Ford quer superar a Boston Dynamics com o seu robô de entregas de duas pernas
A Ford tem já projetos no âmbito dos veículos autónomos. Entre eles estão os veículos desenvolvidos para servir o comércio, tal como já demos a conhecer. Contudo, a empresa norte-americana quer ir mais longe e… servir à porta de casa. Os robôs estão a ser equacionados para fazer esse tipo de trabalho de entrega. No caso, a Ford tem projetado um robô de duas pernas que quer desafiar as façanhas do Atlas da Boston Dynamics.
A Ford lançou então um vídeo de um robô de entrega de duas pernas, chamado "Digit".
Digit versus Atlas ou… numa realidade de robôs já ali à frente
O robô Digit foi produzido pela startup Agility Robotics, que fez uma parceria estratégica com a Ford. Além disso, a ideia deste projeto de investigação é perceber como os veículos autónomos podem trabalhar em conjunto com robôs nas entregas.
Nesse sentido, a Ford revelou as suas expectativas sobre o futuro da entrega de mercadorias conjugando a vertente autónoma com a robótica, neste caso, um robô de duas pernas.
Segundo a fabricante automóvel americana, esta parceria com a startup de robótica, Agility Robotics, pretende explorar e investigar o potencial de conjugar autonomia automóvel com robótica, no ponto de vista de deixar as mercadorias à porta dos clientes.
Juntos, trabalharemos para garantir que os veículos autónomos sejam equipados exclusivamente para realizar algo que seja surpreendentemente difícil de fazer: realizar a etapa final de levar a entrega do carro até a sua porta.
Escreveu o diretor de operações da Ford, Ken Washington, numa publicação.
Robô caminha em pé e faz tarefas básicas
Num brilhante vídeo de relações públicas, a Ford mostrou o robô "Digit". Desta forma, a empresa mostra a agilidade do Digit, num teste em fevereiro. Além da destreza do caminhar, o robô pode levantar cerca de 18 quilos, e pode até levantar-se, caso tropece.
O robô arruma-se dobrado, na parte de trás de um veículo autónomo, pronto para sair e entregar o pacote quando este chega à casa certa.
A cooperação entre o Digit e a carrinha autónoma não termina com o veículo a largar o robô. Quando um veículo autónomo traz o Digit até ao destino final, o veículo pode fornecer informação adicional. Como pode ser visto, a tecnologia de GPS do carro pode guiar o robô, além de fornecer ligação Wi-Fi para o envio de notificações. Portanto, é um binómio que faz sentido, segundo estas ideias de cooperação.
Além disso, o próprio Digit está equipado com câmaras Lidar e câmaras estéreo, o que, segundo a empresa, permite que o robô navegue em "cenários básicos". Assim, no asfalto ou até a subir escadas, são tarefas que podem ser ultrapassadas com sucesso.
Quando irá a Ford e a Digit libertar esta tecnologia?
Não está claro quando ou como a Digit pode tornar-se uma parte comercial dos planos da Ford para os robotaxi. Contudo, a Agility disse num comunicado de imprensa, em fevereiro, que as entregas começarão no primeiro trimestre de 2020.
O CEO da Agility Robotics, Damion Shelton, também disse que a empresa produzirá seis unidades desta versão atual da Digit. Além disso, o responsável estima uma produção de duas unidades por mês, com a meta entre 50 e 100 até 2021.
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Imagem: Ford
Fonte: Ford
Neste artigo: boston dynamics, Ford, robôs
Atenção que são mercados diferentes, a Boston Dynamics desenvolve robots claramente para o meio militar. Aliás, são financiados directamente pela DARPA (Ministério de Defesa Americano).
Aliás no meio militar, já dizem, ao verem os robots a fazerem as suas façanhas, que só faltam acrescentar 2 Vulcan (1 em cada braço) para termos um exterminador!!!!! 🙂
É isso aí!
I, Robot!