MIUI 11 pode estar a estragar a autonomia das baterias dos smartphones Xiaomi
Com cada vez mais novidades e o Android 10, a MIUI 11 tem conseguido dar aos smartphones da Xiaomi melhorias substanciais. Esta está já a chegar a quase todos os equipamentos da marca, mostrando assim o compromisso da Xiaomi.
No meio de todas estas novidades e melhorias, parece que há problemas pouco visíveis. As queixas começam a surgir e mostram que a MIUI 11 pode estar a estragar a autonomia das baterias dos smartphones Xiaomi.
Problemas nas baterias dos Xiaomi
As queixas parecem por agora estar a centrar-se no Xiaomi Mi 9T, mas dão conta de que a autonomia destes smartphones caiu de forma significativa depois da última atualização. Esta veio com o Android 10 e as correções de segurança de janeiro.
O que é relatado, é uma redução na autonomia destes smartphones onde a MIUI 11 está presente. Os tempos de duração das baterias parecem cair das 9 ou 10 horas de duração para umas muito mais baixas 6 ou 7 horas. A única alteração aparente é mesmo a chegada da atualização da Xiaomi.
Consumos elevados de energia
As primeiras avaliações apontam para a forma como o Android 10 estará a fazer a gestão da energia, que consome cerca de 30% da bateria. Nas várias soluções apresentadas como possíveis de solucionar o problema é recomendada a redução das apps lançadas no arranque.
É ainda aconselhada a limpeza das caches ou o simples reiniciar dos equipamentos. Por fim, sobra sempre o restauro dos smartphones. Essas soluções não estão a ser consensuais, ao funcionarem de forma diferente entre os utilizadores e os smartphones.
Quebra não esperada na autonomia dos smartphones
Na verdade, este não é um problema novo na Xiaomi e na MIUI. Já na migração destes smartphones para o Android 9 houve relatos de problemas com a autonomia e a gestão da bateria nos equipamentos. Na altura o problema acabou por ser eventualmente resolvido com uma atualização.
Como é normal nestas situações, o problema deverá ser possível de resolver com uma correção de software. Espera-se que a Xiaomi lance rapidamente uma correção para acabar com esse consumo anormal de bateria.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reddit
Acontece volta e meia, quem usa os Xiaomi intensamente, aquela malta que não chega ao fim do dia com uma bateria nem deve notar, a outra malta com um perfil de consumo diferente nota logo a diferença com certas actualizações«
Sim, notei uma ligeira redução na autonomia. Houve coisas que tive de corrigir aquando da actualização para o Android 10 e MIUI 11, tais como desligar a permissão de início automático para os programas que não quero que iniciem automaticamente, já que com a actualização esta permissão foi ligada para todo o software instalado.
Paralelamente a isso e independentemente da versão da MIUI há outros pequenos detalhes a ter em conta para a prorrogação da necessidade de ligar o aparelho ao carregador, tais como utilizar o wifi, ous dados móveis ou o bluetooth apenas quando fazem falta. E modificar algumas configurações também, mas para isso há no YouTube uma série de tutoriais (em Inglês e em Brasileiro) onde é referido o que se pode ou não modificar. Uma outra ideia com efeitos a médio e longo prazo e que é independente da versão do sistema operativo e personalização instalados, é a forma como se carrega a bateria e que contribui para a rapidez com que esta se desgasta e perde capacidade. Não deixar a bateria descarregar para além dos 20% e, durante a carga, desligar o carregador na fase de transição de carga a corrente constante para tensão constante (cerca de 80%) ajuda a prolongar a vida útil da bateria.
Parece-me no entanto, e isso penso não ser configurável, que há um maior consumo de energia durante as chamadas; ou o rádio funciona com maior potência, ou o software não gere a energia de forma tão eficaz.
Entretanto vai-se aguardando por uma actualização para correcção deste e de outros problemas. Mas aí é melhor mesmo esperarem sentad@s, a não ser que os vossos telemóveis ainda tenham menos de um ano e recebam actualizações de dois em dois meses.
A primeira atualização que o meu Redmi Note 7 fez deu logo problemas. Tive de fazer reset de fábrica 2 vezes.
Agora funciona bem e, tendo em conta o que me aconteceu, a minha vontade de voltar a fazer atualizações é zero.
Isso foi logo a primeira coisa que reparei desde que recebi o Android 10 no meu 9 SE. Isso e várias incompatibilidades com dispositivos.
Apesar de ser beta, o Android 10 já é atualizado desde novembro e até agora esses problemas não tem sido corrigidos.
O Android 9 era bem melhor em termos de autonomia e não ser tão chato a pedir permissões para tudo.
Até no meu Redmi 5 nota-se essa diferença para uma utlização média tinha que desligar o telemovel a noite que papava 10% de bateria. Voltei para o MIUI 10
Tenho um redmi note 5 e notei um decréscimo muito acentuado na duração da bateria numa utilização média… Com a Miui 10 conseguia sem problemas 8h de SOT, agora umas 6h e às vezes nem isso…
Como posso voltar a 10?
https://www.youtube.com/watch?v=-d44vciQ-Z0
Boas…Tenho um Pocophone f1 e ate acho que o nível de bateria melhorou muito ! 2 dias com uso intensivo. Sem razoes de queixa
Xiaomi só acumulando falta de otimizações ao longo dos anos, tempo bom que era só a linha Mi e mais nada, desde que começaram a lançar “diariamente” um novo telemóvel que a MIUI vem perdendo qualidade, só os fãs boys não vê isso. Nem otimizam a 9, vem logo a 10, nem otimizam a 10 vem logo a 11, daqui a poucos dias já vem boatos de miui 12.
Possui vários, meu último foi o Mi6, estou a espera do Mi 10 pra talvez voltar pra marca.
Acho que o problema reside aí, não só respeitante à Xiaomi, mas também a qualquer outro fabricante que queira conquistar o mercado com quantidade em vez de qualidade. Sempre ouvi dizer que a pressa é inimiga da perfeição e, para que seja possível lançar uma determinada quantidade de produtos num determinado espaço de tempo há coisas que forçosamente têm de ficar para trás, sendo os testes e as optimizações algumas dessas coisas.
Notei isso no Mi 9, um modelo que em termos de hardware tem todas as potencialidades para ser excelente, mas cujo software deita quase tudo a perder. Fiquei com a ideia que pegaram no software de algum modelo anterior, deram “meia dúzia de marteladas” e puseram o modelo cá fora para cumprir calendário. E as actualizações foram semanais no primeiro mês, passando depois a ser de dois em dois meses. E em o modelo fazendo um ano, acabam.
Aqui piorou bastante no meu 9T Pro.. conseguia usar 1 dia e meio e as vezes até dois dias.. Dps da atualização saio de manhã com 100% e já tenho que carregar antes de dormir.
Com Poco F1 miui 11 e android 10 tudo normal ou talvez ligeiramente melhor. Também aproveitei a saída do update para instalar de raiz, e não obtive qualquer problema desta forma
Chinesisses…. O barato sai caro e barato.
Sim , porque IPhone e que e bom. Continua a comer gelados com a testa
Eu tenho o Xiaomi Mi 9 Lite com MIUI 11 e consigo dois dias de autonomia na boa, contudo ainda estou na versão 9 do Android. Portanto acho que o problema é relacionado com Android 10 e não com MIUI.
Tenham calma, logo logo deve sair uma actualização para resolver essa questão.
Tenho um Pocophone F1 cerca de 1 ano e meio noto alguma perda da autonomia . Não percebi se e do desgaste ou da nova versão…
Tenho um Xiaomi Mi9T, comprado via Hong Kong em Dezembro, com a versao MIUI 11.01.0, e desde a passada semana a duracao da bateria tem vindo a decrescer acentuadamente.
Problemas todas as marcas dão. O “problema” aqui é a tão vasta gama de oferta que fragmentar de sobremaneira a atenção que a empresa consegue dar à todos os terminais nas várias gamas.
Vai haver quem não note nada e vai haver aqueles que no próximo investimento vão pensar 2 vezes…
Muito bem dito.Concordo inteiramente consigo.
Aqui Redmi Note 4 Global, miui 11 e autonomia está igual!
Debloat Miui 11…. 2 dias de uso, sem stress, Mi9T
Tenho um Mi 9T novo desde terça feira, (28/01/20), que vinha com a miui10, ontem recebi a actualização para a miui11 e actualizei, ainda não notei nada de anormal em relação á bateria mas no meu Redmi 5 Plus a atualização para a Miui11 foi fatal! Quando antes conseguia quase dois dias de bateria com uso médio alto talvez, passei ter 8/10h de bateria, e a poupar bastante, sem poder ver o que quer que fosse na Netflix por ex.! Outro problema foi a partilha de ecrã que deixou de funcionar na minha TV Samsung com esta actualização, tanto no Redmi 5 Plus como no Mi 9T! Uma porcaria isto do Cast na Miui11!! Pura e simplesmente não funciona! Nem o dispositivo detecta.. Já me arrependi de ter feito a actualização e receio vir a ter problemas também com a bateria neste telemóvel que é novo!
O meu MI9 T nunca atualizou para o Android 10, já procurei e diz que não há actualizações disponíveis do rom 11.0.1.0 que tem o Android 9.
Voltei para miui 10, pois na 11 o smartphone ficou mais lento
Uso o mi8
Prezado Renã. Como procedeu para voltar a MIIU 10?
Para quem está na miui11; em atualização, clique nós 3 pontinhos; download do pacote mais recente e instale de novo o miui11. Não precisa apagar o q tem no telefone. O consumo de bateria pelo sistema vai cair de 49% para 25% + ou menos. O meu é o mi9t.
atualização miui 11 xiaomi traz problemas na pesquisa de contactos. Dantes bastava escrever 2 ou 2 letras e aparecia uma lista de contactos que tinham essas letras. agora a pesquisa é estúpida demais e aparece tudo o que não se quer. Que estupidez…e não há configuração que dê a volta a essa asneira para o meu xiaomi 9T pro
Peço desculpa pelo meu erro. Pesquisa de contactos com muito problemas veio com a atualização Miui 12 e nao com a Miui11!
O meu redmi note 8 pro deu esse mesmo problema após atualização para ao android 10 com a MIUI 11.
Eu estou tendo o mesmo problema. tenho um Redmi Note 8 pro. Antes da atualização, a bateria durava 1 dia e meio, jogando, assistindo, ouvindo músicas. Após a atualização, tenho que recarregar a bateria pelo menos duas vezes ao dia se quero usar essas mesmas funções.
Gostei muito do aparelho, e ainda gosto, porém, essa atualização me decepcionou. Espero que a MIUI 12 resolva esses problemas quando sair a atualização.
Além de notar uma queda na autonomia da minha bateria no note 8T, notei que ele está demorando o dobro de tempo para carregar (já testei o carregador/cabo e eles não são o problema), esperando uma melhora nesse problema da bateria, porque fica dificil continuar com um aparelho que descarrega tão rápido mesmo com um uso muito moderado.