Facebook está preocupado com aumento da popularidade do TikTok
O Facebook ainda continua a ser a rede social mais popular em todo o Mundo, mas isso não significa que esteja descansado da vida, uma vez. Até porque novas alternativas recentes no mercado têm ganho destaque.
Numa recente entrevista, a diretora operacional do Facebook Sheryl Sandberg mostrou preocupação face à crescente popularidade do TikTok.
A rede social TikTok tem crescido ao longo dos tempos. Teve mais downloads do que o Messenger em 2019 e mais do que o WhatsApp em janeiro deste ano. Há tambéma quem acredite que poderá crescer mais do que o Instagram.
O TikTok pertence à chinesa ByteDance que, atualmentente é a startup mais valiosa do Mundo, e caracteriza-se pela publicação de vídeos curtos até 15 segundos.
É popular sobretudo entre jovens adolescentes, apesar de só ser permitido criar conta a maiores de 13 anos. Apesar de a maioria dos nossos leitores não usar esta rede social, o TikTok tem já mais de 800 milhões de utilizadores mensais ativos.
Facebook está preocupado com o crescimento do TikTok
Numa recente entrevista à NBC, a diretora operacional do Facebook, Sheryl Sandberg abriu um pouco o pano sobre as preocupações em relação ao TikTok.
De entre vários temas, Sheryl falou das guerras entre as várias plataformas sociais, com o objetivo de conquistar o envolvimento dos utilizadores e, por conseguinte, ser popular.
Relativamente ao TikTok, a diretora operacional refere que:
No mundo da tecnologia, competimos por cada minuto da sua atenção. Todos os dias pegamos no telefone, quero dizer os meus filhos pegam o telefone e eles estão no TikTok.
Por sua vez, quando questionada se está preocupada com o TikTok, Sheryl respondeu afirmativamente:
É claro [...] eles são enormes, estão a crescer muito rapidamente, e atingiram grandes números mais rapidamente, algo que nós nunca fizemos […] nós preocupamo-nos, temos que nos preocupar com qualquer inovação.
Proteção dos dados no TikTok é uma preocupação do Facebook
Também a proteção dos dados dos utilizadores no nesta nova rede social é uma preocupação para a diretora operacional do Facebook.
É uma empresa chinesa, se as pessoas estão preocupadas com os dados, acho que há motivos de preocupação.
Sheryl Sandberg
Anteriormente já aqui falámos sobre os problemas de privacidade e segurança do TikTok, sendo que até já foi banido da Marinha e Exército Americano, devido a suspeitas de espionagem.
Por sua vez, a ByteDance, dona do app, pagou uma multa de $1,1 milhões, no ano passado, por ter recolhido dados de crianças.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: BuzzfeedNews
Fonte: NBC
Neste artigo: Facebook, Sheryl Sandberg, TikTok
Facebook comprando o TikTok em 3…2…
“Proteção dos dados no TikTok é uma preocupação do Facebook”
Isto só pode ser uma piada depois de tudo o que já se viu desta empresa…
+1
O TikTok é para criançada com mentes ocas.Mas porque raio o Facebook iria se preocupar com o TikTok ?? Por favor… 🙂
O FB é outra igual, hoje a geração 25/30 já nem quer saber de FB. O FB atual é para as tias.
O FB é para idosos ou pessoas com baixa escolaridade, cada vez menos se usa FB.
Daqui a nada Mr. Orange faz uma operação a la Huawei e bane tudo o que é ByteDance alegando risco de segurança nacional. If you can’t beat them, ban them.
As minhas filhas de 15 e 11 só usam e falam no TikTok, que eu nem sabia que existia. Não conheço ninguém abaixo dos 30 anos que tenha Facebook.
Acho um pouco estranho filhos menores terem acesso a coisas que os pais desconhecem. Sobretudo a de 11 anos.
Concordo com você Marisa Pinto.
Os pais devem sim monitorar qualquer atividade de seus filhos, inclusive essas empresas como TikTok recomenda o uso a partir dos 13 anos.
tiktok.com/legal/terms-of-use?lang=pt_BR
Também se vê muita criançada no Facebook…
Percebo. Desconhecia que o TikTok era para 13 ou mais. Vou avaliar as interações dela, que são pelo que vi com colegas da escola.
🙂
De fato, os EUA não poderem espiar quem usa o tik-tok é muito preocupante.
A agência NSA
Para quando um tópico sobre alternativas ao Facebook para aceder via site? Esqueçam lá as App para telemóvel…