 já vi diversas Marcas a estabelecer um preço 😉 posteriormente as Lojas não o cumprem, esperar para ver 🙂
e questao e que por ter menos qualidade grafica nao vai deixar de executar os jogos, a microsoft fez o que sempre aconteceu no pc, tens grafica jogadas com melhor qualidade nao tens jogas com menos, no entanto jogas os mesmos jogos das consolas de topo, coisa que a sony nao consegue fazer e limita pela consola mais fraca os seus jogos, como se ve na Ps4pro, que tenta mais uma vez o 4k e quase todos os jogos sao 1080p de verdade. a nova geracao vai ser um salto para o 1080p de qualidade… nao como acontece agora, o adaptative-resolution, e com a sony a mandar na industria de jogos todos os seus jogos sao feitos nos seus criterios o que limita tudo para outros produtores de jogos que querem liberdade de api’s, na xbox suporta tudo na sony nao.
Isso é uma vantagem e desvantagem, Cyberpunk 2077 um dos motivos para o adiamento foi que o jogo não corria correctamente na PS4 original e Xbox One S. A Xbox a querer manter suporte nas 4 consolas irá sempre complicar a vida aos programadores, para além disso por exemplo nenhum estúdio pode realmente tirar partido do SSD se tiver que suportar a Xbox One, por exemplo um jogo como o novo Ratcher and Clank em que a personagem irá saltar entre mundos completamente diferentes de forma instantânea isso não é possível com um HDD.
O pessoal fala que o PC tem SSDs há anos mas a verdade é que tirando o tempo em loading screens nenhum jogo tira realmente partido do SSD, depois do jogo carregar a jogabilidade é igual num SSD e num HDD.
Muito honestamente, as consolas estão cada vez mais parecidas Com PCs, e para isso poupo e invisto num PC, que sempre dará para processamentos de texto, imagens, etc.
Sou do tempo dos anos 80, em que a consola era simplesmente “plug n play”, desde então continuo a comprar consolas porque sempre preferi precisamente porque não tinha de estar preocupado com configurações (para a malta mais nova, não estão a ver bem a complicação que era com jogos nos anos 90 em PCs, com incompatibilidade de gráficas e memórias, etc). Neste momento, dependendo do valor que se invista, já temos desempenhos diferentes (que, aliás, já foi iniciado na geração anterior, com a Xbox One X e a Ps4 Pro.
Bem sei que para ter desempenho equivalente em PC o valor será sempre superior aos 299 ou 499 pedidos, mas a meu ver o conceito de consola e o motivo das mesmas existirem está a deturpar-se por completo.
Exactamente. Sempre fui apologista da ideia que, no caso das consolas, os jogos é que se têm de adaptar ao hardware da consola. Nos PC, é mais o contrário. Por isso compensa mais comprar a consola. Isto é a minha opinião pessoal. Vale o que vale
Concordo plenamente, os jogos é que se têm de adaptar ao hardware da consola. O propósito da consola nunca foi ter o gráfico de topo de um PC topo de gama, mas sim a garantia de que o jogo funcionava, sem quaisquer outras preocupações para os gamers. De caminho estão a fazer jogos exclusivos para a versão mais potente das consolas (aliás, já aconteceu isso com a Nintendo New 3DS, e viu-se no que deu).
Eu isso nao entendo sinceramente, se fosse talvez há uns 10 anos atrás, ate podias ter esses defeitos. Hoje em dia, todos os jogos que joguei nunca tive problemas, se o teu computador e mais fraco ajustas os parâmetros para o teu PC, alias o software das GPU ja tem essa definição para poderes ajustar os parâmetros aconselhados. Por isso, como jogador de consolas e computador, tenho a dizer que nao há preocupação nenhuma. Antigamente o maior problema era ligar um comando, mas hoje em dia ate isso nao da trabalho e só “plug and play” em todos os jogos que joguei ate agora.
+1
aquilo de passar rapidamente para outros mundos como ratchere clant penso que seja mais uma banhada da cobra a maneira da sony, pois ja jogo em titulos que aquilo acontece sem loadings, acho que tem mais a ver com o motor de jogo do que ssd, e loading vai ter sempre que existir ate a net ter lag 0, pois os jogos dependem cada vez mais dos servidores… offline sem loading so mesmo jogos do passado, coisa que a sony so faz.