PplWare Mobile

Que sistema operativo levou a Crew Dragon da SpaceX ao Espaço?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. João Rodrigues says:

    Acho que já todos sabemos a principal razão para escolherem linux, imaginem só o que era aparecer o windows update a meio da descolagem.

  2. Anonymous says:

    Pensei que era uma “maça”… “O melhor do universo!”…….

  3. Rikardo S. says:

    É de mim ou está um iPad dentro da nave? Queres ver que só confiam em Linux e IOS? Normal são sistemas operacionais de qualidade.

  4. Vai-te catar says:

    Como diria Nuno Nunes: NO COMETA UM FOGUETÃO https://www.youtube.com/watch?v=yWj–3G7cE4

  5. Carlos Ravara says:

    Acho que os “heróis” da Crew Dragon vão retornar de Soyuz.

  6. Paulo says:

    Ma minha opinião, uma maneira relativamente simples de contornar os efeitos da radiação, seria usar uma técncia que os overclockers já usam há muito tempo aqui em baixo… mergulhar todo o sistema – board, cpu, etc – num líquido não condutor ou até mesmo uma cera que liquidifique ou solidifique consoante as tenperaturas a que são expostas. É por demais conhecida as excelente propriedades bloqueadores de radiação que alguns liquidos possuem…

    • Técnico Meo says:

      a radiação penetra na mesma no que propões : Aqueles processadores / computadores sao testados para trabalhar em condições muito inóspitas, como falhar refrigeração, temperaturas supernegativas e trabalhar a mais de 400c, entre outros testes de porrada mecânica e flutuação de energia. São a coisa mais ridícula em termos computacionais são á prova de porrada

    • Pedro says:

      Realmente tantos engenheiros na NASA e um português chamado Paulo resolveu o problema da radiação em 3 segundos ! Eu despedia o pessoal todo da NASA, cambada de ignóbeis incompetentes !!!! Lool

    • Nuno Pereira says:

      Os líquidos no espaço, sem gravidade, tendem a… espalhar-se. Com certeza que já pensaram nessa parte.

      • André R. says:

        Como a anedota da NASA ter gasto milhões a desenvolver uma caneta que escrevesse no espaço, enquanto os Russos levaram um lápis …

        • Nuno Pereira says:

          Esse é um mito.

          • adbu says:

            Não é mito. A nasa gastou muito dinheiro a desenvolver a caneta “espacial” e depois teve que voltar a usar lápis porque os custos de desenvolvimento dispararam, entretanto apareceu a empresa do Fisher e começou a vender canetas para os americanos e depois também aos sovieticos.

          • MJSantoLx says:

            É um mito, sim. O lápis não pode ser usado no espaço por causa da grafite que liberta ao escrever.

      • Paulo says:

        Se pensaram ou não, não sei. O que sei é que estão agora a estudar a hipótese de usarem blindagens anti-radiação com liquidos à base de hidrogénio e outros que se tem revelado como a água (que é um condutor) excepcionalmente eficaz a bloquear varios tipos de radiação nomeadamente particulas de alta energia… se já se lembraram ou não de aplicar esta solução também não sei… Não me dei ao trabalho de pesquisar… agora que me parece ser uma solução eficaz para o problema, continuo a achar que sim…

      • Paulo says:

        É obvio que seria num recipiente herméticamente fechado…

    • Joao says:

      Tens ate razao em muita coisa mas estas a esquecer te de uma coisa essencial num foguetao peso, os computadores normalmente sao colocados todos a volta de um ring e nao vao encher aquilo de liquido porque o liguido é pesado.
      Existem 2 maneiras de fazer a coisa investires em proteçoes contra radiaçao e fazeres o melhor que consegues em termos de espaço e peso mas o falcon 9 usa outro metodo parte do pressuposto que os processaodores podem levar com radiação e faz codigo à prova de bala.
      O falcon 9 tem 3 computadores de voo com dois 2 cores cada cada um deles faz um conta por exemplo 2+2 se todos os 6 cores derem 4 esta certo se algum deles nao der quer dizer que apanhou radiaçao e dps vais jogando com isso se for preciso repete a conta.

  7. Paulo Jaime says:

    Centrais Nucleares, Naves Espaciais, Aviação, Comboios, Sinalização, Maioria dos servidores das grandes Empresas, Google, Amazon, Bancos Nacionais, Bases lançaments de mísseis, Navios e submarinos nucleares e tantos outros sectores são geridos por Linux! Windows é mais para utilizador final de escritório, uso doméstico navegação web e jogos, nada que o Linux também não faça tão bem ou melhor à excepção dos jogos!

  8. Ruy Acquaviva says:

    Não é de se espantar que a Space X queira usar um sistema operacional estável, eficiente e sobre o qual tenham total controle, sem depender de outra empresa impor-lhe um código binário sobre o qual não tenham nenhum controle.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.