Preparem-se: MEO e NOS devem subir preços dos tarifários em 2020
Com o início de um novo ano, é comum aplicarem-se aumentos nos mais diversos serviços. O setor das comunicações não fica à margem destas alterações, a MEO e a NOS já admitiram que podem acontecer atualizações nos tarifários.
Por outro lado, a Nowo e a Vodafone não têm planos para aumentar os preços dos seus serviços.
A notícia está a ser avançada pelo Jornal de Negócios (acesso pago). Segundo o jornal, os clientes das operadoras poderão ter uma fatura mais pesada já a partir de 2020.
MEO e NOS devem subir... Vodafone e Nowo vão manter...
De acordo com as informações, a MEO poderá proceder a uma “atualização de preços em tarifários/pacotes de mensalidade, com efeitos a 1 de janeiro de 2020, de acordo com o previsto contratualmente”. Este aumento será calculado com base no Índice de Preços do Consumidor. Este índice é publicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), “no valor mínimo de 50 cêntimos, com IVA incluído”.
Relativamente à NOS, a operadora referiu que “os preços de alguns serviços serão atualizados, conforme previsto nas condições de serviço, em 1% que corresponde à última taxa de inflação nacional anual publicada pelo INE”.
Além disso, relativamente à NOS, esta atualização dos preços já começou a ser comunicada a alguns clientes.
Tanto a Nowo como a Vodafone já informaram que não irão proceder a qualquer aumento dos seus serviços. Irão manter-se, em todos os serviços, os preços em vigor.
De relembrar que, a acontecer, este será o primeiro aumento desde 2016. Em 2017 e 2018 não houve nenhuma atualização dos preços dos serviços. Já em 2016, o preço das comunicações aumentou duas vezes.
Este artigo tem mais de um ano
Vai ser a desgraça da MEO e da NOS! A Vodafone tem um serviço de excelência, ainda melhor do que a MEO e a NOS, a Nowo tem preços incalcináveis, portanto tem tudo para ser a desgraça deles!
“Significado de Incalcinável
adjetivo
Que não pode ser alvo de calcinação; que não se consegue torrar nem queimar.”
Oin?
Queria dizer inalcançáveis! Passei o corretor e deu essa coisa esquisita!
É a diferença da operadoras que investem milhões em clubes de futebol e as que não gastam dinheiro nisso,… Os clientes pagam…
É excelente a correr com os clientes antigos! A vdf ainda tem muito que correr pra apanhar a meo e a nos! E sim, também aumenta os preços todos os anos nos novos contratos!
Quando estava na meo os preços subiam sempre em janeiro, desde que estou na vodafone, os preços têm-se mantido, e com a nova fidelização ainda deram um desconto. Boa!
À espera do serviço da Vodafone, para já agarrado à NOS
Esta subida é motivo para anular o contrato?
Verifique se no contrato consta esta atualização de preçário de acordo com o índice indicado na fatura.
Sim.. Contrato é de um valor que não pode ser alterado sem o acordo de ambas as partes.. É a mesma coisa que eu dizer que vai pagar menos do que o valor estipulado
O meu caro tem de dizer issoa toda a gente que tem empréstimos contratados com taxa variável. Obviamente que não é assim. Se o contrato diz que há aumento com base em critérios x, quebra contratual seria não efetuar o aumento como está contratado
Esta subida é motivo para anular o contrato?
O ano passado para quem tinha planos pós-pagos, informaram os aumentos na factura de Novembro e deram a opção de rescisão do contrato. Este ano apenas comunicaram que ia aumentar
A quem tem contrato, não mexe o preço! Nem podia ser de outra forma!
Não é assim como dizes
Isso dá motivo para rescisão do contrato!
Não dá não, são aumentos relacionados com a inflação, está explicito no contrato.
depende do que vem no contrato.. por vezes tem lá escrito que o preço pode aumentar .. e claro quando assinam isso nao podem cancelar por esse motivo
Se for acima da inflação sim.
Perante o decreto de lei existente sim se consultar um advogado ou ate mesmo a Anacom Poderá verificar isso
O que lucram não chega?
https://www.jn.pt/economia/comunicacoes-sao-20-mais-caras-em-portugal-11598039.html
Depois deste “estudo bastante credível” https://pplware.sapo.pt/internet/portugal-e-o-2a-pais-onde-se-paga-menos-pelas-telecomunicacoes-e-mentira/ já era esperado que fosse acontecer. A inflação será sempre uma desculpa para justificar o meio.
Ainda bem q mudei para a Vodafone. No entanto já teve melhores dias, ainda assim muito superior á NOS.
Quando baixarem é que fico admirado!
A vodafone é sempre a somar, no entanto com tantas pessoas a mudarem para a vodafone isto deve trazer consequências no aumento tráfego espero que mantenham a mesma qualidade que estamos habituados.
Eu penso o mesmo,infelizmente. 😐
Gostava de poder falar o mesmo da Vodafone, mas onde vivo, não passa de lixo!
Infelizmente só se preocupam com as cidades o resto não interessa!
A 01-01-20 novas condições contratuais e atualização da mensalidade com base no IPC, publicado pelo INE (disponivel no.meo.pt/INE), no valor mínimo de 50 cênt IVA incluído, conforme previsto contratualmente. Mais info a partir de 01.12.19 no.meo.pt/condicoes2020. Se é cliente empresarial vá a em.ptemp.pt/condicoes2020.
Ou seja, leva com o aumento e cala-te. São destas coisas em Portugal que me deixam revoltado. Assina-se um contrato que a meio é alterado unilateralmente.
Não é bem assim!
Se existe uma fidelização, o valor inicialmente contratado é válido pelo período de fidelização. Qualquer alteração de valores permite rescindir o contrato e até de reclamar a devolução dos valores cobrados a mais!
Só come e cala quem quer!
Basta um simples telefonema para se acertarem as coisas…
está previsto contratualmente
Nao ,não é bem assim pois a cláusula de aviso de aumento de valores nos contratos Meo e nos só foi colocada nos contratos celebrados com os mesmo a partir de setembro de 2018 ou todos os anterior a esta data não menciona esta cláusula no qual podem rescindir por justa causa esta na lei
A lei vigente estipula que essas alterações contratuais não estão de acordo com uma fidelização. Daí o cliente tem sempre o direito a rescindir o contrato.
A questão é que não é uma alteração contratual porque o aumento vem previsto no contrato
Realmente está fidelidade de 2 anos, e ainda renovação automática por mais 2 anos para um serviço que não funciona é revoltante.As velocidades de internet contratadas nunca batem com a real (nem mesmo dentro da margem de 80% previsto).As visitas técnicas são demoradas e algumas nem sequer realizadas, o cliente ainda tem que pagar pela comunicação a empresa do problema.A Anacom por sua vez não intervém ou multa a empresa que não cumpre o contrato no tocante ao fornecimento de um serviço de qualidade por parte da operadora. A nível de Europa o serviço está mal em Portugal.
Em 2016 recorri ao CNIACC(centro de arbitragem de conflitos de consumo) e consegui rescindir o contrato sem penalizações bem como a devolução dos valores cobrados de forma abusiva.
Em 2020 irei fazer exatamente o mesmo.
Me aguardem!!!!
Vai ser agora que saio da meo e contrato a vodafone.
Essa da Vodafone manter os preços não sei se é assim. Passaram aqui no prédio a perguntar se estavam satisfeitos com o serviço no mês passado e a avisarem que os preços iam aumentar. Para os clientes estarem já prevenidos e não fossem apanhados de surpresa. Por isso acho estranho aqui a notícia que a Vodafone manter os preços.
Se leres o contrato/ condições gerais do serviço irás encontrar uma cláusula em que indica que os preços podem ser alterados desde que devidamente comunicados num periodo nunca inferior a 30 dias.
Se não está de acordo não contrata
Vai haver muito pessoal que não leu o contrato, onde esta situação já estava incluída, que vai apresentar a rescisão e o Meo lhes vai apresenta a verba a cobrar por “incumprimento”.
Sempre que o valor do contrato seja alterado durante a sua validade existe motivo para rescisão automatica do mesmo. Quanto a isto não existem nem poderia existir qualquer duvida. Agora so resta ver é se a actualização se aplica a novos contratos ou a todos.
Não existe dúvida!? Patético, pois se o aumento esta previsto no próprio contrato! Não é pois nenhuma alteração,mas sim apenas o cumprimento do mesmo
Aqui só se faz publicidade à Vodafone.
Ser cliente Vodafone com contrato de internet televisão e telemóvel com telemóveis de familiares associados, pode ter desagradáveis surpresas, como aparecer na fatura uma parcela de dezenas de euros com a indicação “pagamentos a entidades externas ” sem indicarem o que foi pago e a quem, a falta de pagamento daquela parcela implica corte do serviço! Ou seja o cliente é vítima de extorsão por parte da Vodafone, portanto atenção, no meu caso foram centenas de euros. Na MEO a uma situação do género e uma importância pequena, pediram desculpa e creditaram o que tinha sido debitado indevidamente.
A MEO é só a operadora com mais reclamações. Não foi a mim que aconteceu…nem fui eu que inventei.
Porque tem mais clientes
O contrato pode ser alterado unilateralmente desde que seja comunicando ao cliente.
Se o cliente nao aceitar, pode rescindir.
Não diga asneiras: os meu pais viram-se gregos para se livrarem do fixo MEO! Demorou meses e eles sempre a facturarem. Nunca devolveram 1 cêntimo!
A Vodafone levou-me uma vez 30€ a mais, o valor foi devolvido, tive um mês grátis e um pedido de desculpas da parte da administração!
Trabalhei 3 anos e meio para a Alice França, SFR… A Roubalheira era um nojo! De resto pretendiam facturar as facturas em papel!
O artigo está incorrecto. Tanto a NOS como a MEO tiveram aumentos em 2019
Mais 50 cêntimos já a partir do próximo mês de Janeiro de 2020 a pagar quer pelos clientes da NOS quer pelos clientes da MEO.E penso que os da NOWO também não se safam pois a Masmovil(actual dona da empresa),vai alargar os seus serviços um pouco mais por todo o país e precisa de um fundo de maneio generoso.Fundo de maneio que provem de onde ?? Do aumento da tarifa de 50 cêntimos,tal como as outras duas.Sobre a Vodafone já telefonei para o seu serviço de clientes e,tal como o ano passado,não irão aumentar os preços dos contratos.Muito bem,sim senhor. 🙂
Para os haters, informem se e deixem de usar estes ISP´s. A Vodafone ainda tem muito que crescer em território nacional, para ultrapassar outras 2 grandes. Não sou eu que digo é a Anacom.
Infelizmente esta escrito no contrato que o aumento, baseado na inflação, esta previsto no momento da assinatura do contrato de serviço.Muita gente não lê o que assina. Não confundir contrato de serviço com contrato de empréstimo .São coisas distintas.