Espiões russos apanhados a “investigar” cabos submarinos
A espionagem pode acontecer aos mais diferentes níveis. A espionagem digital é uma das maiores preocupações, pois alguém pode "descobrir muita coisa" estando simplesmente ligada à rede.
O caso que revelamos hoje é provavelmente diferente de todas as histórias de espionagem que já ouviu falar. Recentemente agentes secretos da Rússia foram apanhados a "investigar" cabos submarinos!
Segundo o jornal britânico The Sunday Times, agentes secretos da Rússia foram apanhados a "investigar" os cabos submarinos que ligam a Europa à América do Norte. Ainda não se sabe qual o propósito de tal ação, mas o corte de algum dos cabos pode levar a que países fiquem sem internet. O facto de um país ficar desligado da "rede", influenciará também negativamente a sua economia.
De acordo com o Business Insider, ao todo são mais de 300 os cabos submarinos no fundo dos oceanos que são responsáveis por 97% de todo o tráfego intercontinental. Ao todo são mais de 900 mil quilómetros de cabos submarinos.
De salientar que apesar de toda a importância destes cabos, não existe qualquer tipo de proteção dos mesmos. Além disso, a localização dos mesmo pode ser facilmente descoberta através de imagens que estão disponíveis na internet ou serviços, como é o caso do site Submarine Cable.
As entidades policiais irlandesas suspeitam que os agentes russos pretendiam encontrar formas de intercetar as comunicações. O objetivo poderá ser a monitorização das transações económicas e as comunicações estabelecidas entre os Estados Unidos e a Europa. No entanto, tal pode ser também uma "forte arma" do governo russo para demonstrar a sua força ao ocidente.
De referir que na Irlanda estão também servidores de vários serviços digitais relevantes que pertencem a empresas como a Google, Facebook, Airbnb ou o Twitter.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: businessinsider
Neste artigo: cabos submarinos, espiões, rússia
Claro que estavam a estudar a melhor forma de cortar os mesmos, e a sinalizar por onde passam e se não existe cabos secretos não documentados.
A EUA faz o mesmo, pois em caso de guerra já está tudo estudado com antecedência.
Enquanto andarem só a ver não tem mal nenhum…
Os cabos submarinos estão marcados com precisão nas cartas marítimas (para os navios não ancorarem nessas zonas, etc)
A sua localização não tem nada de secreto.
Há um a entrar em Carcavelos.
Isso dizes tu, existe cabos secretos.
Se não existissem cabos secretos é que seria de estranhar no mundo que vivemos!
creio
Tu já viste o tamanho de um navio que deposita cabos submarinos?
Não sei como é que seria possível meter o cabo sem ninguém dar por isso.
O pplware agora também promove propaganda! Como se os russos necessitassem de se deslocar à Irlanda para tal propósito https://twitter.com/27khv
https://twitter.com/27khv/status/1229480913903529985?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1229480913903529985&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.rt.com%2Fop-ed%2F481038-russian-agents-ireland-cables%2F
Bom artigo para dissuadir aquelas pessoas que ainda pensam que a Internet que têm nos telemóveis vem de satélites do espaço.
os satélites também servem como meios de comunicação! e podem ser usados como backup ou redundância!
Que horror, Russos, Russos em toda a parte, lol.
Mas o que querem estes tipos? O que os move? Quem os ameaça? São uma ameaça constante para a paz no Mundo e em concreto para a Europa estando em pré-guerra com todos os vizinhos devido aos desejos expansionistas sobre todos eles, quando têm uma população miserável pobre, subdesenvolvida e nem sequer é suficiente para ocupar toda a federação russa! Ainda estes canalhas se queixam sobre as medidas cautelares das potências Ocidentais! Esta gente anda sempre a provocar, tudo para manter um perfeito canalha no poder. Muito gostam eles de serem escravos de tiranetes!
pois pois conta me historias……………..
Isto não é novidade!
Navios como este já foram avistados perto dos nosso cabos tanto na Madeira com Açores.
Se observarem com atenção cada vez que existe Exercícios da NATO lá estão a umas minhas nauticas os Navios RUSSOS a ver se conseguem apanhar alguma comunicação.