Samsung termina com o projeto Linux on DeX onze meses após a sua criação
A Samsung criou o DeX para elevar as potencialidades e capacidades dos seus smartphones topo de gama. O Linux on DeX foi o auge dessa ambição, mas será agora descontinuado com o Android 10.
A informação está a ser partilhada pela própria Samsung junto dos programadores... Será que esta funcionalidade dos smartphones Samsung continuará a fazer sentido no futuro?
Cada vez mais dispositivos móveis estão a dar aos utilizadores a possibilidade de serem transformados e tornarem-se em computadores pessoais. Num processo simples, que passa por ligar a um ecrã, tudo se altera de imediato.
Depois do Continuum da Microsoft, a Samsung procurou elevar esse conceito com o DeX. O seu sucesso comercial foi sempre diminuto, especialmente por se tratar de um nicho. Contudo, a presença de Linux no DeX era algo único e que dava bastante poder aos utilizadores.
Para infelicidade dos utilizadores que faziam uso desta capacidade nos seus smartphones da fabricante sul-coreana, tal irá acabar em breve. A Samsung está a enviar e-mails para vários programadores a dar esta indicação. Com a atualização para o Android 10, o Linux on DeX deixará de funcionar.
Obrigado por apoiar o Linux on DeX Beta. O desenvolvimento do Linux on DeX foi todo graças ao interesse dos clientes e do vosso feedback valioso. Infelizmente, estamos a anunciar o fim do nosso programa beta, sendo que não forneceremos mais suporte em versões futuras de sistemas operativos e dispositivos.
Os utilizadores perdem assim um bem valioso que elevava o poder do seu equipamento. A possibilidade de executar o Ubuntu 16.04 LTS no seu telemóvel era uma excelente plataforma de trabalho para usar em mobilidade. Contudo, tudo isso irá terminar com a atualização destes equipamentos para o Android 10.
A Samsung, pelo comunicado no e-mail, não mostrou intenções de reinventar este seu projeto no futuro. Tal decisão até acaba por estar alinhada com os desenvolvimentos do Linux nos seus smartphones... Desde a sua criação, há cerca de onze meses, o projeto recebeu poucas atualizações assinaláveis.
Mesmo sem DeX on Linux, já são conhecidos pormenores do Samsung Galaxy S11
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Android Police
Neste artigo: Android, Dex, Linux on DeX, Mobile, samsung, Samsung DeX, smartphones, Ubuntu
Ainda usavam Unity, super atrasado.
Nunca fez sentido….a própria Microsoft tentou com o Windows 10 nos Lumias… O futuro é o que se começa a ver cada vez mais, computação na cloud. Um login e um ponto que esteja ligado à NET. Pode ser PC, telemóvel, tablet, é indiferente..
Sem duvida, concordo com este comentário.
Ora bolas
Os telemóveis em vez de evoluírem, não param de regredir.
Deixa – me mas é andar com o meu sistema w10m dito arcaico mas q vai muito mais alem relativamente á miséria franciscana a que se bai assistindo.
Existe alguma opção similar para telefones Android? Estava pensando em adquirir um S10 por causa do DeX on Linux, mas já deixou de ser uma boa opção.
Será que o Maru, BlissOS e Sentio Desktop seriam boas opções pra ti?! Teste-as. São as únicas que conheço que se assemelham ao DeX
Obrigado pelas dicas, Luis. Irei testar
o Android 10 já é um SO mais que suficiente por si só diria que com suporte a tk, ratos, pen,s impressoras office etc, etc vai começar a comer o windows em laptops arm. para não dizer que é o SO mais usado no mundo.
Para quem programa ou administra sistemas, não é nem sequer perto de ser suficiente. Linux é o único SO que faz sentido
Tenho buscado há muitos meses substituir meu notebook por um celular ou tablet potente rodando Dex. Mas tenho que externar que não consigo fazer uma coisa muito simples no android, que é abrir dois arquivos words para trabalhar lado a lado. Só por isso, já não dá para abandonar a produtividade do windows.
Respeito a opinião de todos, mas no meu ponto de vista, independente de nuvem ou do que quer que seja, eu gosto da idéia de poder trasnformar meu smartphone em um computador, de onde eu posso administrar os meus arquivos, fotos, planilhas, videos ou seja lá o que eu quiser fazer. Concordo que tem pessoas que já consideram o android um sistema completo, mas no meu ver, a possibilidade usar meu smartphone como computador, em uma tela grande, com mouse e teclado, amplia em muito minhas possibilidades. Mas opinião, cada um tem a sua.
Concordo com sua opinião. Eu também penso da mesma forma.
+1