Flight Simulator prepara-se para levantar voo em 2020
Encontra-se por poucos meses a chegada de um dos títulos mais carismáticos de sempre da história dos videojogos. Um jogo que remonta à longínqua década de 80 do século passado, perfazendo mais de 35 anos de vida. Certamente mais velho que muitos dos leitores que passam os olhos por estas linhas.
Agora, 3 décadas e alguns lançamentos intermédios de relativo sucesso, eis que se prepara para chegar o novo Flight Simulator 2020.
Este é um daqueles titulos que quase não se consegue tratar como sendo um mero jogo. Realmente, mais que um simples jogo de entretenimento, Flight Simulator é um simulador puro e bruto que, não descura totalmente o entretenimento mas que se percebe que não é esse o principal objectivo. A ideia é a de entregar o simulador de pilotagem de aeronaves mais realista possivel.
Odiado por muitos, amado por outros tantos, Flight Simulator nunca foi um jogo de meios termos. Efectivmente, ou se gosta do conceito e se está preparado para longas horas de simulação de pilotagem de um avião rodeado de manómetros, mostradores, ponteiros e outros avisos, ou ... pura e simplesmente não se gosta.
Seja qual for a posição do leitor em relação a este pedaço de software que a Microsoft se encontra a desenvolver, não há como ficar indiferente. Não só pelas capacidades gráficas que o seu desenvolvimento apresenta (que são brutais) mas, e acima de tudo, pela componente tecnológica que se encontra por detrás do simulador.
Flight Simulator começou há 30 anos atrás como um jogo de entretenimento, simples mas já com claras indicações do rumo que a série iria levar. E a direcção foi a mais correcta, tendo-se tornado no simulador de eleição no que toca a aeronaves.
Nos tempos que correm, com as capacidades gráficas das placas actuais, com as capacidades de processamento dos nossos processadores, e com a largura de banda de acesso a informação em tempo real, a Microsoft, conseguiu (ou prepara-se para conseguir) entregar um tremendo pedaço de tecnologia.
É claro que, para tal feito a Microsoft se teve de aliar a variados parceiros.
A parte do desenvolvimento do Software foi solicitada aos estúdios franceses Asobo Studios que, apresentando um cardápio já bastante extenso, quer em número, quer em qualidade (A Plague Tale: Innocence, Zoo Tycoon ou The Crew 2 por exemplo) se afigurou como uma boa escolha para o efeito.
Mas, de forma a entregar o simulador mais realista possivel na arte de pilotar os monstros voadores, a Microsoft não se poupou a esforços e dessa forma procurou muitas outras formas de trazer valor acrescentado ao seu Flight Simulator. Dessa forma, associou-se a variados consultores, pilotos e marcas do meio aeronáutico de forma a extrair o máximo conhecimento possivel assim como garantir um apoio mais próximo da realidade.
Uma das inovações que o jogo irá apresentar e que será certamente uma maravilha de assistir é o facto de Flight Simulator utilizar um sistema de interface com o sistema Bing Maps da Microsoft com o objectivo de trazer, em tempo real e de forma foto realista, as condições atmosféricas e localizações geográficas de onde o piloto levar o seu avião.
Imaginem poder pilotar por cima da vossa zona de residência e e conseguirem mesmo ... ver as vossas casas! E, com o recurso ao Bing Maps, será quase ao nível da rua. Impressionante!
Tudo isto leva a supor que a máquina para renderizar tudo isto tenha de vir a ser um computador mais próximo que dos da NASA mas a Microsoft, indica que não é assim mesmo. Usando a técnica de rendering PBR (Physically Based Rendering) Flight Simulator consegue trazer ao ecrã as imagens de cidades reproduzidas de forma foto-realística sem um peso de processamento de outro mundo.
Sendo um titulo que, conforme referimos, depende muito da capacidade de actualizações em tempo real, não poderia deixar de estar salvaguardada a questão de quem não tenha disponível qualquer ligação de banda larga. Efectivamente, será possivel correr Flight Simulator 2020 em modo offline e inclusive de adquirir apenas pequenas regiões (zona de residência por exemplo) para voar.
Ao longo do desenvolvimento do jogo, foram várias as incursões dos membros de desenvolvimento às instalações do seus parceiros com o objectivo de "sentir" o real antes de passar para o virtual. Ainda no final do ano passado a equipa deslocou-se às instalações do seu parceiro Cubcrafters.
Algumas marcas que se associaram a Flight Simulator 2020 e que têm estado a colaborar com a equipa de desenvolvimento no sentido de trazer a melhor e mais realista simulação de voo possivel:
- Airbus
- The Boeing Company
- Daher
- Diamond Aircraft Industries
- ICON Aircraft
- Robin Aircraft
- Textron Aviation
Em Flight Simulator 2020 irá haver ainda espaço para que jogadores de todo o Mundo possam contribuir com conteúdos para o jogo. Isto pode ser de extrema importância pois, apesar de muitas cidades do mundo estarem representadas com bom nível de detalhe, muitas estarão menos bem simuladas e nesse capitulo os cidadãos locais poderão vir a constituir um valioso reforço de conteúdos para o jogo.
Microsoft Flight Simulator tem uma data prevista de lançamento orientada para Março deste ano, para Windows 10 e Xbox One, e será disponibilizada também no Game Pass.
Este artigo tem mais de um ano
Quando chamaram jogo ao Flight Simulator deixei de continuar a ler o artigo. Por favor, não chamem jogo a uma plataforma que NÃO tem nada a ver com um jogo a não ser o facto de ser executado em computador.
Voo Flight SImulation há mais de 25 anos e com mais de 6000 horas oficiais registadas na IVAO (International Virtual Aviation Organization). Chamarem jogo à mais realista plataforma (nos dias que correm, claro) de simulação de voo, é desconhecerem completamente do que se trata.
Não esquecer que se treinam pilotos nestes simuladores (FSX, XPlane, P3D). O hardware pode ser diferente (cockpits mais ou menos sofisticados) mas o software subjacente assenta ou é mesmo o destes simuladores.
Chamar a estas plataformas o mesmo que se chama a jogos FPS, Shoot Them All, Arcades, GTAs, etc….
Compreendo que chamar a isto um JOGO… não é mesmo verdade.
+1
No que toca a aviação, canais de divulgação generalistas nunca vão acertar uma, tenho dito!
Faço umas brincadeiras desde o 2000 e só tenho a dizer que, este está de facto BRUTAL! 🙂
Gostaria só de identificar que o Gran Turismo também é utilizado para treino de pilotos de pistas e até são formados pilotos que vêm de competições e-sport. O Flight Simulator como o nome indica é um simulador sim, o mais realista sim, utilizado para formações e treinos sim, mas não deixa de ser um jogo só por causa disso. É um jogo porque está disponível para compra por qualquer pessoa (não só para escolas formadoras e/ou profissionais), qualquer um perde 20min e consegue JOGAR com um rato e teclado.
“Chamar a estas plataformas o mesmo que se chama a jogos FPS, Shoot Them All, Arcades, GTAs, etc….” isto é ignorância, visto que claramente entra na categoria de Simuladores.
Mas ele é feito pela Xbox Game Studio e vai rodar no Xbox. Como assim não é um jogo?
Para mim existem 1 – 2 a 3 tipos de Utilizadores:
1) Os Utilizadores que simplesmente pegam neste software resolvem voar de qualquer maneira;
2 a 3) Depois os Utilizadores Semi-Profissionais / Profissionais que pegam no software desde o “Dark Mode” do Avião para fazer um voo que envolve as mesmas horas de um voo real onde existem imensos procedimentos desde o levantar até aterrar, agora usando o termo em Inglês na “Gate”, com outra situação referido por um leitor 😉 que é o Utilizador registado na IVAO por acaso penso que exista outra a VATSIM que é necessário um Microfone ou não penso quem não tem pode usar o teclado, o Utilizador realiza o seu voo pedindo as respectivas autorizações como na vida Real, caso não respeite é automaticamente Banido.
Resumindo a Microsoft para resolver estas questões devia criar 2 produtos distintos “Microsoft Flight” para quem quiser chamar de jogo onde o Utilizador só tem que voar sem se preocupar com nada ou seja de como se de um jogo se tratasse e finalmente o que está a ser desenvolvido “Microsoft Flight Simulator neste caso 2020” para quem quiser levar a sério o Mundo da Aviação com todo o conjunto de procedimentos necessários para efectuar um voo.
Só sei o seguinte no FSX/Prepar3d, talvez no X-Plane 11 (que não conheço a 100%) para realizar um voo, se levar tudo a sério mas mesmo a sério, para levantar voo necessita no mínimo de 45/60 minutos desde o “Dark Mode”, só num “Add-on” que é o Ground Services para os passageiros embarcarem depende das definções no meu caso anda à volta de 20m + procedimentos +/- 20m.
Parece-me que o Pedro Fernandes é dos poucos que tem alguma noção das diferenças que aqui se falam.
Existe na realidade outra Network de Simulação, a VATSIM, como referiu, mas no meu caso sou membro da IVAO (já fui Staff, Departamento de Membros).
E sim, tem razão. Colocar um avião a voar “à séria”, cumprindo todos os procedimentos, e dependendo do avião, levará cerca de 30 a 45 minutos. E levará igualmente algum tempo no destino a completar os procedimentos inerentes.
Quanto ao microfone é utilizado em ambas as Networks (IVAO e VATSIM).
Tem duas utilizações principais: A principal comunicar com os Controladores de Tráfego Aéreo e também falar com co-piloto (se usar software para isso – FS2Crew por exemplo) sobre os procedimentos de preparação do cockpit, power-up do avião, checklists, etc etc etc.
Estas são somente algumas razões (há muito mais) porque quem chama ao Simulador de Voo um jogo, não faz ideia do que está a dizer.
A única coisa em comum com um jogo é ser executado num computador. E tem de ter um computador Hi-end…
Cumprimentos
Se está disponível ao público na categoria de jogos à partida será um jogo.
É um simulador, mais sério que a maioria dos existentes no mercado, mas não deixa de o ser.
Como já referiram o Gran Turismo também é um simulador e se não estou em erro havia, ou há, um evento em que o/os vencedores vão correr numa pista real.
Resumindo pelo os vistos são poucas as pessoas que devem usar o Microsoft Flight Simulator a sério.
No YouTube existem alguns vídeos exemplificar 😉 Utilizadores que simplesmente brincam, gozam com o software e outros que levam a sério onde o video na forma resumida mostra um voo de 7/8 horas.
Pelo o que li o “JACP” sabe perfeitamente do que se está falar, na altura esqueci de mencionar que o novo Microsoft Flight Simulator quem quiser tirar partido do mesmo “Grafismo” vai ter que ter uma boa Internet 😉 pois vai funcionar por Streaming, quem não tiver acaba por ter um modo Offline onde vai perder qualidade já dito por vários Utilizadores por isso volto afirmar para mim são Opiniões os Brincalhões, Gozões podem continuar a chamar de jogo e para os verdadeiros Amantes da aviação é Simulador também não me vou chatear por causa de Opiniões.
De uma certa forma faço um convite a todos a visitarem o site da Prepar3d que apesar de uma pessoa conseguir o software eles são bem explícitos que o software não está à venda para o Utilizador comum frase que se encontra no site deles com a seguinte frase “Personal Consumer
Entertainment – X”, neste momento existe o Prepar3d para uso “Professional” 😉 quem quiser brincar tem adquirir o X-Plane 11 ou não.
A própria Aerosoft na venda de produtos para uma pessoa saber que o produto se destina ao Prepar3d coloca sempre a frase “Prepar3d v4.xxx Professional” é claro que pode existir um ou outro que não o tenha mas por norma faz referência “Professional”.
faço minhas as tuas palavras
Quais os requisitos mínimos para PC? Joguei a versão 2000 e é TOP.
Ainda não existe 😉 pelo menos por enquanto 🙁 …. já enviei alguns emails, a resposta é sempre a mesma por enquanto ainda estão a testar outras situações só posteriormente é que devem centrar todas as atenções nos requisitos mínimos, isto tudo porque uma das vezes enviei toda informação acerca do meu PC no qual estava a pensar fazer um Upgrade no qual a resposta foi muito clara, disseram que não querem favorecer ninguém ao dizer o que uma pessoa deve comprar, muito menos aconselham qualquer tipo de Hardware, CPU, Graphic Card, etc pois depende simplesmente da pessoa por ser uma escolha Pessoal mas como por base o Simulador vai correr através dos Servidores da Microsoft imagino que não seja preciso um “tanque”…. ainda só não consegui perceber muito bem como vai funcionar o modo Offline 😉 qual o tamanho que uma pessoa vai ter que fazer de Download para o computador de modo correr o Simulador, deduzo para ter um bom grafismo terá que ser superior ao do X-Plane 11 se a memória não falha cada Continente ronda os 20GB por isso acredito pela as imagens que vi do Simulador 2020 🙂 que não seja inferior a 300BG.
Também fiquei-ne pelo “jogo”.
Oh meus amigos pilotos da pplware! Compreendo a vossa indignação de isto ter sido caracterizado como “jogo”. Mas a própria Microsoft lhe chama assim…
Tive o FS2000, 2004, X e claramente vou ter este 😀
Por muito que aquilo seja um simulador, não deixa de ser um jogo (muito bom), um software de recreio. Podem até achar que dominar o Flight Simulator vai dar para tirar o brevê de piloto de aviação, mas só mesmo na consola 😉
Para quem não conhece o Simulador o próprio serve como ferramenta para que os Estudantes possam preparar-se para tirar o “Brevê” é usado em muitas Escolas, lógico que o principal passa sempre por estar a Pilotar no modo Real.
O Simulador actual é da Prepar3d onde existe o modo Profissional se fizerem uma pesquisa no Google conseguem chegar à pagina principal mas como já o disse aqui é um Simulador que apresenta Bugs.
Reafirmo que este é um excelente jogo, com um detalhe fantástico que o coloca num patamar de excelência, no que toca a estas simulações de recreio para quem gosta de aviação. Mas é um jogo, não é um software técnico e profissional de simulação. Chamar de jogo está correto, no limite seria Super Jogo 😉
São opiniões 😉 cada um chama o que quiser 🙂 , para mim é um Simulador, será sempre um Simulador. Lógico que não vou afirmar porque não disponho de informação mas a maior parte para não dizer todas as Escolas de Aviação usa este Software para Aprendizagem dos seus formandos.
Lol
O que eu estou aguardar por este Simulador, breve história….. acompanho desde o tempo da disquete, CD, DVD, Simulador antigo com alguns erros, por vezes vai abaixo no Voo, é necessário um PC Top para que tudo corra com as definições no máximo caso contrário apresenta falhas, lentidão, os Frames “congelam” por alguns segundos.
Este Simulador 2020 como está a ser feito de Raiz espero que acabem os Bugs, só de imaginar em informação tem “PETABYTES”, que corre através dos Servidores da Microsoft “Azure”, pelas as imagens recebidas via Satélite processadas posteriormente 🙂 …. pelo o que tenho acompanhado desde do início vai ser do “outro mundo”.
Da minha parte o que Eu espero do Simulador 2020 tanto no Levantar como no Aterrar a Microsoft respeita toda a área que existe em redor dos Aeroportos, Urbanizações, Vegetações, Rios, Mar, Estradas, etc…
Pouco se sabe realmente. Tenho acompanhado os videos que a Microsoft tem publicado. COmo diz, são uns quantos Petabytes de material que não sõ compatíveis com o hardware de ninguém por mais sofisticado. Por isso, com as devidas reticências, julgo podermos falar em plataforma mista. Ou seja, tudo o que não sejam cenários (o maior peso em bytes…) será provavelmente por streaming, os add-ons poderão ser guardados nas nossas máquinas. Se for assim, o processamento ficará muito facilitado pois os cenários principalmente são o que cilindra os framerates dos PCs.
Mas são só suposições…
No primeiro vídeo a própria Microsoft chama ao simulador um jogo “Microsoft Flight Simulator – X019 – Gameplay Trailer” 🙂
É o termo genérico que a Microsoft chama a tudo o que não seja Business, Office, etc etc etc.
Se vir o video da própria Azure, eles são peremptórios a afirmar que o Flight Simulator (2020) não é um jogo e estão a fazer tudo o que podem precisamente para o distanciarem dessa ideia, muito gerada pelo flop que foi o último Flight Simulator, esse sim, quase um joguinho porque se tratava de fazer voos para cumprir umas missões, etc.
Claro que os amantes dos tirinhos e cabeças desfeitas e cheias de sangue com monstros à mistura, continuarão a chamar tudo por jogo…Lamentavelmente.
Se levares um tiro na cabeça não ficas com ela desfeita?
Existem simuladores de tanques, submarinos, comboios, agricultura, corridas e mais umas dezenas deles. Tudo fiel à realidade e sem “tirinhos”. São todos jogos. Mas o fligh simulator não…
Cada um tem direito a ter a sua opinião ou conceito.
Eu tenho a minha e não quero obviamente forçar ninguém a esta opinião.
Quando comecei no Flight Simulator (cerca de 1982) possivelmente muitos dos que lhe chamam jogo ainda não tinham nascido.
Quando o Flight Simulator apareceu (Flight SIMULATOR), foi uma inocação nesta área e o conceito manteve-se – Simulador.
Para os se iniciaram nessa altura, e que levam a simulação de voo “as real as it gets” o conceito manter-se-á sempre como simulador e nunca como jogo.
Chamem-lhe o que quiserem. Para os Flight Simmers a sério será sempre um Simulador.
Assunto concluído pela minha parte.
Tu sabe que simulador é um dos tipos de jogo certo? Assim como jogo de tiro ou rpg.
O fato de ser simulador não o exclui como jogo, ele foi um jogo que foi aceito como contagem de horas em treino DEPOIS de lançado e não antes.
Exacto jacp, aliás, embora não tenha interesse por este tipo de conteúdo, entendo perfeitamente o facto de haverem pessoas que o levam tão a sério. A discussão aqui é a definição do produto.
Mas tenho um exemplo melhor, penso eu:
Rocksmith. É um videojogo que se joga com uma guitarra eléctrica real. Não me lembro de alguma vez ter visto ser referido como um simulador ou software de aprendizagem, mas o que é certo é que tenho a certeza absoluta que muita gente aprendeu uns acordes com ele.
Se é um jogo, simulador ou uma ferramenta “séria” fica ao critério de cada um, independentemente de ser vendido ao público como videojogo.
E que tal chamarem videojogo de simulação? lol
A diferença poderá ser que no simulador, tenta-se reproduzir o mais fielmente possível a realidade (portanto, não terá componentes próprias dos “jogos”…poderes especiais, efeitos não reais, etc…). No jogo (sentido estrito), já existem elementos que transcendem a realidade e é sobretudo para diversão.
Mas claro que será forçado não incluir o MFS na categoria de videojogo, pois é um software que permite na mesma entretenimento e diversão. Por isso, vai para a subcategoria “simuladores” da categoria videojogos (porque simula a realidade, mas apesar de tentar recriar a realidade ao máximo pormenor, não pode deixar de ser considerado um “jogo” – em sentido lato).
Penso que o problema da malta seja a palavra “JOGO”, ou seja, se estás a jogar estás a brincar.
A verdade é que se o fazem por entretenimento e não para formação profissional, por muito que tentem replicar a realidade, estão apenas a jogar 😛
Gran Turismo e Project cars são também eles simuladores e pouca gente os considera como tal.
Exacto, concordo contigo.
Tenho um PC i5 7600K, 16GB Ram e gráfica Asus RX470 – 4GB, será que vai aguentar?
Boa questão 😉 este é o Site onde a pessoa pode dar uma vista de olhos, no caso de ter uma conta Hotmail / Microsoft 🙂 fazendo o Login 🙂 ainda se consegue ter acesso a mais algumas informações.
• https://www.flightsimulator.com/
Nota: Mas por enquanto ainda está no ALPHA Release como tal ainda não existe configurações mínimas pode ser que um dia destes Eles actualizem o Site com essa informação.
Vejo aqui um conjunto de pessoas que não encaixam muito bem o facto de se designar como “jogo” ou “videojogo”. Uma comunidade que tenta não se misturar com os “gamers”, mas no fundo são gamers também.
A verdade é que é um videojogo.
“A simulation video game describes a diverse super-category of video games, generally designed to closely simulate real world activities.[1]
A simulation game attempts to copy various activities from real life in the form of a game for various purposes such as training, analysis, or prediction. Usually there are no strictly defined goals in the game, with the player instead allowed to control a character or environment freely.[2] Well-known examples are war games, business games, and role play simulation. ”
https://en.wikipedia.org/wiki/Simulation_video_game
A comunidade não gosta do facto de se chamar jogo e até serem confundidos com gamers, como se fizessem algo de super extraordinário….mas, para dizer a verdade, aquilo não é nada do outro mundo. Também já joguei horas a fio. Preparo uma A320 (completamente funcional) desde o cold and dark state, levantar e aterrar. Não é nada do outro mundo.
Fazem-me lembrar os pilotos de aviões…e como as pessoas os vêem, como se fossem ultra especiais.
O avião é uma máquina, não passa disso. E nem sequer é uma máquina muito complicada de entender…
Não levem a mal, mas é a minha opinião.
Foi o que eu disse 😉 cada um chama o que lhe quiser 🙂 no final ficam todos contentes 🙂 🙂 uns porque brincam aos aviões e outros que o tornam mais Profissional.
Olá pessoal!
Se vocês quiserem discutir mais sobre o desenvolvimento do novo simulador, convido a todos a participar do nosso fórum:
https://www.skyscrapercity.com/threads/thread-de-games-e-tecnologia.1691247/page-436#post-168565217
Os vídeos que explicam os recursos do simulador estão sendo traduzidos para o português, para a gente discutir amplamente sobre o novo FS. Fiquem à vontade para participar!
Um abraço!